Então, para defesa pessoal, o judô seria melhor (pensando também na questão "econômica" na hora de se defender e na questão de mais de um oponente)?
Pensando nesses fatores, sim. Mas tanto o judo quanto o jiujitsu ensinados hoje em dia tem uma forte orientação esportiva. Para que o negócio funcione na prática é necessário que o dojo em questão também dedique uma parte do ensino para o treino de defesa pessoal.
Você acha que o JJ é mais eficiente que o judô para defesa pessoal contra um oponente (pergunto isso porque o Belfort disse, se não me engano, que o JJ te possibilita se defender de um oponente bem mais forte - mais alto e pesado - já o judô nem tanto)?
O Belfort já foi um ótimo lutador, mas faz parte daquela geração que foi ensinada que se o que você pratica não for jiujitsu, boxe ou muay thai, então não presta.
No caso do judo, em especial, eram (e em algumas ainda é) falados verdadeiros absurdos nas academias de jiujitsu. Que era um jiujitsu "fajuto", criado por Kano por encomenda do governo japonês com técnicas ineficientes "apenas para inglês ver" e esconder o "verdadeiro jiujitsu", o qual passaria a ser crime de lésia-pátria ensinar a estrangeiros...
O fato é que, se o seu adversário for um atacante leigo, qualquer arte marcial séria com um bom treino marcial, e não apenas esportivo, te possibilita defender de um oponente mais forte, mais alto e mais pesado.
Você acha que dá para fazer alguma previsão de quem seria melhor numa luta: se o lutador de JJ ou de judô, se basendo na técnicas de da luta (digo de maneira geral, sem se preocupar com a questão de que o lutador faz a luta)?
Só pelas técnicas não. Depende dos lutadores, do local, das regras...
E no caso do atacante ter uma faca, fuja! Nunca confie em "defesa pessoal de mãos vazias contra facas", é o caminho mais rápido para vestir o pijama de madeira...
Lembro-me de um documentário da NG, onde uma mulher andava pelo mundo conhecendo várias artes. Num episódio, ela disse que se defender de uma faca é muito difícil, se o oponente saber como usá-la, fica quase impossível se defender.
Valeu.
Um teste simples que pode ser feito é chamar um amigo leigo e dar um marcador de quadro ou pincel atômico que ele vai usar como se fosse uma faca. Então ele te ataca durante um minuto e você tenta usar as técnicas de defesa contra facas. Muitos praticantes de artes marciais descobrem surpresos que depois de um minuto têm vários cortes nos braços, pescoço, tórax e abdômen. Se fosse de verdade, estariam mortos...