Malditas moscas volantes... Isto só tem feito aumentar! Vou ter de fazer ultrassom ocular e mapeamento de retina novamente!
Como é essa coisa (tratamento por ultrassom ocular e mapeamento de retina)? Quais são os resultados? Há recidiva? qual a prevenção possível?
Desculpa, não fui claro.
Não são tratamentos. São exames para verificar se ouve retração do vítreo, problemas com a retina e se é grave (nem sempre é grave). As moscas volantes quando aumentam em quantidade e tamanho [é isto que está acontecendo comigo] são sinais de retração do vítreo (não muito incomum - nem muito preocupante). O problema é que a retração do vítreo pode ocasionar, ou vir acompanhada de racha (rotura) da retina e consequente descolamento ou tração vitreo-retiniana (estes sim são graves). Talvez só esteja ficando velho. Estaria mais preocupado se também tivesse flashes (fotopsia ou fosfenos), que são sinais
claros de descolamento ou tração, mas estes flashes me ocorreram poucas vezes na vida (isto é normal). Fazer exames só para dormir tranquilo (ultrassom ocular e mapeamento de retina). "Exame de fundo do olho" não serve a este propósito.
Não há tratamento recomendado para moscas volantes. Pode fazer vitrectomia, mas isto é último caso (muitas moscas mesmo) e os riscos envolvidos não valem a tentativa na grande maioria dos casos. Não conheci nenhum médico que recomendou tal procedimento. Sempre fazem os exames acima, rotina. Minha preocupação é que aumentou em quantidade e tamanho, principalmente olho direito (mas ainda não me atrapalha).
Prevenção só contra as que surgem por pancadas no olho. Mas não é uma questão de escolha.
Já tive um aumento disto em tempos de adolescência [fiz os exames e não tive problemas] e o médico disse para ficar de olho (literalmente).
Moscas volantes são comuns. Podem surgir e diminuir (e nunca sumir totalmente). O problema é surgir muitas e aumentarem rapidamente. Preocupação...
P.S.: Creio que já passei tempo d+ no oftalmo.