Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1015710 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #925 Online: 25 de Janeiro de 2008, 22:24:57 »
Mas acho que isso é meio óbvio, Elton. A poeira gruda nas pás, isso é fato. E tem forma melhor uma coisa grudar em outra que por interações eletrostáticas? O que eu e o Manhattan estávamos discutindo mais é como a poeira chega até as pás.

Olá!

O [u'ilaj] me chamou para essa discussão, que nem imaginava que estava ocorrendo. Bem, fui olhar no meu ventilador (que está muito empoeirado  :vergonha:) antes de ler o debate todo e constatei algo que o Elton já explicitou aí em cima: a poeira se concentra nas pás no ângulo de ataque. Mais ainda, no meu ventilador - que é daqueles com uma base quadrada e um "pescoço" sustentando as pás - a poeira se concentra muito mais no centro. Tanto da grade posterior, perto do motor, quanto na grade frontal.

Meu chute é que a turbulência tende a espalhar a poeira que não se aproxima do eixo central do ventilador (por isso a minha mulher tem crise alérgica com vento na cara); mas no centro o escoamento é quase-laminar. Daí que a poeira se acumula nas pás mais ou menos como vocês estão falando: perto do eixo, no lado de ataque, e por efeitos de pressão.

É muito fácil acumular eletricidade estática quando se tem pás de plástico e um vento mais seco - por causa do calor gerado pelo motor logo atrás das pás. Assim, a poeira se acumula muito mais ali, como se observa, e se a gente não limpar, vai tomando o resto das pás e da grade por uma tendência centrífuga. Mas reparem que há uma região entre o centro e a borda da pá que acumula bem mais poeira (descontando a superfície de ataque, claro), que deve ser o ponto de equilíbrio dinâmico do sistema.

Uma experiência interessante de se fazer deve ser aumentar a umidade perto do ventilador, talvez deixando baldes de água perto do motor para ver se acumula menos poeira.

Meus $0.02 :-)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #926 Online: 25 de Janeiro de 2008, 22:28:28 »
Uma experiência interessante de se fazer deve ser aumentar a umidade perto do ventilador, talvez deixando baldes de água perto do motor para ver se acumula menos poeira.

Eu pensei em sugerir algo assim, mas são muitas variáveis afetando o resultado, não sei se vai aparecer algo visível...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #927 Online: 25 de Janeiro de 2008, 22:31:43 »
Não custa tentar :-)

Mas eu acredito que seja principalmente eletricidade estática, com o formato e a distribuição pelos fatores que elenquei ali.

O legal é que fluidos turbilhonados dão um trabalhão pra modelar, em situações assim você pode começar com um chute até razoável e depois descobre que não era nada daquilo :lol:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #928 Online: 25 de Janeiro de 2008, 23:33:11 »
Quem diria que daria tanto trabalho saber por que nossos ventiladores são empoeirados :lol:

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #929 Online: 25 de Janeiro de 2008, 23:42:18 »
 :|

Sabe que essa discussão toda reacendeu meu gosto pela Física, que estava meio apagado durante as férias. :P

Obrigado pelas repostas até agora.  :lol:

(acho que essas respostas poderiam ser separadas num novo tópico, não?)
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2008, 23:47:45 por Andre »
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #930 Online: 26 de Janeiro de 2008, 00:14:34 »
Mas este tópico aqui é para isso mesmo :P

rizk

• Visitante
« Resposta #931 Online: 26 de Janeiro de 2008, 01:30:21 »
Gentes, outra. Podem rir que eu não ligo.

O céu é assim mesmo ou isso é technicolor?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #932 Online: 26 de Janeiro de 2008, 06:23:04 »
Chutaria que isso é uma foto em cor falsa, Rizk :-)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #933 Online: 26 de Janeiro de 2008, 08:50:39 »
Eu tenho uma oergunta idiota: Por que é que no metrô em São Paulo não tem uma gravação que anuncia qual é a estação em que o trem chegou, em vez do carinha ter que ficar narrando e esquecer de falar justamente na estação que eu tinha de descer...? :x
Porque isso tiraria o emprego de milhares de profissionais do setor de narração de estações de metrô.
 ::)

Além disso você perderia o 'estilo' que tem cada motorista tem para 'narrar' a estação.

Tem o motorista suspense, que diz 'Estação...' (passam aqueles segundos terríveis e depois o nome da estação, quando você já leu na estação mesmo!)
Tem o motorista enxaqueca, que grita 'ESTAÇÃO VERGUEIRO !!!'. E já adenda 'NÃO IMPEÇA O FECHAMENTO DAS PORTAS (C*****), ISSO PROVOCA ATRASOS EM TODOS OS TRENS!'
Tem a motorista meiga ('Estação Liberdade' parece que susurra 'Estação Fofolete')
Tem o motorista-umbigo ('E...ção ...gbrrr..dade')
Tem o motorista-quem-sou-eu que é aquele que você citou (um que já ouvi errou duas vezes, juro! "Estação Santa Cecilia, retificando, Estação BarraFunda, re-ti-fi-cando, Estação Anhangabaú')

Enfim, a saudosa vidinha de metrô...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #934 Online: 26 de Janeiro de 2008, 09:47:36 »
Aqui no Rio é uma gravação feminina bastante agradável. Quase nunca erra - não sei se o condutor tem que ativar, ou o quê. Eu acho que sim, pois me lembro de certa vez em que a gravação estava exatamente uma estação atrasada; até que numa parada a gravação tocou duas vezes e acertou o resto.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #935 Online: 26 de Janeiro de 2008, 12:47:10 »
Essa questao da poeira ajuda a demonstrar um aspecto importante da soluçao de qualquer problema: saber adequar a
as soluçoes aos diferentes regimes. É assim: a hipótese que eu joguei se refere a uma situaçao bem específica, onde nao
há turbulência e as pás sao planas. Tanto que nao é preciso nem considerar um sistema de pás: a idéia é que uma placa plana [1]
(no plano xy, por exemplo) que se move com uma velocidade V constante num fluido viscoso com uma certa concentraçao de poeira,
vai acumular mais poeira ao longo do tempo do que uma placa idêntica que esteja em repouso em relaçao ao mesmo ar.

Uílai: no caso das pás planas, o ar nao vai ser empurrado nem para trás nem para frente, a nao ser que o sistema seja
configurado como uma Turbina de Tesla: http://en.wikipedia.org/wiki/Tesla_turbine

A minha idéia se baseou na equaçao de Bernoulli: quanto mais rápida uma camada de fluido, menor sua pressao. Daí que
as camadas mais rápidas vao ter uma pressao menor que as camadas mais lentas. Daí que a poeira se difundiria das camadas
de maior pressao para as de menor. Dei um rápida pesquisada na rede e vi que existe um efeito parecido, chamado
Dispersao de Taylor [2]. Só que, pelo que entendi, esse efeito é consequência da deformaçao do perfil de concentraçao devido
a diferença de velocidade das camadas. Acho que a diferença de pressao nao deve ser relevante mesmo, pois o gradiente nao
é muito grande.

[1] Que podemos supor condutora e aterrada :)
[2] http://en.wikipedia.org/wiki/Taylor_Dispersion

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #936 Online: 26 de Janeiro de 2008, 12:54:48 »
Gentes, outra. Podem rir que eu não ligo.

O céu é assim mesmo ou isso é technicolor?

Como o Dbohr falou, essas cores podem ser falsas. Mas mesmo se forem verdadeiras, certamente nao é o que você veria
com seus olhos. É que (até onde sei, o APODman pode explicar melhor) para obter essas imagens os telescópios ficam coletando
luz por vários minutos. Por exemplo, para a nebulosa de Orion:

Se você for observá-la por uma luneta, vai ver apenas uma mancha, sem muitos detalhes. ACREDITO QUE se você estivesse mais próxima
dela, você continuaria vendo uma mancha indistinta, apenas maior.

Mais um motivo para rir de Star Trek :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

rizk

• Visitante
« Resposta #937 Online: 26 de Janeiro de 2008, 19:03:47 »
É que é bonito demais para ser verdade... daquelas coisas que fazem a gente contemplar a Criação... do computador :D

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #938 Online: 27 de Janeiro de 2008, 18:12:14 »
Gostaria de saber se alguma alma caridosa saberia me dizer que musica é esta que toca assim que abre o seguinte site. Obrigada.
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Danieli

• Visitante
« Resposta #939 Online: 28 de Janeiro de 2008, 04:59:53 »
Gostaria de saber se alguma alma caridosa saberia me dizer que musica é esta que toca assim que abre o seguinte site. Obrigada.
Mande o email pro SAC deles, a Nestlé é uma empresa (no meu ponto de vista) íntegra com os clientes, creio que seriam receptivos e responderiam a sua dúvida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #940 Online: 28 de Janeiro de 2008, 08:32:12 »
Será que não tem como olhar por sei lá, algo como o código fonte do flash...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #941 Online: 28 de Janeiro de 2008, 08:50:58 »
Eu tentei.  O que consegui foi um arquivo "intro.swf" de uns 282 Kbytes, mas não é código-fonte.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #942 Online: 28 de Janeiro de 2008, 10:20:29 »
Será que não tem como olhar por sei lá, algo como o código fonte do flash...

No código do flash, não tem o nome das músicas, elas estão com os nomes Sound 7 (menina 1) e Sound 9 (menina 2).

O que não revela muito.

Editado para adicionar novas informações.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2008, 10:31:10 por Ricardo B. »
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #943 Online: 28 de Janeiro de 2008, 13:57:25 »
Mande o email pro SAC deles, a Nestlé é uma empresa (no meu ponto de vista) íntegra com os clientes, creio que seriam receptivos e responderiam a sua dúvida.

Tá... fiz isso, agora só esperar resposta.

Danieli

• Visitante
« Resposta #944 Online: 28 de Janeiro de 2008, 14:59:54 »

Quando eu mandei um email falando de uma caixa de Sem Parar que veio com um ser estranho dentro de um dos chocolates eles me mandaram uma caixa nova e uma caixa de Deditos em uma semana ::)

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #945 Online: 28 de Janeiro de 2008, 18:32:00 »

Quando eu mandei um email falando de uma caixa de Sem Parar que veio com um ser estranho dentro de um dos chocolates eles me mandaram uma caixa nova e uma caixa de Deditos em uma semana ::)

Pero que lastima!  :chorao: Eles dizem que a melodia foi composta especialmente para o comercial, que todos os direitos são reservados e que eles não dispõe da partitura! Nunca mais compro um produto deles!
Tirando nescau, chocolates, kider ovos, e tudo mais que eu compro normalmente. Fora isso, nada! Só ovo de pascoa. E goloseimas de natal.
 :o Droga! É um vicio!

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #946 Online: 29 de Janeiro de 2008, 00:42:26 »
Vocês já repararam que TODOS os filmes que mostram um hacker-ou-semelhante mexendo com computador, para o que quer que seja que ele for fazer no computador, eles sempre mostram o cara listando os arquivos de um diretório (exceto e-mails; nesse caso eles tem programas com animações 3D e tal)? É sempre assim: ou aparecem duas janelas abertas com os arquivos em modo gráfico; ou aparece o cara dando um "dir" ou "ls", ou eles mesclam: e aparecem duas janelas com conteúdos do "dir" ou do "ls".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #947 Online: 29 de Janeiro de 2008, 00:51:28 »
Pero que lastima!  :chorao: Eles dizem que a melodia foi composta especialmente para o comercial, que todos os direitos são reservados e que eles não dispõe da partitura! Nunca mais compro um produto deles!
Tirando nescau, chocolates, kider ovos, e tudo mais que eu compro normalmente. Fora isso, nada! Só ovo de pascoa. E goloseimas de natal.
 :o Droga! É um vicio!

Maldita corporação capitalista!

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #948 Online: 29 de Janeiro de 2008, 00:53:11 »
Vocês já repararam que TODOS os filmes que mostram um hacker-ou-semelhante mexendo com computador, para o que quer que seja que ele for fazer no computador, eles sempre mostram o cara listando os arquivos de um diretório (exceto e-mails; nesse caso eles tem programas com animações 3D e tal)? É sempre assim: ou aparecem duas janelas abertas com os arquivos em modo gráfico; ou aparece o cara dando um "dir" ou "ls", ou eles mesclam: e aparecem duas janelas com conteúdos do "dir" ou do "ls".

Porque mostra muita informação, rapidamente e bem estruturada.  O efeito psicológico é interessante para um leigo.  Parece "mágica".

Acho que a primeira vez que vi algo assim foi em Superman III ou IV.

Agora, em 1970 a história era outra... "Our man Flint", por exemplo, tem um supercomputador escolhendo o agente secreto perfeito para uma missão.  E no fim qual é o resultado?  Um cartão de cartolina perfurado com um nome.  Se bobear vocês nunca nem viram um, mas ainda eram bastante utilizados no início da década de 1980.

« Última modificação: 29 de Janeiro de 2008, 00:56:03 por Luis Dantas »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #949 Online: 29 de Janeiro de 2008, 01:50:33 »
Porque mostra muita informação, rapidamente e bem estruturada.  O efeito psicológico é interessante para um leigo.  Parece "mágica".
Pois é, deve ser algo assim mesmo. Mas estava só tentando chamar a atenção para isso... Hoje eu estava assistindo "The Pretender", quando o Broots deu dois "ls" em dois xterm dentro do X para então descobrir que existia um andar a mais no prédio do "Centro"... hehe.. Pior é que os arquivos que apareceram eram completamente nonsense.

Agora, em 1970 a história era outra... "Our man Flint", por exemplo, tem um supercomputador escolhendo o agente secreto perfeito para uma missão.
Acho engraçados os filmes das décadas de 70, 80 e 90... Eles creditavam um poder computacional para os computadores impressionante.. hehe

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!