Olá Pessoal,
Infelizmente, eu vou ter qeu começar respondendo ao que já foi postado aqui nesse tópico (e não pela abordagem inicial pretendida por mim, na elaboração do tópico. Isso aqui tá mais pra uma extensão do tópico linkado pelo colega André Luiz, logo no começo...)
Vamos lá!
Você não precisa ler as 18 páginas do tópico... Se quiser introduzir o assunto que te interessa, sinta-se à vontade. Mesmo que já tenha sido discutido no meio do tópico, sempre vai ter gente que não participou, ou que, mesmo que tenha participado, pode se interessar pela sua perspectiva
Como eu falei acima, infelizmente vou ter que partir de outro ponto.. mas pretendo redirecionar o tópico pelas vias iniciais pretendidas (des-desvirtuá-lo!

)
Essa questão filosófica no karatê eu não vejo sentido nenhum. Estou meio parado no JJ por causa do joelho(...)
Talvez você não veja sentido algum, primeiramente por não fazer karate e segundo por uma possível falta de auto-crítica. Seu modo de se expressar é um tanto agressivo. O que me faz pensar: se escrevendo é assim, imagine "ao vivo"! Conhecedor de uma arte de guerra então? A primeira vista você passa a impressão de ser um pit boy (aqueles que não respeitam ninguém, saem pelas ruas batendo em todo mundo, arrumando confusão, fazendo arruaça...), ou então é só um desses qeu se escondem atrás de um computador pra viver um personagem. Ou então, não é nada disso e você precisa rever seus conceitos. Como eu falei "auto-crítica". afinal de contas, pra que passar essa imagem pros outros? O qeu se ganha com isso?
Eu pratico BJJ também. (e já fiz Judô). Mas, como karateca, sinto muita falta dos aspectos filosóficos do karate nessa arte. Na verdade BJJ não tem aspecto filosófico nenhum. Eu não recomendo pra nenhuma criança, ou pessoas de mente fraca. Na minha opinião o BJJ, por essa postura "vamo que vamo", acaba formando mais monstros que qualquer outra arte. Pelo menos os JiuJitsu aqui da minha área. Eu acho uma verdadeira zona. Uma bagunça. Falta de respeito. Um linguajar feio. Parece coisa de bandido. Muito feio. eu acho muito desaconselhável pra crianças, pessoas qeu ainda estão moldando uma personalidade. Só faço BJJ pois acho um importante complemento pra minha arte-mãe.
E além do mais, o BJJ passa uma
auto-confiança injustificada para os jovens atletas. O cara entra no BJJ e em duas semanas acha qeu já pode sair por aí dando porrada em todo mundo. Aí eu falo "injustificada" pois BJJ não ensina ninguém a dar porrada. BJJ só ensina chão. (o que ensina a dar porrada é muay thay).. então é possível perceber que eles têm uma visão deturpada daquilo que eles podem fazer... daquilo que eles estão realmente aptos a executar. E o outro ponto é que em duas semanas, um mês ou um ano é um tempo muito curto pra se considerar o novo Bruce Lee. ou melhor, trazendo pra arte dos caras, se considerar um dos Gracies.
(por falar nisso, eu não sei, pois nunca fui, mas dizem que as academias dos Gracies são muito organizadas. E pelo que já vi em entrevistas deles, realmente parece que o JiuJitsu dos caras realmente não tem nada a ver com o que se vÊ por aqui. Os caras são super-educados, e transbordam filosofias o tempo todo durante as entrevistas... parecem verdadeiros mestres. mas enfim.. como só os vi pela televisão, e televisão é aquilo né?, show businness... prefiro manter o pé atrás, e um dia tirar a prova.)
mas não fico naquela coisa de pagar pau para faixa, respeito a mestre, fazer aquela frescuragem na hora de entrar no tatame...
Pagar pau pra faixa? ... não entendi.. mas vou passar...
Respeito a mestre? Você não respeita seu mestre? (ou o mestre dos outros? ou qualqeur outro mestre?) enfim.. acho qeu devemos respeitar não só os mestres mas a todos qeu estiverem dentro do dojo conosco, seja faixa preta ou faixa branca, respeito sempre, em qualqeur situação. Q uanto mais o Mestre (sensei)? bom.. mas cada um é cada um...
"FRescuragem na hora de entrar no tatame".. bom.. pessoal do Jiu Jitsu é assim mesmo (a única regra é: Não pisa de chinelo aqui dentro, porra!).. cumprimento é um aperto de mão e um soco (seu punho contra o punho do oponente!).. totalmente sem frescuragem.. concordo! Não tem frescuragem mesmo! nenhuma!
tem que ser casca grossa mesmo. Quero ver um fresco do kungfu cheio de manias e sei lá mais o que, cair dentro do tatame.
Eu também gostaria de ver... na verdade eu adoro ver! heheehehe
Ou seja...
Ou seja, é melhor esquecer toda essa papagaiada e partir para a praticidade do combate...
Pois é. É melhor dependendo de qual ponto de vista? é melhor pra quem?
toda essa praticidade tem um preço. assim como a papagaiada (que eu não concordo 100%. Da mesma forma qeu não aprovo toda essa praticidade.)
além do mais, toda essa "praticidade" acaba tendo efeito contrário. Pois junto dela vem também a impaciência. Sem paciência, acaba-se queimando algumas etapas do aprendizado, do desenvolvimento. Etapas importantíssimas, talvez. O cara, na onda de ser prático, acaba esquecendo até de uma coisa fundamental, não só pra prática de uma arte-marcial, ou um esporte qeu seja, como pra vida no dia-a-dia.. acaba esquecendo de uma coisa (que pra eles torna-se boba, sem importância, secundária): o respeito.
Ou se você é um cara que gosta do exotismo oriental, curta a situação e transforme sua arte marcial num hobbie.
Mas um hobbie vai ajudar muito pouco num conflito real.
CAra, não sei onde você quis chegar com isso.. ficou muito "aberto" esse seu raciocínio. Não dá nem pra concordar ou discordar de você. não dá pra saber exatamente do que você está falando. Até porqeu isso é uma coisa muito íntima. Vai de cada um...
Eu por exemplo, pratico karate há 8 anos, porque gosto. Não ganho nada com isso. Só um monte de ematomas e escoriações. E já que karate não é meu ganha pão, karate pra mim é Hobbie. Assim como um cara qeu tem como hobbie praticar tiro ao alvo, arco e flexa, lançamento de dardos... Será qeu só porque se trata de um hobbie, o cara qeu pratica tiro ao alvo, na hora "h", se um dia precisar, uma situação de vida ou morte, vai errar o alvo?
E outra coisa, nos dias de hoje artes marciais devem ser encaradas como arte, um esporte. Pois depois da invenção da pólvora, ninguém precisa saber lutar ou ser forte pra acabar com ninguém não. basta ter força nos dedos. Pense nisso. (aí talvez o respeito comece a fazer mais sentido pra você)
Veja em um MMA, não acha um dançador de balé igual esses do karatê e kungfu... se o cara não souber chão, ter base de submission ou JJ apanha muito
CAra... se o cara for bom em pé, até o jiujiteiro conseguir levar pro chão, é o jiujiteiro quem vai levar um monte de porrada, e talvez nem consiga seu objetivo, que é levar pro chão. Pode acontecer de o do Jiujitsu ir pro chão.. sozinho, dormindo, nocauteado. Ou não pode? (pra você só existe a possibilidade do dançarino ser levado pro chão? a possibilidade do dançarino resolver a parada antes de ir pro chão é inexistente? ou seja, só dá pra saber na hora... só pagando pra ver... O resto é mito. Crença.. fé.)
E faixa não diz nada, só segura kimono
A minha diz, sim! E muito! E segura meu karate-gi muito bem também. Mas com certeza ela diz muito. Significa muito.. você não tem noção.
Um preta de um academia pode levar uma surra de uma azul de outra academia que é leva a passagem de faixa mais a sério, tem mais preparo, é mais firme no treino... faixa não diz nada, dependendo da academia.
Pois é.. você tá dizendo. Eu falo por mim...
Até mais!
(depois eu volto com outras considerações..)