Alguém me disse que o número da casa é a distância a partir do início da rua. Mas isso não faz sentido porque em muitas ruas os números de um lado e de outro são muito distantes.
Que eu saiba a numeração tem sim a ver com a distância a partir do.início da rua, mas avenidas muito largas e com muitos imóveis as vezes tem um CEP diferente pra cada lado o que pode explicativa algumas discrepâncias muito grandes.
Cada prefeitura pode definir seu próprio critério. Em São Paulo a numeração segue a distância até o começo da rua, sendo o começo definido como o local mais próximo ao centro. Já em Santos a numeração é de 2 em 2, para separar o lado par do lado ímpar. Porém, em alguns lugares a numeração surge de maneira irregular e a prefeitura (ou os moradores) levam tempo até acertá-la.
A rua onde moro era assim antes da prefeitura mudar os números para corrigir esse problema. A numeração de um lado da rua era ...57, 59, 60, 61, 62, 68 (minha casa), 64, 65, 503, 67, 121, 93,.... A casa de frente a minha era 111 e aí a rua seguia 111, 101, 74, 85,.....