Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016047 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #9275 Online: 13 de Novembro de 2012, 15:57:29 »
Hummmm.... Interessante, caro amigo... Primeiramente, diga-me o que ser "molécula polar"? rsrsrs

Offline peace.

• Nível 02
  • *
« Resposta #9276 Online: 13 de Novembro de 2012, 16:15:33 »
Hummmm.... Interessante, caro amigo... Primeiramente, diga-me o que ser "molécula polar"? rsrsrs

Seriam aquelas as quais possuem um mais momentos-dipolo que é (são) diferente(s) de zero na hora de fazer o cálculo de vetores entre seus átomos. Ou seja, são aquelas moléculas que possuem uma parte "negativa" (atrai prótons e moléculas polares positivas) e/ou uma parte positiva (atraem elétrons e moléculas polares negativas).
Não vejo química faz um ano, mas pelo que lembro, molécula polar é isso.  :P
"As convicções são cárceres. Mais inimigas da verdade do que as próprias mentiras" - Friedrich Nietzsche

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9277 Online: 13 de Novembro de 2012, 20:03:19 »
Valeu galera.
E nem tenho nada contra o meu número.  :P

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #9278 Online: 13 de Novembro de 2012, 20:45:50 »
Alguém me disse que o número da casa é a distância a partir do início da rua. Mas isso não faz sentido porque em muitas ruas os números de um lado e de outro são muito distantes.
Que eu saiba a numeração tem sim a ver com a distância a partir do.início da rua, mas avenidas muito largas e com muitos imóveis as vezes tem um CEP diferente pra cada lado o que pode explicativa algumas discrepâncias muito grandes.
Cada prefeitura pode definir seu próprio critério. Em São Paulo a numeração segue a distância até o começo da rua, sendo o começo definido como o local mais próximo ao centro. Já em Santos a numeração é de 2 em 2, para separar o lado par do lado ímpar. Porém, em alguns lugares a numeração surge de maneira irregular e a prefeitura (ou os moradores) levam tempo até acertá-la.

A rua onde moro era assim antes da prefeitura mudar os números para corrigir esse problema. A numeração de um lado da rua era ...57, 59, 60, 61, 62, 68 (minha casa), 64, 65, 503, 67, 121, 93,.... A casa de frente a minha era 111 e aí a rua seguia 111, 101, 74, 85,.....

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #9279 Online: 13 de Novembro de 2012, 21:14:28 »
A rua onde moro era assim antes da prefeitura mudar os números para corrigir esse problema. A numeração de um lado da rua era ...57, 59, 60, 61, 62, 68 (minha casa), 64, 65, 503, 67, 121, 93,.... A casa de frente a minha era 111 e aí a rua seguia 111, 101, 74, 85,.....

Que loucura! Pares e ímpares de um mesmo lado?

Por onde quer que eu andei a regra era sempre essa:
Números pares do lado direito da rua, no sentido crescente dos números, e números ímpares do lado esquerdo. Isso facilita muito a quem quer se orientar. Basta ver de que lado está a numeração par, posicionar o lado direito nele e a numeração obtigatoriamente iria crescer diante de si.

Por todas as cidades por onde passei essa regra era sempre cumprida. Nunca vi pares e ímpares misturados no mesmo lado.
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9280 Online: 13 de Novembro de 2012, 21:28:02 »

Que loucura! Pares e ímpares de um mesmo lado?

Por onde quer que eu andei a regra era sempre essa:
Números pares do lado direito da rua, no sentido crescente dos números, e números ímpares do lado esquerdo. Isso facilita muito a quem quer se orientar. Basta ver de que lado está a numeração par, posicionar o lado direito nele e a numeração obtigatoriamente iria crescer diante de si.

Por todas as cidades por onde passei essa regra era sempre cumprida. Nunca vi pares e ímpares misturados no mesmo lado.

Os meus pais moram em uma rua que tem no máximo 500m de extensão. O número da casa deles é 130 (que fica no lado direito da rua, no sentido centro-bairro). Do outro lado da rua mora um casal em que a esposa "encasquetou" que queria como número predial, o 728. E o 'tascou' lá.
Foto USGS

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9281 Online: 16 de Novembro de 2012, 11:20:27 »
Vou melhorar minha pergunta pra ver se alguém se digna a responder.

Se o formato das galáxias é imposto pela gravidade, quando a matéria se expandiu e se "reorganizou" em forma de galáxias, tal como é o universo hoje, quer dizer que este formato é o de maior entropia possível?

O formato do universo em galáxias tem a entropia maior do que teria se fosse um grande plasma?

Se isso for verdade, então nem sempre a entropia pode ser associada à desorganização. Essa conclusão é viável?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #9282 Online: 16 de Novembro de 2012, 12:09:41 »

Os meus pais moram em uma rua que tem no máximo 500m de extensão. O número da casa deles é 130 (que fica no lado direito da rua, no sentido centro-bairro). Do outro lado da rua mora um casal em que a esposa "encasquetou" que queria como número predial, o 728. E o 'tascou' lá.

Anarquia?  :hein: E como os carteiros chegam até aí e entregam a correspondência? Senão é uma rua com números oficiais... O carteiro tem que andar a rua toda até achar o número que cada um quis colocar na sua casa? :confuso:

Isso é maldade com os carteiros :P .
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9283 Online: 19 de Novembro de 2012, 19:32:32 »
Sobre o Netflix, alguém tem? Compensa? Existem cópias dubladas e legendadas ou somente legendadas? É muito devassado? quero dizer,  sempre é publicado o que você assistiu no Facebook ou em outra comunidade?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9284 Online: 19 de Novembro de 2012, 21:00:11 »
Eu tenho, custa R$15 por mês, contra R$20 por mês de um pacote de canais de cinema na sua Tv a cabo.

Não tem versões dubladas em português para tudo, ams para muita coisa, tem sim.

Você pode optar por não publicar as coisas no facebook.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9285 Online: 19 de Novembro de 2012, 22:58:27 »
Tem Galinha Pintadinha, Cocoricó, Shrek, Carros, Ben 10 e essas coisas? Durante um bom tempo é só o que poderei ver. Li em algum lugar que havia problemas em algumas legendas, isso já foi corrigido?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9286 Online: 19 de Novembro de 2012, 23:06:15 »
Tem tudo isso e eu não tive problemas com a legenda até agora.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9287 Online: 19 de Novembro de 2012, 23:48:55 »
Tinha Duck Tales até umas semanas atrás! :(
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9288 Online: 19 de Novembro de 2012, 23:50:02 »

Acabou?
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9289 Online: 19 de Novembro de 2012, 23:50:54 »
Aliás, existe um modo chamado "Netflix somente para crianças" Cheio de programas infantis.

Tem até o mundo de Beackman! :biglol:

Acabou?

Aparentemente eles vão tirando alguns programas do ar periodicamente. Acho que os filmes/programas aparecem por um tempo limitado (alguns meses)  no netflix.

Deathnote, por exemplo saiu do ar junto com Duck Tales, em meados do mês passado. Agora, por algum motivo, voltou.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2012, 23:53:48 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9290 Online: 19 de Novembro de 2012, 23:58:52 »
Você não seleciona o que vai assistir, como em uma videolocadora? É como um canal de tv? Se for já não é tão bom...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9291 Online: 20 de Novembro de 2012, 00:07:04 »
Sobre o Netflix, alguém tem? Compensa? Existem cópias dubladas e legendadas ou somente legendadas? É muito devassado? quero dizer,  sempre é publicado o que você assistiu no Facebook ou em outra comunidade?

Derfel e seu vício em filmes X-rated  :nao3:
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9292 Online: 20 de Novembro de 2012, 00:19:47 »
Você não seleciona o que vai assistir, como em uma videolocadora? É como um canal de tv? Se for já não é tão bom...

Você seleciona como numa videlocadora e assiste na hpra que quiser, pause, rebobina e avança. Só que o catálogo vai mudando e esses programas entram e saem do catálogo, mas ficam bastante tempo disponíveis.

Lembrando que a itnerface te mostra alguns títulos, mas você pode usar a busca por palavras que encontra bem mais coisa.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9293 Online: 20 de Novembro de 2012, 06:32:07 »

Derfel e seu vício em filmes X-rated  :nao3:
:vergonha:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9294 Online: 20 de Novembro de 2012, 07:17:42 »

Se o formato das galáxias é imposto pela gravidade, quando a matéria se expandiu e se "reorganizou" em forma de galáxias, tal como é o universo hoje, quer dizer que este formato é o de maior entropia possível?

O formato do universo em galáxias tem a entropia maior do que teria se fosse um grande plasma?

Se isso for verdade, então nem sempre a entropia pode ser associada à desorganização. Essa conclusão é viável?

Algum físico vai responder o famado?
Foto USGS

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9295 Online: 20 de Novembro de 2012, 09:28:36 »

Estou meio sem tempo no momento para responder em detalhes. Mas trata-se de uma pergunta bastante interessante, nem um pouco trivial e, só pra contar o final da história: sim, nem sempre uma maior entropia está associada a uma aparente maior desorganização.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9296 Online: 20 de Novembro de 2012, 10:05:10 »

Sim, Famado. Entropia não pode ser associado ao uso comum da palavra desorganização. A desordem quando se fala de entropia refere-se aos microestados que constituem o macroestado do sistema. Ou seja, é uma desordem microscópica, não macroscópica. Tenho uma postagem bem antiga sobre isso, explicando o conceito de desordem usando uma analogia com um baralho, vou reproduzir abaixo.

Se você quer entender a relação da formação de estrelas com o aumento da ordem visível e da entropia, é só pensar em termos de degradação de energia. Para a matéria se aglomerar e formar estrelas foi necessário a realização de trabalho pela força gravitacional. Parte desse trabalho foi convertido em calor no processo. Mas esse processo é irreversível, você não consegue converter totalmente a energia térmica gerada em trabalho. Essa parte perdida corresponde ao aumento de entropia. Em outras palavras "é uma energia que foi e não volta mais".

Então você tem um aumento da ordem visível às custas do aumento da entropia. Esse não é o "maior estado de entropia possível" porque ainda não alcançou o equilíbrio termodinâmico.

Abaixo o texto que eu postei já há alguns anos:

Citação de: O Pensador
O que seriam sistemas isolados?
Sistemas adiabáticos, isto é, sem troca de calor com a vizinhança.

Na realidade um sistema isolado,como nosso universo,
é unicamente o conjunto ou a associaçâo de sistemas abertos.O universo nâo é uma substância ou fenomêno material mas a totalidade de substâncias físicas.Além disso,
 a entropia pode ser revertida em alguns sistemas mas a entropia geral de  todos os sistemas termodinâmicos envolvidos no processo de transformaçâo de energia sempre aumenta pois a reversâo é excessâo à regra.
A entropia do sistema+vizinhança sempre aumenta, ou seja, pode haver diminuição local da entropia às custas do aumento da entropia na vizinhança. A segunda lei implica que a entropia do conjunto sistema+vizinhança tem que aumentar e não que tem que aumentar nos dois, sistema e vizinhança, ao mesmo tempo.

Quanto à entropia gerar efeitos apenas à nível microsópio,
Não foi isso o que eu disse. O que eu disse é que a segunda lei, como medida de desordem, se refere a uma desordem microscópica e não macroscópica. O que é bem diferente da frase acima.

eu proponho um questionamento:Se todos os microestados que constitum os macroestados do sistema apresentam desordem gradativa procedente do aumento de  entropia,

Sua interpretação está errada. Os microestados não apresentam aumento de desordem devido ao aumento de entropia.
Cada macroestado pode ser obtido por um certo número de microestados, a evolução de um sistema, passando de um macroestado associado a um menor número de microestados para um associado a um maior número de microestados é que constitui o aumento de entropia e o aumento de desordem.

Pode ser feita uma analogia usando um baralho comum de 56 cartas.
Você poderia ter um estado inicial altamente ordenado, constituido por cartas em seqüência e separadas por naipe, este seria o seu macroestado. Como existem 4 naipes, então você teria 24 formas diferentes de produzir a maior ordem possível. Ou seja, você tem 24 microestados associados a esse macroestado.
Conforme você vai embaralhando as cartas, elas vão assumindo outras configurações. Por uma simples questão de probabilidade elas tendem a assumir configurações mais desordenadas, já que existem em maior número do que as ordenadas, ou seja, tendem a assumir o macroestado que pode ser obtido pelo maior número possível de microestados. As cartas completamente "fora de ordem" correspondem ao macroestado que pode ser obtido com o maior número de combinações possíveis, ou seja, o maior número de microestado possíveis.
Com isso também é possível ver porque a segunda lei se refere a sistemas isolados. Se a cada vez que você embaralhasse trocasse metade das cartas por dois naipes ordenados (interação do sistema com a vizinhança), a desordem do sistema diminuiria. Por outro lado, a desordem do sistema+ambiente aumentaria.

entâo o macroestado do sistema apresentará um crescimento de desordem,uma estabilizaçâo ou um decréscimo de desordem?
Essa pergunta perde o sentido, dada ao erro de interpretação do que significa aumento de desordem. Aumento de desordem significa passar de um macroestado que pode ser obtido por um pequeno número de microestados para um macroestado mais provável, associado a um grande número de microestados.

Agora, se você se refere ao que comumente chamamos de desordem, não em sentido microscópico da física, mas a desordem que pode ser comumente vista, ela pode aumentar, continuar estável ou diminuir, com o aumento da entropia. Por exemplo, a formação de um planeta à partir de poeira e gás é um aumento da ordem visível. Um ser vivo é um exemplo tanto de aumento de ordem visível, como de diminuição da entropia no sistema às custas do aumento da entropia da vizinhança. Outro exemplo é se você colocar dois blocos de metal a temperaturas diferentes em um recipiente termicamente isolado. Com o passar do tempo eles vão chegar a uma situação de equilíbrio termodinâmico, ou seja, a entropia será máxima, sem que seja notada nenhuma mudança na ordem visível.

E mesmo que o aumento de entropia nâo seja infinito ele nâo implica necessariamente num obstáculo instransponível para a evoluçâo dos sistemas abertos dado que a entropia(desordem) geral sempre aumenta?
Como já disse, a entropia local (do sistema) pode diminuir com o conseqüente aumento da entropia da vizinhança.

Como pode haver um processo de complexibilizaçâo em tais condiçôes de desordem?

Como também já disse, aumento da desordem microscópica não está relacionada necessariamente ao aumento da desordem macroscópica.

Por exemplo, foi demonstrado por Ilya Prigogine que determinados sistemas abertos não lineares, a princípio desordenados, quando levados para uma situação distante do equilíbrio termodinâmico tendem a se organizar espontaneamente. Como a obtenção e manutenção dessa ordem depende justamente das trocas com o ambiente, ou seja, dos processos dissipativos que ocorrem devido ao sistema ser aberto, foram chamadas de "estruturas dissipativas".
Isso rendeu a Prigogine o Nobel de química de 1977 e trouxe mais perto da compreensão humana o fenômeno de surgimento da vida, ou seja, o fenômeno do surgimento de um sistema altamente organizado espontaneamente à partir de condições distantes do equilíbrio termodinâmico.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9297 Online: 20 de Novembro de 2012, 15:11:57 »
Nao tinha visto a pergunta, mas estou meio sem tempo, talvez responda hoje à noite.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9298 Online: 21 de Novembro de 2012, 13:54:06 »
Obrigado Ângelo Melo pela resposta. Foi muito útil e esclarecedor.

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #9299 Online: 21 de Novembro de 2012, 14:20:28 »
Eis uma questãozinha que sempre me incomodou:

Os exames de DNA costumam ostentar a possibilidade de acerto em 99,99%.
Eu nunca gostei de afirmativas desse tipo e sempre me cheirou excesso, desconhecimento e exagero de quem arrota esse número.

Há evidência matemática, estatística ou científica para esse valor? Ou apenas virou moda falar assim?

Existe um sabonete no mercado, chamado Protex, que garante que elimina 99,9% das bactérias da pele. Não seria propaganda enganosa no caso de que esse número não esteja correto?

Quero crer que esse tipo de afirmação não tem base científica e é usado indiscriminadamente para apregoar elevadíssimo grau a alguma coisa, quer seja de segurança, confiabilidade, etc.

Estou certo?
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!