Bom, FUI e não teve nada demais mesmo... na verdade se a festa fosse um pouco mais longa eu ia começar a ficar impaciente. Primeiro os filhos de santo entram todos na roda e começam a andar, cantar e dançar, aí um por um começam a baixar seus caboclos, boiadeiro, tupinambá, senhor das matas, blá blá blá, e as caboclas, as Juremas... no começo assusta um pouco quando eles começam a GRITAR, GRITAR mesmo, cada tipo de caboclo tem um gripo de guerra diferente, “ISSA!! ISSA!! ISSA!!” ou “UEEEEEE! UEEEEE! UEEEEE!” ou “HAAAAAU! HAAAAAAU! HAAAAAAU!”, etc, e eles empinam a bunda quando gritam parecendo que vão cagar!! Nessa hora dava vontade de rir!! Aí tem uma hora que saem o pai de santo e alguns filhos e voltam vestidos de caboclo pena dourada, Jurema, caboclo boiadeiro, etc, e o pena dourada e as Juremas usavam cocares de penas e saiotes, ficavam parecendo o pessoal daquele grupo amazonense Carrapicho, que cantava “bate forte o tambor! Eu quero é tic tic tic tic tar!” E aí vão passando umas cumbucas de madeira com a bebida do caboclo dentro, que também chama Jurema, parece um licorzinho muito doce, feito com rapadura, dá pra beber... e aí tem os fogos e continua cantoria e dança, cantoria e dança, cantoria e dança, baixa caboclo em gente da platéia, baixa caboclo em filho de santo de outra casa que foi lá ver a festa, caboclo pra lá, caboclo pra cá, briga de caboclo, caboclo se cumprimentando e abraçando os outros e teve uma que me abraçou inclusive!
Aí depois que os caboclos vestidos se retiram, encerra a festa e depois tem uma cantoria pra Oxalá, um orixá (não sei por quê ele) e nessa cantoria com dança cada filho de santo “bola” no seu próprio orixá, e dançam, cantam, gritam, o escambau. Aí depois é a hora da comida e bebida e fim.
Não aconteceu nada comigo, só fiquei excitado e ansioso da hora da chegada até me acostumar com a cerimônia acontecendo, a não ser quando eu estava no mural lendo um texto sobre como as pessoas são como o milho de pipoca que precisa do FOGO pra RENASCER e senti um leve formigamento no lado direito da minha cara, mas acho que foi só a excitação, hehehe.
Agora eu QUERO entrar em transe, parece engraçado e as pessoas dizem que não se lembram de nada depois! Será que eu se eu for numa festa QUERENDO entrar em transe, eu ENTRO em transe e fico lá gritando e dançando?? Será que eles não se LEMBRAM mesmo de nada ou é só conversa??