Autor Tópico: Brigas, porrada, arte marcial, etc  (Lida 166232 vezes)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Re: Brigas, porrada, arte marcial, etc
« Resposta #475 Online: 12 de Novembro de 2008, 15:36:16 »

Etiqueta no dojô

1. Curve-se em direção ao centro do tatame quando você entrar, como forma de saudação.
2. Curve-se em direção ao centro do tatame quando você sair
3. Mantenha uma postura respeitosa no dojô.
4. As aulas começam com uma saudação formal as professor com alunos alinhados em ordem decrescente de graduação.
5. As aulas terminam com uma saudação aos retratos dos grandes mestres na parede, seguida de uma saudação ao instrutor.
6. Durante a aula, quando o instrutor estiver mostrando a técnica, todos os alunos devem sentar-se com as pernas cruzadas.
7. Por motivos de segurança, se você chegar atrasado, sente-se ao lado do tatame e aguarde a permissão do professor para entrar.
8. Por motivos de segurança se você precisar deixar o tatame ou sair mais cedo, peça permissão ao professor.
9. Saúde seu parceiro de treino antes e depois do treino.
10. A conversa deve ser baixa, e deve ser referir ao assunto da aula.
11. Em hipótese nenhuma se deve usar linguagem chula na escola.
12. Mantenha curtas as unhas das mão e do pés, para segurança de todos.
13. Açor das peças de kimono deve ser a mesma.
14. É obrigatório o uso de camiseta ou camisa de laicra por baixo do kiimono.
15. O kimono eve estar limpo o tempo todo.Um kimono sujo e sinal de desrepeito.
16. O kimono deve estar vestido o tempo todo.
17. Quando estiver amarrando o kimoono vire-se para a parede.
18. A faixa representa o seu progresso. Não a tire.
19. Trate os instrutores faixas preta por “professor”.
20. Todos os objetos metálicos, jóias,piercings,colares e itens semelhantes devem ser retirados.
21. Não deve haver comida, bebida nem sapatos no tatame.
22. Não deve haver telefones celulares na área do dojô.

Matéria que saiu na Graciemag n.138 mes de setembro/08

Para os que insistem em dizer que BJJ só forma trogloditas e pitboys, esse ai é um código de conduta moderno que as academias de Jiu-jitsu estão respeitando cada vez mais durante as aulas, para benefício dos mais exigentes praticantes e professores.

Não preciso de código de conduta para respeitar o próximo, não preciso de filosofia mística do karatê para dizer o que devo fazer ou não, como manter o equilíbrio e essas baboseiras... isso é perda de tempo; sempre fico puto quando começam a falar dessas coisas de mente saudável, sei lá mais o que... para mim isso tudo é perda de tempo, muito tempo... continuo dizendo que essas artes marciais são bastante prática quando ensinam o golpe e dar porrada no adversário, mas quando caem para parte teórica de com o indivíduo deve agir e essas porcaria, sempre acho ruim... não tem proveito nenhum. É isso, vamos para porrada que é para isso que as artes marciais estão ai, para ensinar a bater quando precisarmos... e vai de cada um saber julgar a hora de acertar uma porrada. Lógico que não vai ser otário de brigar com um cara armado, ou contra 5, 6... Ok, é isso e frescuragem por frescuragem, jogo de bote é bem mais interessante que karatê ou a dancinha ridícula de ficar imitando animais que é o kungfu.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2008, 15:38:25 por Fabulous »
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #476 Online: 12 de Novembro de 2008, 15:42:55 »
Existe diferença em agredir e agredir para se defender...
Nas duas formas (agredir, e agredir para se defender) qual o denominador comum???

Exato. A agressão. É isso que arte marcial ensina, técnicas para agredir o oponente. Alguem discorda disso????????/

Pelamor...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #477 Online: 12 de Novembro de 2008, 16:06:42 »
Mas esses estilos do Kung-fu ( dragao, tigre, marreco, sapo) realmente servem para alguma coisa? Ou é apenas frescura?

E quanto ao ninjutsu, o que é perfumaria e o que é verdade nesta arte marcial ?

http://www.bujinkanbrasil.com.br/bujinkanbrasil01.htm  :o

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #478 Online: 12 de Novembro de 2008, 16:08:50 »
Existe diferença em agredir e agredir para se defender...
Nas duas formas (agredir, e agredir para se defender) qual o denominador comum???

Exato. A agressão. É isso que arte marcial ensina, técnicas para agredir o oponente. Alguem discorda disso????????/

Pelamor...

A conduta não é distoante da motivação. As pessoas são treinadas para agredirem para se defender e não para agredirem por hobbie ou por que deu vontade, ou para ameaçar os outros. São técnicas para agredir o oponente, quando este oponente o ameaçar de alguma forma, normalmente injustamente. Não são técnicas para agredir por sí só, existe um motivo para agir de tal forma.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #479 Online: 12 de Novembro de 2008, 16:15:48 »
Amenemés, continua sendo agressão, ponto final. Não adianta querer camuflar o obvio. E em nenhum momento eu defendo quem agride por agredir... aff quanta besteira...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #480 Online: 12 de Novembro de 2008, 16:17:14 »
Amenemés, continua sendo agressão, ponto final. Não adianta querer camuflar o obvio. E em nenhum momento eu defendo quem agride por agredir... aff quanta besteira...

Sim, é agressão, mas agressão acompanhada de motivo. Por isso devem os professores insistir no motivo. É algo simples de explicar, mas algumas firulas servem justamente para isso.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Bogoton

• Nível 10
  • *
« Resposta #481 Online: 12 de Novembro de 2008, 17:44:05 »
Mas esses estilos do Kung-fu ( dragao, tigre, marreco, sapo) realmente servem para alguma coisa? Ou é apenas frescura?

E quanto ao ninjutsu, o que é perfumaria e o que é verdade nesta arte marcial ?

http://www.bujinkanbrasil.com.br/bujinkanbrasil01.htm  :o

Contra um brutamontes, forte mas burro, as técnicas mais tradicionais do Kung Fu podem ser eficientes (desconheço o estilo do marreco, mas ele deve ser mortal). Contra um lutador moderno, bom na trocação e conhecedor das técnicas de chão  a história muda. Não conheço o mundo, nunca estive na China. Não é impossivel que existam praticantes de kung Fu de um nível altíssimo e que venceriam os já citados lutadores modernos... mas eu estou pagando para ver.
O ninjutsu como é praticado hoje tem muito de folclore, ou pior, muito de cinema. Naturalmente existem os praticantes sérios, mas não conheço a sua efetividade como arte de combate. Além disso não se trata apenas de uma arte de combate,  abrangindo também técnicas de infiltração, espionagem e... assassínio. O quanto tais técnicas são eficientes no mundo atual é uma incógnita. Um verdadeiro ninja moderno cultivaria a invisibilidade (camuflagem), a discrição. A idéia de sair por aí posando com roupas e armas exóticas vai contra a filosofia ninja original.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #482 Online: 12 de Novembro de 2008, 18:55:16 »
A aplicação das técnicas do kungfu não é fazer um kati na frente do adversário. Mas várias vezes nos pegando realizando seqüências de ataques (ou de defesa-ataque) que se assemelham com as dos katis.

Um exemplo em qe imitar animais é eficiente é o punho-da-pantera, que é um ataque com os nós dos dedos. Faz com que a pressão do soco seja muito maior que a de um soco nomal, por distribuí-la por uma área menor. Observe como está o ataque ao pescoço:
« Última modificação: 12 de Novembro de 2008, 19:02:19 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #483 Online: 12 de Novembro de 2008, 19:12:31 »
[...]não fico naquela coisa de pagar pau para faixa, respeito a mestre, fazer aquela frescuragem na hora de entrar no tatame... tem que ser casca grossa mesmo. Quero ver um fresco do kungfu cheio de manias e sei lá mais o que, cair dentro do tatame.

Etiqueta no dojô

1. Curve-se em direção ao centro do tatame quando você entrar, como forma de saudação.
2. Curve-se em direção ao centro do tatame quando você sair
3. Mantenha uma postura respeitosa no dojô.
4. As aulas começam com uma saudação formal as professor com alunos alinhados em ordem decrescente de graduação.
5. As aulas terminam com uma saudação aos retratos dos grandes mestres na parede, seguida de uma saudação ao instrutor.
6. Durante a aula, quando o instrutor estiver mostrando a técnica, todos os alunos devem sentar-se com as pernas cruzadas.
[...]
Para os que insistem em dizer que BJJ só forma trogloditas e pitboys, esse ai é um código de conduta moderno que as academias de Jiu-jitsu estão respeitando cada vez mais durante as aulas, para benefício dos mais exigentes praticantes e professores.

Bastante coerente você, rapaz.

Não preciso de código de conduta para respeitar o próximo,
[...]  dancinha ridícula de ficar imitando animais que é o kungfu.

Santa coerência :roll:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #484 Online: 12 de Novembro de 2008, 19:13:46 »
Não digo que BJJ só forma trogloditas e Pitboys, mas que não tem nada nele que impeça a formação de um.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #485 Online: 12 de Novembro de 2008, 21:51:09 »
Não digo que BJJ só forma trogloditas e Pitboys, mas que não tem nada nele que impeça a formação de um.

Como também nada impede a formação de um marginal no karatê, kungfu, aikidô...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #486 Online: 12 de Novembro de 2008, 23:05:25 »
Aí que tá. A disciplina (essa parte que vc acha frescuragem)  tem justamente esse papel.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #487 Online: 12 de Novembro de 2008, 23:10:41 »
Obrigado pelas boas vindas!
Acho interessante um lugar onde teoricamente existem pessoas educadas e esclarecidas discutindo idéias, uns partam pra métodos de discussão menos ortodoxos.. ou melhor dizendo baixam o nível mesmo, com comentários até preconceituosos, feitos de maneira leviana, e muitos aquim, "num fórum cético", achem isso normal. (bacana, aceitável e até incentivável ("desrespeito bom!" fala sério). Gente! somos pessoas civilizadas! ou não?)

Essa resposta foi para o Snow, mas como o comentário foi sobre mim, e como minha resposta para este quote é minha resposta para todo o seu post, vai o esclarecimento: Idéias não merecem respeito. Idéias, não importa se nossas ou de autoridades, não merecem o menor respeito. Toda idéia deve ser submetida à dúvida e questionada violentamente. Se ela sobreviver aos nossos ataques, então ela é uma boa idéia e a assimilamos, pelo menos até que novos fatos a contradigam. O nome desse processo é raciocínio crítico e toda pessoa que se diz cética e racional deve colocá-lo em prática.

Uma coisa diferente é o desrespeito a um ser humano. Se o desrespeito a uma idéia é raciocínio crítico, o desrespeito a uma pessoa é humilhação, é uma conduta cruel que deve ser evitada. Qual é a diferença entre pessoas e idéias? É que todo ser humano é sagrado, mas nenhuma idéia é. Infelizmente pessoas que não cultivam a razão tendem a identificar suas idéias como parte de si mesmas e se sentem (indevidamente) ofendidas ao verem suas idéias atacadas. Essa é uma conduta imatura e não justifica a censura ao direito de alguém dizer que suas idéias são estúpidas, pois a responsabilidade de se ofender com essa afirmação é da parte ofendida, esse é um sofrimento auto-infligido.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #488 Online: 12 de Novembro de 2008, 23:25:48 »
Aí que tá. A disciplina (essa parte que vc acha frescuragem)  tem justamente esse papel.

Para mim não tem sentido, só isso. Tanto BJJ e outras lutas tem seus métodos de desciplinar os alunos; e tanto o BJJ e outras artes mesmo tendo toda essa filosofia e manual de respeito, possuem praticantes que saem por ai brigando, matando e fazendo merda, pior ainda por que sabem lutar... esses são marginais, irresponsáveis que agem por impulso e não possuem um mínimo de respeito perante ao próximo... volto a frisar, mesmo a arte marcial ensinando tudo isso que já discutimos no tópico.

Eu não vou sair por ai brigando com todo mundo, não vou usar da luta como arma para rebentar um inocente ou uma pessoa que nunca brigou, não vou partir para briga com confiança só por que posso atingir com mais facilidade o oponente.... não vou fazer isso, não sou marginal.

Mesmo não dando a mínima para o dojô, mestre, história da luta, filosofia de luta, respeito ao tatame, kimono, faixa... eu não vou agir como um animal irracional e sair diferindo golpes e colocando em prática tudo que treinei no tatame.

Estou ali no tatame, só para aprender as técnicas e golpes que o JJ tem a oferecer, somente isso. Pouco me importa de onde veio o JJ, se os Gracies são os divulgadores, a história do JJ, qual são os mestres do JJ e blá blá blá... o que eu quero saber é treinar e pronto.

Mesmo não dando a mínima para a história dessa arte milenar e pouco me lixar para os mestres e ficar pagando pau para um cara só por que faz JJ a 30 anos, não vou ficar endeusando o cara, como a maioria fazem...

E mesmo assim, não saio por ai bringando com todo mundo. Enquanto isso, vários alunos que ficam nessa de endeusar o professor, de decorar filosofia da arte marcial e sei lá mais o que, acontece caso de soltarem porrada por pouca coisa.

E volto a dizer, não dou a mínima para essas frescuragem, por que a educação e respeito não se aprende em um tatame ou com uma arte marcial. E podem falar, por que para mim não é falta de educação falar o que acho de que outra luta é fresca por ficar imitando animais, volto a dizer, estou falando do estilo da luta e não dos que praticam... quem pratica por mim não importa, tanto faz... o que quero deixar claro é que a maioria dessas artes marciais e seus ensinamentos antiguérrimo são coisas ultrapassadas, que deveriam modernizar e cair na real o século que estamos, e não aquela coisa mais de monges de filme killbill.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #489 Online: 12 de Novembro de 2008, 23:32:23 »
Espera, espera. Você está dizendo que achar que alguma coisa que alguém faz é frescura é diferente de deizer que essa pessoa é fresca?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #490 Online: 12 de Novembro de 2008, 23:45:19 »
Mais ou menos por ai, se um homem faz balé, não quer dizer que ele é fresco (apesar que na grande maioria são)...
Se um homem faz musculação e é fortão, não quer dizer que ele não é fresco (apesar que na grande maioria são fresco)...
Se um homem faz bordado, tricô... não necessariamente ele é fresco...
Se um homem se diz homem, não necessariamente ele é homem...

Ih... ficou um pouco confuso né...

O que quero dizer é que, não por que acho frescura uma pessoa fazer dança de salão, ou lutar karatê, ou fazer jazz, signifique que ele seja fresco, faz isso por opção...

O que eu acho frescura são as técnicas... no caso do tópico frescura é todo esse ensinamento filosófico e histórico da arte marcial, ou ficar imitando animais...

Até no BJJ tem frescura, aquela coisa do treino de ficar fazendo polichinelo... hehehehehe

E não quer dizer mesmo as ténicas sendo frescas o lutador seja fresco, ou sim ou não... depende da tend~encia de cada um... hehehehehe... e pouco me importa também, que seja ou não.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #491 Online: 12 de Novembro de 2008, 23:50:27 »
Ah, polichinelo não é frescura. Algum exercício aeróbico vcs precisam fazer. Além disso, o polichinelo que os BJJeiros fazer é nojento :P
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #492 Online: 13 de Novembro de 2008, 07:27:50 »

Barata, eu pedi estatisticas, e estatisticas confiaveis, mais estudos que mostrem correlações.

Ué, estou usando o mesmo método do Lord pra desqualificar religiões, método esse que todas as chacretes deles apóiam.Google.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Vinte e Dois

• Nível 07
  • *
  • www.seqvme.zip.net
    • SeQVme
« Resposta #493 Online: 13 de Novembro de 2008, 08:32:17 »
(...)Idéias não merecem respeito. Idéias, não importa se nossas ou de autoridades, não merecem o menor respeito. Toda idéia deve ser submetida à dúvida e questionada violentamente. Se ela sobreviver aos nossos ataques, então ela é uma boa idéia e a assimilamos, pelo menos até que novos fatos a contradigam. O nome desse processo é raciocínio crítico e toda pessoa que se diz cética e racional deve colocá-lo em prática.

Uma coisa diferente é o desrespeito a um ser humano. Se o desrespeito a uma idéia é raciocínio crítico, o desrespeito a uma pessoa é humilhação, é uma conduta cruel que deve ser evitada. Qual é a diferença entre pessoas e idéias? É que todo ser humano é sagrado, mas nenhuma idéia é. Infelizmente pessoas que não cultivam a razão tendem a identificar suas idéias como parte de si mesmas e se sentem (indevidamente) ofendidas ao verem suas idéias atacadas. Essa é uma conduta imatura e não justifica a censura ao direito de alguém dizer que suas idéias são estúpidas, pois a responsabilidade de se ofender com essa afirmação é da parte ofendida, esse é um sofrimento auto-infligido.

Posso te falar a verdade? sério mesmo?
er... assim.. tipo.. é que.. ahh... hum..... errrr...
Na verdade eu não havia entendido dessa forma, na primeira vez que eu li, e então respondi daquele jeito. Não só agora, como anteriormente, eu já havia encaminhado meu pensamento, mais ou menos pra onde você queria chegar... mas preferi dar uma de joão-sem-braço e deixar passar batido (rsrs).. sabe como é né? igual cocô, quanto mais mexe mais fede.. mas já que você resolveu responder claramente agora, devo admitir. Releva aê! foi mal. desculpa!
(apesar de que é muito tênue a linha entre "desresepeitar idéias" e "desrespeitar pessoas"... mas entendi perfeitamente o que você quis dizer.)
Até!
seqvme

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #494 Online: 13 de Novembro de 2008, 09:08:13 »

Hehehe.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #495 Online: 13 de Novembro de 2008, 11:04:11 »

Barata, eu pedi estatisticas, e estatisticas confiaveis, mais estudos que mostrem correlações.

Ué, estou usando o mesmo método do Lord pra desqualificar religiões, método esse que todas as chacretes deles apóiam.Google.

Se eu não tivesse especificado o tipo de evidencia que eu desejava, talvez sua postagem fosse levada em consideração.

Chacrete de c... é r...

Ta maluco??
E quem falou em Lord aqui??

(entendi seu ponto. E é valido)
 - Carl Sagan

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #496 Online: 13 de Novembro de 2008, 11:05:37 »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Bogoton

• Nível 10
  • *
« Resposta #497 Online: 21 de Novembro de 2008, 07:30:07 »
E não é que o Lesnar ganhou. Bem, muito mais forte e 14 anos mais novo, isso não deveria ser uma surpresa. Isso apenas responde a minha pergunta "o que aconteceria se os mastodontes  do telecatch fossem lutadores sérios?".

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #498 Online: 21 de Novembro de 2008, 14:59:33 »
Mastodontes do telecatch? :lol:

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #499 Online: 06 de Janeiro de 2009, 12:48:21 »
<...de volta de "ferias". Feliz natal e ano novo atrasado para todos.>

Semana que vem comeco um treino de Kung-Fu.
Minhas metas principais sao 4:

descarregar o stress para ficar com a paciencia de um monge zen
melhorar coordenacao motora e reflexos (que sao ruins paca)
melhorar concentracao e disciplina (idem acima)
perder uns kilos e ficar em forma

Pelo menos forca de vontade e teimosia eu tenho...

Gostaria de uma opiniao do pessoal do CC que pratica ou praticou Kung-Fu ou outras artes marciais parecidas:
Acham que o KF vai me ajudar com estas metas?
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!