Autor Tópico: Avião pega fogo em Congonhas.  (Lida 30940 vezes)

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Luz

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #75 Online: 18 de Julho de 2007, 20:55:45 »
Prefiro 186 pastores morrendo a 186 dentistas, médicos, engenheiros, advogados, bebês, deputados; quanto mais pastores eu descobrir que estavam no avião melhor.

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Offline Ricardo RCB.

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #76 Online: 18 de Julho de 2007, 22:43:39 »


Citar

MPF entra com ação para fechar aeroporto de Congonhas após acidente da TAM

A exemplo do que fez há seis meses, o Ministério Público Federal protocolou nesta quarta-feira (18/7) na Justiça Federal uma segunda ação civil pública pedindo o fechamento do aeroporto de Congonhas, a fim de evitar novos acidentes devido às más condições da pista.(...)

A ação é assinada pelos procuradores da República Fernanda Taubemblatt, Márcio Schusterschitz e Suzana Fairbanks Lima de Oliveira e já foi distribuída ao juiz Clécio Braschi, da 8ª Vara da Justiça Federal em São Paulo.

O objetivo é fechar o aeroporto até a conclusão dos trabalhos e dos resultados de perícia, de forma a garantir a segurança de todos os usuários do transporte aéreo e dos moradores da região. Os vôos seriam transferidos para o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos e para o Viracopos, em Campinas.


Fonte e notícia completa : Aqui
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Offline Daniboy

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #77 Online: 18 de Julho de 2007, 22:45:02 »
Prefiro 186 pastores morrendo a 186 dentistas, médicos, engenheiros, advogados, bebês, deputados; quanto mais pastores eu descobrir que estavam no avião melhor.

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Acha que estou errado?
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Offline Worf

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #78 Online: 18 de Julho de 2007, 23:24:41 »

Luz

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #79 Online: 18 de Julho de 2007, 23:28:18 »
Prefiro 186 pastores morrendo a 186 dentistas, médicos, engenheiros, advogados, bebês, deputados; quanto mais pastores eu descobrir que estavam no avião melhor.

Estou vendo!
Acha que estou errado?

Acho que está exagerando. Quando 180 pessoas morrem de forma trágica, importa pouco o que elas acreditavam. O momento é terrível para esse comentário. Não me importa que fossem 200 padres ou 200 cientistas, mas que eram duzentas pessoas - duzentas famílias, amigos e 200 dores que eu não queria estar sentido. Por isso me sensibilizo. Mas, não vamos fazer disso uma diferença entre a gente, né? Acho que também exagerei.

Tarcísio

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #80 Online: 19 de Julho de 2007, 00:46:25 »
Ai, pela comparação dos vídeos dá pra ver claramente que o pai do Carlos está certo.

Offline Fabi

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #81 Online: 19 de Julho de 2007, 05:54:47 »
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL72737-5605,00.html

"Superitendente da Infraero disse em coletiva que pista de Congonhas não tem risco.
Schneider falou ainda que grooving é só prevenção, e não aumenta atrito"


Só no mundo das idéias que não tem risco, essa pista é muito curta...e vendo as imagens do avião na hora de pousar eu acho que alguma falha no avião fez com que o avião não desacelerasse e pelo piloto ter tentado um cavalo de pau pra parar o avião isso reforça a tese de que o avião tava com algum problema... mas se a pista fosse mais longa e tivesse o grooving seria mais fácil pro piloto evitar o acidente...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

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Offline Sr. Bradley P. Richfield

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #82 Online: 19 de Julho de 2007, 09:30:35 »
Parece que os A320 tem dificuldades para sair da configuração de pouso e o piloto não consegue arremeter.

Como nesse vídeo:
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Offline Alegra

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #83 Online: 19 de Julho de 2007, 09:38:40 »
Deus é bom!.... pra mim. O resto? que se dane!

Eu vi esta entrevista, Fernando... e fiquei com nojo do sujeito. Como é que alguém é capaz de dizer algo assim naquela situação?
É este o tipo de respeito que este tipo de gente quer que nós, ateus, tenhamos por eles? Eles mesmos não sabem sequer se dar ao respeito.

Se eu fosse parente de alguma vítima e estivesse ali por perto, naquela hora, não sei se não teria perdido a cabeça e enfiado a mão na cara de um FDP destes.



Pode crer!  |(
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Offline Alegra

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #84 Online: 19 de Julho de 2007, 09:44:27 »
Vídeo liberado pela aeronáutica:

http://playervideo.globo.com/webmedia/GMCMidiaASX?midiaId=703185|banda=N|ext.asx
http://playervideo.globo.com/webmedia/GMCMidiaASX?midiaId=703207|banda=N|ext.asx

Parece que os A320 tem dificuldades para sair da configuração de pouso e o piloto não consegue arremeter.

Como nesse vídeo:

Só especulação minha, mas parece que o piloto teve culpa sim...  Pista molhada e excesso de velocidade...:umm:

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APODman

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #85 Online: 19 de Julho de 2007, 09:51:33 »
Acho que houve uma associação de culpas:

- Piloto errou;
- Políticos e políticas erraram
- Talvez a TAM tenha errado ( problems técnicos no avião ? )

[]´s

Offline Pregador

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #86 Online: 19 de Julho de 2007, 09:54:51 »
Acho que houve uma associação de culpas:

- Piloto errou;
- Políticos e políticas erraram
- Talvez a TAM tenha errado ( problems técnicos no avião ? )

[]´s

Ou a Airbus...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Barata Tenno

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #87 Online: 19 de Julho de 2007, 09:56:13 »
Vídeo liberado pela aeronáutica:

http://playervideo.globo.com/webmedia/GMCMidiaASX?midiaId=703185|banda=N|ext.asx
http://playervideo.globo.com/webmedia/GMCMidiaASX?midiaId=703207|banda=N|ext.asx

Parece que os A320 tem dificuldades para sair da configuração de pouso e o piloto não consegue arremeter.

Como nesse vídeo:

Só especulação minha, mas parece que o piloto teve culpa sim...  Pista molhada e excesso de velocidade...:umm:




Não da pra saber se foi culpa dele ou falha em algum equipamento do avião...... Talvez as turbinas que não reverteram....
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Offline Alegra

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #88 Online: 19 de Julho de 2007, 09:57:29 »
Acho que houve uma associação de culpas:

- Piloto errou;
- Políticos e políticas erraram
- Talvez a TAM tenha errado ( problems técnicos no avião ? )

[]´s

Ou a Airbus...

Sei não.... só sei que com todos os problemas políticos (as) e da TAM outros aviões pousavam sãos e salvos.  :?
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Offline Alegra

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #89 Online: 19 de Julho de 2007, 09:58:43 »
Não da pra saber se foi culpa dele ou falha em algum equipamento do avião...... Talvez as turbinas que não reverteram....

O que é isso das turbinas não se reverterem?  :vergonha: Qual a conseguência?
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Offline Barata Tenno

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #90 Online: 19 de Julho de 2007, 10:10:45 »
Acho que houve uma associação de culpas:

- Piloto errou;
- Políticos e políticas erraram
- Talvez a TAM tenha errado ( problems técnicos no avião ? )

[]´s

Ou a Airbus...

Sei não.... só sei que com todos os problemas políticos (as) e da TAM outros aviões pousavam sãos e salvos.  :?



Ainda existe a grande possibilidade de problema mecanico..... O avião tem sistemas de aterrisagem eletrônicos, se ele estava na velocidade errada é porque ignorou todos os alarmes que deviam estar tocando no painel.

Na verdade a rotação das turbinas não pode ser revertida mas os freio aerodinâmicos direcionam para a frente os jatos que impulsionam a aeronave. Sua atuação é feita pela manete do acelerador em conjunto com os pedais dos freios hidráulicos nas rodas.
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Offline Alegra

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #91 Online: 19 de Julho de 2007, 10:19:41 »
Acho que houve uma associação de culpas:

- Piloto errou;
- Políticos e políticas erraram
- Talvez a TAM tenha errado ( problems técnicos no avião ? )

[]´s

Ou a Airbus...

Sei não.... só sei que com todos os problemas políticos (as) e da TAM outros aviões pousavam sãos e salvos.  :?



Ainda existe a grande possibilidade de problema mecanico..... O avião tem sistemas de aterrisagem eletrônicos, se ele estava na velocidade errada é porque ignorou todos os alarmes que deviam estar tocando no painel.

Na verdade a rotação das turbinas não pode ser revertida mas os freio aerodinâmicos direcionam para a frente os jatos que impulsionam a aeronave. Sua atuação é feita pela manete do acelerador em conjunto com os pedais dos freios hidráulicos nas rodas.


Vixe... já não especulo mais...
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APODman

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #92 Online: 19 de Julho de 2007, 10:26:44 »
Acho que houve uma associação de culpas:

- Piloto errou;
- Políticos e políticas erraram
- Talvez a TAM tenha errado ( problems técnicos no avião ? )

[]´s

Ou a Airbus...

Sim !

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Offline Südenbauer

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #93 Online: 19 de Julho de 2007, 11:38:49 »
18/07/2007 - 19h29
Especialistas têm duas hipóteses para explicar acidente da TAM

DANIEL GALLAS
da BBC Brasil, de São Paulo

Especialistas ouvidos pela BBC Brasil acreditam que duas hipóteses são as mais prováveis para explicar as causas do acidente do avião da TAM em São Paulo.

O Airbus-A320 --que vinha de Porto Alegre no final da tarde desta terça-feira, com 186 pessoas a bordo-- não conseguiu aterrissar em Congonhas, atravessou a avenida em frente ao aeroporto e bateu em um prédio da TAM. O acidente aéreo é o maior da história do Brasil.

Para os especialistas, há duas hipóteses mais prováveis.

A primeira é que o avião teria aterrissado em um ponto muito distante do ideal para um pouso seguro. Nesse caso, o piloto poderia ter optado por duas soluções: tentar frear a aeronave e concluir a aterrissagem, ou arremeter e tentar um novo procedimento de aterrissagem.

A segunda hipótese é de que o avião teria aterrissado no ponto ideal da pista, mas o piloto teria perdido o controle da aeronave por algum motivo. Por exemplo, a aeronave poderia ter apresentado algum tipo de pane ou ter aquaplanado devido ao acúmulo de água na pista de Congonhas.

Para o major-brigadeiro Renato Cláudio Costa Pereira, ainda não há dados suficientes para determinar o que aconteceu.

No entanto, ele acredita que as palavras "vira, vira" faladas na cabine da aeronave, ouvidas na torre de comando do aeroporto e reveladas à imprensa pelo governador de São Paulo, José Serra indicam que o piloto pode ter tentado arremeter a aeronave.

"Não é 'vira' que ele estava falando. Não existe esse termo em aviação. Era 'gira, gira', ou seja, ele [o co-piloto] estava pedindo para que o piloto rodasse o avião [girar o avião para cima, para voltar a decolar]", afirma o major-brigadeiro, que foi presidente da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e já participou de investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), um órgão ligado ao Ministério da Defesa.

Os especialistas dizem que a decisão de se arremeter a aeronave e tentar novo pouso é bastante comum em aeroportos como Congonhas, mas requer agilidade por parte do piloto.

"A decisão de arremeter é muito rápida. O sujeito não pode pensar. Se ele pensar, ele não faz. Quando ele percebe, ele já jogou o avião para cima", diz Hélcio Estrella, editor-chefe da revista Aviação em Revista.

Pista sem ranhuras

Os especialistas ouvidos pela BBC Brasil são unânimes em condenar as condições da pista de pouso do aeroporto de Congonhas, que foi liberada para utilização sem a conclusão de ranhuras que ajudam a escoar a água do local nos dias de chuva, conhecidas como "grooving".

"Eu acho que a hipótese mais provável é que eles [a Infraero] tenham entregue a pista prematuramente, sem as ranhuras", diz Ivan Sant'Anna, autor de livros especializados em aviação.

"Acho que operar com chuva em cima de uma pista deste tamanho sem grooving é muito arriscado, principalmente com um avião pesado, grande e cheio de combustível."

"Se existe essa possibilidade, deveria se parar toda a operação com chuva e desviar para Guarulhos. Foi um acidente de graça", afirma o major-brigadeiro Pereira.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u313129.shtml

Offline Südenbauer

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #94 Online: 19 de Julho de 2007, 11:42:37 »
Infraero cruza para... TAM

19/07/2007 - 09h15
Peritos detectaram fumaça em motor, diz presidente da Infraero

da Folha Online

O presidente da Infraero (estatal que administra os aeroportos do país), brigadeiro José Carlos Pereira, disse ontem que os peritos detectaram "fumaça forte" no motor esquerdo do Airbus-A320 da TAM no filme feito durante sua tentativa fracassada de pouso na pista do aeroporto de Congonhas, informa nesta quinta-feira reportagem de Eliane Cantanhêde, colunista da Folha (íntegra disponível só para assinantes do jornal ou do UOL).

A Folha informa que, segundo o brigadeiro, a fumaça introduz um elemento novo no início das investigações: a possibilidade de falha mecânica no equipamento.

A fumaça, de acordo com a reportagem, pode indicar que os motores estavam funcionando em sentidos opostos, um impulsionando para frente e outro freando, o que explicaria, por exemplo, por que o piloto não conseguiu parar o avião, que continuou em velocidade bem alta depois de tocar o solo e girou para a esquerda ao final da pista, em vez de seguir reto.

TAM Express

O risco de desabamento no prédio da TAM Express e focos de incêndio que ainda persistem no local prejudicam as buscas às vítimas do acidente com o vôo 3054 da TAM, ocorrido na noite da última terça-feira (17) em Congonhas (zona sul de São Paulo).

Até o começo da madrugada de hoje, 180 mortes haviam sido confirmadas, e o número pode chegar a 200. É o maior acidente aéreo da história do país.

O acidente com o avião --que havia decolado de Porto Alegre com 186 pessoas a bordo-- aconteceu durante pouso. Sem controle, a aeronave atravessou as pistas da avenida Washington Luís e atingiu o prédio da TAM Express --empresa de transporte de cargas. Houve explosão e incêndio.

Além dos passageiros, o acidente vitimou funcionários da empresa --uma funcionária morreu no hospital e cinco estão desaparecidos--, além de outras pessoas em solo --não há confirmação sobre o número.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u313236.shtml
« Última modificação: 19 de Julho de 2007, 13:05:17 por Fernando »

Offline Fabi

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #95 Online: 19 de Julho de 2007, 12:53:40 »
Continuo achando que o problema foi no avião....
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #96 Online: 19 de Julho de 2007, 13:36:00 »
Infraero cruza para... TAM

19/07/2007 - 09h15
Peritos detectaram fumaça em motor, diz presidente da Infraero

Divergências surgem:

Citar



O brigadeiro José Carlos Pereira, presidente da Infraero, disse que não havia fumaça nas turbinas do Airbus A320 da TAM no momento em que ele pousou no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, na terça-feira (17). "Havia vapor de água", afirmou ele, que assistiu imagens gravadas no terminal.

...

fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL73072-5605,00.html

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Offline Südenbauer

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #97 Online: 19 de Julho de 2007, 14:00:43 »
E agora, José?

Offline Südenbauer

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #98 Online: 19 de Julho de 2007, 14:33:26 »
Citação de: Estadão
Os problemas de segurança do aeroporto de Congonhas são velhos conhecidos de especialistas em transportes aéreos e entidades representativas da aviação civil. A constatação dos especialistas consultados ontem pelo Estado aponta para um problema crônico: a falta de uma área de escape para contornar eventuais problemas de derrapagens. 'O aeroporto de Congonhas opera no limite de segurança', afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo (SBTA), Anderson Correia, professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Correia destaca que o aeroporto não comporta aviões de grande porte, como os novos modelos de Boeings e Airbus. 'A velocidade de pouso dos modelos de aeronaves de grande porte coloca a questão de segurança no limite, impedindo qualquer erro ou derrapagem no procedimento de pouso. O limite é ainda mais extremo porque não existe nenhuma folga ou área de escape', afirma o presidente da SBTA.

De acordo com normas internacionais, a área de escape deve ter no mínimo 240 metros de comprimento por 480 metros de largura. A pista principal de Congonhas tem 1.900 metros. O aeroporto internacional do Galeão, no Rio, tem a pista principal com 4 mil metros e o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, com 3.700 metros.

O aeroporto de Congonhas foi construído em um platô artificial instalado no alto de uma colina, contrariando as técnicas construtivas aeroportuárias para que sejam erguidos em planícies. O padrão de engenharia permite que a área de escape seja a continuidade da pista principal, sem obstáculos ou declives que vão parar nas avenidas mais movimentadas da capital paulistana. 'A cidade penetrou no aeroporto, construído na década de 40. O governo federal já deveria ter estudado uma revisão do tráfego de Congonhas', disse.

O comandante aposentado Carlos Camacho, diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas, defende que o tráfego aéreo de Congonhas seja feito exclusivamente por rotas regionais, com duração de no máximo uma hora. 'Seria voltar a sua origem. A ausência da área de escape deveria motivar uma norma para que o aeroporto não funcionasse em dias de chuva, o que na verdade seria um arremedo. O ideal é que as autoridades federais assumam seu compromisso com a sociedade discutindo a capacidade de tráfego de Congonhas sem pressões comerciais.

Por que precisam morrer 200 pessoas para se darem conta dessas coisas?! j  :hmph:

Offline Südenbauer

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #99 Online: 19 de Julho de 2007, 14:40:05 »
Infraero nega ter falado sobre fumaça e não comenta fogo

Presidente José Carlos Pereira diz não ter feito declaração sobre turbina do avião da TAM

SÃO PAULO - O brigadeiro José Carlos Pereira, presidente da Infraero, desmentiu nesta quinta-feira, 19, ter afirmado na quarta à imprensa que havia fumaça na turbina do avião da TAM e não comentou os aparentes indícios de fogo momentos antes da explosão, ocorrida na terça-feira depois que oAirbus pousou noAeroporto de Congonhas.

"Isso não é verdade, nós desmentimos essa história", disse o assessor de imprensa de Pereira, em relação à fumaça das turbinas. "Inclusive porque a Infraero não faz declarações sobre o que acontece na companhia aérea, só é responsável pela estrutura aeroportuária".

O vídeo, divulgado pela Infraero, registra um pouso bem sucedido realizado às 18h48 e, três minutos depois, o trágico acidente do vôo 3054. O material foi feito com câmeras espalhadas pela pista do Aeroporto de Congonhas.

http://render.estadao.com.br/cidades/not_cid21499,0.htm

 

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