Para quem entende - de maneira geral, qual destas artes você acha mais eficiente: judô ou jiu-jitsu?
Depende. Eficiente para quê? Defesa pessoal, competição esportiva?
Em uma competição esportiva depende das regras. Se a queda perfeita (ippon) termina o confronto, a vantagem com certeza é do judo. Sem tal limitação, o jiujitsu passa a ter vantagem, uma vez que o piso absorve parte do impacto da queda e no chão o lutador de jiujitsu se dá melhor.
Como defesa pessoal o jiujitsu tem suas limitações. Funciona muito bem no 1x1, mas contra mais de um adversário é meio desagradável ter sua cabeça chutada sem parar pelo colega do cara que você está tentando finalizar...
Sem contar que geralmente o piso não vai ser muito adequado. Asfalto, cimento, pedras, cacos de vidro ou pregos no chão, ou chão molhado e/ou enlameado são pontos a considerar.
Para esses casos o judo passa a ter certa vantagem, já que com uma boa queda você pode se livar rapidamente de um oponente sem precisar ir para o chão com ele. Em chão duro, ao contrário do tatame, uma queda pode provocar sérios danos, aleijando ou mesmo sendo fatal.
Mas no caso de mais de um atacante o ideal é você dominar uma arte striker, como karate, kung fu ou kickboxing/muay thai.
E no caso do atacante ter uma faca, fuja! Nunca confie em "defesa pessoal de mãos vazias contra facas", é o caminho mais rápido para vestir o pijama de madeira...