Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016048 vezes)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #9300 Online: 21 de Novembro de 2012, 14:24:27 »
Eis uma questãozinha que sempre me incomodou:

Os exames de DNA costumam ostentar a possibilidade de acerto em 99,99%.
Eu nunca gostei de afirmativas desse tipo e sempre me cheirou excesso, desconhecimento e exagero de quem arrota esse número.

Há evidência matemática, estatística ou científica para esse valor? Ou apenas virou moda falar assim?

Existe um sabonete no mercado, chamado Protex, que garante que elimina 99,9% das bactérias da pele. Não seria propaganda enganosa no caso de que esse número não esteja correto?

Quero crer que esse tipo de afirmação não tem base científica e é usado indiscriminadamente para apregoar elevadíssimo grau a alguma coisa, quer seja de segurança, confiabilidade, etc.

Estou certo?

Entendo como uma forma de dizer que "é quase certeza absoluta" ou "deu certo até agora, mas não fazemos a minima ideia de quando dará errado". E entendo que este numero seja uma estimativa apenas...
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9301 Online: 21 de Novembro de 2012, 14:39:08 »
Obrigado Ângelo Melo pela resposta. Foi muito útil e esclarecedor.

O Ângelo já lhe respondeu muito bem, mas eu gostaria de citar um exemplo de um sistema para o qual um aumento de entropia leva a uma aparente diminuição da desordem - isso porque o aumento no número de microsestados fica invisível para nossos olhos: trata-se do ovo.

É o seguinte: vamos considerar a clara de um ovo cru. Ela consiste essencialmente de moléculas de proteína, no caso, albuminas, suspensas em uma solução aquosa. Essas proteínas têm a forma de uma longa cadeia de aminoácidos enrolada (em condições normais de temperatura e pressão, claro). Note que essas proteínas não podem se enrolar de qualquer maneira - as forças entre os átomos da cadeia a força a se enrolar de uma maneira bem específica. Ao olho nú, a clara parece bastante desordenada. Só que se você cozinhar esse ovo, a clara se solidifica, parecendo ficar mais ordenada! Só que essa ordem aparente esconde um enorme aumento no número de microestados acessíveis a esse sistema: acima de uma certa temperatura as proteínas se desdobram (mudam de conformação) e ficam emaranhadas umas com as outras.

Imagine uma caixa cheia de novelos de lã - se eles estiverem enrolados, o conteúdo da caixa pode "fluir", isto é, você pode literalmente verter esses novelos de uma caixa para outra. Porém, se eles estiverem emaranhados, eles tenderão a formar uma rede e isso os torna menos "fluidos". No caso da clara do ovo ainda existe o fato de que essa rede de proteínas emaranhadas prendem a água, formando a consistência característica do ovo cozido. Nessa nova fase, existe um grande aumento de entropia, pois existem muito mais maneiras dessas proteínas ficarem emaranhadas do que se elas estivessem enroladas. É por isso que esse processo é irreversível.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9302 Online: 21 de Novembro de 2012, 14:44:10 »

Eu nunca gostei de afirmativas desse tipo e sempre me cheirou excesso, desconhecimento e exagero de quem arrota esse número.

Há evidência matemática, estatística ou científica para esse valor? Ou apenas virou moda falar assim?

Existe um sabonete no mercado, chamado Protex, que garante que elimina 99,9% das bactérias da pele. Não seria propaganda enganosa no caso de que esse número não esteja correto?

Quero crer que esse tipo de afirmação não tem base científica e é usado indiscriminadamente para apregoar elevadíssimo grau a alguma coisa, quer seja de segurança, confiabilidade, etc.

Estou certo?

Existe uma discussão bem interessante sobre a precisão de testes de DNA no livro "O andar do bêbado", de Leonard Mlodinov. Pena que não o tenho comigo no momento, mas vou dar uma olhada. Por hora, basta saber que esse número pode estar correto dadas certas condições. Sobre o sabonete, por incrível que pareça eu estava com essa mesma dúvida quando ouvi seu anúncio no supermercado ontem. Vou dar uma pesquisada.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #9303 Online: 21 de Novembro de 2012, 14:50:30 »

Um tempo atrás fizeram um teste para avaliar a capacidade esterilizante de diversos sabonetes, inclusive o Protex, e chegou-se à conclusão que nenhum deles é eficiente contra bactérias. Mas na prática eles limpam, certamente devido ao seu poder desengordurante, que leva as bactérias para o ralo.

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #9304 Online: 21 de Novembro de 2012, 15:00:05 »
Que feio! Justamente o Protex, que traz no seu rótulo a capacidade de eliminar 99,9% das bactérias, foi o mais mal avaliado, ou seja, conseguiu a proeza de ser um dos que menos protege contra as bactérias, segundo o teste apontado por Digão.

E Dr. Manhattan, estarei na expectativa também das suas conclusões.
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #9305 Online: 21 de Novembro de 2012, 15:03:03 »
Acho que trata-se de um caso claro de propaganda enganosa. Não é pequeno o número de pessoas que compram esses produtos influenciadas pelo que leem nos rótulos.
Se ele não cumpre o que diz, está lesando o consumidor, levando-o a erro.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9306 Online: 21 de Novembro de 2012, 18:06:12 »

Vou esperar o posto do Dr. Manhattan sobre a discussão do livro, que me parece bem interessante. Mas posso adiantar para você que sim, esses números são baseados em dados científicos e não chutados.

No caso, baseado na freqüência conhecida de determinados alelos (versões diferentes de um mesmo gene, devido a mutações) em uma dada população.

Por exemplo, suponha que você esteja comparando dois dna para ver se coincidem. Você compara o mesmo locus nos dois dna e encontra o mesmo alelo a e a freqüencia desse alelo na população é de 1/10, ou 10%. Então a chance das amostras serem de duas pessoas diferentes ao invés do mesmo doador é de 10%.

Agora, suponha que você pesquise outro locus nos dna e descubra que ambos possuem o mesmo alelo b, e que a freqüência dele na população também seja de 1 em cada 10 indivíduos, ou seja, 10%.

Com essa freqüência e com dois alelos coincidentes, você tem então uma probabilidade de 1/10 x 1/10 = 1/100, ou 1% de que as amostras pertençam a dois indivíduos diferentes ao invés do mesmo.

Quanto mais loci você comparar nas amostras de dna, maior a precisão. Atualmente, se não me engano, faz-se a comparação usando 13 loci no mínimo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9307 Online: 21 de Novembro de 2012, 18:07:26 »
Que feio! Justamente o Protex, que traz no seu rótulo a capacidade de eliminar 99,9% das bactérias, foi o mais mal avaliado, ou seja, conseguiu a proeza de ser um dos que menos protege contra as bactérias, segundo o teste apontado por Digão.

Menos mal...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #9308 Online: 21 de Novembro de 2012, 18:36:57 »
Mas posso adiantar para você que sim, esses números são baseados em dados científicos e não chutados.

Obrigado, Angelo Melo. Depois dessas explicações eu vou tentar domar o meu incômodo que sempre me ocorre quando ouço essa expressão: "99,99% de certeza".

(Puxa vida, mesmo depois das explicações e da minha vontade, movida pela lógica, em engolir o número, ainda confesso ser difícil.  :|)

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #9309 Online: 22 de Novembro de 2012, 14:32:57 »
Alguém sabe que construção é essa? Fica no Rio de Janeiro. Eu estava indo para o Espaço Cultural da Marinha, vi essa construção em uma praça e fotografei, mas não sei do que se trata.

Rio de Janeiro (68) por Toalha42, no Flickr

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9310 Online: 22 de Novembro de 2012, 14:52:32 »
O nome da praça ajudaria bastante.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9311 Online: 22 de Novembro de 2012, 15:08:03 »
Alguém sabe que construção é essa? Fica no Rio de Janeiro. Eu estava indo para o Espaço Cultural da Marinha, vi essa construção em uma praça e fotografei, mas não sei do que se trata.

Rio de Janeiro (68) por Toalha42, no Flickr

Praça XV de Novembro. Esse é o Chafariz de Mestre Valentim.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a_Quinze_de_Novembro_(Rio_de_Janeiro)

Cara... google é deus...:|
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #9312 Online: 22 de Novembro de 2012, 16:33:06 »
Que maluquice é essa?

The Longest Word in English (Pronounced)

Longest word in English
From Wikipedia, the free encyclopedia

e mais:

O nome químico de Titina (imensos filamentos de polipeptídeos) é a maior palavra do mundo com 189.819 letras!
São quase 200 mil letras!

A pergunta:

É sério isso? Essa coisa toda procede?
Ou é algum delírio de um universo paralelo, inventando palavras como se não existisse amanhã?

Como se não bastasse, tem doido que se propõe a ler tamanha loucura:

<a href="http://www.youtube.com/v/NFR-ADakI-c" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/NFR-ADakI-c</a>

(acho que chega de internet por hoje)...

ufa!

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #9313 Online: 22 de Novembro de 2012, 16:36:33 »
Quem quiser "ler" a tal palavra, ela está aqui.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9314 Online: 22 de Novembro de 2012, 20:06:39 »
Em português são: Anticonstitucionalissimamente (29 letras), Oftalmotorrinolaringologista (28 letras), Inconstitucionalissimamente (27 letras) e Otorrinolaringologista (22 letras).

Como termo técnico é a Titina também em português. Porém existem ainda as palavras fictícias Lopadotemakhoselakhogaleokranioleipsanodrimypotrimmatosilph iokarabomelitokatakekhymenokikhlepikossyphophattoperisteral ektryonoptekephalliokinklopeleiolagōiosiraiobaphētraganopte rygṓn (182 letras - um prato em uma obra de Aristófanes) e a  pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, dicionarizada, com 46 letras e trata-se da silicose.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maiores_palavras_da_l%C3%ADngua_portuguesa

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #9315 Online: 22 de Novembro de 2012, 20:16:40 »
Em português são: Anticonstitucionalissimamente (29 letras), Oftalmotorrinolaringologista (28 letras), Inconstitucionalissimamente (27 letras) e Otorrinolaringologista (22 letras).

Como termo técnico é a Titina também em português. Porém existem ainda as palavras fictícias Lopadotemakhoselakhogaleokranioleipsanodrimypotrimmatosilph iokarabomelitokatakekhymenokikhlepikossyphophattoperisteral ektryonoptekephalliokinklopeleiolagōiosiraiobaphētraganopte rygṓn (182 letras - um prato em uma obra de Aristófanes) e a  pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, dicionarizada, com 46 letras e trata-se da silicose.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maiores_palavras_da_l%C3%ADngua_portuguesa

Puxa vida, Derfel, estou vendo que a coisa complica também para o lado de cá.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #9316 Online: 23 de Novembro de 2012, 16:44:10 »

Que burro eu sou. Basta digitar "rio de janeiro praça" na busca por imagens.  :vergonha:

Não sei onde li, acho que em algum post do Snow. Um lance sobre fazer procuras utilizando uma imagem. Tipo, tenho uma imagem e não sei do que se trata, ai sei lá como eu utilizo essa imagem pra fazer a procura. To viajando ou tem isso mesmo?

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #9317 Online: 23 de Novembro de 2012, 16:48:05 »

Que burro eu sou. Basta digitar "rio de janeiro praça" na busca por imagens.  :vergonha:

Não sei onde li, acho que em algum post do Snow. Um lance sobre fazer procuras utilizando uma imagem. Tipo, tenho uma imagem e não sei do que se trata, ai sei lá como eu utilizo essa imagem pra fazer a procura. To viajando ou tem isso mesmo?

Copia a URL da imagem, cola na barra de pesquisa e muda a busca de 'contextual' para 'por imagem'.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #9318 Online: 23 de Novembro de 2012, 16:51:34 »

Copia a URL da imagem, cola na barra de pesquisa e muda a busca de 'contextual' para 'por imagem'.

Que trampo...
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #9319 Online: 23 de Novembro de 2012, 16:51:50 »

Também existe o http://www.tineye.com/

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9320 Online: 23 de Novembro de 2012, 17:09:46 »

Na verdade, entrei no Google maps e vi a praça mais próxima do espaço cultural. ;P
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #9321 Online: 23 de Novembro de 2012, 17:12:49 »

Que trampo...

Trampo? É bem melhor do que outros motores de busca que utilizam somente a semelhança de imagens. No google também é considerado tempo que a imagem está na internet e são priorizadas as imagens com o máximo de texto relevante sobre ela na mesma página ou site em que tiver incorporada.
Se acha dificultoso é sõ não pesuisar. :hihi:
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9322 Online: 23 de Novembro de 2012, 17:18:21 »
É so cliclar e arrastar a imagem na busca do google por imagens
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9323 Online: 23 de Novembro de 2012, 18:27:51 »

Muito interessante, não conhecia. Legal também as "imagens visualmente semelhantes", já fizeram isso com os avatares do povo daqui?

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #9324 Online: 23 de Novembro de 2012, 18:42:02 »

Muito interessante, não conhecia. Legal também as "imagens visualmente semelhantes", já fizeram isso com os avatares do povo daqui?

Fiz com o meu para testar e veio essa foto do Dave Grohl como imagem semelhante... :biglol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x