tem alguma fórmula ou programa que calcule o seguinte:
eu tenho uma coluna com vários números aleatórios. tenho o valor x. a soma de alguns números incluso nesta suposta coluna, também aleatórios, dá este x. Como faço para criar uma fórmula no excel, ou programa, sei lá, que faça a triagem correta dos números, que somados, dá x?
Obs: Além de me dá o cálculo correto, que me informe quais as células (números) ele utilizou para concluir o resultado final.
Bom... Lá vai eu de novo...
Apesar da paciência do Uinili me enviar uma planilha com um modelo solver no excel, não consegui entender e nem serviu para meu uso, porém vou ser mais claro agora:
1° Queria uma planilha onde houvesse uma coluna que eu pudesse alterar manualmente, digitando uma sequencia de valores quaisquer.
2° Uma única célula que também fosse digitada manualmente.
Esta última é o resultado da soma de alguns números da coluna que eu digito manualmente (Que podem ser dois ou mais números somados que dá o resultado da "única célula").
3° Queria uma outra coluna que separasse automaticamente esses valores que somados dá minha única célula.
Ex.:
VALORES MANUAIS COLUNA QUE SEPARA
AUTOMATICAMENTE OS NÚMEROS
R$ 11,00
R$ 12,22
R$ 15,45
R$ 15,45R$ 65,68
R$ 4.568,00
R$ 1,00
R$ 1,00R$ 1,25
R$ 7,57
R$ 7,57R$ 6,67
R$ 10.000,00
R$ 20,50
R$ 20,50R$ 20.000,70
R$ 50,00
ÚNICA CÉLULA R$ 44,52
Lembrando, eu tinha apenas os valores da primeira coluna e o valor da "única célula", os quais não constam fórmula nenhuma para serem obtidos. Todos esses valores são inseridos manualmente. Já a segunda coluna, "CULUNA QUE SEPARA AUTOMATICAMENTE OS NÚMEROS", filtrou automaticamente esses dados para mim.
Agora o porquê disto. Eu sou da contabilidade-enc. pessoal de uma empresa. Só que a pessoal que cuida das baixa de cartões não está cumprindo com sua função. Eu queria ajudar essa menina a fazer esses cálculos, sem ter que está procurando manualmente essas besteiras, pois há casos que são vários valores e esta menina perde muito tempo com isto (E às vezes nem consegue fechar os valores, tendo que fazer "gambiarras", que obviamente são descobertas quando há o fechamento contábil geral).
Na empresa é usado excel 2003 (Porém tenho o 2007 e 2010)