Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016051 vezes)

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #9376 Online: 30 de Novembro de 2012, 21:43:54 »
Não seria o zero absoluto que se relacionaria, mas ele nunca ser alcançado, o que me parece sugerir "energia infinita".
Bem...você tem uma quantidade arbitrária de energia, não importa por quanta matéria você distribua essa energia...o resultado nunca seria zero....se aproximaria do zero na medida que a quantidade de matéria se tende ao infinito...mas ainda assim nunca o resultado será zero!
Na prática o conceito não é exatamente esse....mas é uma aproximação didática do porque não se atingiria o zero absoluto.

Você precisa tirar energia de um ponto para ele resfriar....para isso, você "divide" a energia dele com outro ponto...por isso que nunca o resultado é zero...você teria que ter um ponto com a temperatura "abaixo do zero absoluto" para conseguir levar um segundo ponto até o zero absoluto.

:)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9377 Online: 03 de Dezembro de 2012, 11:36:10 »
Ora, se o universo é um sistema isolado, se não realiza trabalho pra fora de suas fronteiras e nem há fontes de energia externas, a energia contida dentro dele não pode ser diminuída e nem aumentada. Contudo, como ele se expande, a energia específica diminui e ele pode se expandir tanto que a energia específica fique tão pequena que se aproxime de zero. No infinito de expansão, ela chegaria a zero e então teríamos um zero absoluto. Ou viajei?

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #9378 Online: 03 de Dezembro de 2012, 11:52:58 »
Ora, se o universo é um sistema isolado, se não realiza trabalho pra fora de suas fronteiras e nem há fontes de energia externas, a energia contida dentro dele não pode ser diminuída e nem aumentada. Contudo, como ele se expande, a energia específica diminui e ele pode se expandir tanto que a energia específica fique tão pequena que se aproxime de zero. No infinito de expansão, ela chegaria a zero e então teríamos um zero absoluto. Ou viajei?

No "INFINITO" sim...mas o infinito é...(como eu poderia dizer melhor??)...infinito! :)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9379 Online: 03 de Dezembro de 2012, 11:57:41 »
Você poderia até falar de limites, mas o infinito é inatingível, portanto o zero absoluto também o é.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9380 Online: 03 de Dezembro de 2012, 12:03:44 »

Foi isso o que pensei. Acho/palpito/teria a impressão que não dá para distribuir uma quantidade fixa de energia por qualquer extensão possível sem que em algum momento houvesse zero absoluto em algum lugar, e cada vez mais comum.

A menos que talvez fosse algo meio inerente à matéria, sei lá... o que possivelmente é o caso...

Outro problema contra essa noção talvez seja que a própria expansão meio que necessariamente se deve a uma energia (a escura), então, sei lá, talvez isso compense ou até aumente a energia no fim das contas.

Existe lei da conservação de energia, de matéria, mas não de espaço... não tinha me dado conta disso.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9381 Online: 03 de Dezembro de 2012, 12:44:12 »
Aliás, se o universo se expande "levando o espaço consigo" e "não em direção ao espaço vazio", ora, o espaço assim é criado!!! Como isso é possível? Se não há nada do outro lado, o espaço é criado a partir do nada?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9382 Online: 03 de Dezembro de 2012, 13:02:41 »
Aliás, se o universo se expande "levando o espaço consigo" e "não em direção ao espaço vazio", ora, o espaço assim é criado!!! Como isso é possível? Se não há nada do outro lado, o espaço é criado a partir do nada?

Pois é. :)
Essa sua pergunta tem a ver com uma controvérsia metafísica bastante antiga: podemos tratar o vazio como "algo"? Se o espaço é "nada", como podemos lhe atribuir qualquer coisa? Na verdade, uma das descobertas mais fascinantes dos matemáticos é o fato de que podemos atribuir propriedades ao espaço, como curvatura. Existe, por exemplo, o conceito de curvatura intrínseca: a gente sempre pensa em curvatura como devido à forma de alguma coisa, quando observada de fora (quem está fora de uma esfera consegue ver que ela é curva). Pois bem, existe um tipo de curvatura cuja existência pode ser detectada mesmo por quem "vive" naquele espaço. No caso da 2-esfera, podemos imaginar seres bidimensionais inteligentes vivendo em sua superfície - mesmo sem "sair" da superfície eles poderiam descobrir que vivem numa esfera - essa é a curvatura intrínseca[1].  Por isso, seríamos capazes de descobrir se vivemos em uma 3-esfera, ou em um 3-toróide - saberíamos a "forma" do nosso espaço.

[1] Outras superfícies podem ter curvatura extrínseca, devido ao fato de estarem imersas em um espaço com dimensões superiores. Esse é o caso do toróide (se você já jogou "Asteróides", então você já viu como é viver em um toróide plano - se você pegasse a borda esquerda da tela e colasse na direita, e depois pegasse o cilindro resultante e colasse uma ponta na outra, você teria um toróide. Mas para isso você introduziria curvatura extrínseca).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9383 Online: 03 de Dezembro de 2012, 13:09:48 »
Os seres bidimensionais inteligentes vivendo na superfície da esfera poderiam também descobrir que a esfera por sua vez está numa hiper-esfera ou algo do tipo?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9384 Online: 03 de Dezembro de 2012, 13:21:27 »
Os seres bidimensionais inteligentes vivendo na superfície da esfera poderiam também descobrir que a esfera por sua vez está numa hiper-esfera ou algo do tipo?

Boa pergunta... Creio que não. Pois teriam que ser capazes de (a) detectar a existência de uma terceira dimensão e (b) conseguir calcular a curvatura desse espaço tridimensional. Note que nem precisa existir uma terceira dimensão para que eles possam detectar a curvatura da sua esfera.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9385 Online: 03 de Dezembro de 2012, 13:43:28 »
Mas a sua conjectura não tratou em nada a minha questão. Preciso que vc, ou alguém aqui, trate da minha pergunta da criação do espaço a partir do nada.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #9386 Online: 03 de Dezembro de 2012, 14:00:02 »
Mas a sua conjectura não tratou em nada a minha questão. Preciso que vc, ou alguém aqui, trate da minha pergunta da criação do espaço a partir do nada.
Estas a "tocar" o limite do conhecimento que temos...
Mesmo matéria escura e energia escura são baseadas em indícios(muito fortes é verdade) de algo...mas não se compreende muito bem o que se trata...mesmo sabendo que há algo.

Pois bem, entenda a partir disso que todas as sugestões de resposta a sua pergunta são sustentadas em teorias não consolidadas, portanto, não é uma resposta definitiva.

Foi isso o que pensei. Acho/palpito/teria a impressão que não dá para distribuir uma quantidade fixa de energia por qualquer extensão possível sem que em algum momento houvesse zero absoluto em algum lugar, e cada vez mais comum.

Bem se você divide um valor por outro, só dá zero se você estiver dividindo zero por alguma coisa...caso contrário, nunca vai dar zero. Outra coisa....você não teria pontos onde chegaria a zero...pois trata-se de distribuição de energia...a energia precisa sair de um ponto para o outro - ela "tende" a uniformizar-se. Assim, a medida que um ponto fica com pouca energia, ele "atrai" energia para ele, tirando dos pontos vizinhos...

Outro problema contra essa noção talvez seja que a própria expansão meio que necessariamente se deve a uma energia (a escura), então, sei lá, talvez isso compense ou até aumente a energia no fim das contas.

Sabe-se muito pouco sobre tais coisas...A minha colocação anterior parece caminhar no mesmo sentido do seu raciocínio. Se existe uma explicação baseada em indícios, eu desconheço:

Como acredita-se que toda a energia do universo não passa de flutuações do vácuo quântico - eu entendo que energia poderia estar sendo criada/destruída nesse exato momento. (são as flutuações do vácuo quântico)
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2012, 14:02:30 por The Lucks »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9387 Online: 03 de Dezembro de 2012, 15:31:00 »

O espaço É nada. Qual o problema de se criar mais? :)

Existe uma questão mais relevante associada a isso: se existir a energia escura, até onde sei sua densidade de energia deveria ser constante, para que ela esteja acelerando a expansão do Universo. Mas se o volume do Universo aumenta, a quantidade total dessa energia deve aumentar também. De onde vem isso? Aí chegamos aos limites do meu conhecimento. Talvez outro forista aqui possa responder isso.

Alan Watts

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #9388 Online: 03 de Dezembro de 2012, 15:44:01 »

Existe uma questão mais relevante associada a isso: se existir a energia escura, até onde sei sua densidade de energia deveria ser constante, para que ela esteja acelerando a expansão do Universo. Mas se o volume do Universo aumenta, a quantidade total dessa energia deve aumentar também. De onde vem isso? Aí chegamos aos limites do meu conhecimento. Talvez outro forista aqui possa responder isso.

Essa conversa está muito boa!

Afirmações como essas muito me empolgam. Pois é, o volume do universo aumenta. E passa a ocupar "espaço" onde antes era nada (nada, nada nada - Tiazinha Meme :)). A energia aumenta, mas de onde vem essa energia??? O sistema é fechado. Como é que entra coisa aqui dentro??? (smiley coçando a cabeça, que não encontrei por aqui)
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9389 Online: 03 de Dezembro de 2012, 15:53:08 »
Bem, se servir de um leigo. Parece que a Teoria de Loop Quântico prevê a formação de um átomo de espaço-tempo sob determinadas condições e isso permitiria uma expansão do espaço-tempo. Por outro lado, a Relatividade prevê a formação de buracos brancos (que nunca foram observados) que ejetariam matéria no universo e a origem deste universo poderia ser um buraco branco.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9390 Online: 03 de Dezembro de 2012, 20:48:25 »
Tentei embutir uns flash players para tocar um mp3 num tópico e não consegui. Não tenho uma URL de outro mp3 para testar, então pergunto: seria o servidor do player que não permitiria tocar arquivos fora de um dado endereço, ou o servidor do mp3 que não permite que ele seja tocado através de um flash player?

Eu acho que não era o primeiro porque ao menos um dos players que tentei acho que tinha essa função mesmo, de ser usado via hotlink. Mas ao mesmo tempo acho estranho o servidor do mp3 saber distinguir que estaria sendo baixado através de flash em vez de diretamente pelo browser. :hein:

Por outro lado talvez seja o último caso mesmo, deve ser o mesmo mecanismo daquelas imagens protegidas, que quando tentamos exibir aqui vão mostrar algo nas linhas de "stealing bandwidth makes baby Jesus cry".

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #9391 Online: 03 de Dezembro de 2012, 21:08:17 »
Qual o seu navegador? Testei aqui. Com o Chrome não toca. Com o IE funcionou.

Edit: testei depois que você modificou a mensagem e colocou só o link para o arquivo. Antes de você mudar, com o chrome, também não funcionou.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2012, 21:10:49 por Luiz F. »
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9392 Online: 04 de Dezembro de 2012, 00:09:27 »
Não entendi se você no IE testou só o link ou o player embutido. Eu testei só em dois navegadores meio exóticos, mas não é o tipo de coisa que faria diferença, uma vez que essas coisas (players de mp3) costumam funcionar neles. Um deles parecia que carregava, mas eu não conseguia ouvir nada, acho que ele não tinha controle de volume.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9393 Online: 04 de Dezembro de 2012, 10:20:41 »

Negativo, o espaço não é o "nada". Uma garrafa com vácuo tem espaço e dentro de uma mão fechada não há espaço, então não há nada. Nada é nada inclusive sem espaço.

Aliás, como alguém disse aí pra cima, espaço tem curvatura, tem propriedades, não pode ser nada. Nada não tem nada.

Talvez a conjectura de que o universo cria espaço esteja equivocada.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9394 Online: 04 de Dezembro de 2012, 10:37:04 »

Negativo, o espaço não é o "nada". Uma garrafa com vácuo tem espaço e dentro de uma mão fechada não há espaço, então não há nada. Nada é nada inclusive sem espaço.

Novamente, você está entrando numa questão metafísica. O que temos aqui é um fato, fruto de observações, mais abaixo:

Aliás, como alguém disse aí pra cima, espaço tem curvatura, tem propriedades, não pode ser nada. Nada não tem nada.

Esse alguém fui eu :). Sim, o espaço pode ter curvatura, e mesmo assim ser "nada". Isso é algo bastante contra-intuitivo, com o qual temos que nos acostumar.

Não se trata de uma conjectura, mas um dado observacional. O espaço está realmente se expandindo. Isso é um fato.

Alan Watts

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9395 Online: 04 de Dezembro de 2012, 10:40:48 »
Nova pergunta. Agora em relação à experiencia do irmão gêmeo:

Se um irmão se afasta do outro cm v próximo de c, o que fica envelhece mais rápido. Mas a velocidade do que ficou, em relação ao que partiu tb não é v próximo de c! Como fica isso?

E a velocidade do sistema onde os dois estão inseridos? Se o sistema viaja a v próximo de c, na mesma direção, mas em sentido contrário ao do que partiu? Quem envelhece mais rápido?

se uma partícula viaja a c, inserida em um sistema que viaja a c, que está em um outro sistema que viaja a c, a velocidade da partícula é 3c? A velocidade c é relativa ou absoluta?
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2012, 10:58:49 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9396 Online: 04 de Dezembro de 2012, 10:51:29 »

Novamente, você está entrando numa questão metafísica. O que temos aqui é um fato, fruto de observações, mais abaixo:

Esse alguém fui eu :). Sim, o espaço pode ter curvatura, e mesmo assim ser "nada". Isso é algo bastante contra-intuitivo, com o qual temos que nos acostumar.
Eu estou relativamente bem familiarizado com o espaço e com o nada. Já li bastante disso. Até agora estava entendendo que são coisas diferentes. Nada, não tem nem espaço. Vácuo seria espaço sem matéria, mas isso é diferente de nada.

Não se trata de uma conjectura, mas um dado observacional. O espaço está realmente se expandindo. Isso é um fato.
Mas Manhattan, o fato do universo estar se expandindo, redunda necessariamente no fato do espaço estar sendo criado? Responda-me aqui, o espaço está sendo criado ou não? É um fato estabelecido pela ciência ou é uma idéia sua? Tem a fonte?
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2012, 10:54:44 por famado »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9397 Online: 04 de Dezembro de 2012, 10:52:19 »
Nova pergunta. Agora em relação à esperiencia do irmão gêmeo:

Se um irmão se afasta do outro cm v próximo de c, o que fica envelhece mais rápido. Mas a velocidade do que ficou, em relação ao que partiu tb não é v próximo de c? Como fica isso?

E a velocidade do sistema onde os dois estão inseridos? Se o sistema viaja a v próximo de c, na mesma direção, mas em sentido contrário ao do que partiu? Quem envelhece mais rápido?

se uma partícula viaja a c, inserida em um sistema que viaja a c, que está em um outro sistema que viaja a c, a velocidade da partícula é 3c? A velocidade c é relativa ou absoluta?

É por isso que se chama "paradoxo" dos gêmeos. Não pelo fato de um envelhecer mais rápido que o outro, mas por causa da aparente contradição com a relatividade. O motivo das aspas em paradoxo e do "aparente" acima, é que não existe contradição: o gêmeo que viaja na verdade passa por dois referenciais inerciais: um que se afasta da Terra com velocidade escalar v, e outro que se aproxima da Terra com velocidade escalar v. Para ir de um para o outro ele tem que ser acelerado. Isso não acontece com o que ficou na Terra. Ou seja, um dos gêmeos "sabe" que é ele que está indo e voltando. Se você fizer uma análise detalhada, vai ver que, se o gêmeo que viajou ficar recebendo transmissões de rádio da Terra, ele as verá, como se diz, em "câmera lenta", como se o tempo na Terra estivesse passando mais devagar, isso tanto na ida quanto na volta. Porém, no momento do "turn over", quando ele muda de direção, as transmissões vão aparentar subitamente se acelerar, cobrindo talvez (depende de v, claro) vários anos em poucos segundos.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9398 Online: 04 de Dezembro de 2012, 11:01:22 »

Eu estou relativamente bem familiarizado com o espaço e com o nada. Já li bastante disso. Até agora estava entendendo que são coisas diferentes. Nada, não tem nem espaço. Vácuo seria espaço sem matéria, mas isso é diferente de nada.

Mas Manhattan, o fato do universo estar se expandindo, redunda necessariamente no fato do espaço estar sendo criado? Responda-me aqui, o espaço está sendo criado ou não? É um fato estabelecido pela ciência ou é uma idéia sua? Tem a fonte?
[/quote]

Ok, algumas respostas:

(a) Primeiro, vamos reformular essa pergunta: a expansão do espaço é um fato. Se "mais espaço" não estiver sendo criado, então é porque espaço estaria sendo destruído em algum lugar, não é? Pois bem, até onde sei não existe evidência disso.

(b) De qualquer maneira, matematicamente falando, a expansão do espaço não implica em criação ou destruição do mesmo: o número de pontos em um segmento de reta de 1 cm é exatamente o mesmo que o número de pontos em um segmento de 1 km (tecnicamente falando, esse conjuto tem a cardinalidade do contínuo). A propósito: esse mesmo segmento de 1 cm tem o mesmo número de pontos de um quadrado de 1 cm de lado (ou 1 km, ou 1 ano-luz).
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2012, 11:04:34 por Dr. Manhattan »

Alan Watts

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9399 Online: 04 de Dezembro de 2012, 11:22:22 »
Não entendi nada do (b).

E vc saberia responder minhas outras questões sobre c?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!