Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016050 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #9350 Online: 27 de Novembro de 2012, 15:10:47 »
O que acontece com a matéria se ela alcançar o zero absoluto?

Ela não chega. :)
Mas se chegasse, mesmo assim isso não significaria repouso, por causa de efeitos quânticos. Isso é fácil de entender se pensarmos no princípio da incerteza: se uma partícula está em repouso em uma certa posição em um dado referencial, então seu momento linear é zero, mas o princípio da incerteza implica que nesse caso a incerteza na sua posição tenderia ao infinito, o que seria uma contradição. Uma maneira mais sofisticada de expressar isso é dizendo que as partículas estão sujeitas a dois tipos de flutuações: flutuações térmicas e flutuações quânticas. No zero absoluto você elimina as flutuações térmicas, mas ainda assim haveriam flutuações quânticas.

Eu sempre achei que os átomos parariam completamente. Tipo, não haveria nem uma vibraçãozinha sequer. Mas aí, eu assisti no History um físico dizer que se o universo se expandir ao máximo e alcançar o zero absoluto, a matéria se desfará. Não haveria nem um único protonzinho pra contar a história.

Não sei bem o que ele quis dizer com isso. Primeiro, não entendo o que ele diz com "expandir ao máximo", nem essa história de a matéria se desfazer. Pode ser problema com a tradução ou ele estaria se referindo a algumas hipóteses mais especulativas, como o Big Rip e o decaimento de prótons [1].

[1] Se não me engano, nos anos 70/80 foram feitas tentativas de detecção de decaimento de prótons, o que era previsto em algumas teorias de Grande Unificação. Os resultados foram negativos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9351 Online: 27 de Novembro de 2012, 15:15:30 »
Eu pensei mais na morte térmica e no decaimento dos prótons, mas é verdade, apesar de nêutrons terem uma meia-vida finita, não se tem informação de que prótons decaiam para qualquer coisa.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9352 Online: 27 de Novembro de 2012, 16:13:03 »
Putz, que coisa difícil de se entender. Então, a matéria não chega ao zero absoluto? Ok, faz sentido quando pensamos no princípio da incerteza.

Quando eu disse que o universo se expandiria ao máximo, eu quis dizer que ele se expandiria até esfriar ao máximo, quando então, o cara disse que não haveria mais nada. Nem prótons (ou seriam nêutrons? Não me lembro ao certo).

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #9353 Online: 27 de Novembro de 2012, 18:48:55 »
Já lí algo a respeito....
O conceito era de que o universo se expandiria até um ponto onde a quantidade de energia seria pequena demais para formar qualquer coisa...desmanchando qualquer tipo de estrutura....e finalmente restando apenas as flutuações quanticas.
Seria "em teoria" o final do universo!
:)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9354 Online: 27 de Novembro de 2012, 19:02:05 »

Kurumada discorda de você :P
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #9355 Online: 27 de Novembro de 2012, 19:51:47 »
:P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9356 Online: 27 de Novembro de 2012, 21:17:16 »
Dois grandes amigos meus recentemente estão me ligando insistindo para que eu invista meu tempo livre em algo chamado de "Marketing multinível", que pessoas que investiram ficaram ricas quase que imediatamente, que não tem custo algum, que é ótimo, que eu preciso ir assistir à palestra, etc, etc.

Enquanto eles me explicavam o que podiam, já que segundo eles eu só posso ouvir como funciona a parada através de uma palestra lá, algo me gritou: "Esquema de pirâmide"!!!!

Alguém sabe exatamente do que se trata?

[...]
In a Wisconsin lawsuit, the tax returns of the top 200 of 20,000 network marketing participants were examined by the Attorney General. The average income of this top 1% was -$900.
[...]

Let's say you tried to make it sound, and said "Forget the multilevel recruiting, I'm going to focus on selling the product." Is anyone doing that successfully? It would not appear so. During yet another lawsuit in the UK, the government found that less than one in ten participants ever sold even a single product to another person. Since the company has its distributors as a captive audience required to make regular purchases, the products are typically grossly overpriced compared to similar products available in supermarkets. This makes their sale a dubious prospect for those few distributors who ever do attempt retail sales to customers. Surveys show that nearly all products purchased by network marketers are consumed by the distributors themselves. [...]

http://skeptoid.com/episodes/4176

Mesmo os melhores ficam no prejuízo. Eu achava que esse tipo de esquema de revendedores fosse simplesmente muito ruim, não suicida.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9357 Online: 28 de Novembro de 2012, 10:14:05 »
Já lí algo a respeito....
O conceito era de que o universo se expandiria até um ponto onde a quantidade de energia seria pequena demais para formar qualquer coisa...desmanchando qualquer tipo de estrutura....e finalmente restando apenas as flutuações quanticas.
Seria "em teoria" o final do universo!

Era isso mesmo que o documentário dizia.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9358 Online: 28 de Novembro de 2012, 10:28:17 »
Dois grandes amigos meus recentemente estão me ligando insistindo para que eu invista meu tempo livre em algo chamado de "Marketing multinível", que pessoas que investiram ficaram ricas quase que imediatamente, que não tem custo algum, que é ótimo, que eu preciso ir assistir à palestra, etc, etc.

Enquanto eles me explicavam o que podiam, já que segundo eles eu só posso ouvir como funciona a parada através de uma palestra lá, algo me gritou: "Esquema de pirâmide"!!!!

Alguém sabe exatamente do que se trata?

[...]
In a Wisconsin lawsuit, the tax returns of the top 200 of 20,000 network marketing participants were examined by the Attorney General. The average income of this top 1% was -$900.
[...]

Let's say you tried to make it sound, and said "Forget the multilevel recruiting, I'm going to focus on selling the product." Is anyone doing that successfully? It would not appear so. During yet another lawsuit in the UK, the government found that less than one in ten participants ever sold even a single product to another person. Since the company has its distributors as a captive audience required to make regular purchases, the products are typically grossly overpriced compared to similar products available in supermarkets. This makes their sale a dubious prospect for those few distributors who ever do attempt retail sales to customers. Surveys show that nearly all products purchased by network marketers are consumed by the distributors themselves. [...]

http://skeptoid.com/episodes/4176

Mesmo os melhores ficam no prejuízo. Eu achava que esse tipo de esquema de revendedores fosse simplesmente muito ruim, não suicida.
Diego,

Abri um post sobre isso, um amigoi chegou com a mesma estória para mim!  É pirâmide mesmo...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9359 Online: 28 de Novembro de 2012, 22:11:09 »
Kurumada discorda de você :P

Ele é físico?

P.S.

Esqueçam a pergunta...
« Última modificação: 28 de Novembro de 2012, 22:14:15 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #9360 Online: 28 de Novembro de 2012, 22:19:34 »
 :biglol:

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #9361 Online: 29 de Novembro de 2012, 07:28:32 »
Alguém mais teve a felicidade de acompanhar ontem ( 28/11/12 ) o eclipse de Júpiter? Caramba pessoal, o céu estava, aqui em Itajaí, perfeito em oitenta porcento do tempo enquanto o planetão se aproximava da lua, enquanto ficou oculto por pouca mais de uma hora para depois surgir em toda sua glória. Como fez falta meu falecido telescópio  :sleepy:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9362 Online: 29 de Novembro de 2012, 08:36:19 »
Alguém mais teve a felicidade de acompanhar ontem ( 28/11/12 ) o eclipse de Júpiter? Caramba pessoal, o céu estava, aqui em Itajaí, perfeito em oitenta porcento do tempo enquanto o planetão se aproximava da lua, enquanto ficou oculto por pouca mais de uma hora para depois surgir em toda sua glória. Como fez falta meu falecido telescópio  :sleepy:

Era aquela estrela colada na lua? Eu percebi e até comentei com o pessoal  do trabalho sobre a proximidade incomum, mas não sabia que era jupiter...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #9363 Online: 29 de Novembro de 2012, 08:52:20 »
Yes! A "estrela" era o planeta Júpiter. Teve carinha lá no posto onde trabalho falando que era OVNI! :biglol:

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9364 Online: 29 de Novembro de 2012, 09:46:07 »
<a href="http://www.youtube.com/v/6X7q6cgyT8s" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/6X7q6cgyT8s</a>

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #9365 Online: 29 de Novembro de 2012, 11:37:39 »
Vale a pena comprar um telescópio só por hobbie e só pra fazer observações nas horas vagas (mesmo que elas sejam raras)?

Pergunto isso porque eu estava interessado em desembolsar uma graninha pra isto (que imagino ser de R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00 um decente).
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #9366 Online: 29 de Novembro de 2012, 11:45:01 »
Vale a pena sim amigão! Eu consegui o meu na época da passagem do cometa Halley, não ajudou muito no caso, já que o cometa passou distante e foram raras as noites sem nuvens. Porém foram anos de muitas alegrias observando principalmente nosso satélite natural. Ah, um conselho, não caia na besteira de tentar montar um caseiro, minhas tentativas e de alguns colegas meus sempre acabaram na frustração  |(

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #9367 Online: 29 de Novembro de 2012, 13:27:01 »
Vale a pena sim amigão! Eu consegui o meu na época da passagem do cometa Halley, não ajudou muito no caso, já que o cometa passou distante e foram raras as noites sem nuvens. Porém foram anos de muitas alegrias observando principalmente nosso satélite natural. Ah, um conselho, não caia na besteira de tentar montar um caseiro, minhas tentativas e de alguns colegas meus sempre acabaram na frustração  |(
Valeu!
Só não comprei ainda, porque tenho que analisar os meus possiveis pontos de observações. Na minha casa é impossivel. Da pra observar algumas nebulosas?
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *

Offline alersson

• Nível 10
  • *
« Resposta #9369 Online: 29 de Novembro de 2012, 23:50:22 »
o próximo "eclipse" de Júpiter vai ser dia 25/12 no inicio da noite.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9370 Online: 30 de Novembro de 2012, 08:14:23 »
O zero absoluto existe ou não existe? A terceira lei da termodinâmica estabelece que ele existe ou que ele não existe?

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #9371 Online: 30 de Novembro de 2012, 09:54:23 »
O zero absoluto existe ou não existe? A terceira lei da termodinâmica estabelece que ele existe ou que ele não existe?

O zero absoluto "existe", mas somente em "teoria", porque é inatingível...

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9372 Online: 30 de Novembro de 2012, 10:15:58 »
Ok, Agora entendi. Hehehe, esse tópico é ótimo.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #9374 Online: 30 de Novembro de 2012, 16:37:24 »
Isso do zero absoluto ser inatingível não meio que faz do universo um moto-perpétuo? :hein:

Talvez eu não tenha compreendido...mas não consegui seguir seu raciocínio. (como o zero absoluto se relaciona com o moto-perpetuo)

Mas independente disso, se consideramos que a energia no universo nunca se perde...somente se transforma...o rendimento do universo é 1....ou seja, é um moto-perpétuo.

Quando penso nisso, aparece imediatamente uma questão na minha mente:
Como acredita-se que toda a energia do universo não passa de flutuações do vácuo quântico - eu entendo que energia poderia estar sendo criada/destruída nesse exato momento. (são as flutuações do vácuo quântico)

Se dominássemos o processo de como fazer as partículas do vácuo quântico se "estabilizarem" - como aconteceu com toda a  energia do universo - poderíamos gerar energia do nada!?!
Isso seria o moto-perpétuo na sua versão mais absurda ganhando vida!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!