Autor Tópico: Espíritos e pessoas, opiniões…  (Lida 41576 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Espíritos e pessoas, opiniões…
« Resposta #250 Online: 29 de Junho de 2008, 19:44:48 »
Porém o simbolismo do candomblé é relacionado a entidades fantasmagóricas, os tais orixás. Cada um tem sua função e existem vários. Eu até acho parecido com a mitologia grega que tem vários deuses. No filme Cafundó existe o personagem Exu que conversa com o protagonista do filme, João de Camargo. Outro personagem desta cultura afro é a Pomba-Gira, responsável pelos relacionamentos sexuais e amorosos.

Aproveitando por esse ângulo concordo que pode ser muito proveitoso sem considerar os estados alterados de consciência (os chamados transes parapsíquicos) como contatos reais com tais entidades e sim uma manifestação inconsciente dos desejos dos indivíduos. Algo como os arquétipos.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #251 Online: 29 de Junho de 2008, 20:21:52 »
E tá na cara que você tá se cagando de medo de ir num local de candomblé. 

Concordo.

Mas não concordo que você vá se você ainda tem dúvidas. Não é uma questão de mostrar que é macho suficiente para desafiar espíritos, demônios ou qualquer outro tipo de entidade sobrenatural por conta de uma convicção (?) pessoal ateísta/cética. É porque você parece, pelo que lí até agora, estar inseguro em relação às suas convicções e pode ser que você seja altamente sugestionável. Se for, é bem possível que você experimente aquilo que você tem medo agora.

Meu conselho é você aprender o truque do mágico. Leia tudo o que você puder sobre hipnose e programação neurolinguistica. Se possível experimente. Procure se conhecer. Peça a ajuda de um profissional qualificado (médico ou psicólogo) para orientá-lo nesse assunto. Depois pode ir sem medo.

E quando for, vai ver que é até bonito mesmo. Só que agora a sua ótica é a teatral.

Nota: Postei alguma coisa em ../forum/topic=16505.0.html sugiro que você assista os vídeos e leia o material recomendado.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #252 Online: 29 de Junho de 2008, 22:17:57 »
Fui numa loja de umbanda e camdomblé em Sorocaba e me encontrei com uma mãe de santo e conversamos como se eu também fosse entendido no assunto (e de fatou sou  :hihi:). Estavamos falando sobre os livros e eu mostrei um livro que eu tenho em casa e que estava a venda na loja, Dogma e ritual de alta magia. Tinha os livros de São Cipriano que fiquei curioso.

A minha dica para o processo mediúnico é utilizar a tecnica da passividade ativa, que é a incorporação sem a perda da consciência. Até conversei com uma tia espírita e ela me disse também fazem assim agora. Ainda mais sendo céticos e ateus o lance fica muito mais fácil.

Poderia explicar melhor como funciona a técnica da passividade ativa?  :?
Incorporação (?) sem perda da consciência? Quer dizer, duas personalidades simultâneas e conscientes num chat-show mental?  :olheira:
Ainda mais sendo céticos e ateus o lance fica muito mais fácil. Que lance? Mais fácil o que, cara pálida?

Por favor, seja objetivo, se utilizar termos conscientiológicos ou projeciológicos tenha a bondade de nos explicar.  :ok:

Por exemplo, eu estando recebendo uma outra consciência, então me afasto do corpo (chamado de descoincidência dos veículos de manifestação) e fico no controle da situação tomando a atividade do meu corpo quando quiser.

Um fenômeno que ilustra bem isso é o do monólogo psicofônico quando uma consciex (consciencia extrafísica, fantasma) utiliza meu aparelho vocálico para me transmitir uma mensagem com total consciência minha de todo o processo comunicativo.

E o ateísmo facilita a não ficar respondendo as dúvidas sobre o acontecimento com o conceito de deus, que é castrador e impede o questionamento. O ceticismo é útil para duvidar de tudo, assim como você deve mesmo duvidar do que estou escrevendo aqui. O mais importante é a experiência pessoal, a cognição factual e afastar todas as possibilidades de devaneio e alunicação, as hipóteses psiquiátricas que são comum em argumentos de quem não vivênciou nenhuma experiência do tipo.

Se afasta do corpo? Quer dizer, sai do corpo (projeção astral?) e fica ao lado observando enquanto outra consciência assume o comando que você permitir? O que você "observa"?
Qual é a garantia que você tem que essa experiência pessoal não é um delírio, uma alucinação? Já lhe passou pela cabeça a possibilidade que você está se auto-enganando? Por que descartar hipóteses psiquiátricas?

Estou duvidando sim. O que você escreveu não faz o menor sentido.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #253 Online: 29 de Junho de 2008, 23:11:35 »
Fui numa loja de umbanda e camdomblé em Sorocaba e me encontrei com uma mãe de santo e conversamos como se eu também fosse entendido no assunto (e de fatou sou  :hihi:). Estavamos falando sobre os livros e eu mostrei um livro que eu tenho em casa e que estava a venda na loja, Dogma e ritual de alta magia. Tinha os livros de São Cipriano que fiquei curioso.

A minha dica para o processo mediúnico é utilizar a tecnica da passividade ativa, que é a incorporação sem a perda da consciência. Até conversei com uma tia espírita e ela me disse também fazem assim agora. Ainda mais sendo céticos e ateus o lance fica muito mais fácil.

Incorporação (?) sem perda da consciência? Quer dizer, duas personalidades simultâneas e conscientes num chat-show mental?  :olheira:
Ainda mais sendo céticos e ateus o lance fica muito mais fácil. Que lance? Mais fácil o que, cara pálida?

Por favor, seja objetivo, se utilizar termos conscientiológicos ou projeciológicos tenha a bondade de nos explicar.  :ok:

Por exemplo, eu estando recebendo uma outra consciência, então me afasto do corpo (chamado de descoincidência dos veículos de manifestação) e fico no controle da situação tomando a atividade do meu corpo quando quiser.

Um fenômeno que ilustra bem isso é o do monólogo psicofônico quando uma consciex (consciencia extrafísica, fantasma) utiliza meu aparelho vocálico para me transmitir uma mensagem com total consciência minha de todo o processo comunicativo.

E o ateísmo facilita a não ficar respondendo as dúvidas sobre o acontecimento com o conceito de deus, que é castrador e impede o questionamento. O ceticismo é útil para duvidar de tudo, assim como você deve mesmo duvidar do que estou escrevendo aqui. O mais importante é a experiência pessoal, a cognição factual e afastar todas as possibilidades de devaneio e alunicação, as hipóteses psiquiátricas que são comum em argumentos de quem não vivênciou nenhuma experiência do tipo.

Se afasta do corpo? Quer dizer, sai do corpo (projeção astral?) e fica ao lado observando enquanto outra consciência assume o comando que você permitir? O que você "observa"?
Qual é a garantia que você tem que essa experiência pessoal não é um delírio, uma alucinação? Já lhe passou pela cabeça a possibilidade que você está se auto-enganando? Por que descartar hipóteses psiquiátricas?

Se não faz sentido o que eu escrevo então não faz sentido você me perguntar mais. A hipótese psiquiátrica é descartada inclusive com o auxílio das comparações indicadas no tratado de projeciologia. É muito importante essa fase de diferenciar a projeção de devaneio ou alucinação assim como diferencia-la de sonho. Além disso em termos epistemológicos a hipótese da consciência ser o cérebro é tão válida quanto a da consciência não ser o cérebro. Temos que ser céticos nos dois sentidos e não dogmáticos num ponto de vista. Devemos avaliar ambas as hipóteses e os materiais bibliográficos disponíveis de ambas hipóteses/teorias.

E no que você acredita? Que a consciência é o cérebro? Tem certeza absoluta disso? Não quero propor verdade alguma mas defendo o direito de existir os programas de pesquisa científica para a estruturação do conhecimento. E defendo isso até mesmo para o criacionismo, mesmo não concordando com estas idéias.

Só acho que ficar qualificando outros indivíduos como problemáticos psiquiatricamente ou psicologicamente para defender uma determinada visão de mundo é algo complicado e que segundo nossas leis pode até ter implicações jurídicas segundo nosso ordenamento legal devido aos direitos da personalidade.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #254 Online: 30 de Junho de 2008, 00:47:18 »

Se não faz sentido o que eu escrevo então não faz sentido você me perguntar mais. A hipótese psiquiátrica é descartada inclusive com o auxílio das comparações indicadas no tratado de projeciologia. É muito importante essa fase de diferenciar a projeção de devaneio ou alucinação assim como diferencia-la de sonho. Além disso em termos epistemológicos a hipótese da consciência ser o cérebro é tão válida quanto a da consciência não ser o cérebro. Temos que ser céticos nos dois sentidos e não dogmáticos num ponto de vista. Devemos avaliar ambas as hipóteses e os materiais bibliográficos disponíveis de ambas hipóteses/teorias.

E no que você acredita? Que a consciência é o cérebro? Tem certeza absoluta disso? Não quero propor verdade alguma mas defendo o direito de existir os programas de pesquisa científica para a estruturação do conhecimento. E defendo isso até mesmo para o criacionismo, mesmo não concordando com estas idéias.

Só acho que ficar qualificando outros indivíduos como problemáticos psiquiatricamente ou psicologicamente para defender uma determinada visão de mundo é algo complicado e que segundo nossas leis pode até ter implicações jurídicas segundo nosso ordenamento legal devido aos direitos da personalidade.

Não disse que "o que você escreve" não faz sentido. Não generalize. Disse que "o que você escreveu" não faz sentido.  O fenômeno da "projeção astral" ainda é um assunto polêmico do ponto de vista científico e me chamou a atenção a forma natural com que você se referiu a ele. Meu questionamento faz parte de uma postura cética.

Na minha opinião, até que me prove o contrário, a consciência está diretamente ligada ao funcionamento do cérebro, isto é, sem cérebro não há consciência, mas concordo com você que a pesquisa científica deve ser incentivada. Em relação ao criacionismo discordo de você pois é inadmissível sustentar essa hipótese do ponto de vista científico.

Ninguém tem o direito de qualificar outros indivíduos principalmente para defender uma determinada visão do mundo, concordo plenamente. Se você entendeu diferente, peço desculpas.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #255 Online: 30 de Junho de 2008, 00:47:57 »
Existe um tratado sobre projeciologia e um programa de pesquisa científico em franco desenvolvimento com essa abordagem ontológica e epistemológica diferenciada blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá

Muito interessante, Adriano!! Então essa é a sua FASE PROJECIOLOGIA, que bom pra você!!

Só não deve levar esse troço de ter tanto de revelar algo....

Hã?

Se tem medo de fazer algo ruim - sem uso de drogas - muito provavelmente é porque vc conscientemente pensa algo ruim...

Bem, SIM, não posso dizer que eu MORRA DE AMORES pelas pessoas em geral!

Não , só disse que experimentar um estado alterado de consciência é um evento comum e independe da explicação que damos a ele. Se ele será experimentado como algo bom ou não , depende de cada um e do contexto em que está.

E se FOR bom, gostoso e divertido, será que pode virar um vício como uma droga?? Talvez seja isso que aconteça com essas pessoas que entram em transes o tempo todo!

Nunca soube de alguèm que tivesse "surtado" em uma sessão de candomblé que já não tivesse problemas psiquiátricos antes , e nestes casos os ogãs ( que têm experiência nisso , porque em porta de hospital e templo religioso o que não falta é maluco) cuidam de isolar.
Mas foi bom você tocar neste ponto , já que uma das funçãoes da religião afro é justamente integrar e canalizar a experiência da alteração de consciuência através de seus instrumentos simbólicos , evitando que ela saia do controle e se torne destrutiva para a psique do indivíduo. O universo simbólico em que o adepto do candomblé é inserido o leva a se adaptar e modular as manifestações psíquicas de forma positiva e não negativa , daí que ele passa por um período de aprendizado , que não é um ensino teórico , mas a vivência dos mecanismos de controle através dos rituais  , símbolos e relatos míticos que os embasam.

Odeio isso de simbólico. Simbólico isso, simbólico aquilo, isso parece Jung e odeio Jung, acho que a tumba de Jung devia ser destruída e ele banido da memória da humanidade pra sempre. E seus livros confiscados e queimados e jogados no mar. NÃO... SUPORTO... CONVERSA... JUNGUIANA, acho uma merda TÃO monumentalmente fedorenta que induz um estado alterado de consciência em mim. Não quero que me falem nada com QUALQUER relação com Jung, ok???

E se eu for "suspenso", já pensou?? Suspenso naquele sentido que eles falam, do orixá estar lá manifestado dançando, aí ele chega em qualquer pessoa que está assistindo e agarra ela e bota em pé, algo assim, aí a pessoa é convidada a entrar pra casa, né isso? Por algum motivo lá que o orixá quis, sei lá como é isso.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #256 Online: 30 de Junho de 2008, 00:56:54 »
Algo como os arquétipos.

MAIS Jung!!!!!

NNNNNNNNÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!

Mas não concordo que você vá se você ainda tem dúvidas. Não é uma questão de mostrar que é macho suficiente para desafiar espíritos, demônios ou qualquer outro tipo de entidade sobrenatural por conta de uma convicção (?) pessoal ateísta/cética. É porque você parece, pelo que lí até agora, estar inseguro em relação às suas convicções e pode ser que você seja altamente sugestionável. Se for, é bem possível que você experimente aquilo que você tem medo agora.

Brrrrrrrrrrrrrrrrr! Friozinho na barriga!! Medo mas com uma excitação crescente!!

Meu conselho é você aprender o truque do mágico. Leia tudo o que você puder sobre hipnose e programação neurolinguistica. Se possível experimente. Procure se conhecer. Peça a ajuda de um profissional qualificado (médico ou psicólogo) para orientá-lo nesse assunto. Depois pode ir sem medo.
E quando for, vai ver que é até bonito mesmo. Só que agora a sua ótica é a teatral.

Eu não quero ler sobre programação neurolinguística porque tive uma professora de cursinho que só falava nisso e eu achei que fedia a marmotagem pseudocientífica maluca. E acho que li no Skeptic Dictionary na net também que programação neurolinguística não tem o menor embasamento ou comprovação científicos e tá mais pra invenção de gente esperta ou iludida com maluquices.

HIPNOSE é diferente mas não tenho tempo pra me consultar com médicos e psicólogos até quarta-feira e eu já decidi que vou nessa festa e acabou porque quero LOGO ver como é, se eu achar um PORRE e não acontecer nada então eu JÁ fui e já sei!

Nota: Postei alguma coisa em ../forum/topic=16505.0.html sugiro que você assista os vídeos e leia o material recomendado.

OK!

O fenômeno da "projeção astral" ainda é um assunto polêmico do ponto de vista científico e me chamou a atenção a forma natural com que você se referiu a ele.

Deixe o Adriano pra lá!! Não lembra que é ELE quem acha que o que ele está lendo no momento é que é o máximo e está certo e desmente tudo que ele leu ontem e que estava errado?? Ele está na FASE PROJECIOLOGIA, só isso, até a próxima fase! Não vale a pena ficar discutindo nada, vamos enfocar o MEU problema aqui.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #257 Online: 30 de Junho de 2008, 19:28:26 »
E as pessoas que dizem "eu não acreditava em NADA DISSO, mas quando fui lá o orixá ME PEGOU", se elas dizem que antes eram SUPER-atéias e blá blá?? Como aquelas histórias de turistas estrangeiros que NUNCA viram um ritual de candomblé na vida e chegam lá e BOLAM NO ORIXÁ?? Você acha que elas NÃO eram céticas de verdade ou você acha que mesmo céticas, algumas pessoas são sugestionáveis como qualquer ser humano falível e mortal?

Eu também fico pensando, e se eu ficar me repetindo o tempo todo "sou ATEU, NÃO acredito, sou CÉTICO, NÃO acredito, sou ATEU, NÃO acredito, sou CÉTICO, NÃO acredito" milhões de vezes, o fato deu ficar repetindo não é porque na verdade NÃO sou e PRECISO ficar me repetindo preu achar que sou??
Xiii, sinto cheiro de apostasia no ar...  :D

O que há hombre? A tua fé não é como uma construção firme sobre a rocha? 8-)

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #258 Online: 30 de Junho de 2008, 20:58:29 »
E as pessoas que dizem "eu não acreditava em NADA DISSO, mas quando fui lá o orixá ME PEGOU", se elas dizem que antes eram SUPER-atéias e blá blá?? Como aquelas histórias de turistas estrangeiros que NUNCA viram um ritual de candomblé na vida e chegam lá e BOLAM NO ORIXÁ?? Você acha que elas NÃO eram céticas de verdade ou você acha que mesmo céticas, algumas pessoas são sugestionáveis como qualquer ser humano falível e mortal?

Eu também fico pensando, e se eu ficar me repetindo o tempo todo "sou ATEU, NÃO acredito, sou CÉTICO, NÃO acredito, sou ATEU, NÃO acredito, sou CÉTICO, NÃO acredito" milhões de vezes, o fato deu ficar repetindo não é porque na verdade NÃO sou e PRECISO ficar me repetindo preu achar que sou??
Xiii, sinto cheiro de apostasia no ar...  :D

O que há hombre? A tua fé não é como uma construção firme sobre a rocha? 8-)

Um abraço.

:amira:   Hummmmmmmmmm :ordem2:

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #259 Online: 01 de Julho de 2008, 00:27:13 »

Nunca soube de alguèm que tivesse "surtado" em uma sessão de candomblé que já não tivesse problemas psiquiátricos antes , e nestes casos os ogãs ( que têm experiência nisso , porque em porta de hospital e templo religioso o que não falta é maluco) cuidam de isolar.
Mas foi bom você tocar neste ponto , já que uma das funçãoes da religião afro é justamente integrar e canalizar a experiência da alteração de consciuência através de seus instrumentos simbólicos , evitando que ela saia do controle e se torne destrutiva para a psique do indivíduo. O universo simbólico em que o adepto do candomblé é inserido o leva a se adaptar e modular as manifestações psíquicas de forma positiva e não negativa , daí que ele passa por um período de aprendizado , que não é um ensino teórico , mas a vivência dos mecanismos de controle através dos rituais  , símbolos e relatos míticos que os embasam.

Odeio isso de simbólico. Simbólico isso, simbólico aquilo, isso parece Jung e odeio Jung, acho que a tumba de Jung devia ser destruída e ele banido da memória da humanidade pra sempre. E seus livros confiscados e queimados e jogados no mar. NÃO... SUPORTO... CONVERSA... JUNGUIANA, acho uma merda TÃO monumentalmente fedorenta que induz um estado alterado de consciência em mim. Não quero que me falem nada com QUALQUER relação com Jung, ok???

E se eu for "suspenso", já pensou?? Suspenso naquele sentido que eles falam, do orixá estar lá manifestado dançando, aí ele chega em qualquer pessoa que está assistindo e agarra ela e bota em pé, algo assim, aí a pessoa é convidada a entrar pra casa, né isso? Por algum motivo lá que o orixá quis, sei lá como é isso.

Se não quer ler uma análise do fenômeno religioso que utiliza elementos da interpretação junguiana , então realmente você NÃO DEVE ler os meus posts  :)
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #260 Online: 01 de Julho de 2008, 00:40:31 »
Se não quer ler uma análise do fenômeno religioso que utiliza elementos da interpretação junguiana , então realmente você NÃO DEVE ler os meus posts  :)

Não existe "interpretação" junguiana, existe idiotice e maluquice junguiana.

Referindo-se ao JUNG, claro, não a você ao usá-la, pra deixar bem claro já que até o CRIADOR do site já foi BANIDO!!!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #261 Online: 01 de Julho de 2008, 01:11:02 »
O que foi lamentável e ninguém gostou de fazer isso, mas regras são regras :-(
« Última modificação: 01 de Julho de 2008, 01:27:55 por Dbohr »

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #262 Online: 01 de Julho de 2008, 11:06:58 »
Em alguns casos é esquizofrenia mesmo...

E em outros seria o que?
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #263 Online: 01 de Julho de 2008, 11:08:36 »
O que foi lamentável e ninguém gostou de fazer isso, mas regras são regras :-(

Ei Dbohr vc teve culhuões.
Parabens.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #264 Online: 01 de Julho de 2008, 11:11:53 »
Porém o simbolismo do candomblé é relacionado a entidades fantasmagóricas, os tais orixás. Cada um tem sua função e existem vários. Eu até acho parecido com a mitologia grega que tem vários deuses. No filme Cafundó existe o personagem Exu que conversa com o protagonista do filme, João de Camargo. Outro personagem desta cultura afro é a Pomba-Gira, responsável pelos relacionamentos sexuais e amorosos.

Aproveitando por esse ângulo concordo que pode ser muito proveitoso sem considerar os estados alterados de consciência (os chamados transes parapsíquicos) como contatos reais com tais entidades e sim uma manifestação inconsciente dos desejos dos indivíduos. Algo como os arquétipos.

Existe ai muito animismo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #265 Online: 01 de Julho de 2008, 11:32:48 »

E em outros seria o que?

Em MUITOS casos é auto-sugestão.  O discurso espírita típico muda e distorce ênfases com tanta sanha que muitos espíritas aprendem rapidamente a duplipensar sem sequer se dar conta.  É, de fato, uma atitude típica do meio espiritualista.

Continua sendo, aliás. 

Você já me perguntou isso algumas vezes, não?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #266 Online: 01 de Julho de 2008, 11:35:50 »

E em outros seria o que?

Em MUITOS casos é auto-sugestão.  O discurso espírita típico muda e distorce ênfases com tanta sanha que muitos espíritas aprendem rapidamente a duplipensar sem sequer se dar conta.  É, de fato, uma atitude típica do meio espiritualista.

Continua sendo, aliás. 

Você já me perguntou isso algumas vezes, não?

Vc quer dizer animismo. É possivel sim.
Agora e quando não se tem nenhuma duvida quanto ao que é informado, somente aquele quem diz ser tem tal conhecimento sobre o que foi dito?
Como ficamos?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #267 Online: 02 de Julho de 2008, 11:34:15 »
E aí, Beto, você foi no terreiro afinal?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #268 Online: 02 de Julho de 2008, 12:34:18 »
Só não deve levar esse troço de ter tanto de revelar algo....
tanto medo de revelar algo...

A pressa é inimiga da perfeição.  :hihi:

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #269 Online: 02 de Julho de 2008, 15:29:13 »
[off - modo curiosidade mata]
por falar em revelar, quem foi o criador expulso???
[/off - modo curiosidade continua matando]
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #270 Online: 02 de Julho de 2008, 20:01:42 »
Vc quer dizer animismo. É possivel sim.

Não, eu quis dizer espiritualista mesmo.  Animismo é algo um tanto diferente, pelo menos da forma como eu o defino.  É simplesmente a crença em espíritos.  Em muitas de suas formas está livre dos problemas que o espiritualismo tem.

Agora e quando não se tem nenhuma duvida quanto ao que é informado, somente aquele quem diz ser tem tal conhecimento sobre o que foi dito?
Como ficamos?

Me cite um exemplo.  Não ficou muito claro do jeito que você descreveu.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #271 Online: 02 de Julho de 2008, 20:58:05 »
[off - modo curiosidade mata]
por falar em revelar, quem foi o criador expulso???
[/off - modo curiosidade continua matando]

../forum/topic=16369.25.html#new

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #272 Online: 03 de Julho de 2008, 13:05:30 »
Até hoje eu não entendo como uma vela branca ficou preta, isso aconteceu um pouco antes de eu ter me tornado espírita, mas não vou entrar em maiores detalhes.
Acho muito improvável a vela ter sido preparada.

Cê tá falando sério? Fui espírita quase a minha vida toda e nunca vi nada de "estranho" acontecer. Sempre tive vontade de presenciar algo anormal, talvez por possuir um olhar muito crítico isto não me foi possível, sei lá!?
Mas conte como foi, estou interessada!

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #273 Online: 03 de Julho de 2008, 21:00:43 »
Nunca fui espírita, ams já participei de um centro. Além de nunca ver nada de babáu lá, vi muita gente pretensiosa.... Não que todos sejam, mas que a maior parte do centro que frequentava era muito "queixo-empinado"...

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #274 Online: 03 de Julho de 2008, 22:43:39 »
Bom, FUI e não teve nada demais mesmo... na verdade se a festa fosse um pouco mais longa eu ia começar a ficar impaciente. Primeiro os filhos de santo entram todos na roda e começam a andar, cantar e dançar, aí um por um começam a baixar seus caboclos, boiadeiro, tupinambá, senhor das matas, blá blá blá, e as caboclas, as Juremas... no começo assusta um pouco quando eles começam a GRITAR, GRITAR mesmo, cada tipo de caboclo tem um gripo de guerra diferente, “ISSA!! ISSA!! ISSA!!” ou “UEEEEEE! UEEEEE! UEEEEE!” ou “HAAAAAU! HAAAAAAU! HAAAAAAU!”, etc, e eles empinam a bunda quando gritam parecendo que vão cagar!! Nessa hora dava vontade de rir!! Aí tem uma hora que saem o pai de santo e alguns filhos e voltam vestidos de caboclo pena dourada, Jurema, caboclo boiadeiro, etc, e o pena dourada e as Juremas usavam cocares de penas e saiotes, ficavam parecendo o pessoal daquele grupo amazonense Carrapicho, que cantava “bate forte o tambor! Eu quero é tic tic tic tic tar!” E aí vão passando umas cumbucas de madeira com a bebida do caboclo dentro, que também chama Jurema, parece um licorzinho muito doce, feito com rapadura, dá pra beber... e aí tem os fogos e continua cantoria e dança, cantoria e dança, cantoria e dança, baixa caboclo em gente da platéia, baixa caboclo em filho de santo de outra casa que foi lá ver a festa, caboclo pra lá, caboclo pra cá, briga de caboclo, caboclo se cumprimentando e abraçando os outros e teve uma que me abraçou inclusive!

Aí depois que os caboclos vestidos se retiram, encerra a festa e depois tem uma cantoria pra Oxalá, um orixá (não sei por quê ele) e nessa cantoria com dança cada filho de santo “bola” no seu próprio orixá, e dançam, cantam, gritam, o escambau. Aí depois é a hora da comida e bebida e fim.

Não aconteceu nada comigo, só fiquei excitado e ansioso da hora da chegada até me acostumar com a cerimônia acontecendo, a não ser quando eu estava no mural lendo um texto sobre como as pessoas são como o milho de pipoca que precisa do FOGO pra RENASCER e senti um leve formigamento no lado direito da minha cara, mas acho que foi só a excitação, hehehe.

Agora eu QUERO entrar em transe, parece engraçado e as pessoas dizem que não se lembram de nada depois! Será que eu se eu for numa festa QUERENDO entrar em transe, eu ENTRO em transe e fico lá gritando e dançando?? Será que eles não se LEMBRAM mesmo de nada ou é só conversa??

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!