Meu api era hipertenso, por isso em casa acostumamos a usar pouco sal. Junta isso com minha n00bice na cozinha e eu quase sempre esqueço de colocar sal na comida.
Eu passei um bom tempo com minha pressão arterial alta e pior, totalmente assintomática.
Descobri num deste check-ups.
Sedentário como eu era, mudei muito minha rotina de acordo com as minhas recomendações médicas:
a) Ando 45 minutos diariamente, somente no plano, de manhã ou a noite, antes ou depois do trabalho;
b) Apesar de comprar para minha casa, eu evito enlatados, mas sabe como é a esposa: não abre mão de uma seleta de legumes;
c) Reduzi os refrigerantes para uma vez na semana, reaprendi a fazer sucos (sem açucar!);
d) Não utilizo mais o carro durante a semana;
e) Voltei a praticar natação aos sábados e aos domingos, por uma hora (mas as vezes falto, confesso);
f) Voltei a fazer 4 refeições: café da manhã, almoço, café da tarde e janta.
Em 7 meses, perdi 10 quilos. Conforme recomendação médica, perdi peso devagar, sem susto.
E o melhor, minha pressão está estabilizada em 12x8, sem a necessidade de medicamentos.
P.S.: ressalto que segui recomendações médicas conforme os resultados dos meus exames e a dieta sugerida conforme meus hábitos e biotipo.