Autor Tópico: Espíritos e pessoas, opiniões…  (Lida 41575 vezes)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
Re: Espíritos e pessoas, opiniões…
« Resposta #225 Online: 26 de Agosto de 2007, 11:05:13 »
Citação de: Betinho
Eu não estou muito interessado no que você acha, Leafar!!!!!!!!!!!!

Ah... Desculpa.... Esse era aquele tópico que era para a gente não postar... :hihi:

É que passa algum tempo e eu esqueço.... :hihi:

Boa sorte para sua amiga.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #226 Online: 30 de Setembro de 2007, 00:16:51 »
Acho que minha amizade com essa amiga esfriou... as conversas dela foram "piorando progressivamente" à medida que ela foi se aprofundando nos trabalhos do terreiro... ela já tem uma miríade de "guias espirituais", exu, caboclo, erê, iemanjá... vê e fala com eles o tempo todo... e hoje foi a gota d'água, uma tia dela faleceu por causa de um aneurisma e a própria falecida, já morta, "falou" com ela dizendo que estava bem e que estava com mais um monte de gente lá "no outro lado", inclusive o caboclo e o exu da minha amiga. Eu finalmente não aguentei mais e disse que não acreditava em nem um PIO de nada que ela me contava, e quando ela disse que não deixaríamos de ser amigos por causa disso eu respondi que supunha que não, mas a verdade é que eu não tenho certeza. Estou muito triste.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #227 Online: 27 de Outubro de 2007, 23:07:25 »
miríade de guias espirituais falando com a pessoa o tempo todo... cada qual com uma identidade diferente... quadro de esquizofrenia, com muita chance de certeza...
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #228 Online: 29 de Junho de 2008, 03:22:31 »
A minha amizade com essa amiga da umbanda vai indo, voltou a um estado de homeostase, até porque eu me tornei mais palatável pra discutir sem compromisso sobre credos e espiritualidade...

Enfim, em fevereiro fiz um amigo que logo me contou que era do candomblé e com ele eu não fiz nenhuma grosseria nem nada, até porque são situações BEM diferentes você ter uma amiga culta, inteligente, legal, doutoranda em filosofia, etc, que parece que DE REPENTE passou a ouvir vozes de espíritos, e conhecer um homem que desde o início já lhe diz que é do candomblé, além deu passar a conviver com ele pessoalmente, diferente da minha amiga do Rio, com quem eu já estive duas vezes mas praticamente só convivo pela Internet. Pra ela é fácil dizer "você é doida" pelo MSN, pra ele fica super chato falar "acho isso um monte de maluquice" tomando uma cerveja, além do mais ele é bastante educado e afável.

O que eu fiz?? Apresentei os dois pelo MSN e, claro, eles já tiveram aaaaaltos ti-ti-tis e bate-papos ESPIRITUAIS sobre diferenças e semelhanças entre umbanda e candomblé, sobre orixás, entidades, falanges, espíritos, incorporações e o caralho a quatro. Agora eu tenho DOIS amigos macumbeiros em DOIS cultos afro diferentes!

Mas AGORA é que a porca vai mugir, porque esse amigo me convidou pruma festa de caboclo no terreiro dele na quarta e eu vou de curioso! NUNCA estive em um terreiro... e fico com medinho! Porque sou ateu e cético mas acho que, sei lá, e se eu BOLAR NO ORIXÁ, como falam, BAIXAR O SANTO em mim?? Porque se o transe mediúnico/"incorporação" é um fenômeno psicológico muito real, como sabemos que é, eu também posso estar sujeito a ele porque também TENHO uma mente, ora, e pelas histórias que os outros contam ele não depende necessariamente da credulidade nas entidades porque várias pessoas dizem "eu NÃO ACREDITAVA MESMO, mas quando fui lá e o ORIXÁ ME PEGOU..." Quer dizer, dá MUITO MEDO pensar que a sua mente possa se rebelar contra você mesmo e de repente você tá lá no meio dançando e girando e não é "você" porque você "incorporou" ou está em TRANSE!! Com que CARA eu vou ficar com minha amiga que eu já discuti e tudo chamando ela de louca se eu disser "é, o ORIXÁ ME PEGOU LÁ"??? Pelo menos o amigo mais recente, do candomblé, acho que nem sabe que sou ateu/cético, quando converso com ele eu procuro falar de modo neutro!

Vocês acham que o fato deu ter medo de entrar em transe me torna MAIS SUSCETÍVEL a entrar em transe e o "orixá me pegar"??? Tipo assim, "eu não acredito MAS TENHO MEDO, logo no fundo, NO FUNDO eu acredito um POUQUINHO em orixás e espíritos, logo estou suscetível a ser 'incorporado' porque não sou TÃO cético e ateu assim"! E de repente todas as pessoas que contam as histórias de "eu não acreditava mas o orixá me pegou" eram assim também?? Ou vocês acham que não tem NADA a ver??? Que a suscetibilidade a transes mediúnicos/"incorporações" está relacionado a outros fatores???

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #229 Online: 29 de Junho de 2008, 07:53:36 »
Cara, vá para assistir. Não parece que o seu amigo esteja querendo "provar" nada. Quanto à susceptibilidade, bem... pode acontecer. Mas aí o máximo que você vai ter de aturar vão ser seus amigos com aquela cara de "eu não te disse?" :roll:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #230 Online: 29 de Junho de 2008, 08:53:08 »
Vocês acham que o fato deu ter medo de entrar em transe me torna MAIS SUSCETÍVEL a entrar em transe e o "orixá me pegar"???

Sim. Isso é lógico (Não o "orixá", é claro...). Dois rápidos exemplos: Nem fodendo fico assim, sou ateu. Nem fodendo meu pai fica assim, é teísta. A semelhança entre nós é que somos seguros quanto aos nossos posicionamentos. Ele não acredita e não segue nenhuma religião, mas acredita em deus. Eu não acredito em nenhum fenômeno babáu. Ponto.

Nunca participei em si de um terreiro, mas tenho algumas dicas: Assim como os evangélicos, ele vai te intimidar. O pai-de-santo vai circular na grupo de pessoas e sempre buscar um "novato". Aquele que mostrar "medo" nos olhos, é o alvo. Sempre vai ficar olhando pra vc com aquele ar de misterioso que conhece o lado "babau" da coisa.... Sempre tentando mostrar que sabe algo sobre vc.... Quanto mais vc olha, mais ele vai te intimidar de alguma forma...
Se vc se posiciona visivelmente cético/investigador ou, melhor ainda, ateu, ele nem vai te incomodar... Vai buscar outra vítima - No máximo vai ficar com aquele ar de "vou botar uma macumba tão forte em vc que vai cair os pêlos do zóvos quando sair daqui".

Mas.... eu diria que vc é ateu da boca para fora....  :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #231 Online: 29 de Junho de 2008, 09:43:29 »
Fui numa loja de umbanda e camdomblé em Sorocaba e me encontrei com uma mãe de santo e conversamos como se eu também fosse entendido no assunto (e de fatou sou  :hihi:). Estavamos falando sobre os livros e eu mostrei um livro que eu tenho em casa e que estava a venda na loja, Dogma e ritual de alta magia. Tinha os livros de São Cipriano que fiquei curioso.

A minha dica para o processo mediúnico é utilizar a tecnica da passividade ativa, que é a incorporação sem a perda da consciência. Até conversei com uma tia espírita e ela me disse também fazem assim agora. Ainda mais sendo céticos e ateus o lance fica muito mais fácil.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #232 Online: 29 de Junho de 2008, 10:12:00 »
Citação de: Bucetê
Vocês acham que o fato deu ter medo de entrar em transe me torna MAIS SUSCETÍVEL a entrar em transe e o "orixá me pegar"???

Sim. Isso é lógico (Não o "orixá", é claro...). Dois rápidos exemplos: Nem fodendo fico assim, sou ateu. Nem fodendo meu pai fica assim, é teísta. A semelhança entre nós é que somos seguros quanto aos nossos posicionamentos. Ele não acredita e não segue nenhuma religião, mas acredita em deus. Eu não acredito em nenhum fenômeno babáu. Ponto.

Nunca participei em si de um terreiro, mas tenho algumas dicas: Assim como os evangélicos, ele vai te intimidar. O pai-de-santo vai circular na grupo de pessoas e sempre buscar um "novato". Aquele que mostrar "medo" nos olhos, é o alvo. Sempre vai ficar olhando pra vc com aquele ar de misterioso que conhece o lado "babau" da coisa.... Sempre tentando mostrar que sabe algo sobre vc.... Quanto mais vc olha, mais ele vai te intimidar de alguma forma...
Se vc se posiciona visivelmente cético/investigador ou, melhor ainda, ateu, ele nem vai te incomodar... Vai buscar outra vítima - No máximo vai ficar com aquele ar de "vou botar uma macumba tão forte em vc que vai cair os pêlos do zóvos quando sair daqui".
Tipo assim... era isso que eu ia dizer :D.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #233 Online: 29 de Junho de 2008, 13:03:59 »
Em um terreiro de candomblé tradicional o pai ou mãe-de-santo não fica circulando , escolhendo as pessoas que vai "induzir" a "bolar no santo". Ele / ela fica no seu assento , onde recebe os cumprimentos dos filhos-de -santos . dependendo de qual seja a cerimônia também pode ter o seu orixá manifestado.
Os fenômenos de transe na platéia ocorrem em momentos diferentes do ritual , até porque estas pessoas não são "feitas" ,e estão na dependência da música e da dança que têm um alto potencial de induzir estados alterados de consciência em quem for susceptível.
Já participei de cerimônias de candomblé ( saída de Iaô , festa de caboclo...) e , em um terreiro decente ( ou seja tradicionalista) , é um espetáculo bem bonito. Nesta época não era ateu ( estava na Umbanda) e nem por isso balancei.
Acho que será uma experiência interessante para você Betinho , mas vá de mente aberta para observar.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 29 de Junho de 2008, 13:53:48 »
Fui numa loja de umbanda e camdomblé em Sorocaba e me encontrei com uma mãe de santo e conversamos como se eu também fosse entendido no assunto (e de fatou sou  :hihi:). Estavamos falando sobre os livros e eu mostrei um livro que eu tenho em casa e que estava a venda na loja, Dogma e ritual de alta magia. Tinha os livros de São Cipriano que fiquei curioso.

A minha dica para o processo mediúnico é utilizar a tecnica da passividade ativa, que é a incorporação sem a perda da consciência. Até conversei com uma tia espírita e ela me disse também fazem assim agora. Ainda mais sendo céticos e ateus o lance fica muito mais fácil.

Poderia explicar melhor como funciona a técnica da passividade ativa?  :?
Incorporação (?) sem perda da consciência? Quer dizer, duas personalidades simultâneas e conscientes num chat-show mental?  :olheira:
Ainda mais sendo céticos e ateus o lance fica muito mais fácil. Que lance? Mais fácil o que, cara pálida?

Por favor, seja objetivo, se utilizar termos conscientiológicos ou projeciológicos tenha a bondade de nos explicar.  :ok:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #235 Online: 29 de Junho de 2008, 14:05:16 »
Num r
Em um terreiro de candomblé tradicional o pai ou mãe-de-santo não fica circulando , escolhendo as pessoas que vai "induzir" a "bolar no santo". Ele / ela fica no seu assento , onde recebe os cumprimentos dos filhos-de -santos . dependendo de qual seja a cerimônia também pode ter o seu orixá manifestado.
Os fenômenos de transe na platéia ocorrem em momentos diferentes do ritual , até porque estas pessoas não são "feitas" ,e estão na dependência da música e da dança que têm um alto potencial de induzir estados alterados de consciência em quem for susceptível.
Já participei de cerimônias de candomblé ( saída de Iaô , festa de caboclo...) e , em um terreiro decente ( ou seja tradicionalista) , é um espetáculo bem bonito. Nesta época não era ateu ( estava na Umbanda) e nem por isso balancei.
Acho que será uma experiência interessante para você Betinho , mas vá de mente aberta para observar.

Num reveillon, na praia, uma pessoa "possuida", vestida de branco e fumando charuto com uma garrafa de cachaça na mão, circulava dançando ao som de tambores, encarando as pessoas que assistiam formando uma roda. De repente, essa figura focaliza uma moça que estava ao meu lado, se dirige a ela e derrama quase um litro de cachaça na cabeça dela. Logo em seguida, chama um "colaborador" vestido de branco e dá uma ordem: "Pode atear fogo". O "colaborador" então tenta convencer aquela figura possuída por algum espírito de porco que não é possível sair ateando fogo nas pessoas. A moça sumiu assustada.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #236 Online: 29 de Junho de 2008, 14:09:04 »
Até hoje eu não entendo como uma vela branca ficou preta, isso aconteceu um pouco antes de eu ter me tornado espírita, mas não vou entrar em maiores detalhes.
Acho muito improvável a vela ter sido preparada.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #237 Online: 29 de Junho de 2008, 15:13:20 »

Poderia explicar melhor como funciona a técnica da passividade ativa?  :?
Incorporação (?) sem perda da consciência? Quer dizer, duas personalidades simultâneas e conscientes num chat-show mental?  :olheira:
Ainda mais sendo céticos e ateus o lance fica muito mais fácil. Que lance? Mais fácil o que, cara pálida?

Por favor, seja objetivo, se utilizar termos conscientiológicos ou projeciológicos tenha a bondade de nos explicar.  :ok:

Por exemplo, eu estando recebendo uma outra consciência, então me afasto do corpo (chamado de descoincidência dos veículos de manifestação) e fico no controle da situação tomando a atividade do meu corpo quando quiser.

Um fenômeno que ilustra bem isso é o do monólogo psicofônico quando uma consciex (consciencia extrafísica, fantasma) utiliza meu aparelho vocálico para me transmitir uma mensagem com total consciência minha de todo o processo comunicativo.

E o ateísmo facilita a não ficar respondendo as dúvidas sobre o acontecimento com o conceito de deus, que é castrador e impede o questionamento. O ceticismo é útil para duvidar de tudo, assim como você deve mesmo duvidar do que estou escrevendo aqui. O mais importante é a experiência pessoal, a cognição factual e afastar todas as possibilidades de devaneio e alunicação, as hipóteses psiquiátricas que são comum em argumentos de quem não vivênciou nenhuma experiência do tipo.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #238 Online: 29 de Junho de 2008, 15:20:03 »
Circulam sim.... Não sei se circulam quando estão "possuídos", mas circulam. É um negócio dele... Tem que render... Pra render tem que ter gente acreditando (Render, seja o objetivo que for: Dinheiro, ser conhecido e etc). Ficar parado não chama muito a atenção, nem causa medo - Logicamente se vc tiver um baita terreiro pode deixar os funcionários fazer o serviço....

Embalando com o Rhyan: Minhas "experiências" babau aconteceram quando criança. Crianças é que são sugestionáveis mesmo.... Vi uma mulher branca no quarto da minha irmã. Vi uma criança no meu quarto. Em todos os casos eu estava me cagando de medo e pensando sobre as porcarias espíritas que minha mãe dizia. Passei bom tempo acreditando que aquilo era real.... Isso por incentivo de minha mãe: "Ela era sua mulher na encarnação passada, ele um menino que sofreu e tatata...". Na verdade não existia porra nenhuma lá....

Costumo agrupar no sentido da palavra placebo esse tipo de coisa. Ver coisas que não estão lá por sugestionabilidade e etc. Um exemplo de agora pouco como o psicológico influi no fisiológico: Costumo fazer cócegas na minha namorada. Se eu levantar o braço dela, mesmo sem fazer nada, ela sente cócegas. Quando isso acontece falo isso que estou me referindo aqui (O que me intriga é que mesmo eu dizendo que não vou fazer cócegas, ela não consegue deixar o braço levantado comigo perto.... Qualquer movimento meu, cócegas... ô coisa pra me intrigar.... :lol:).

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #239 Online: 29 de Junho de 2008, 15:35:26 »
Argumentos psicológicos são bem mais leves que os psiquiátricos. Menos mal  :lol:

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #240 Online: 29 de Junho de 2008, 16:06:41 »
Num reveillon, na praia, uma pessoa "possuida", vestida de branco e fumando charuto com uma garrafa de cachaça na mão, circulava dançando ao som de tambores, encarando as pessoas que assistiam formando uma roda. De repente, essa figura focaliza uma moça que estava ao meu lado, se dirige a ela e derrama quase um litro de cachaça na cabeça dela. Logo em seguida, chama um "colaborador" vestido de branco e dá uma ordem: "Pode atear fogo". O "colaborador" então tenta convencer aquela figura possuída por algum espírito de porco que não é possível sair ateando fogo nas pessoas. A moça sumiu assustada.

Reveillon é o pior local para se ter idéia do funcionamento de um casa de culto afro por que é uma zorra.Tem desde terreiros tradicionais ( mais de umbanda do que candomblé) até aqueles que misturam búzios com tarô e ufologia.Algumas casas tradicionais inclusive não fazem atividades na praia na virada do ano.
Estou me referindo a um terreiro organizado , sendo que no candomblé tradicional as sessões públicas são poucas e restritas a ocasiões especiais , diferente da umbanda onde há sessões regulares para consultas.Os fenômenos de alteração da consciência na platéia são derivados do contexto do ritual , os ogãs intervem quando a pessoa  já está bolando para evitar que ela se machuque ou atrapalhe a dança dos filhos-de-santo já manifestados.

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #241 Online: 29 de Junho de 2008, 17:35:35 »
Cara, vá para assistir. Não parece que o seu amigo esteja querendo "provar" nada. Quanto à susceptibilidade, bem... pode acontecer. Mas aí o máximo que você vai ter de aturar vão ser seus amigos com aquela cara de "eu não te disse?" :roll:

É claro que ele não quer me "provar" nada, ele não é ESSE TIPO de pessoa embora eu saiba que nesses cultos afro gente assim exista como em qualquer credo, ele me convidou porque ele ama profundamente o candomblé e quer que eu conheça!

E gente me dizendo "eu não te disse?" não é "o máximo" que eu vou ter que aguentar, imagine se eu me tornar um FAMOSO EXPONENTE DO ATEÍSMO E DO CETICISMO e no futuro alguém revele meu passado "SUJO" de pessoa que até bolar no orixá bolou?? Sem contar que eu me sentiria totalmente cara-de-pau e ridículo falando pros outros "espíritos não existem, isso é coisa da cabeça" SABENDO que eu mesmo bolei num orixá, porque mesmo que eu ache que foi coisa da MINHA cabeça, os outros que não são céticos e ateus NUNCA vão acreditar, vão me acusar de "cego que não quer ver", etc. E é claro que eu vou acabar tendo que dizer uma hora "sim, bem, eu já bolei num orixá" porque não seria JUSTO eu ficar calado sobre isso numa conversa sobre espíritos e orixás (pra mim não seria).

Dois rápidos exemplos: Nem fodendo fico assim, sou ateu. Nem fodendo meu pai fica assim, é teísta. A semelhança entre nós é que somos seguros quanto aos nossos posicionamentos. Ele não acredita e não segue nenhuma religião, mas acredita em deus. Eu não acredito em nenhum fenômeno babáu. Ponto.

E as pessoas que dizem "eu não acreditava em NADA DISSO, mas quando fui lá o orixá ME PEGOU", se elas dizem que antes eram SUPER-atéias e blá blá?? Como aquelas histórias de turistas estrangeiros que NUNCA viram um ritual de candomblé na vida e chegam lá e BOLAM NO ORIXÁ?? Você acha que elas NÃO eram céticas de verdade ou você acha que mesmo céticas, algumas pessoas são sugestionáveis como qualquer ser humano falível e mortal?

Eu também fico pensando, e se eu ficar me repetindo o tempo todo "sou ATEU, NÃO acredito, sou CÉTICO, NÃO acredito, sou ATEU, NÃO acredito, sou CÉTICO, NÃO acredito" milhões de vezes, o fato deu ficar repetindo não é porque na verdade NÃO sou e PRECISO ficar me repetindo preu achar que sou??

Mas.... eu diria que vc é ateu da boca para fora....  :)

Talvez, mas pra todos os efeitos vou continuar dizendo que sou, hehehe!

Exatamente, a música, o RITMO, os batuques, os cantos SÃO a resposta porque eles influem na mente! Não sei minha mente é assim TÃO influenciável apesar deu adorar música, não me sinto com a consciência muito alterada numa boate, por exemplo, com aquele barulho gigantesco, luzes piscando e fumaça, mas DÁ pra perceber que aquele ambiente e aqueles estímulos sonoros, luminosos e olfativos promovem uma alteração, mesmo que sutil, na sua cabeça!! No MEU caso, é SUTIL mesmo, mas já estive em boates várias vezes e num terreiro vai ser a primeira, de repente o ambiente novo, as pessoas vestidas diferente (todas de branco), o tipo diferente de música me faz da uma ziquizira, sei lá.

O mais importante é a experiência pessoal, a cognição factual e afastar todas as possibilidades de devaneio e alunicação, as hipóteses psiquiátricas que são comum em argumentos de quem não vivênciou nenhuma experiência do tipo.

"Experiência pessoal", oooooooooooooooh. Outra pessoa respondeu pra mim já:

Vi uma mulher branca no quarto da minha irmã. Vi uma criança no meu quarto. todos os casos eu estava me cagando de medo e pensando sobre as porcarias espíritas que minha mãe dizia. Passei bom tempo acreditando que aquilo era real.... Isso por incentivo de minha mãe: "Ela era sua mulher na encarnação passada, ele um menino que sofreu e tatata...". Na verdade não existia porra nenhuma lá....
Costumo agrupar no sentido da palavra placebo esse tipo de coisa. Ver coisas que não estão lá por sugestionabilidade e etc.

"Experiência pessoal" em termos de modo de se obter conhecimento confiável se traduz assim pra mim = M-E-R-D-A. O quanto valem as experiências mediúnicas de minha amiga na umbanda pra mim? Valem MERDA. O quanto valem as incorporações de cablocos, pombas-giras e orixás do meu amigo do candomblé pra mim? Valem MERDA. As MINHAS preocupações com minha hipotética "experiência pessoal" são: 1) - perda de controle sobre mim mesmo; 2) - a pequena e maligna voz interior que sussurra que TALVEZ eu não seja cético e ateu NO DURO. De qualquer forma, o medo que eu tenho é muito mais da primeira do que da segunda.

Então não venha com "experiências pessoais" pra cima de mim, leia Dawkins quando ele explica as três formas RUINS de se SABER alguma coisa: por tradição, por autoridade e por REVELAÇÃO = "experiência/intuição" pessoais.

Estou me referindo a um terreiro organizado , sendo que no candomblé tradicional as sessões públicas são poucas e restritas a ocasiões especiais , diferente da umbanda onde há sessões regulares para consultas.

É assim mesmo nesse terreiro do meu amigo, tem um calendário de festas abertas ao público e o calendário pras pessoas da casa, muito mais cheio, claro!

Ontem minha amiga, falando sobre falanges, me disse que tem um espírito (guia, sei lá) HINDU, "mas nem por isso eu saio dizendo que existem falanges de hindus", achei isso TÃO hilário... porque, percebam, ela, como fã dos Beatles, também curte muito influências culturais orientalóides como as indianas "descobertas" por George Harrison e também sempre gostou de filosofia oriental e ler textos sagrados orientais e figurinos orientais, blá blá, essa coisa toda. Logo, CLARO, ela tem um espírito HINDU! QUANTAS pessoas na umbanda tem espíritos HINDUS?? COMO ela não vê a obviedade de que os espíritos dela são criados pela própria cabeça dela??? Impressionante isso!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #242 Online: 29 de Junho de 2008, 17:50:17 »
A "Experiência pessoal" foi para mostrar quanto isso pode afetar uma pessoa... Não tinnha naad lá.... Era só ter lido o resto.

Vc tem medo de perder o controle, como disse, por quê..?

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #243 Online: 29 de Junho de 2008, 18:17:10 »
Sei lá, porque sim. Sou o tipo de pessoa que detesta NÃO estar no controle de si mesmo, como minha mãe. Minha mãe é assim, sabe aquelas dinâmicas de grupo que as pessoas sentam em círculo e fecham os olhos ouvindo uma música suave enquanto alguém as lidera verbalmente por um cenário imaginário de praia, jardim, cachoeira, o caralho que seja? Minha mãe não "consegue" ir a lugar nenhum, ela fica querendo só abrir o olho pra ver como as outras pessoas estão! Uma colega dela uma vez numa dinâmica dessas nem "voltou", ficou lá de olho fechado e chorando silenciosamente enquanto o profissional ia "trazendo-a de volta", pra ilustrar a diferença entre os tipos das pessoas! Acho MÍNIMAS as possibilidades de que minha mãe "bolasse num orixá" e ela nem atéia é.

Eu na verdade parece que tenho essa característica ainda mais forte do que ela, porque ela ainda bebe uns drinques e fica meio "alta" e eu bebo bem menos e as alterações no meu comportamento com a quantidade de álcool que bebo são mínimas, rir um pouco mais, falar um pouco mais alto, etc., talvez até por não gosta do sabor do álcool. Eu não gosto da idéia de "viajar" em nada e é por isso que mesmo tendo estado com um baseado ao alcance da mão, nem o toquei e não tenho vontade e também não acho que usaria nenhuma outra droga mesmo podendo. Talvez no meu caso seja porque meu comportamento já pareça drogado sem droga, com risos sem sentido por causas de maluquices idiotas o tempo todo girando dentro da minha cabeça.

Por ISSO tudo que eu tenho medo de perder o controle, é simplesmente um medo natural de pessoas desse tipo, acho, não gostamos de não estar no nosso próprio comando, logo tememos tudo que possa nos fazer perder o controle, seja químico ou psicológico. Outras pessoas devem ter uma AFINIDADE NATURAL com estados de consciência "sem controle", uma afinidade natural com o ato de "viajar", entrar em "transe", "incorporar", outro tipo de personalidade, talvez. Ou ao invés da personalidade, acho que isso deve se relacionar com alguma propriedade mais obscura da mente, algo que não esteja no campo relacional mas sim individual.

POR OUTRO LADO, mesmo com medo, o ato de "sair de si" exerce uma certa sedução, uma certa atração inexplicável bem lá no fundo da mente junto com o temor. Talvez gente que deteste "perder o controle" seja assim porque traz dentro de si um poço de coisas que ela não quer deixar sair, talvez coisas muito RUINS. Deixar o controle por algum tempo pode ser como uma liberação, uma "folga" do trabalho de guardar tudo isso dentro de si.

Sei lá. Só sei que sou cético e ateu. Acho.

Ah, sim! E...

A "Experiência pessoal" foi para mostrar quanto isso pode afetar uma pessoa... Não tinnha naad lá.... Era só ter lido o resto.

Eu só tinha quotado a sua mensagem dos espíritos pra responder AO ADRIANO sobre como a "experiência pessoal" não significa NADA do ponto de vista do conhecimento confiável, achei que isso tinha ficado claro em minha mensagem. Pode representar pro conhecimento "interior" ao qual a palavra "confiável" acho que nem se aplica.
« Última modificação: 29 de Junho de 2008, 18:20:21 por BetinhOzinhO »

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #244 Online: 29 de Junho de 2008, 18:31:20 »
Bom Betinho , "bolar no santo" pode acontecer mesmo com alguém como você que ateu ateu e cético. Estados alterados de consciência são fenômenos neurológicos indutíveis em boa parte dos seres humanos e que , dentro das religiões tradicionais que as usam , tem um forte valor simbólico e integrativo para a psique.
Seria problema se , em ocorrendo contigo , você passasse a considerar isso uma evidência da existência de entidades transcendentais   , o que não acho que seja o caso.[

POR OUTRO LADO, mesmo com medo, o ato de "sair de si" exerce uma certa sedução, uma certa atração inexplicável bem lá no fundo da mente junto com o temor. Talvez gente que deteste "perder o controle" seja assim porque traz dentro de si um poço de coisas que ela não quer deixar sair, talvez coisas muito RUINS. Deixar o controle por algum tempo pode ser como uma liberação, uma "folga" do trabalho de guardar tudo isso dentro de si.

Sei lá. Só sei que sou cético e ateu. Acho.

Acho que este é o cerne do seu receio , a sensação de perda do controle consciente.Mas nós não somos seres integralmente conscientes , mesmo sendo racionais e  , no nosso caso céticos , o inconsciente existe e se manifesta. Talvez o que você deva se interrogar é porque do medo tão grande da perda do controle.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #245 Online: 29 de Junho de 2008, 18:58:12 »
Bom Betinho , "bolar no santo" pode acontecer mesmo com alguém como você que ateu ateu e cético. Estados alterados de consciência são fenômenos neurológicos indutíveis em boa parte dos seres humanos e que , dentro das religiões tradicionais que as usam , tem um forte valor simbólico e integrativo para a psique.

Você quer dizer que pode ser até bom, gostoso e divertido??

Seria problema se , em ocorrendo contigo , você passasse a considerar isso uma evidência da existência de entidades transcendentais   , o que não acho que seja o caso.[

É, provavelmente não, se eu ouvisse vozes ou algo assim ia encará-las como Stephen King diz encará-las: ele diz que sempre escutou vozes dentro da cabeça, principalmente de pessoas que ele CONHECE mesmo, desde criança, e que são todas simplesmente parte da própria mente dele e de como ela se relaciona consigo mesma e com o mundo. É como se ele falasse consigo mesmo usando vozes de outras pessoas, aparentemente. Nos livros dele isso também acontece com alguns personagens e é bem interessante!

Acho que este é o cerne do seu receio , a sensação de perda do controle consciente.Mas nós não somos seres integralmente conscientes , mesmo sendo racionais e  , no nosso caso céticos , o inconsciente existe e se manifesta. Talvez o que você deva se interrogar é porque do medo tão grande da perda do controle.

Sei lá, as pessoas cometem atos insanos quando estão fora de controle, tem gente que até MATA o outro! E se eu matar alguém??? Difícil isso acontecer no contexto de uma cerimônia afro, mas é aquele princípio, se você não sabe o que está fazendo, pode fazer QUALQUER coisa. Acho que isso é medo da LOUCURA. Medo de perder a sanidade, de se perder pra sempre no labirinto da loucura, às vezes sinto que minha sanidade mental é frágil como uma camada de gelo fino em um lago congelado, quem pode saber a pressão que ela aguenta??

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #246 Online: 29 de Junho de 2008, 18:58:40 »
Não tenha medo e vai "na fé" ;-)

Acho que vale pela experiência cultural.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #247 Online: 29 de Junho de 2008, 19:05:01 »

Eu só tinha quotado a sua mensagem dos espíritos pra responder AO ADRIANO sobre como a "experiência pessoal" não significa NADA do ponto de vista do conhecimento confiável, achei que isso tinha ficado claro em minha mensagem. Pode representar pro conhecimento "interior" ao qual a palavra "confiável" acho que nem se aplica.
Existe um tratado sobre projeciologia e um programa de pesquisa científico em franco desenvolvimento com essa abordagem ontológica e epistemológica diferenciada. Merda por merda o uso de psicologismo para explicar o porquê dos outros serem "sugestionáveis" e terem "fraquezas psicológicas" é o cúmulo do uso da experiência pessoal já que normalmente ignoram a psicologia em seu aspecto científico, só se usa isso quando é para "explicar" os "erros cognitivos" dos outros.

E tá na cara que você tá se cagando de medo de ir num local de candomblé. Não deveria ter motivos para isso se a sua convicção de que a consciência/vida é apenas resultado do cérebro físico. Se essa hipótese é verdadeira então tudo o que acontece nesses locais religiosos é maluquice, demência ou alucinação. Não dá para fugir muito disso. O resto é encher linguiça dentro desse contexto. 

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #248 Online: 29 de Junho de 2008, 19:31:57 »
Seja o que for, vá e se ficar "imcumbado" ou não posta aqui hehe.... Só não deve levar esse troço de ter tanto de revelar algo.... Se tem medo de fazer algo ruim - sem uso de drogas - muito provavelmente é porque vc conscientemente pensa algo ruim... Se não, fico com o Adriano: "Estas se cagando de medo".  :lol:

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #249 Online: 29 de Junho de 2008, 19:33:27 »

Você quer dizer que pode ser até bom, gostoso e divertido??

Não , só disse que experimentar um estado alterado de consciência é um evento comum e independe da explicação que damos a ele. Se ele será experimentado como algo bom ou não , depende de cada um e do contexto em que está.

Sei lá, as pessoas cometem atos insanos quando estão fora de controle, tem gente que até MATA o outro! E se eu matar alguém??? Difícil isso acontecer no contexto de uma cerimônia afro, mas é aquele princípio, se você não sabe o que está fazendo, pode fazer QUALQUER coisa. Acho que isso é medo da LOUCURA. Medo de perder a sanidade, de se perder pra sempre no labirinto da loucura, às vezes sinto que minha sanidade mental é frágil como uma camada de gelo fino em um lago congelado, quem pode saber a pressão que ela aguenta??

Nunca soube de alguèm que tivesse "surtado" em uma sessão de candomblé que já não tivesse problemas psiquiátricos antes , e nestes casos os ogãs ( que têm experiência nisso , porque em porta de hospital e templo religioso o que não falta é maluco) cuidam de isolar.
Mas foi bom você tocar neste ponto , já que uma das funçãoes da religião afro é justamente integrar e canalizar a experiência da alteração de consciuência através de seus instrumentos simbólicos , evitando que ela saia do controle e se torne destrutiva para a psique do indivíduo. O universo simbólico em que o adepto do candomblé é inserido o leva a se adaptar e modular as manifestações psíquicas de forma positiva e não negativa , daí que ele passa por um período de aprendizado , que não é um ensino teórico , mas a vivência dos mecanismos de controle através dos rituais  , símbolos e relatos míticos que os embasam.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!