Aí que tá. A disciplina (essa parte que vc acha frescuragem) tem justamente esse papel.
Para mim não tem sentido, só isso. Tanto BJJ e outras lutas tem seus métodos de desciplinar os alunos; e tanto o BJJ e outras artes mesmo tendo toda essa filosofia e manual de respeito, possuem praticantes que saem por ai brigando, matando e fazendo merda, pior ainda por que sabem lutar... esses são marginais, irresponsáveis que agem por impulso e não possuem um mínimo de respeito perante ao próximo... volto a frisar, mesmo a arte marcial ensinando tudo isso que já discutimos no tópico.
Eu não vou sair por ai brigando com todo mundo, não vou usar da luta como arma para rebentar um inocente ou uma pessoa que nunca brigou, não vou partir para briga com confiança só por que posso atingir com mais facilidade o oponente.... não vou fazer isso, não sou marginal.
Mesmo não dando a mínima para o dojô, mestre, história da luta, filosofia de luta, respeito ao tatame, kimono, faixa... eu não vou agir como um animal irracional e sair diferindo golpes e colocando em prática tudo que treinei no tatame.
Estou ali no tatame, só para aprender as técnicas e golpes que o JJ tem a oferecer, somente isso. Pouco me importa de onde veio o JJ, se os Gracies são os divulgadores, a história do JJ, qual são os mestres do JJ e blá blá blá... o que eu quero saber é treinar e pronto.
Mesmo não dando a mínima para a história dessa arte milenar e pouco me lixar para os mestres e ficar pagando pau para um cara só por que faz JJ a 30 anos, não vou ficar endeusando o cara, como a maioria fazem...
E mesmo assim, não saio por ai bringando com todo mundo. Enquanto isso, vários alunos que ficam nessa de endeusar o professor, de decorar filosofia da arte marcial e sei lá mais o que, acontece caso de soltarem porrada por pouca coisa.
E volto a dizer, não dou a mínima para essas frescuragem, por que a educação e respeito não se aprende em um tatame ou com uma arte marcial. E podem falar, por que para mim não é falta de educação falar o que acho de que outra luta é fresca por ficar imitando animais, volto a dizer, estou falando do estilo da luta e não dos que praticam... quem pratica por mim não importa, tanto faz... o que quero deixar claro é que a maioria dessas artes marciais e seus ensinamentos antiguérrimo são coisas ultrapassadas, que deveriam modernizar e cair na real o século que estamos, e não aquela coisa mais de monges de filme killbill.