Autor Tópico: Avião pega fogo em Congonhas.  (Lida 30945 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #200 Online: 20 de Julho de 2007, 19:10:02 »
com o fokker 100 da tam qual foi a causa do acidente? dava pra atribuir à infraero, como no presente caso?

O fokker caiu por falha mecanica, não foi?E a cem metros da pista...

Concorda que se tivesse em uma região desabitada talvez não houvesse tantas vitimas na ocasião?

sim, a isso que me refiro quando digo que podemos 'culpar' o governo pelo acidente. Só que no acidente do focker 100 só três pessoas em terra morreram, as outras 96 estavam no avião. ainda sim, fica evidente que numa região com casas nos arredores qualquer problema com uma falha mecânica/humana/estrutural terá o número de vítimas maximizados, até pela dificuldade em fazer um pouso forçado. não falam que congonhas era uma tragédia iminente?
No acidente com o fokker 100 a culpa não foi do governo e sim da TAM, mas no acidente da GOL e nesse último acidente o governo tem sua parcela de culpa... no primeiro acidente os controladores reclamavam da sobrecarga de trabalho e do equipamento e ninguém fez nada pra resolver isso aí os dois aviões se chocaram... no segundo acidente o avião tava com problemas mas... a pista de Congonhas é muito curta, estava molhada e o piloto não tinha muito o que fazer, e pra agravar a pista foi entregue sem ser concluida totalmente (faltando o grooving) de quem foi a culpa nesses dois acidentes? Dos controladores? ou do governo que ignorou o alerta deles? Do piloto? Ou da pista que o governo entregou sem ser concluida?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Temma

• Visitante
« Resposta #201 Online: 20 de Julho de 2007, 19:12:23 »
então por que estão falando em 'dava pra atribuir a culpa ao fhc da mesma maneira que dá pra atribuir ao lula agora'?

não 'dava pra atribuir', como se isso fosse uma espécie de competição entre direita Vs esquerda por quais foram mais negligentes. mas é um exemplo. e eu não estou querendo atribuir nada. só estou mostrando que é uma bomba que iria "estourar"(sem trocadilhos). Naquela época já se reconhecia os problemas de congonhas. a pista curta, a localização. poderia ter acontecido antes como agora. é isso. culpa? todos. felizmente a cobrança e a indignação ao menos está fazendo o governo agir tardiamente. se a opinião pública tivesse martelado no assunto já na época do focker 100, talvez isso pudesse ser evitado

Temma

• Visitante
« Resposta #202 Online: 20 de Julho de 2007, 19:20:01 »
com o fokker 100 da tam qual foi a causa do acidente? dava pra atribuir à infraero, como no presente caso?

Concorda que se tivesse em uma região desabitada talvez não houvesse tantas vitimas na ocasião?

sim, a isso que me refiro quando digo que podemos 'culpar' o governo pelo acidente. Só que no acidente do focker 100 só três pessoas em terra morreram, as outras 96 estavam no avião. ainda sim, fica evidente que numa região com casas nos arredores qualquer problema com uma falha mecânica/humana/estrutural terá o número de vítimas maximizados, até pela dificuldade em fazer um pouso forçado. não falam que congonhas era uma tragédia iminente?
No acidente com o fokker 100 a culpa não foi do governo e sim da TAM, mas no acidente da GOL e nesse último acidente o governo tem sua parcela de culpa... no primeiro acidente os controladores reclamavam da sobrecarga de trabalho e do equipamento e ninguém fez nada pra resolver isso aí os dois aviões se chocaram... no segundo acidente o avião tava com problemas mas... a pista de Congonhas é muito curta, estava molhada e o piloto não tinha muito o que fazer, e pra agravar a pista foi entregue sem ser concluida totalmente (faltando o grooving) de quem foi a culpa nesses dois acidentes? Dos controladores? ou do governo que ignorou o alerta deles? Do piloto? Ou da pista que o governo entregou sem ser concluida?

não estou isentando o governo, no acidente da GOL eu não vou dar minha opinião, sinceramente acompanhei pouco,  e a questão dos "claros" no espaço aéreo são uma questão polêmica. quanto aos controladores, sim, parece que houve falta de investimentos, mas também noto que isso tá mais pra uma reivindicação oportuna quando o acidente deu "voz" à categoria. tanto é que depois começaram a fazer a "operação padrão" por nada, instaurando o "caos aéreo". mas esse não é o ponto. não estou aqui pra defender o governo. você não me entendeu. um aeroporto numa zona urbana é perigoso. é isso. os governos, todos, são negligentes

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #203 Online: 20 de Julho de 2007, 19:21:41 »
então por que estão falando em 'dava pra atribuir a culpa ao fhc da mesma maneira que dá pra atribuir ao lula agora'?

Na época eu tb critiquei FHC, mas no forum de leitores da Veja, já que não fazia parte do CC.

Me referi ao Lulla dessa vez, porque o acidente é recente e ele é o presidente a mais de quatro anos e não FHC.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #204 Online: 20 de Julho de 2007, 19:24:07 »
Olhem esta: http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/444501-445000/444923/444923_1.html

MEDIDAS NÃO TÊM NADA COM QUEDA DO AVIÃO

. As medidas que a Ministra Dilma Rousseff acaba de anunciar não têm nada a ver com a queda do avião da TAM.

(Clique aqui para ler o Último Segundo sobre as medidas anunciadas – a mais importante é que Congonhas deixará de ser hub)

. São medidas que o Governo já poderia ter adotado e/ou anunciado.

. E provavelmente só não fez antes porque o Governo, como em muitos outros casos, porque o Governo/Anac temia enfrentar a TAM e a Gol.

. É o medo de parecer de “esquerda”.

. E cada vez  fica mais claro que as empresas da aviação comercial se beneficiaram do conluio da mídia conservadora (e golpista) com seus interesses empresariais.

. Quanto mais confusão houvesse, mais a mídia conservadora (e golpista) acusava o Governo de inépcia.

. Quanto mais confusão houvesse – por culpa do Governo, segundo a mídia – mais as empresas faziam overbooking, cancelavam vôos vazios, esperavam o avião encher para decolar, juntavam dois vôos num só para ganhar mais dinheiro – e a mídia conservadora (e golpista) de bico calado – e a Anac sem multar ninguém.

. A divulgação das medidas pela Ministra Rousseff são uma demonstração de fraqueza do Governo diante da mídia conservadora (e golpista).

.  O Governo parece derrotado, contra a parede, como se fosse culpado da falha mecânica/humana que provocou a tragédia do avião da TAM.

. A pista de Congonhas não tem nada a ver com a tragédia da TAM.

. Se pista “escorregadia” impedisse avião de voar, só pousariam aviões em Lima, onde não chove.

. Se o reversor não fosse necessário, por que a Airbus o construiu ?

. O Governo demorou a entrar na luta.

. E entrou com o pé trocado.

. Enquanto o Governo fingir que não viu ainda que a mídia conservadora quer derrubá-lo vai ser isso ai: correr atrás do prejuízo.

. Ou o Governo entende a guerra que trava, ou não vai ganhar nunca.

. O problema não é a pista de Congonhas: é a mídia conservadora (e golpista).

Esse Paulo Henrique Amorin tá se saindo um Mainardi bizarro pior que o original...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #205 Online: 20 de Julho de 2007, 19:27:24 »

Um cliente meu mora bem próximo ao aeroporto, nos ultimos andares  de um edíficio. Certa vez eu estava lá no apartamento  dele e a cada 5 min passava uma aeronave pouco acima e há uns 150 metros de distancia do prédio.

Acho que era só questão de tempo até acontecer algo assim.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #206 Online: 20 de Julho de 2007, 19:30:14 »
vá lá, temma, fazer a manutenção de um aeroporto é uma coisa um tanto diferente de construir um novo. mas ineficiência deste governo, de fato, não me surpreende, logo não posso dizer que tenha ficado surpreso com o acidente...

. . . .
hmm..
. Ou o Governo entende a guerra que trava, ou não vai ganhar nunca.
contra quem? reativar o doi-codi faz parte?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #207 Online: 20 de Julho de 2007, 19:32:07 »
não estou isentando o governo, no acidente da GOL eu não vou dar minha opinião, sinceramente acompanhei pouco,  e a questão dos "claros" no espaço aéreo são uma questão polêmica. quanto aos controladores, sim, parece que houve falta de investimentos, mas também noto que isso tá mais pra uma reivindicação oportuna quando o acidente deu "voz" à categoria. tanto é que depois começaram a fazer a "operação padrão" por nada, instaurando o "caos aéreo". mas esse não é o ponto. não estou aqui pra defender o governo. você não me entendeu. um aeroporto numa zona urbana é perigoso. é isso. os governos, todos, são negligentes
Sei não... os controladores tem uma responsabilidade muito grande, tanto é que no dia do acidente da GOL o controlador que monitorava o Legacy por meia hora não percebeu que o avião tava na altitude errada, e sabe porque ele não percebeu? Porque ele tava monitorando um monte de aviões...e depois que o Legacy entrou no buraco negro o programa fez uma coisa bem windows mudou automaticamente a altitude do Legacy (como se tivesse a 36 mil pés)...

Eu sei que o aeroporto no meio de SP é perigoso mas o problema não é nem esse... a pista de Congonhas é muito curta, não é pra pouso de aviões de grande porte, mas todos os governos ignoraram isso... se o Lula antes de ser presidente falava tanto mal dos governos que tavam em exercicios...ele pelo menos poderia ter feito alguma coisa pra resolver o problema antes que a bomba explodisse...e ele fez? eu não to nem aí se nos governos anteriores não fizeram nada...sabe porque? porque não importa mais... o que importa é resolver o problema e não ficar reclamando do governo anterior... porque qualquer acidente que aconteça não vai ser culpa do governo FHC... vai ser culpa do governo em exercicio que vê o problema e não faz nada..

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #208 Online: 20 de Julho de 2007, 19:34:35 »

O caso é que esse aeroporto continuar no centro de uma área habitada é só quaestão de tempo até acontecer  outro acidente  e não importa de quem será a culpa.

Lá uma aeronave pousa e em segundos outra levanta vôo  seguindo o mesmo sentido.E se acontecer um choque entre duas aeronaves sobre o aeroporto?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #209 Online: 20 de Julho de 2007, 19:37:21 »
e não há controle de tráfego aéreo pra evitar essas coisas, rapaz? hehe
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #210 Online: 20 de Julho de 2007, 19:45:10 »
E com esse acidente da TAM e o da GOL o ano passado (dois grandes acidentes em menos de um ano) e mais o caos aéreo... o pessoal anda com medo de viajar de avião, e tá trocando congonhas por cumbica...eu pessoalmente sempre tive medo de pousar em congonhas... :medo: sempre parece que a pista vai acabar e o avião não vai conseguir decolar.... e quando vai pousar parece que a pista vai acabar e o avião não vai conseguir parar... :medo:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #211 Online: 20 de Julho de 2007, 19:46:56 »
e não há controle de tráfego aéreo pra evitar essas coisas, rapaz? hehe
Se refere ao mesmo controle de tráfego que é obrigado a trabalhar sobrecarregado e fora dos padrões de segurança?

Semana passada eu vi uma entrevista na Tv com um controlador.Eles trabalham com radar que apresenta pontos cegos, mostra aeronaves que não existem ou que estão em imagem duplicada, cuidam até de 20 aeronaves de uma vez, sendo que segundo ele o máximo permitido por normas internacionais  são 14 aeronaves.

Nunca ouvi alguém do governo FHC ou LUllalá falando disso...

Ah!E ele diz que  não permite mais que a familia viaje de avião.
« Última modificação: 20 de Julho de 2007, 19:49:25 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #212 Online: 20 de Julho de 2007, 19:50:50 »
OBS:Ele falou que "não permite que a familia viaje da avião", ANTES do acidente

Temma

• Visitante
« Resposta #213 Online: 20 de Julho de 2007, 19:59:09 »
vá lá, temma, fazer a manutenção de um aeroporto é uma coisa um tanto diferente de construir um novo. mas ineficiência deste governo, de fato, não me surpreende, logo não posso dizer que tenha ficado surpreso com o acidente...

acho que você está se referindo a esse meu comentário certo?

"felizmente a cobrança e a indignação ao menos está fazendo o governo agir tardiamente. se a opinião pública tivesse martelado no assunto já na época do focker 100, talvez isso pudesse ser evitado"

bem. não me referia à reforma, mas a construção do novo aeroporto.. só que "felizmente", com duzentas mortes, é a última palavra que eu deveria ter usado  :/

Temma

• Visitante
« Resposta #214 Online: 20 de Julho de 2007, 21:46:50 »
Parecer técnico do IPT não encontra problemas na pista principal de Congonhas

O parecer técnico parcial nº12792-301-ii realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) na pista principal do aeroporto de Congonhas não identificou restrições ao uso da mesma. O documento é datado de ontem (19/07/2007). O resultado desse parecer é baseado, entretanto, em dados coletados até o dia 18 de julho de 2007 e também antes do acidente de terça-feira.  As duas principais conclusões foram as seguintes:

1) Características mecânicas do revestimento asfáltico: segundo o relatório o concreto utilizado na pista segue especificação da Infraero e é do mesmo tipo usado nos outros aeroportos. "A camada de rolamento das pistas principal e auxiliar segue o projeto na Faixa 2 das especificações da Infraero (SAO/GRL/900.ET-247/R2, página 60). Trata-se de concreto asfáltico usualmente adotado para obras desta natureza, largamente utilizado no Brasil em praticamente todas suas pistas de aeroportos", diz o texto. A avaliação do IPT é que "a mistura asfáltica após compactação e resfriamento pode ser considerada tecnicamente como apta para o tráfego de aeronaves, veículos e equipamento de obras". "Portanto, no que tange à concepção do revestimento asfáltico quanto às suas propriedades mecânicas, esta camada de rolamento atende às especificações de projeto e todas as implementações adotadas adicionaram características positivas", conclui o parecer. 

2) Características de superfície do revestimento asfáltico a partir de resultados de atrito obtidos com Mu-Meter: neste ponto, a análise foca a questão do atrito em pista molhada. Uma das possíveis causas do acidente com o avião Airbus-A320 da TAM, em Congonhas (SP), seria a falta do grooving (ranhuras que ajudam no escoamento da água), o que poderia tornar a pista mais escorregadia. O parecer diz que mesmo sem o grooving a pista está em boas condições. "Os valores encontrados nos dois monitoramentos recentemente realizados, mostram-se acima dos valores recomendados do ponto de vista de atrito em pista molhada, tendo em vista os limites recomendados internacionalmente (ICAO-Anexo 14) e nacionalmente (DAC). Ressalta-se ainda que estes patamares de valores de atrito foram alcançados sem a execução de grooving", descreve o relatório. Na conclusão, o instituto afirma que o nível de atrito está acima dos limites mínimos e que, portanto, a pista encontra-se em condições para pousos e decolagens. "Pela análise realizada, no que tange às condições de superfície do revestimento asfáltico, os valores medidos de atrito pela Infraero na pista principal por meio do equipamento mu-meter, na situação atual, revelam-se acima dos limites mínimos especificados", termina o texto

Logo depois do acidente de terça-feira, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), contestou a informação vazada por autoridades do governo federal a respeito da existência de laudo técnico do IPT liberando a pista de Congonhas. O IPT é um órgão do governo do Estado de São Paulo. O documento divulgado hoje demonstra que José Serra tem razão apenas parcial em sua reclamação. O laudo não é definitivo. Mas o parecer não aponta nenhum óbice para o funcionamento da pista reformada do aeroporto paulistano.

http://uolpolitica.blog.uol.com.br/#2007_07-20_20_15_23-9961110-0

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #215 Online: 20 de Julho de 2007, 21:49:08 »
Desculpem pela minha indignação... e voces sabem o meu posicionamento político...

Pqp**##@@%$@@*&¨%$%¨& esse tópico é &*¨%$$%#@ #$!@##$%¨¨&

Ufa... como desabafei... me respondam: acidentes nas rodovias federais é culpa do governo também, certo?

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #216 Online: 20 de Julho de 2007, 21:56:05 »
Desculpem pela minha indignação... e voces sabem o meu posicionamento político...

Pqp**##@@%$@@*&¨%$%¨& esse tópico é &*¨%$$%#@ #$!@##$%¨¨&

Ufa... como desabafei... me respondam: acidentes nas rodovias federais é culpa do governo também, certo?

Se ao menos fechassem os buracos e cuidassem da sinalização, não seria.  :hehe:

Mas nem isto esta corja faz.... logo...  :evil: :forca:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #217 Online: 20 de Julho de 2007, 22:07:38 »

Quando o motivo do acidente for a má conservação das estradas, sim.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #218 Online: 20 de Julho de 2007, 22:12:31 »
O mordomo é o culpado.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #219 Online: 20 de Julho de 2007, 22:18:39 »

Quando o motivo do acidente for a má conservação das estradas, sim.

Ahhh... voce apertou a ferida...

MAs eu pergunto: e porque NUNCA colocaram a culpa no Governo sobre esses acidentes? Não seria pertinente culpá-lo, já que culparam por um (suposto) defeito na pista de um aeroporto?

Há algo de podre no reino...

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #220 Online: 20 de Julho de 2007, 22:22:32 »
Simples...porque avião comporta mais gente, porque liberaram a pista antes de concluir a reforma...nossa...tem tantos motivos...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #221 Online: 20 de Julho de 2007, 22:23:04 »
Quem disse que nunca colocam a culpa no governo pelos acidentes nas estradas? É claro que sim. O problema é que acidentes de carro são coisas tão comuns que mal merecem menção na grande imprensa...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #222 Online: 20 de Julho de 2007, 22:23:17 »
A record, hoje no jornal da noite, mostrou as imagens da Chuplici falando 'relaxe e goze', do Lula falando que o problema aéreo esta em último plano e logo em seguida mostrou várias cenas do ocorrido em Congonhas.... Acho que revoltou qualquer um....

A exploração política do evento é um prato cheio.
Seriedade que é bom, tendo equilíbrio e aguardando as investigações, está em falta na mídia.
O negócio é o IBOPE.
Mas foi algo verdadeiro. São imagens. E elas que indignam. E sei sobre o IBOPE.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #223 Online: 20 de Julho de 2007, 22:31:41 »
Quem disse que nunca colocam a culpa no governo pelos acidentes nas estradas? É claro que sim. O problema é que acidentes de carro são coisas tão comuns que mal merecem menção na grande imprensa...

Estranho isso, não? O que vale é morrer muuuuiiita gente... pouca, não merece auditoria, investigação, CPI, PF, impeachment, ....

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #224 Online: 20 de Julho de 2007, 22:32:45 »

Estranho isso, não. O que vale é morrer muuuuiiita gente... pouca, não merece auditoria, investigação, CPI, PF, impeachment, ....
O que vale é morrer deputado...aí eles veem que acidente não escolhe cargo político...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!