Autor Tópico: Espíritos e pessoas, opiniões…  (Lida 41577 vezes)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: Espíritos e pessoas, opiniões…
« Resposta #275 Online: 03 de Julho de 2008, 23:46:51 »
deve ser só conversa pra não sentirem vergonha das presepadas que fazem. Aí dizem pros outros que não lembram, e o cara diz que não acredita;
 aí ele diz que você não sentiu pra saber;
 aí você da o beneficio da duvida;
 aí você começa a tentar sentir e não consegue;
 então um dia você manda todo mundo tomar no c... e para de perder tempo com essas besteiras. hehe

"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #276 Online: 06 de Julho de 2008, 09:10:43 »
Dança, canto, cansaço, barulho, perturbação, bebidas.... Isso não é novo...

Uma cosia engraçada é que mesmo povos antigos e distantes uns dos outros, os rituais são geralmente semelhante como o beto descreveu: Gritos, dança e etc.... Por que será? :?

*Sua cara formigou, pois tinha o orixá do "catêteiê" ao seu lado..... Só lhe observando.... :diabo:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #277 Online: 06 de Julho de 2008, 10:25:16 »
Porque os seres humanos tem praticamente os mesmos hormônios e organismos em qualquer lugar :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #278 Online: 07 de Julho de 2008, 22:07:57 »
É, ets devem dançar diferente.... :hihi: Mas sério:

A combinação desses itens (dança, barulho e etc) para mim é algo bem complexo... Tudo veio por meio de contato entre os povos, seja lá de aneira for....?

A vontade de dançar, por exemplo. É algo estranho.... Se vc dança para queimar calorias, por exemplo, esse ato se torna racional.... Mas e a vontade que vem "do nada"....? Será algo inerente a raça humana....? :o

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #279 Online: 08 de Julho de 2008, 05:12:13 »
Eu vejo como um impulso mais biológico do que cultural.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #280 Online: 08 de Julho de 2008, 08:27:21 »
Concordo. Deve ser por aí mesmo... :?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #281 Online: 09 de Julho de 2008, 13:37:36 »
...
Bom, passou bastante tempo e minha mediunidade não se manifestou, e enquanto isso eu começava a me interessar por outras coisas. Assistia O Mundo de Beakman, lia Superintessante (naquele tempo ela ainda tinha qualidade) e comecei a me interessar pelos livros e pelo pensamento de Carl Sagan. Aprimorei meu raciocínio crítico, descobri o que era o ceticismo, o que era ciência e o que era pseudociência - e começava a encontrar no espiritismo cada vez mais sintomas de pseudociência. Tinha chegado à conclusão de que a minha ilusão com um livro não foi nada mais do que uma ilusão provocada pelo sono e que o único motivo que tinha me levado a pensar outra coisa foi minha vontade de me sentir especial. Tinha também começado o processo irreversível que me levaria ao ateísmo.
...

O texto do uiliníli é fantastico. Muito bem escrito. Revela um talento especial para escrever. Eu respeito profundamente a sua experiência.
Contudo, gostaria de destacar algumas coisas:

O parágrafo que evidenciei mostra que vcs têm uma religião. Ela se chama ateísmo/ceticismo/agnosticismo/materialismo. O deus desta religião é cada pessoa para cada pessoa. Religião é uma palavra que vem do latim "religare". É a tentativa do homem se religar a Deus. No caso, o ceticismo faz a religação de vocês com vosso deus, vocês!
Eu conheci uma vez um ateu que não seguia uma união de ateus, como vcs o fazem. Ele estudou comigo nos anos 80. Fazíamos engenharia. Ele era do partido comunista angolano. Se vc perguntasse se ele ara ateu ele dizia "eu não". Mas se perguntasse "você acredita em Deus?", ele dizia "Deus não existe". Ele era tão ateu que não concebia a idéia de Deus. Ele simplesmente vivia à revelia de qualquer crença religiosa. Não meditava sobre a idéia de um deus, simplesmente passava ao largo. Isso é diferente de vcs. Vejo um monte de questionamentos e um monte de dúvidas. Formam uma organização que nada mais é do que mais uma opção religiosa, com caracteristicas intrinsecas, linguajar próprio, idéias sistematizadas. Vcs quase tem um manual!

Estou aprendendo muito aqui.
« Última modificação: 09 de Julho de 2008, 14:00:19 por famado »

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #282 Online: 09 de Julho de 2008, 13:49:04 »
Novamente este papo que ateísmo e ceticismo sao crenças?

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #283 Online: 09 de Julho de 2008, 13:57:17 »
Eu, na qualidade de divindade (segundo o forista famado) desejo que todos vocês morram!

Provem do meu poder divino, malditos!

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #284 Online: 09 de Julho de 2008, 13:58:16 »
Esse papo é velho? Eu não sabia. Mas é meio por aí. Foi a conclusão que tirei ao ler o texto do uiliníli.

Novamente este papo que ateísmo e ceticismo sao crenças?

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #285 Online: 09 de Julho de 2008, 14:04:24 »
famado.

Defina: Deus e deus.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #286 Online: 09 de Julho de 2008, 15:13:17 »
Para um cristão como eu, Deus é o Deus judaico-cristão e deus, são os demais, crido pelas outras crenças não judaico-cristãs. Há que ser observado porém, que o judaísmo se desfiliou. Deixou de ser crente no verdadeiro e único Deus, por ter desprezado a Jesus.

famado.

Defina: Deus e deus.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #287 Online: 09 de Julho de 2008, 16:19:09 »
Deus é o Deus judaico-cristão e deus, são os demais, crido pelas outras crenças não judaico-cristãs. Há que ser observado porém, que o judaísmo se desfiliou. Deixou de ser crente no verdadeiro e único Deus, por ter desprezado a Jesus.
se você tivesse nascido em determinados locais do globo, você não teria essa opinião.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #288 Online: 09 de Julho de 2008, 17:40:12 »
...
Bom, passou bastante tempo e minha mediunidade não se manifestou, e enquanto isso eu começava a me interessar por outras coisas. Assistia O Mundo de Beakman, lia Superintessante (naquele tempo ela ainda tinha qualidade) e comecei a me interessar pelos livros e pelo pensamento de Carl Sagan. Aprimorei meu raciocínio crítico, descobri o que era o ceticismo, o que era ciência e o que era pseudociência - e começava a encontrar no espiritismo cada vez mais sintomas de pseudociência. Tinha chegado à conclusão de que a minha ilusão com um livro não foi nada mais do que uma ilusão provocada pelo sono e que o único motivo que tinha me levado a pensar outra coisa foi minha vontade de me sentir especial. Tinha também começado o processo irreversível que me levaria ao ateísmo.
...

O texto do uiliníli é fantastico. Muito bem escrito. Revela um talento especial para escrever. Eu respeito profundamente a sua experiência.
Contudo, gostaria de destacar algumas coisas:

O parágrafo que evidenciei mostra que vcs têm uma religião. Ela se chama ateísmo/ceticismo/agnosticismo/materialismo. O deus desta religião é cada pessoa para cada pessoa. Religião é uma palavra que vem do latim "religare". É a tentativa do homem se religar a Deus. No caso, o ceticismo faz a religação de vocês com vosso deus, vocês!
Eu conheci uma vez um ateu que não seguia uma união de ateus, como vcs o fazem. Ele estudou comigo nos anos 80. Fazíamos engenharia. Ele era do partido comunista angolano. Se vc perguntasse se ele ara ateu ele dizia "eu não". Mas se perguntasse "você acredita em Deus?", ele dizia "Deus não existe". Ele era tão ateu que não concebia a idéia de Deus. Ele simplesmente vivia à revelia de qualquer crença religiosa. Não meditava sobre a idéia de um deus, simplesmente passava ao largo. Isso é diferente de vcs. Vejo um monte de questionamentos e um monte de dúvidas. Formam uma organização que nada mais é do que mais uma opção religiosa, com caracteristicas intrinsecas, linguajar próprio, idéias sistematizadas. Vcs quase tem um manual!

Estou aprendendo muito aqui.

Falar que temos uma religião é uma trapalhada semântica. Com a mesma trapalhada, conseguimos confundir virtualmente qualquer afirmação consistente.

Já postei isso:

Bach criava com certa constância de temas, Mozart era inconstante.
Atrapalhado semanticamente: Mozart era constante nas suas inconstâncias.

Bole sua afirmação, eu faço uma trapalhada semântica com ela...

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #289 Online: 10 de Julho de 2008, 00:08:34 »
Famado, você considera o conceito de divindade importante para uma religião?

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #290 Online: 10 de Julho de 2008, 06:45:32 »

Para um cristão como eu, Deus é o Deus judaico-cristão e deus, são os demais, crido pelas outras crenças não judaico-cristãs.

Você foi muito genérico, mas deu pra entender que esses deuses são personagens para serem chamados assim deveriam possuir poderes sobrenaturais, correto?

Então como você diz que somos os deuses de nossa própria religião (ateísmo e ceticismo) e que esses deuses são também os deuses que foram (ou ainda são) cultuados em crenças antigas? Ou que nós ateus apenas compartilhamos as mesmas características desses deuses antigos?

Você entendeu o que eu quero dizer? Para definir algo como religião, ela exige que seja cultuado pelo menos um deus e que haja interação entre eles, aí é que entra o termo "religare", uma conexão óbvia. Já o termo deus, para ser atribuído a alguém é necessário que este tenha algo de sobrenatural, ou seja, que tenha poderes acima a dos humanos. É um conceito genérico, onde entraria aí como deus até mesmo o super-homem, duendes, papai-noel e todas as outras figuras com poderes não-humanos ou de força descomunal.

Ainda acha que os ateus são os deuses de sí mesmos? Reflita, acho que você usou o termo errado.

Logo, tirando o termo deus de um contexto não há mais como encaixar algo como sendo uma religião.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #291 Online: 10 de Julho de 2008, 09:34:38 »
Sei lá, essa pergunta é muito difícil.

Famado, você considera o conceito de divindade importante para uma religião?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #292 Online: 10 de Julho de 2008, 10:42:17 »
E não seria talvez difícil porque o conceito de divindade é em si difícil de definir e de entender?

Religião é uma atividade concreta, com metas relativamente claras.  Mas muitas vezes é confundida com a crença e até mesmo com a crença em Deus, o que é vago ao ponto de só causar confusão.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #293 Online: 10 de Julho de 2008, 18:04:04 »

Para um cristão como eu, Deus é o Deus judaico-cristão e deus, são os demais, crido pelas outras crenças não judaico-cristãs.

Você foi muito genérico, mas deu pra entender que esses deuses são personagens para serem chamados assim deveriam possuir poderes sobrenaturais, correto?

Então como você diz que somos os deuses de nossa própria religião (ateísmo e ceticismo) e que esses deuses são também os deuses que foram (ou ainda são) cultuados em crenças antigas? Ou que nós ateus apenas compartilhamos as mesmas características desses deuses antigos?

Você entendeu o que eu quero dizer? Para definir algo como religião, ela exige que seja cultuado pelo menos um deus e que haja interação entre eles, aí é que entra o termo "religare", uma conexão óbvia. Já o termo deus, para ser atribuído a alguém é necessário que este tenha algo de sobrenatural, ou seja, que tenha poderes acima a dos humanos. É um conceito genérico, onde entraria aí como deus até mesmo o super-homem, duendes, papai-noel e todas as outras figuras com poderes não-humanos ou de força descomunal.

Ainda acha que os ateus são os deuses de sí mesmos? Reflita, acho que você usou o termo errado.

Logo, tirando o termo deus de um contexto não há mais como encaixar algo como sendo uma religião.

Gostei. Ou Deus, ou super-poderes, como não tem tristeza, não sentir frio ou fome, ver a verdadeira realidade (SIC), etc..
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #294 Online: 10 de Julho de 2008, 20:29:08 »
Acho que não usou o termo errado não.... O que ele quer é - Coisa que não é muito nova... - dizer que de alguma forma acreditamos em deus.... Triste, mas verdade....
A quantidade de pessoas que não conseguem admitir que existe ateus é foda....

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #295 Online: 10 de Julho de 2008, 21:42:52 »
Não. Eu acredito que existem ateus sim. Mas vcs se comportam com um certo padrão. Olhe só:
1 - Há uma linguagem própria;
2 - Um jeito sarcástico comum ao grupo;
3 - São nerds;
4 - Uma boa quantidade, senão todos, se desiludiu em outras religiões;
.
.
.
10 - imagino que o gosto musical seja o mesmo;
.
.
.

Por isso eu repeti essa coisa velha, que já ouviram mil vezes, que vcs formam uma opção religiosa.

Acho que não usou o termo errado não.... O que ele quer é - Coisa que não é muito nova... - dizer que de alguma forma acreditamos em deus.... Triste, mas verdade....
A quantidade de pessoas que não conseguem admitir que existe ateus é foda....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #296 Online: 10 de Julho de 2008, 21:48:25 »
Não. Eu acredito que existem ateus sim. Mas vcs se comportam com um certo padrão.

Essa sua impressão é equivocada.  Quem me dera nós tivéssemos essa uniformidade...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #297 Online: 10 de Julho de 2008, 22:00:23 »
Não. Eu acredito que existem ateus sim. Mas vcs se comportam com um certo padrão. Olhe só:
1 - Há uma linguagem própria;
2 - Um jeito sarcástico comum ao grupo;
3 - São nerds;
4 - Uma boa quantidade, senão todos, se desiludiu em outras religiões;
.
.
.
10 - imagino que o gosto musical seja o mesmo;
.
.
.

Por isso eu repeti essa coisa velha, que já ouviram mil vezes, que vcs formam uma opção religiosa.

O que vc citou no máximo nos coloca como um grupo, não uma religião. Somos céticos, e os céticos costumam:

- Utilizar a lista de falácias
- Solicitar evidências
- Solicitar fontes
- Não acreditar em papai noel

Então, vc está olhando isso e nos achando parecidos. Quando alguém conta a estória do papai noel vamos reagir com descrença porque é... bem, é uma estória de papai noel, e é obvio que papai noel não existe, que Odin não existe, e que seu deus não existe.

Agora, em coisas mais complexas, temos pontos de vista completamente distintos.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #298 Online: 10 de Julho de 2008, 22:18:59 »
O que é a lista de falácias?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #299 Online: 10 de Julho de 2008, 22:20:28 »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!