Autor Tópico: Avião pega fogo em Congonhas.  (Lida 30944 vezes)

Temma

• Visitante
Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #175 Online: 20 de Julho de 2007, 01:43:14 »
E se congonhas é o aeroporto mais movimentado do Brasil situado em meio à uma área de grande movimento na maior cidade do Brasil, isso é responsabilidade do governo federal

dos governos federais de, no mínimo, os últimos 20 anos E também da prefeitura de são paulo. eu vejo a culpa do lula nesse caso da mesma maneira que o FHC foi culpado pelo acidente do FOCKER-100.

é uma piada nada engraçada a localização desse aeroporto

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #176 Online: 20 de Julho de 2007, 01:48:51 »
Tá, mas tipo: a porcentagem internacional aceita é entre 0,42% e 0,50%. Por que em Congonhas eles querem um ideal de 0,80%? Não é para o avião parar em pouco tempo tendo em vista o curto espaço da pista?

Pode ser que eu esteja falando bobagem, mas é uma dúvida que quero tirar.

Edit: E a nossa ministra do turismo? Por onde anda? Os passageiros desse vôo sem dúvida estão relaxando bastante agora.

Estes 0,80 especificados ou, no caso, os 0,70 medidos, foram em uma situação sem os grooving... é até de se esperar que o fator de coeficiente de atrito seja bastante elevado com a pista seca e sem grooving, maior até do que se os grooving's existissem, pois existe mais superfície de contato. Para pista seca isto é perfeito... o problema fica muito sério é com a pista molhada e sem grooving.

Hipoteticamente vou atribuir um coeficiente de atrito de 0,27 para uma pista molhada e com grooving (continuo preferindo usar o termo dreno, mas tudo bem), esta pista de Congonhas, na situação em que ela estava, molhada e sem dreno, este fator caiu para 0,05... virou um rinque de patinação no gelo.

Congonhas tem retrospecto...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #177 Online: 20 de Julho de 2007, 02:08:53 »
Ahh, entendi agora. Valeu! :ok:

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #178 Online: 20 de Julho de 2007, 02:18:28 »
Assessor especial de Lula faz gesto obsceno ao assistir à notícia sobre a TAM

Um dos principais assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marco Aurélio Garcia foi flagrado ontem fazendo um gesto obsceno após assistir à reportagem da Rede Globo sobre o defeito técnico no avião da TAM que explodiu em São Paulo.

No momento em que a reportagem ia ao ar, às 20h17, Garcia --assessor especial para assuntos internacionais da Presidência-- fez por três vezes o gesto em que se bate a palma da mão estendida contra a outra mão, fechada.

Ao seu lado, o assessor Bruno Gaspar foi mais efusivo, esticando os dois braços para a frente e depois trazendo os cotovelos em direção ao quadril.
A imagem foi transmitida no "Jornal da Globo".

Procurado, Gaspar negou inicialmente que ambos tenham comemorado a notícia, que traz o foco da investigação sobre o acidente para a aeronave e a TAM --conseqüentemente tirando parte da pressão sobre o Planalto.

O governo vem recebendo críticas por ter entregue de forma incompleta a pista de Congonhas, o que pode ser um fator contribuinte à tragédia.

"A gente ficou espantado, como qualquer pessoa", disse. Confrontado com a informação de que há imagens mostrando a reação de ambos, o assessor de Marco Aurélio pediu então "um tempinho".

Quando voltou a falar com a Folha, explicou: "Não aceito dizer que a gente comemorou. Foi um momento de extravasamento com a conclusão de que o acidente pode ter sido mais complexo do que em princípio chegaram a levantar. Foi uma reação de "poxa, tá vendo?'... Porque houve precipitação. Alguns setores tentaram atingir o governo politicamente e nos culpar. Agora está visto que não é bem assim".

Em entrevista ao "Jornal da Globo", porém, Garcia negou que estivesse comemorando o conteúdo da reportagem.

De acordo com o assessor, "as imagens foram tomadas de forma clandestina" e mostram sua "indignação frente a uma determinada versão (...) que creditava ao governo a responsabilidade por um acontecimento dramático".

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u313510.shtml

Definitivamente, o Brasil não é um país sério.

Link para o vídeo:  http://playervideo.globo.com/webmedia/GMCMidiaASX?midiaId=703872|banda=N|ext.asx
Na página da globo: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM703872-7823-O+LADO+POLITICO+DE+UM+ACIDENTE,00.html

« Última modificação: 20 de Julho de 2007, 02:27:54 por Worf »

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #179 Online: 20 de Julho de 2007, 02:31:29 »
E se congonhas é o aeroporto mais movimentado do Brasil situado em meio à uma área de grande movimento na maior cidade do Brasil, isso é responsabilidade do governo federal

dos governos federais de, no mínimo, os últimos 20 anos E também da prefeitura de são paulo. eu vejo a culpa do lula nesse caso da mesma maneira que o FHC foi culpado pelo acidente do FOCKER-100.

É claro que os governos anteriores são responsáveis também, sem dúvida, mas que é que podem fazer agora? Em que isso diminui a responsabilidade do governo atual? Trazer à tona rixas entre PT e PSDB é a última coisa que se deveria fazer agora, o joguinho de "foi ele que começou" não leva à solução. Que o atual governo assuma sua responsabilidade e resolva uma situação cujo auge se arrasta há dez meses e que não era inesperada, em vez de se omitir como as gestões anteriores, que é o que ele vem fazendo até agora.
Mais produtivo que apontar culpados é cobrar medidas dos atuais responsáveis pelo tráfego aéreo. 

A localização de congonhas é totalmente inadequada à quantidade e tipos de vôos que passam pelo aeroporto, por isso mesmo, por quê ao invés de realizar reformas estéticas em congonhas o governo não utilizou esse dinheiro para construir o terceiro terminal em Guarulhos? Ou para fornecer transporte digno para o paulista até lá?
« Última modificação: 20 de Julho de 2007, 02:36:42 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Temma

• Visitante
« Resposta #180 Online: 20 de Julho de 2007, 02:43:37 »
Aeronáutica: reversor é "brinde" para o piloto

O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) da Aeronáiutica, brigadeiro Jorge Kersul Filho afirmou nesta quinta-feira que "o reversor não é fator preponderante para operação em uma pista", garantiu, "o reversor é um brinde para o piloto".

http://noticias.terra.com.br/brasil/acidentecongonhas/interna/0,,OI1771950-EI10210,00.html

Avião sem um reversor é 'perigoso', diz professor do ITA

O não-funcionamento de um reversor em um avião representa sempre um risco para a segurança do vôo, afirmou ao G1 o professor de aerodinâmica e projeto aeronáutico do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Roberto da Mota Girardi. "É perigoso, principalmente em uma pista curta como a de Congonhas", disse.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL73591-5605,00.html

a MESMA coisa falaram do grooving. a Infraero tentou diminuir sua importância, e a imprensa alardeou que ele seria a falta dele a causa do acidente. e a gente fica aí, com factóides. cada um escolhe o seu

piada isso ¬¬

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #181 Online: 20 de Julho de 2007, 02:45:09 »
PT zomba da cara do povo mesmo. Já não bastasse a dança da deputada Guadagnin e o "relaxe e goze" da Marta. Agora essa.

:{

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 20 de Julho de 2007, 02:45:26 »
Uma das medidas poderia ser desafogar um pouco São Paulo... querem um exemplo? Um vôo de Porto Alegre / Curitiba, passa por SP. Poderia-se voar direto, seria mais curta a distância (e o custo).

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #183 Online: 20 de Julho de 2007, 02:51:28 »
Ainda na reportagem sobre o professor do ITA (que até agora talvez seja a pessoa mais confiável que falou):

Segundo o professor Girardi, um avião sem um reversor precisaria de mais pista para parar. "Não conheço o manual de operações da Airbus nem detalhes do sistema de manutenção da TAM, mas me parece estranho o prazo de dez dias para avaliar o problema", declarou.

Temma

• Visitante
« Resposta #184 Online: 20 de Julho de 2007, 03:06:12 »

É claro que os governos anteriores são responsáveis também, sem dúvida, mas que é que podem fazer agora? Em que isso diminui a responsabilidade do governo atual? Trazer à tona rixas entre PT e PSDB é a última coisa que se deveria fazer agora, o joguinho de "foi ele que começou" não leva à solução.

na verdade quem "começou" isso foi boa parte dos que associam o acidente ao Lula, diretamente,  como se viu nesse tópico, e que ficam partidarizando a coisa. essa mesma associação não foi feita por exemplo no acidente do Focker-100 e o então presidente FHC. é isso que estou apontando. EU não estou querendo fomentar nenhuma rixa, ela já existe, e em praticamente toda a imprensa se vê isso, também nas pessoas debatendo na internet. e não só eu quem digo isso..

Que o atual governo assuma sua responsabilidade e resolva uma situação cujo auge se arrasta há dez meses e que não era inesperada, em vez de se omitir como as gestões anteriores, que é o que ele vem fazendo até agora.
Mais produtivo que apontar culpados é cobrar medidas dos atuais responsáveis pelo tráfego aéreo.

a questão não é cobrar medidas, claro que isso deve ser feito, mas é achar que o problema começou nos últimos dez meses.

A localização de congonhas é totalmente inadequada à quantidade e tipos de vôos que passam pelo aeroporto, por isso mesmo, por quê ao invés de realizar reformas estéticas em congonhas o governo não utilizou esse dinheiro para construir o terceiro terminal em Guarulhos? Ou para fornecer transporte digno para o paulista até lá?

e eu é que sei? problemas estruturais temos aos montes. escola, estradas, hospitais, segurança pública. não é o caminho achar que tudo começou em 2002.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #185 Online: 20 de Julho de 2007, 03:12:17 »
Não adianta ficar falando " Ai foi o governo anterior" e cruzar os braços e pior comemorar quando descobrem que o reversor tava com problemas... se agora o avião não parou por causa do reversor, amanhã pode ser culpa da pista...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #186 Online: 20 de Julho de 2007, 03:38:41 »
na verdade quem "começou" isso foi boa parte dos que associam o acidente ao Lula, diretamente,  como se viu nesse tópico, e que ficam partidarizando a coisa. essa mesma associação não foi feita por exemplo no acidente do Focker-100 e o então presidente FHC. é isso que estou apontando. EU não estou querendo fomentar nenhuma rixa, ela já existe, e em praticamente toda a imprensa se vê isso, também nas pessoas debatendo na internet. e não só eu quem digo isso..
Mas o governo Lula, assim como governos anteriores, está sim associado ao acidente, ainda que não diretamente. Repito que o governo Lula tem sim responsabilidade, não tanto pelo acidente em si, mas pelo estado de coisas que aumenta a probabilidade de que acidentes como esse ocorram. Como responsável atual cabe a ele fazer alguma coisa, e se a atual gestão fosse de qualquer outro partido, faria a mesma crítica.
Mas concordo que a questão vem sendo partidarizada por muitos, por isso falei que antes cobrar soluções de quem pode executá-las do que ficar discutindo quem deveria ter feito o que antes.

a questão não é cobrar medidas, claro que isso deve ser feito, mas é achar que o problema começou nos últimos dez meses.
Eu não acho que o problema começou há dez meses, mas chegou num ponto crítico há esse tempo, como coloquei antes:
...uma situação cujo auge se arrasta há dez meses e que não era inesperada...
O governo Lula era o responsável pelo tráfego aéreo então e agora, aliás desde 2003, quando o apagão aéreo já era esperado. Isso não diminui a culpa dos anteriores, mas o governo atual, o único que pode e que deveria agir no momento, até agora não fez nada! Longe de mim usar esa situação para compara Lula a FHC, quero é que quem ocupa o cargo agora aja de acordo.

e eu é que sei? problemas estruturais temos aos montes. escola, estradas, hospitais, segurança pública. não é o caminho achar que tudo começou em 2002.
Não, os problemas não começaram em 2002. Mas o governo Lula sim e era sua responsabilidade ter começado a resolver tais problemas desde então, independente das omissões dos anteriores.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #187 Online: 20 de Julho de 2007, 12:21:13 »
2007-07-20

Evitada nova tragédia

Fernando Bizerra Jr/Epa

Uma nova tragédia aérea esteve iminente ontem de manhã no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade de São Paulo, onde no dia anterior um Airbus 320 da empresa brasileira TAM derrapou ao aterrar e colidiu com um prédio da própria empresa no outro lado da avenida, matando cerca de 200 pessoas. Um avião também da TAM, desta feita um Fokker 100 cheio de passageiros, abortou a aterragem no último instante, quase quando tocava a pista, indo aterrar, 15 minutos depois, no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na área metropolitana. Com o resgate dos corpos das vítimas do A-320 a fazer-se de forma lenta, vingava ontem a tese de que falha humana poderá ter estado na origem do mais grave acidente aéreo da história do Brasil.

O piloto do Fokker, com a visão dificultada por uma espessa camada de nuvens, só muito tarde percebeu que estava alto e rápido de mais para aterrar na pista auxiliar de Congonhas. Mesmo assim, numa manobra rápida e arriscada, ele abortou os procedimentos de aterragem, inverteu a acção dos motores e, dando-lhes força máxima, conseguiu ganhar altura novamente. É a mesma manobra que se supõe que o piloto do Airbus tenha tentado fazer mas sem êxito.

Uma batalha de versões e hipóteses dificulta o já difícil trabalho de esclarecer o que realmente aconteceu com o Airbus 320. A hipótese inicialmente aceite de que o piloto tinha perdido o controlo da aeronave devido à falta de grooving (sulcos feitos para escoar a água pluvial e aumentar a aderência dos aviões ao solo) na pista, foi contrariada pela Infraero, administradora dos aeroportos no Brasil, a qual avançou com a possibilidade de erro humano ao afirmar que o piloto tinha feito o avião tocar na pista a uma velocidade três vezes superior à normal. Em Brasília, o presidente Lula da Silva manteve -se ontem em silêncio mas vários ministros empenharam-se em desmentir falhas na fiscalização da segurança dos aeroportos e nas condições de voo.

As equipas dos bombeiros foram ontem forçadas a diminuir o ritmo dos trabalhos para recuperação dos corpos das vítimas face à ameaça de desmoronamento. O número oficial de mortos era ontem de 185, mas calcula-se que ultrapasse os 200.

O Ministério Público Federal pediu encerramento do Aeroporto de Congonhas, que fica num dos mais populosos bairros de São Paulo, até que sejam garantidas condições totais de segurança. Mas a Força Aérea, que controla o tráfego aéreo no Brasil, recusou.

Fonte: http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=250765&idselect=9&idCanal=9&p=200

:o
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #188 Online: 20 de Julho de 2007, 13:47:39 »
Isso já exagero. Abortar pouso é uma manobra comum.

Daqui a pouco vão começar a noticiar que aviões pousaram 30cm depois do ponto ideal e os passageiros sairam ilesos.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #189 Online: 20 de Julho de 2007, 14:00:52 »
quando congonhas foi construído a região ainda era deserta...
e esse marco aurélio garcia é um comunista sujo, sujeito que definitivamente não mede esforços para alcançar o que quer; em 2002 foi em entrevista ao el país que disse o seguinte;
Ayer, después del debate, García continuaba en duda. "Realmente no sé si ganaremos en primera vuelta", musitó García. Pero destacó: "Brasil se movió hacia la izquierda. La impresión de que el PT se trasladó al centro surge de que hemos tenido que asumir compromisos que están en ese terreno. Eso implica que tendremos que aceptar inicialmente algunas prácticas. Pero eso no es para siempre".
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #190 Online: 20 de Julho de 2007, 16:32:23 »
Já colocaram no youtube:
http://br.youtube.com/watch?v=FK5_ovIncgY

Agora só falta colocarem o funk do assessor obsceno. :lol:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #191 Online: 20 de Julho de 2007, 16:42:52 »
Foto realista de como o governo trata o interesse público

Nada poderia ser mais fiel ao pensamento desta corja.  :merda: :vomito: :naao: :palavrao:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 20 de Julho de 2007, 18:14:53 »
20/07/2007 - 17h43 - Atualizado em 20/07/2007 - 18h04
Dilma confirma: SP terá novo aeroporto

Em 60 dias, Congonhas não vai mais receber vôos de conexões.
Estudos para construção de novo aeroporto na cidade saem em 90 dias.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília

A cidade de São Paulo terá um novo aeroporto, confirmou, nesta quinta-feira (20), a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Segundo ela, o local ainda não está definido. A ministra disse somente que será na Grande São Paulo.

"Determinamos a construção de um novo aeroporto. Jamais diríamos onde será a construção para não sermos fator de especulação imobiliária. Não sabemos onde será, e, se soubéssemos, não diríamos", acrescentou a ministra.

Ela explicou também que as medidas anunciadas nesta sexta-feira, de restrição do número de vôos em Congonhas, com o aeroporto deixando de atuar com conexões e escalas de vôos. 

"As medidas visam aumentar o grau de confiança na utilização de Congonhas. Estamos determinando que a vocação de Congonhas seja de vôos diretos, ponto a ponto", disse a ministra Dilma Rousseff a jornalistas.

A ministra explicou que a preocupação do governo com relação ao aeroporto de Congonhas é que ele está situado no meio da maior cidade da América Latina. "Quando escolhermos o sítio [para o novo aeroporto], tomaremos a precaução de que haja uma área de segurança ao seu redor", afirmou ela.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #193 Online: 20 de Julho de 2007, 18:36:59 »

O cara é o presidente da República e tem autoridade sobre seus ministros que não cumprem o que é seu dever.Uma ministra aparece na Tv falando "relaxa e goza" se referindo ao pessoal que passava 10 horas seguidas em um banco de aeroporto como se todos estivessem viajando em férias sem compromisso algum e não foi demitida como aconteceria em qualquer país em que a autoridade máxima tenha um mínimo de vergonha nas fuças.

Outro ministro libera para uso uma pista que não estava acabada e que segundo um CORONEL DA AERONAÚTICA(Portanto gente que entende do assunto ...)tem um desnivel central  que chega a 50 cms, sendo que a pista tem se não me engano , apenas 1.500 metros  e metade do tamanho da pista de Cumbica com quase 3.000 metros.

Quem é responsável? Sabe o que não entendo?Por qual motivo na hora de arrotar que a Petrobrás se tornou alto-suficiente em petróleo em SEU GOVERNO(Tomando para sí o trabalho que mais de 40 anos de engenheiros e operários..) ele  faz questão de aparecer frente as cameras de TV e na hora de assumir que SEU ministro fez cagada, ele se esconde em um buraco feito rato. Já se foram 3 dias e nada de dar sequer um "olá, meus pesames pela sua perda" para os familiares?

Quanto ao Fokker 100 da TAM, não morro de amores por FHC e prefiriria que o Aeropinga 51 cheio de gente do tipo de FHC, Collor, Lullalá e Martaxa estivesse no lugar ao invés de tanta gente boa ter morrido.FHC foi outro que ignorou que essa merda de aeroporto é um risco , e tanto ele como Lullalá  não fizeram absolutamente merda nenhuma para mudar a situação que acabou nessa tragédia.

FHC teve culpa, Lullalá tb tem , o ministro tb tem culpa e o pessoal que ignorou as reclamações de pilotos e controladores tb tem.

E uma coisa todos tem em comum, empurraram para o próximo governo  e falam mal do anterior, só que tanto FHC quanto Lulla tiveram dois mandatos e o aeroporto continua no meio da cidade.
« Última modificação: 20 de Julho de 2007, 18:46:08 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #194 Online: 20 de Julho de 2007, 18:45:31 »
com o fokker 100 da tam qual foi a causa do acidente? dava pra atribuir à infraero, como no presente caso?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #195 Online: 20 de Julho de 2007, 18:49:56 »
com o fokker 100 da tam qual foi a causa do acidente? dava pra atribuir à infraero, como no presente caso?
Com o fokker 100 foi um problema no avião, não teve a ver com o aeroporto.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #196 Online: 20 de Julho de 2007, 18:50:58 »

O fokker caiu por falha mecanica, não foi?E a cem metros da pista...

Concorda que se tivesse em uma região desabitada talvez não houvesse tantas vitimas na ocasião?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #197 Online: 20 de Julho de 2007, 18:56:52 »
então por que estão falando em 'dava pra atribuir a culpa ao fhc da mesma maneira que dá pra atribuir ao lula agora'?

Temma

• Visitante
« Resposta #198 Online: 20 de Julho de 2007, 19:04:22 »

O fokker caiu por falha mecanica, não foi?E a cem metros da pista...

Concorda que se tivesse em uma região desabitada talvez não houvesse tantas vitimas na ocasião?

sim, a isso que me refiro quando digo que podemos 'culpar' o governo pelo acidente. Só que no acidente do focker 100 só três pessoas em terra morreram, as outras 96 estavam no avião. ainda sim, fica evidente que numa região com casas nos arredores qualquer problema com uma falha mecânica/humana/estrutural terá o número de vítimas maximizados, até pela dificuldade em fazer um pouso forçado. não falam que congonhas era uma tragédia iminente?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #199 Online: 20 de Julho de 2007, 19:09:24 »
Teve que acontecer uma tragédia monumental para estes inertes se coçarem.. Isto é fantástico... O brasil é um país que navega sem leme, ao sabor dos acontecimentos... planejamento 0.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!