Autor Tópico: Brigas, porrada, arte marcial, etc  (Lida 166223 vezes)

Offline Bogoton

• Nível 10
  • *
Re: O tópico das lutas
« Resposta #250 Online: 07 de Setembro de 2008, 22:26:14 »
O problema é que não se trata de uma guerra, mas sim de entretenimento/esporte.

Aí como fica?

Não é guerra, mas para lutadores profissionais, que vivem disso, está bem perto.
Os Gracies perderam muito prestígio com as derrotas,  isso sem falar no dinheiro.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #251 Online: 07 de Setembro de 2008, 22:33:12 »
Aposto que perderiam mais prestígio se passassem a lutar sem qualquer consideração pela integridade física do adversário.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #252 Online: 08 de Setembro de 2008, 14:06:46 »
E se uma pessoa fizer judô, karatê ou jiujitsu em uma academia meio ralé, e pegar faixa facilmente... mesmo assim pode ser considerado um bom lutador?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #253 Online: 08 de Setembro de 2008, 14:09:10 »
Se ele luta bem, é um bom lutador.  Para tirar alguma dúvida, basta observá-lo em disputa com outros.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #254 Online: 08 de Setembro de 2008, 16:05:06 »
Seria potencialmente mais dificil essa pessoa conseguir um treinamento adequado caso a academia seja ruim. E como perguntar, alguem que va numa escola sem professores qualificados com aprovacao automatica, essa pessoa pode ser considerado um bom aluno?
"The patient refused an autopsy."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #255 Online: 08 de Setembro de 2008, 16:09:15 »
Não é uma comparação muito exata.  Uma escola não é nem de longe tão competitiva quanto uma academia de lutas.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #256 Online: 08 de Setembro de 2008, 16:14:05 »
Não é uma comparação muito exata.  Uma escola não é nem de longe tão competitiva quanto uma academia de lutas.
Sim, claro. Nao foi uma comparacao muito exata, mas so para ilustrar a ideia.
"The patient refused an autopsy."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #257 Online: 08 de Setembro de 2008, 16:16:06 »
Concordo que para tornar alguém um bom lutador a escolha da academia pode fazer muita diferença.

Mas para aferir, não vejo grande problema.  Uma ou duas lutas contra algum lutador de mérito conhecido já servem para medir a capacidade do mesmo.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #258 Online: 08 de Setembro de 2008, 20:10:01 »
Para quem entende - de maneira geral, qual destas artes você acha mais eficiente: judô ou jiu-jitsu?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #259 Online: 08 de Setembro de 2008, 20:16:11 »
-do é arte, -jutsu é luta.

Para lutar no duro, o Jiu-jitsu (que tem a mesma base do Judô, mas busca ser efetivo em vez de elegante) DEVERIA ser mais eficaz.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #260 Online: 08 de Setembro de 2008, 20:17:14 »
Lembrando que o Judo veio o Jiujitsu dos samurais.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #261 Online: 08 de Setembro de 2008, 20:21:19 »

Acho que é o contrário heim.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #262 Online: 08 de Setembro de 2008, 20:24:05 »
Se ele luta bem, é um bom lutador.  Para tirar alguma dúvida, basta observá-lo em disputa com outros.

Tá, mas um faixa azul de um academia pode ser pior (ou ter recebido com antecedencia a faixa) do que outro que ralou muito pra conquistar a faixa azul em outra academia.

Acho que a graduação por faixa é muito específica e limitada. A faixa não é necessariamente o que o lutador representa.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #263 Online: 08 de Setembro de 2008, 20:25:58 »

Acho que é o contrário heim.

O Jiu Jitsu brasileiro veio do judo, que foi inspirado no jiujitsu dos samurais.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #264 Online: 08 de Setembro de 2008, 20:34:26 »
Agora sim, por que os Gracies se inspiraram no judô, até dizem a lenda que o Gracie que aprimorou o jiu jitsu não praticava o jiu jitsu e sim judô.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #265 Online: 08 de Setembro de 2008, 20:59:21 »
Os Gracies criaram o Jiu Jitsu brasileiro.  Pode não ser o mesmo Jiu Jitsu que se ensina no Japão, mas definitivamente é Jitsu ("luta") e não Judô.

Embora provavelmente muitos deles sejam competentes no Judô também.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #266 Online: 08 de Setembro de 2008, 21:25:55 »
Para quem entende - de maneira geral, qual destas artes você acha mais eficiente: judô ou jiu-jitsu?
Depende. Eficiente para quê? Defesa pessoal, competição esportiva?

Em uma competição esportiva depende das regras. Se a queda perfeita (ippon) termina o confronto, a vantagem com certeza é do judo. Sem tal limitação, o jiujitsu passa a ter vantagem, uma vez que o piso absorve parte do impacto da queda e no chão o lutador de jiujitsu se dá melhor.

Como defesa pessoal o jiujitsu tem suas limitações. Funciona muito bem no 1x1, mas contra mais de um adversário é meio desagradável ter sua cabeça chutada sem parar pelo colega do cara que você está tentando finalizar...

Sem contar que geralmente o piso não vai ser muito adequado. Asfalto, cimento, pedras, cacos de vidro ou pregos no chão, ou chão molhado e/ou enlameado são pontos a considerar.

Para esses casos o judo passa a ter certa vantagem, já que com uma boa queda você pode se livar rapidamente de um oponente sem precisar ir para o chão com ele. Em chão duro, ao contrário do tatame, uma queda pode provocar sérios danos, aleijando ou mesmo sendo fatal.

Mas no caso de mais de um atacante o ideal é você dominar uma arte striker, como karate, kung fu ou kickboxing/muay thai.

E no caso do atacante ter uma faca, fuja! Nunca confie em "defesa pessoal de mãos vazias contra facas", é o caminho mais rápido para vestir o pijama de madeira...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #267 Online: 08 de Setembro de 2008, 21:26:24 »
aquela Gracie que esqueci o nome é uma gracinha... ô delicia...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #268 Online: 08 de Setembro de 2008, 21:28:15 »
Boa resposta Angelo..

Melhor em qual quesito é sempre algo a ser considerado
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #269 Online: 08 de Setembro de 2008, 21:29:22 »
hauhauh a resposta do Angelo é muito boa...

Eu acho que aprender Krav-Magá, Muay Thai e Jiu-Jitsu já ta de bom tamanho...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #270 Online: 08 de Setembro de 2008, 21:46:01 »
Os Gracies criaram o Jiu Jitsu brasileiro.  Pode não ser o mesmo Jiu Jitsu que se ensina no Japão, mas definitivamente é Jitsu ("luta") e não Judô.

Embora provavelmente muitos deles sejam competentes no Judô também.
Jiu Jitsu - ou na romanização preferível atualmente, jujutsu - é um nome genérico para um conjunto de artes marciais heterogêneas. Algo parecido com "kung fu".

Havia centenas de estilos diferentes de jujutsu, alguns focados em quedas, outros em atemi, outros em chaves. Muitos usavam pequenas armas, como facas ou pequenos bastões. Na verdade, o jujutsu era meio que uma arte secundária, algo para ser usado em emergência, quando desarmado ou impossibilitado de pegar sua arma. As artes de manejo de armas, em especial o kenjutsu, eram as vedetes do budo.

O judo nasceu de alguns estilos que Jigoro Kano praticou, em especial o Kito Ryu e o Tenshin Shinyo Ryu, e vários outros que foram incorporados a medida que a Kodokan desafiava outras escolas de jujutsu e convidava seus mestres para ensinar e fazer parte da mesma se a técnica fosse boa.

O jiujitsu brasileiro nasceu dos ensinamentos de Mitsuyo Maeda, judoca que Kano havia enviado para divulgar o judo nos EUA e que acabou percorrendo o mundo e lutando vale-tudo para comprovar a eficiência do judo. Naquela época havia uma ênfase muito maior em luta de chão (newasa) no judo do que atualmente, além de ser mais marcial, e foi exatamente esse tipo de judo que Maeda ensinou para os Gracie.

O fato deles chamarem de jiujitsu é que na verdade judo é um estilo de jujutsu. No começo era conhecido como Kano Ryu jujutsu e só posteriormente com a expansão e uniformização da prática é que o nome judo "pegou". O próprio nome judo não é original, vem de um outro estilo de jujutsu que Kano praticou, o Jikishin Ryu Judo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #271 Online: 08 de Setembro de 2008, 21:48:21 »
E a capoeira heim?

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #272 Online: 08 de Setembro de 2008, 21:56:30 »
muita firula
 - Carl Sagan

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #273 Online: 08 de Setembro de 2008, 22:02:55 »
Então, para defesa pessoal, o judô seria melhor (pensando também na questão "econômica" na hora de se defender e na questão de mais de um oponente)?

Só para constar: a vantagem do JJ em relação ao judô é:

Em campeonatos (para lutar no chão):

Em uma competição esportiva depende das regras. Se a queda perfeita (ippon) termina o confronto, a vantagem com certeza é do judo. Sem tal limitação, o jiujitsu passa a ter vantagem, uma vez que o piso absorve parte do impacto da queda e no chão o lutador de jiujitsu se dá melhor.

Você acha que o JJ é mais eficiente que o judô para defesa pessoal contra um oponente (pergunto isso porque o Belfort disse, se não me engano, que o JJ te possibilita se defender de um oponente bem mais forte - mais alto e pesado - já o judô nem tanto)?

Agora a vantagem do judô:

Como defesa pessoal o jiujitsu tem suas limitações. Funciona muito bem no 1x1, mas contra mais de um adversário é meio desagradável ter sua cabeça chutada sem parar pelo colega do cara que você está tentando finalizar...

Sem contar que geralmente o piso não vai ser muito adequado. Asfalto, cimento, pedras, cacos de vidro ou pregos no chão, ou chão molhado e/ou enlameado são pontos a considerar.

Para esses casos o judo passa a ter certa vantagem, já que com uma boa queda você pode se livar rapidamente de um oponente sem precisar ir para o chão com ele. Em chão duro, ao contrário do tatame, uma queda pode provocar sérios danos, aleijando ou mesmo sendo fatal.

Você acha que dá para fazer alguma previsão de quem seria melhor numa luta: se o lutador de JJ ou de judô, se basendo na técnicas de da luta (digo de maneira geral, sem se preocupar com a questão de que o lutador faz a luta)?

E no caso do atacante ter uma faca, fuja! Nunca confie em "defesa pessoal de mãos vazias contra facas", é o caminho mais rápido para vestir o pijama de madeira...

Lembro-me de um documentário da NG, onde uma mulher andava pelo mundo conhecendo várias artes. Num episódio, ela disse que se defender de uma faca é muito difícil, se o oponente saber como usá-la, fica quase impossível se defender.

Valeu.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2008, 07:14:25 por Jack Torrance »

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #274 Online: 09 de Setembro de 2008, 07:15:57 »
Só mais uma coisa, o que difere, principalmente, o JJ do judô é que é JJ tem maior ênfase em lutas no chão? Já o judô tem maior ênfase nas lutas em pé?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!