Autor Tópico: Avião pega fogo em Congonhas.  (Lida 30941 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #100 Online: 19 de Julho de 2007, 14:46:21 »
Presidente da Infraero garante que pista não provocou acidente

Para José Carlos Pereira, condições eram perfeitas e 'aconteceu alguma coisa errada no pouso'

SÃO PAULO - O presidente da Infraero, o brigadeiro José Carlos  Pereira, descartou totalmente a possibilidade de o acidente envolvendo o Airbus A-320, da TAM, ter ocorrido por causa de problemas na pista principal do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo.  Na primeira e rápida entrevista coletiva à imprensa desde o acidente, concedida na manhã desta quinta-feira, 19, em Congonhas, ele garantiu que a pista principal do aeroporto foi entregue em perfeitas condições.  Ele afirmou que os controladores de vôo do aeroporto  informaram que o avião "tocou a pista na velocidade correta e no ponto certo".

Para Pereira, é provável que tenha ocorrido um problema no momento do pouso. "Aconteceu alguma coisa errada no pouso. O avião, por alguma razão, não perdeu velocidade. Alguma coisa aconteceu e o piloto, sei lá porque, acelerou a aeronave",  falou. "No caso do automóvel, se você está vindo em velocidade e deixa de acelerar, ele vai se movimentando, desacelerando, até o momento em que acaba parando de vez. A caixa-preta poderá explicar o que aconteceu".

Pereira assegurou, por outro lado, que a falta do grooving - ranhuras que evitam o acúmulo de água na pista - nada tem a ver com o acidente com o avião da TAM. Segundo ele, somente quatro aeroportos do País possuem essas ranhuras porque, em muitos casos, elas não são necessárias. "Poucos aeroportos têm ranhuras, que servem para a drenar a água acumulada na pista, mas elas não têm nada a ver com esse caso. O problema não é a ranhura. A pista principal de Congonhas está em perfeitas condições, qualquer aeronave pode pousar sem problemas. O grooving não ajudaria a parar o avião",  garantiu. Por outro lado, o presidente da Infraero confirmou que o grooving começará a ser colocado em Congonhas a partir do próximo dia 25.

Para o presidente, agora é a hora de deixar de lado "radicalismos". "Não é o momento de posições radicais, não podemos ser fundamentalistas. Precisamos encontrar um meio termo. Como é que vamos fazer com os milhões de passageiros que dependem do aeroporto?", afirmou. O Ministério Público Federal  (MPF) requereu, liminarmente, a suspensão imediata de todas as atividades em Congonhas, exigindo a interrupção dos pousos e decolagens  nas pistas principal e auxiliar até a conclusão das investigações do acidente. O pedido foi protocolado na quarta-feira na Justiça Federal de São Paulo.

O brigadeiro lembrou ainda que a responsabilidade das investigações cabe à polícia e aos órgãos competentes. "A Infraero apenas administra os aeroportos. Não cabe a ela investigar a responsabilidade sobre acidentes". Ele adimitiu que há um uso excessivo do aeroporto e entende que a redução do tráfego aéreo, entre outras medidas, é importante.

José Carlos Pereira informou que a perícia sobre o acidente com o Airbus 320 da TAM deve durar 30 dias. No entanto, esse prazo poderá ser prorrogado.

http://www.estadao.com.br/cidades/not_cid21517,0.htm

Grifos meus.  :hein:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 19 de Julho de 2007, 15:29:57 »
Faltava o Comandante para dar sua opinião sobre o assunto. :?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 19 de Julho de 2007, 15:47:10 »
Não sei, acho que foi o Datena (ECA!) que colocou no ar uma comunicação da torre com uma aeronave anterior, avisando sobre tomar cuidado no pouso que a pista estava escorregadia.

APODman

• Visitante
« Resposta #103 Online: 19 de Julho de 2007, 15:52:51 »
Faltava o Comandante para dar sua opinião sobre o assunto. :?

Aguardemos uma psicografia :D

[]´s

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 19 de Julho de 2007, 16:08:35 »
Acho que ele estava falando deste Comandante :lol:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 19 de Julho de 2007, 16:11:46 »
Acho que ele estava falando deste Comandante :lol:
Precisamente.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #106 Online: 19 de Julho de 2007, 16:29:26 »
Vi os vídeos, realmente foi barberagem do piloto, ele desceu com velocidade demais e demorou para tomar uma decisão, arrematar ou frenar, deu nisso.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #107 Online: 19 de Julho de 2007, 16:45:57 »
Vi os vídeos, realmente foi barberagem do piloto, ele desceu com velocidade demais e demorou para tomar uma decisão, arrematar ou frenar, deu nisso.

Ahhh... por que você não disse antes??

Vamos dispensar então os peritos e todo aquele pessoal colhendo evidências e material... afinal, você já elucidou tudo... ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #108 Online: 19 de Julho de 2007, 17:09:33 »

Vamos dispensar então os peritos e todo aquele pessoal colhendo evidências e material... afinal, você já elucidou tudo... ::)
Dã...

Olhe os vídeos que perceberá que o piloto estava a pelo menos três vezes a velocidade recomendável já na descida.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 19 de Julho de 2007, 17:20:53 »

Dã...

Olhe os vídeos que perceberá que o piloto estava a pelo menos três vezes a velocidade recomendável já na descida.

3 vezes?  :hein:

Um avião desce entre 150 a 250Km/h, dependendo da pista e do teto....

450Km/h a 750Km/h.

3 vezes??? Tens certeza?  :hein:

Você tem certeza absoluta que não pode ter acontecido uma aquaplanagem? Ou uma falha mecânica?

É fácil acusar o piloto... ele esta morto e não pode dar nenhum detalhe... enquanto isto, os resposaveis por manter aquele porta-aviões operando, estão saindo de fininho.

Legal, né?  :no:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #110 Online: 19 de Julho de 2007, 17:22:39 »

Dã...

Nossa... e além de tudo vem equipado com velocímetro??? Uau!!!! ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #111 Online: 19 de Julho de 2007, 17:29:47 »
Deixe de ser ridículo, se um avião passou pela câmera em 13 segundos e o outro em 3 pelo menos três vezes, você me ofende por ser moderador, ridículo, só porque tem o poder na mão acha que é melhor que os outros.
Peter Atkins

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #112 Online: 19 de Julho de 2007, 17:30:19 »
Olha...Deve ter sido por falhas no avião...eu até sei o que o piloto tentou fazer...ele pousou e o avião não diminuiu a velocidade..ele acelerou pra tentar decolar de novo...mas viu que não ia conseguir...e tentou um cavalo de pau...só que a pista acabou e eles acabaram batendo naquele predinho...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #113 Online: 19 de Julho de 2007, 17:39:28 »
Cavalo de pau com um avião de 200 passageiros...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #114 Online: 19 de Julho de 2007, 17:40:17 »
[/b].  Ele afirmou que os controladores de vôo do aeroporto  informaram que o avião "tocou a pista na velocidade correta e no ponto certo".

O Fernando postou fontes... você tem alguma ou é o mais puro achismo da sua parte??? Como sempre... ¬¬

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #115 Online: 19 de Julho de 2007, 17:42:00 »
Ou você teria alguma idéia melhor? o avião não pára... o avião não sobe...e a pista tá acabando....como você para um avião assim com 186 pessoas a bordo?

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #116 Online: 19 de Julho de 2007, 17:43:06 »
É um último recurso, você vira o avião dando pouca potência e quando ele estiver virado você dá máximo de potência para ele parar, dificilmente dá certo ainda mais com um Airbus de 70 toneladas.
Peter Atkins

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 19 de Julho de 2007, 17:45:19 »
Olha...Deve ter sido por falhas no avião...eu até sei o que o piloto tentou fazer...ele pousou e o avião não diminuiu a velocidade..ele acelerou pra tentar decolar de novo...mas viu que não ia conseguir...e tentou um cavalo de pau...só que a pista acabou e eles acabaram batendo naquele predinho...

Não existe nenhum indício (apenas especulações) que ele tentou re-acelerar... até porque no instante do toque ao solo, os freios são acionados e as turbinas entram em reversão. Desconfio que não haveria tempo suficiente para retomar o vôo (operacionalmente falando).
Foi divulgado que o avião impactou na mesma velocidade do toque do pouso...

Offline Nero

• Nível 10
  • *
  • Sou o Imperador Artista de Roma
« Resposta #118 Online: 19 de Julho de 2007, 17:46:16 »
Os aeroportos brasileiros estão umas sucatas... E ainda querem sediar as olimpiadas.
Eu sou Nero, o imperador
Que sentiu dor,
Que provocou dor,
Um artista amador.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 19 de Julho de 2007, 17:46:22 »

Ou isto ou dar de cara em um prédio... no minímo a 150Km/h.

Qual seria a escolha mais coerente?

Uma pena que não conseguiu... muita gente poderia morrer, mas muitos teriam sobrevivido.
« Última modificação: 19 de Julho de 2007, 17:51:10 por Spitfire »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 19 de Julho de 2007, 17:49:17 »
Os aeroportos brasileiros estão umas sucatas... E ainda querem sediar as olimpiadas.

Congonhas é um porta-aviões... nem tanto pelo tamanho da pista, que é curta, é verdade, mas pelo entorno... não existe nenhuma área de escape.
Não entendo como mantém aquilo funcionando.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #121 Online: 19 de Julho de 2007, 17:52:00 »
Ruim não é nem olimpíadas, o problema mesmo é a Copa do mundo que é muito maior que uma olimpíada, os estádios são mais caros, muito mais gente vai ver os jogos e está muito mais próximo do que as próximas olimpíadas, e só dois anos para algum presidente que espero seja competente para arrumar as merdas do Lula.
Peter Atkins

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #122 Online: 19 de Julho de 2007, 17:54:54 »

Não existe nenhum indício (apenas especulações) que ele tentou re-acelerar... até porque no instante do toque ao solo, os freios são acionados e as turbinas entram em reversão. Desconfio que não haveria tempo suficiente para retomar o vôo (operacionalmente falando).

O vídeo mostra o avião em alta velocidade eu não sei se ele re-acelerou... apenas a velocidade não diminuiu... naquela velocidade o avião decolaria...provavelmente o piloto tentou isso (sem sucesso) e depois tentou um cavalo de pau (sem sucesso de novo)... Um piloto experiente...que pilota um airbus sabe a velocidade certa pra pousar e parar um avião...até um piloto de mono motor sabe disso... por isso eu acho improvável ser falha do piloto... imagine...o aeroporto de congonhas tem a pista muito pequena...e tava chovendo...com o avião pousando e continuando em alta velocidade... ele não teria tempo pra parar o avião...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 19 de Julho de 2007, 18:04:58 »

O vídeo mostra o avião em alta velocidade eu não sei se ele re-acelerou... apenas a velocidade não diminuiu... naquela velocidade o avião decolaria...provavelmente o piloto tentou isso (sem sucesso) e depois tentou um cavalo de pau (sem sucesso de novo)... Um piloto experiente...que pilota um airbus sabe a velocidade certa pra pousar e parar um avião...até um piloto de mono motor sabe disso... por isso eu acho improvável ser falha do piloto... imagine...o aeroporto de congonhas tem a pista muito pequena...e tava chovendo...com o avião pousando e continuando em alta velocidade... ele não teria tempo pra parar o avião...

Talvez até decolasse, realmente, teoricamente velocidade para isto existia... o problema é operacional, questão de procedimentos... você, ao pousar, aciona os freios e reverte as turbinas (os flaps abertos até atuam como freios aerodinamicos, mas o efeito é mais de aumentar a sustentação do avião do que freiar, pouca eficiência)... mas acredito que não havia tempo suficiente para desacionar a reversão das turbinas e destravar os freios... foram pouquíssimos segundos para tentar uma re-decolagem.

As melhores opções seriam sair da pista e usar alguma área de escape (que não existe em Congonhas) ou dar um cavalo de pau.

Ou houve falha mecânica ou o avião aquaplanou e não conseguiu diminuir a velocidade.

Claro... é só uma opinião... só o conteúdo da caixa preta para revelar os procedimentos feitos.  :ok:

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #124 Online: 19 de Julho de 2007, 18:06:59 »
O que é aquaplanagem? :umm:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!