Autor Tópico: Avião pega fogo em Congonhas.  (Lida 30943 vezes)

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Offline Daniboy

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #150 Online: 19 de Julho de 2007, 22:09:21 »




Por isso que todos jatos comerciais funcionam com somente uma turbina de um lado funcionando, o ar entra reto e sai reto.
« Última modificação: 19 de Julho de 2007, 22:11:56 por Daniboy »
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Offline Hugo

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #151 Online: 19 de Julho de 2007, 22:13:02 »
Notícias de HOJE:

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Bom, eu ví agora no JN a culpa não foi de Congonhas... o avião estava com problemas já no dia anterior...


Citar
O Airbus-A320 da TAM acidentado em São Paulo na última terça-feira (17) tinha um defeito no reverso da turbina direita desde o último dia 13, revelou o "Jornal Nacional", da TV Globo, na edição desta quinta-feira.



Ilação no dia da tragédia:


Claro que é o culpado, não diretamente, uma coisa que você não sabe é que existe uma coisa que fazem na pista contra aquaplanagem, se chama ranhura, as ranhuras fazem com que a água entre nos vãos do solo, assim evitando a aquaplanagem que foi o que aconteceu no acidente pela chuva, adivinha se a pista tinha ranhuras, adivinhe quem entregou a pista e quem deixou para lá as ranhuras para entregá-la rapidamente.

Uma pena mas o Lula matou mais 170.

Por que nós temos a terrível mania de nos anteciparmos aos fatos quando temos INTERESSES em culpar alguém????

Devagar Dani... devagar...

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Offline Spitfire

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #152 Online: 19 de Julho de 2007, 22:15:33 »

Por isso que todos jatos comerciais funcionam com somente uma turbina de um lado funcionando, o ar entra reto e sai reto.

Sim... mas e se um lado a turbina funciona e do outro não... qual é a tendência de vetor da aeronave?

Mas na boa... não sei, esta versão não me convenceu.
Qual piloto, em sã consciência, iria aceitar fazer um pouso sem a reversão de turbina, em uma pista molhada e sabidamente sem os drenos e ainda mais tão curta e sem área de escape como Congonhas???

Só um suicida homicida...   

Offline Daniboy

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #153 Online: 19 de Julho de 2007, 22:15:59 »
Notícias de HOJE:

Citar
Bom, eu ví agora no JN a culpa não foi de Congonhas... o avião estava com problemas já no dia anterior...


Citar
O Airbus-A320 da TAM acidentado em São Paulo na última terça-feira (17) tinha um defeito no reverso da turbina direita desde o último dia 13, revelou o "Jornal Nacional", da TV Globo, na edição desta quinta-feira.



Ilação no dia da tragédia:


Claro que é o culpado, não diretamente, uma coisa que você não sabe é que existe uma coisa que fazem na pista contra aquaplanagem, se chama ranhura, as ranhuras fazem com que a água entre nos vãos do solo, assim evitando a aquaplanagem que foi o que aconteceu no acidente pela chuva, adivinha se a pista tinha ranhuras, adivinhe quem entregou a pista e quem deixou para lá as ranhuras para entregá-la rapidamente.

Uma pena mas o Lula matou mais 170.

Por que nós temos a terrível mania de nos anteciparmos aos fatos quando temos INTERESSES em culpar alguém????

Devagar Dani... devagar...


Eu sinto dizer mas sou muito tendencioso quando o assunto é Lula, já que eu sei que ele é culpado de muita coisa jogo tudo em cima dele logo.

:D

Mas se houvessem ranhuras o piloto teria mais chances.

:P
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Offline Daniboy

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #154 Online: 19 de Julho de 2007, 22:17:49 »

Por isso que todos jatos comerciais funcionam com somente uma turbina de um lado funcionando, o ar entra reto e sai reto.

Sim... mas e se um lado a turbina funciona e do outro não... qual é a tendência de vetor da aeronave?

Mas na boa... não sei, esta versão não me convenceu.
Qual piloto, em sã consciência, iria aceitar fazer um pouso sem a reversão de turbina, em uma pista molhada e sabidamente sem os drenos e ainda mais tão curta e sem área de escape como Congonhas???

Só um suicida homicida...   
São os muitos fatores que causaram o acidente mesmo, mas acho que ele não sabia do reversor ou achava que daria conta, os acasos causam a realidade.
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Offline Hugo

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #155 Online: 19 de Julho de 2007, 22:21:27 »
Eu sinto dizer mas sou muito tendencioso quando o assunto é Lula, já que eu sei que ele é culpado de muita coisa jogo tudo em cima dele logo.

Voce é e pode até ser... mas imagina a imprensa.

Como foi que o responsável pela liberação da pista se sentiu quando assistiu as ilações dos âncoras das TVs?

Antes de qualquer "julgamento" é necessário esperar o laudo técnico. É muito mais sensato...
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Offline Spitfire

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #156 Online: 19 de Julho de 2007, 22:25:46 »

Por isso que todos jatos comerciais funcionam com somente uma turbina de um lado funcionando, o ar entra reto e sai reto.

Sim... mas e se um lado a turbina funciona e do outro não... qual é a tendência de vetor da aeronave?

Mas na boa... não sei, esta versão não me convenceu.
Qual piloto, em sã consciência, iria aceitar fazer um pouso sem a reversão de turbina, em uma pista molhada e sabidamente sem os drenos e ainda mais tão curta e sem área de escape como Congonhas???

Só um suicida homicida...   
São os muitos fatores que causaram o acidente mesmo, mas acho que ele não sabia do reversor ou achava que daria conta, os acasos causam a realidade.

Não existe isto. O piloto quando sobe em uma aeronave recebe um relatório completo sobre as condições da aeronave, sobre a rota a ser feita e quais as condições meteorológicas que terá que enfrentar... o nome disto é plano de vôo.

E um piloto, se "achar" alguma coisa, principalmente nestas situações críticas, e topar fazer o vôo, ou é doido de rasgar dinheiro ou é um suicida homicida.

Offline Mussain!

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #157 Online: 19 de Julho de 2007, 22:52:40 »
A record, hoje no jornal da noite, mostrou as imagens da Chuplici falando 'relaxe e goze', do Lula falando que o problema aéreo esta em último plano e logo em seguida mostrou várias cenas do ocorrido em Congonhas.... Acho que revoltou qualquer um....

Offline HSette

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #158 Online: 19 de Julho de 2007, 23:01:32 »
A record, hoje no jornal da noite, mostrou as imagens da Chuplici falando 'relaxe e goze', do Lula falando que o problema aéreo esta em último plano e logo em seguida mostrou várias cenas do ocorrido em Congonhas.... Acho que revoltou qualquer um....

A exploração política do evento é um prato cheio.
Seriedade que é bom, tendo equilíbrio e aguardando as investigações, está em falta na mídia.
O negócio é o IBOPE.
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Chaves

Offline Südenbauer

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #159 Online: 19 de Julho de 2007, 23:02:21 »
Mesmo que o piloto fosse suicida, isso não retira a responsabilidade federal de ter mais responsabilidade quanto a Congonhas.

Vamos aos fatos: o governo já havia sido avisado desde 2003 sobre uma iminente crise aérea (aviso não levado muito a sério, diga-se de passagem). Congonhas começou a passar por reformas para abrigar maiores vôos, o que foi mal planejado tendo em vista que não fizeram uma pista mais longa, uma região de escape e liberaram a pista recentemente sem as tais das ranhuras, o que ocasionou em diversas aquaplanagens recentes que simplesmente foram deixadas de lado.

Precisou morrer 200 pessoas para começarem a realmente se mexer. Vergonha, vergonha, vergonha!

Offline Südenbauer

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #160 Online: 19 de Julho de 2007, 23:06:35 »
Notícias de HOJE:

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Bom, eu ví agora no JN a culpa não foi de Congonhas... o avião estava com problemas já no dia anterior...

Citar
O Airbus-A320 da TAM acidentado em São Paulo na última terça-feira (17) tinha um defeito no reverso da turbina direita desde o último dia 13, revelou o "Jornal Nacional", da TV Globo, na edição desta quinta-feira.

Da mesma notícia:

A TAM afirmou que, apesar do problema, que a aeronave estava aptar a voar.

(...)

O "Jornal Nacional" apurou que o avião da TAM prefixo MBK, destruído na tragédia de terça-feira, teve problemas para aterrissar no dia anterior no mesmo Aeroporto de Congonhas. Como informado na quarta-feira (18), o vôo 3215 da TAM, entre Confins (MG) e São Paulo, na segunda-feira (16), às 13h48, teve dificuldades para frear

Offline HSette

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #161 Online: 19 de Julho de 2007, 23:10:07 »
Apta a voar, vá lá.

E apta a realizar as manobras necessárias em um pouso complicado???

Vamos ver no que vai dar a apuração do caso.
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Chaves

Offline Südenbauer

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #162 Online: 19 de Julho de 2007, 23:21:20 »
Acredito que "voar" no caso tenha sido usada no sentido de "pode ser utilizado".

Mas temos que ver no que vai dar mesmo. Por enquanto estamos a mercê dessas informações imprecisas que são contestadas a toda hora.

E onde está o presidente do povo que após 48h ainda não deu um pronunciamento sobre o pior desastre aéreo do Brasil e da América Latina? O Jornal do Almoço até declarou como o "dia mais trágico do Rio Grande do Sul".

Offline HSette

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #163 Online: 19 de Julho de 2007, 23:28:32 »
Falar o que?

Tem é que fazer alguma coisa e urgente.
Só agora, por exemplo, descobrimos que a pista foi liberada antes do término das obras por lobby das companhias aéreas, para não perder o movimento de férias.
E os orgãos fiscalizatóriso cederam a essas pressões. A que mais eles já devem ter cedido?

Já que a tragédia já ocorreu, que pelo menos sirva para um posicionamento definitivo em relação a esse e outros graves problemas do setor.
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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #164 Online: 19 de Julho de 2007, 23:33:22 »
Falar o que?
Que não sabia de nad... sei lá! Ele é o representante da nação, ué! Ocorre um acidente desses e de repente somem compromissos no Sul e em SP e surge uma "cirugia no ohlo". Bah... o presidente é muito omisso e precisa esperar três dias para encontrar um discurso para falar algo (li agora que amanhã irá se pronunciar). Não é esse o "presidente do povo" que falam por aí.

Tem é que fazer alguma coisa e urgente.
Só agora, por exemplo, descobrimos que a pista foi liberada antes do término das obras por lobby das companhias aéreas, para não perder o movimento de férias.
E os orgãos fiscalizatóriso cederam a essas pressões. A que mais eles já devem ter cedido?

Já que a tragédia já ocorreu, que pelo menos sirva para um posicionamento definitivo em relação a esse e outros graves problemas do setor.
Bem observado. :ok:

Offline Südenbauer

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #165 Online: 20 de Julho de 2007, 00:03:38 »
Êta assunto polêmico da porra

Pilotos e governo divergem sobre segurança da pista de Congonhas

Problemas seriam pista lisa e muito curta.
Infraero diz que acidente da TAM não tem relação com a pista.

Fabio Schivartche Do G1, em São Paulo

A principal reclamação dos comandantes das aeronaves é que a pista está muito lisa -"um sabão", dizem. Eles argumentam que foi justamente a falta de atrito que levou um avião da empresa Pantanal a derrapar na segunda-feira (16), um dia antes do acidente com o avião da TAM.

A Infraero nega que a pista principal de Congonhas tenha problemas. E diz que ela estava liberada no dia do acidente (a última terça-feira), mesmo sob chuva, porque apresentava condições adequadas de pouso e decolagem.

Um sinal das recentes dificuldades que os pilotos enfrentam para pousar em Congonhas são os comunicados por rádio que recebem da torre de controle nos dias de chuva: "Livre pouso: pista molhada e escorregadia".

Dizem também que, por precaução, solicitaram à Infraero horas antes do acidente da TAM uma nova verificação das condições da pista.

Os pilotos apontam ainda problemas crônicos de Congonhas, como o fato de a pista ser curta (tem 1.940 metros de extensão), ter um tráfego aéreo muito intenso (o que aumenta a pressão sobre o piloto nas manobras de pouso e decolagem) e não haver "grooving" (ranhuras na pista que ajudam a escoar a água e reduzem a chance de os aviões deslizarem em dias de chuva).

"Tenho ouvido reclamações intensas dos pilotos nas últimas semanas", disse ao G1 Carlos Camacho, diretor de segurança de vôo do Sindicato Nacional dos Aeronautas. "Congonhas é internacionalmente conhecida como uma pista crítica, principalmente nos dias de chuva. É por isso que defendemos desde março de 2006 que se interdite o aeroporto sob chuva", afirma Camacho.

A reportagem do G1 conversou com três pilotos que semanalmente pousam e decolam de Congonhas. Eles não quiseram se identificar por temer retaliações das empresas, mas relataram as dificuldades em operar nesta pista -principalmente após a reforma, entregue em 29 de junho deste ano.

Um deles contou que nos últimos dias está tentando tocar com as rodas de seu avião antes do ponto em que tocava até o ano passado. Assim, ele consegue um espaço maior para frear a aeronave com mais segurança. "Não sei o que fizeram, mas a pista parece mais lisa do que antes", afirmou.

A Infraero (empresa do governo federal que administra os aeroportos brasileiros) rebate as críticas dos pilotos com dados técnicos. Diz que a pista está bem melhor após a reforma e muito mais segura. "Corrigimos e melhoramos a declividade da pista", afirma Armando Schneider Filho, superintendente de engenharia da Infraero.

Atrito em Congonhas

O ponto principal nesta discussão se dá em relação ao chamado "coeficiente de atrito" da pista. É uma medida que revela na prática o quanto o asfalto de Congonhas resiste (e por reação o quanto ele impulsiona) ao toque com os pneus dos aviões que estão decolando e aterrissando.

Num pouso, em que estão operando o reverso (as turbinas em direção oposta ao do deslocamento) e o freio do avião, é o atrito entre o asfalto da pista e a borracha do pneu que ajuda a aeronave a parar.

Os índices aceitos internacionalmente para o coeficiente de atrito estão entre 0,42% e 0,50%. Segundo a Infraero, Congonhas tinha, antes da reforma, índices muito próximos aos mínimos exigidos. E após a reforma teria passado a obter índices bem maiores.

Na última quinta-feira, por exemplo, o coeficiente de atrito na pista principal de Congonhas foi, em média, de 0,70%. É maior do que o exigido, mas menor do que o proposto pela própria empresa antes da reforma.

Em comunicado divulgado pela Infraero à imprensa em outubro do ano passado, está escrito que um dos objetivos da reforma era "melhorar as condições operacionais aumentando o coeficiente de atrito na pista" para um índice de 0,80%.

Segundo Schneider, da Infraero, a meta de 0,80% será atingida em breve.

Opinião de especialistas

Mas especialistas no assunto entrevistados pelo G1 questionam a posição do governo. Argumentam que a pista está mais lisa por causa principalmente do material usado no recapeamento e da falta de manutenção. E dizem que a tendência da pista com o uso é emborrachar ainda mais, o que reduziria o coeficiente de atrito -diferentemente do que afirma Schneider.

Cada avião deixa mais de 1 kg de borracha de seus pneus na pista em cada pouso. E essa borracha vai "tapando" as rugas do asfalto, deixando-o mais liso -e conseqüentemnte mais escorregadio. Como Congonhas recebe mais de 700 vôos diários, o acúmulo dessa borracha se dá em um curto espaço de tempo.

A última vez que o aeroporto recebeu um tratamento para "desemborrachar" a pista foi no final do ano passado. Utilizou-se, na ocasião, um texturizador de pista: o uso de um jato de granalha de aço que remove a borracha do pavimento.

"Como o movimento em Congonhas é muito grande, é preciso desemborrachar a pista com mais assiduidade", disse um especialista no setor -que inclusive já trabalhou para a Infraero- que prefere não se identificar.

Outro técnico que já trabalhou em obras anteriores na pista de Congonhas disse que o tipo de asfalto usado em Congonhas tem um coeficiente de atrito adequado quando o tempo está seco. "Mas se chover fica muito liso. E há estudos internacionais mostrando que para alguns tipos de pavimento a pista molhada reduz muitas vezes o coeficiente de atrito", afirmou.

Schneider rebate novamente essas críticas. Diz que as medições são feitas em pista seca e molhada. Para tanto, os técnicos aspergem água no asfalto antes de fazer a aferição. "E só vamos fazer nova texturização da pista quando for necessário. Não é o caso agora", afirmou o superintendente de engenharia da Infraero.

Sobre a falta de "groovings" na pista, Schneider diz que já estava previso no cronograma a instalação dessas ranhuras nas próximas semanas.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL73439-5605,00.html

Congonhas precisa de 0,80% de atrito por causa do pouco espaço para frenagem?

Offline Südenbauer

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #166 Online: 20 de Julho de 2007, 00:06:56 »
Infraero: pista de Congonhas não causou acidente

(...)

"Garanto que a pista não teve nada a ver com o acidente", disse o presidente da Infraero. "O avião chegou na mesma velocidade que saiu da pista", prosseguiu o brigadeiro José Carlos Pereira.

(...)

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL73367-5605,00.html

Offline Südenbauer

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #167 Online: 20 de Julho de 2007, 00:25:58 »
Família de deputado receberá R$ 564 mil

Cada um dos 513 deputados receberá R$ 1.100,80 a menos em agosto.
Norma é regulamentada pela Câmara e o desconto é automático.

A família do deputado Júlio Redecker (PSDB-RS), uma dos mortos do acidente com o avião da TAM na última terça-feira (17), no Aeroporto de Congonhas (São Paulo), vai receber uma ajuda financeira de R$ 564.711,08 dos outros deputados federais, segundo a Câmara.

De acordo com a Diretoria-Geral da Câmara, quando um deputado federal morre no exercício do mandato, são descontados dois dias (2/30) do salário do mês seguinte de cada um dos 513 deputados.

(...)

Segundo a Agência Brasil, além da ajuda financeira, os familiares (mulher e filhos) de Redecker vão receber da Câmara uma pensão proporcional aos anos em que ele exerceu o mandato. Júlio Redecker estava no quarto mandato como deputado federal.

Neste ano, a ajuda financeira dos colegas já foi concedida à família dos deputados Enéas Carneiro (PR-SP) e Gerônimo da Adefal (DEM-AL). Carneiro morreu em maio em decorrência de uma leucemia, e Gerônimo, em março deste ano de uma pneumonia.

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL73378-5601,00.html

Essa pensão é descontada também do salário dos outros deputados ou é dinheiro público? :?

Offline Worf

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #168 Online: 20 de Julho de 2007, 00:36:18 »
Eu vivo dizendo: ser político, no Brasil, é a única profissão que realmente compensa.

Offline Südenbauer

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #169 Online: 20 de Julho de 2007, 00:41:07 »
Eu vivo dizendo: ser político, no Brasil, é a única profissão que realmente compensa.
Então o crime realmente compensa?









:P

Offline Südenbauer

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #170 Online: 20 de Julho de 2007, 00:51:25 »

:|

Offline Spitfire

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #171 Online: 20 de Julho de 2007, 01:11:55 »
Fernando... é como eu disse, com a pista seca o atrito é maior, pois existe mais superfície de contato... 0,70 ou 0,80 são ótimas médias, mas só quando seca. Quando molha, pela falta dos drenos (ou "grooving", como queiram) este atrito cai para quase zero... muito abaixo do que qualquer outra pista com "grooving".

A informação do coeficiente de atrito esta mascarada, foi obtida com ela seca... não reflete a realidade da pista em condições de chuva.

Offline Thufir Hawat

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #172 Online: 20 de Julho de 2007, 01:12:41 »
Olha, por mais que a causa direta do acidente ter sido uma falha mecânica retire um pouco do fardo da responsabiliodade das costas do governo, ainda resta o seguinte: se houvesse menos movimento em congonhas (principalmente de aeronaves grandes para uma pista curta) as chances de que esse acidente ou outro como esse ocorresse seriam muito menores.

E se congonhas é o aeroporto mais movimentado do Brasil situado em meio à uma área de grande movimento na maior cidade do Brasil, isso é responsabilidade do governo federal: seja por ceder à pressão de companhias; seja por deixar o setor aéreo operar sob tal caos que reduzir o tráfego em congonhas seja inviáve;, seja por priorizar reformas cosméticas às estruturais (como a construção de um terceiro terminal em Cumbica, e de um transporte eficiente até lá) não só em congonhas; entre outros.

Que a imprensa se precipitou em acusar a pista entregue sem grooving como prova de culpa do governo é lamentável não há dúvida, mas abre o espaço para mostrar que antes de dez meses atrás (desde o acidente com o avião da Gol) o governo poderia ter começado a tomar medidas para impedir o atual acidente, e preferiu não fazê-lo, em atitude de descaso que o "relaxa e goza" resume perfeitamente.

Não exploremos essa tragédia com fins políticos mas que ela sirva para que o atual governo deixe de se omitir e resolva o problema de uma vez por todas. Aliás, alguém mais se lembra de Lula, há uns quatro meses atrás, exigindo que lhe dessem dia e hora de quando estaria resolvida a crise aérea? Pois é, agora somos nós que devemos exigí-lo.
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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #173 Online: 20 de Julho de 2007, 01:15:31 »
Então o crime realmente compensa?
No Brasil sim.
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Offline Südenbauer

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #174 Online: 20 de Julho de 2007, 01:16:22 »
Tá, mas tipo: a porcentagem internacional aceita é entre 0,42% e 0,50%. Por que em Congonhas eles querem um ideal de 0,80%? Não é para o avião parar em pouco tempo tendo em vista o curto espaço da pista?

Pode ser que eu esteja falando bobagem, mas é uma dúvida que quero tirar.

Edit: E a nossa ministra do turismo? Por onde anda? Os passageiros desse vôo sem dúvida estão relaxando bastante agora.
« Última modificação: 20 de Julho de 2007, 01:19:53 por Fernando »

 

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