Esse "mero acaso" é o principal fator no desenrolar de toda a história, pois a escravidão moderna teve como base a superioridade racial e cultural dos europeus. Essa cultura racista que possibilitou a escravidão moderna ainda persiste em nossa sociedade, aliás no mundo todo, é uma luta global contra o racismo e a xenofobia.
Eu acho a maior parte do racismo moderno teve como base a escravidão. Acho que os europeus escravizaram os negros principalmente pela oferta, eram vendidos por outros negros, como resultado das guerras na África. Se houvesse a mesma situação ocorrendo com brancos, possivelmente comprariam brancos como escravos.
E para evidenciar como nem mesmo o racismo moderno era necessariamente racista, basta lembrar o fato que negros também tiveram escravos, no Brasil.
Sempre tomando as exceções como regra. Exceções da escravidão que teve como vítimas predominante os negros não tira o caráter racista advindo dessa situação. A manutenção dos negros como escravos era devido a esses não terem os mesmos direitos dos brancos. Negro era escravo e branco cidadão. E a abolição da escravidão não acabou com o racismo apenas com a comercialização dos negros, de tratar esses como propriedade dos brancos.
Você sempre entende que um exemplo de uma exceção é proposto como sendo "a regra"! Eu nem de longe quis dizer que existiam mais escravistas negros ou que fosse proporcional!
O ponto é que até negros escravizam negros, brancos escravizam brancos, enfim, racismo e escravismo são coisas dissociáveis.
E qual é a base dessa história alternativa? Será que existiria a escravidão moderna que teve como principal enfoque o racismo? O que a história demonstra é que a escravidão moderna é indissociável do racismo.
Está usando um ad hoc.
Se o escravismo moderno é indissociável do racismo, como explicar negros escravizando negros?
Exceções históricas. Não condizem com a realidade maior, com a regra geral.
Não, apenas não condiz com a sua opinião imutável de que essa escravidão surgiu por causa do racismo. E se disser que houveram escravos brancos mesmo durante ela, é exceção... logo a sua posição é irrefutável e pronto...
A idéia do exercício mental é apenas explicar que a disparidade econômica não tem origem na discriminação racial, mas na escravidão, independentemente das raças de senhores e escravos, ela não precisa ter nenhuma "base".
Esse exercício mental é falacioso ao induzir uma exceção como regra. A escravidão por si só foi uma desigualdade econômica para com os negros e o com o seu fim não significa que o racismo foi eliminado. A desigualdade entre brancos e negros é gritante. Mesmo considerando a escravidão, com o tempo decorrido já era para a situação ter melhorado, mas não é o que acontece.
Putz, mas você gosta de dizer que as pessoas estão fazendo regras a partir de exceções até quando não tem nada a ver! Isso foi um exercício mental, não tem "exceção" nenhuma aí, não acaonteceu, e jamais sugeri que fosse regra!
Eu, nem ninguém, disse que o racismo foi eliminado. Apenas que:
1 - a a desigualdade sócio econômica não é produto principal do racismo
2 - cotas racistas só acabam com racismo em sonho.
Não é que as raças todas estavam em iguais condições iniciais e o resultado atual é fruto de "panelinhas", é principalmente a pobreza dos escravos libertados, que por acaso, eram negros na maioria.
E "por acaso" essa é a nossa realidade, o mundo real, onde o racismo existiu com base na escravidão, que mantinha negros como propriedade, apenas "por acaso". É óbvio que se o mundo fosse diferente, não estariamos discutindo o racismo que tem como vítimas os negros, poderiamos estar buscando a justiça para os brancos, caso "por acaso" acontecesse da realidade ser essa. Mas temos que trabalhar com a realidade vigente, com o mundo atual. E nesta contém o racismo em que os negros são vítimas. A pobreza dos negros foi acentuada, ao invés de ser amenizada ao longo do tempo.
Bem, agora ficou evidente para mim que você está fazendo o seguinte raciocínio :
Racismo > escravidão > desigualdades sociais atuaisPor isso não quer aceitar dissociar a origem da escravidão do racismo. Não é que ache que se não houvesse racismo, os negros descendentes de escravos após a abolição teriam rapidamente atingido os mesmos níveis de prosperidade! Tanto melhor.
Eu e várias das outras pessoas vemos por outro lado a coisa como:
Racismo > > > > > > >
Escravidão > desigualdades sócio-econômicas atuaisO racismo sempre existindo em paralelo, mas diminuindo com o tempo, a escravidão precedendo o racismo pois ocorre em diversas instâncias independentemente dele, mesmo nos casos recentes, ainda mais se incluirmos regimes de trabalho "semi-escravista"
O meu ponto todo era que, as desigualdades sócio-econômicas não surgiram do racismo pós-abolição, mas são principalmente "inércia" econômica.
A escravidão teve base racista, e além disso o racismo não diminuiu em nossa sociedade com o passar do tempo. Não tem base alguma dissociar a escravidão do racismo, principalmente a ocorrida no Brasil e nos Estados Unidos. Falácia ad hoc.
Bem, eu não sou grande estudioso da questão, mas mantenho a minha opinião de que o principal motivo foi a oferta de escravos negros.
E a oferta de pessoas negras para servirem de trabalho escravo justifica tal atitude? Não eram ofertados escravos negros, eram vendidos pessoas negras. Quem comprava essas pessoas as utilizavam para trabalho escravo.
Mas ninguém disse que foi justo, apenas que não tinha base racista.
O fato de seres humanos serem vendidos não justifica a escravidão de negros nem de qualquer pessoa, não importa a raça. Na história recente aconteceu com preponderância dos negros, e "por acaso" são os que sofrem preconceito atualmente.
Ninguém está dizendo isso...... tenha santa paciência.. e nem são apenas os negros que sofrem preconceito.... mulheres sofrem, homens sofrem, asiáticos sofrem, índios, gordos, baixinhos, e até brancos. A discriminação racial não passou a existir por causa da escravidão também...
Os americanos, talvez europeus em geral, eram muito racistas, mesmo com asiáticos, e no entanto esses não foram escravizados, não havia oferta. Ao mesmo tempo, houve escravidão de brancos por brancos (ocorrendo inclusive na América, acho que até antes da escravidão dos negros), e de brancos por negros (ainda nos EUA)
Esse artigo talvez tenha algo a respeito:
http://multiracial.com/site/content/view/460/27/
A existência histórica de escravos brancos não reduz a problemática do racismo na escravidão e muito menos após este período. O racismo persiste até os dias atuais.
Eu SEI que o racismo persiste. Mas cotas para facilitar de acordo com a raça NÃO VÃO convencer os racistas de que essas raças não são inferiores. Não vão colocar os racistas na cadeia nem fazer com que deixem de ser racistas. Só lhes dará argumento.
As capacidades biológicas são iguais. Mas não tem como se esperar que escravos libertados, ou pessoas miseráveis, ou muito pobres, enriquecessem tanto quanto herdeiros de alguma situação financeira mais razoável, tenham sido escravistas os seus parentes ou não. Porque em primeiro lugar não há as condições puramente financeiras para tanto, nem a "cultura" de se lidar com finanças (os pobres tendo mais filhos que ricos, por exemplo, fenômeno mais evidenciado recentemente).
Tem como esperar sim, pois o discurso democrático é o da igualdade e do mérito.
Putz, então para você, os brancos pobres são mutantes que perderam suas capacidades biológicas de ter emprego e etc?
Isso como se existisse uma relação exatamente proporcional entre negros e brancos quanto se fala em pobreza. Não adianta pegar exemplos de um todo, pois claro que existem brancos pobres. Mas existem muito menos brancos pobres do que negros pobres. Essa é uma das grandes evidências do racismo.
Eu não disse que haviam proporcionalidade, meu zeus... há a escravidão no passado, como poderia haver...... :cry:
Ficaria mais simples se você simplesmente não argumentasse por resolver o racismo - o que as cotas não farão - mas como uma forma de reparar "mais ou menos" a escravidão, indepentemente do racismo. Se parar para analisar, muitos dos seus argumentos, se não todos, fazem mais sentido sob esse ponto de vista.
Isso era o esperado, que todos se desenvolvessem de acordo com as suas capacidades.
Só que não são apenas as capacidades biológicas que contam. As capacidades financeiras também contam. Pelamor de Zeus, esse tipo de pensamento, parece dos racistas/deterministas que acham que o sucesso econômico individual é um reflexo "puro" da capacidade das pessoas, mas em vez de atribuir à biologia, é o racismo o culpado... ambos os lados meio que pensam que a economia não existe, que o dinheiro brota dos genes, só que um lado acha que os negros não tem genes para ter dinheiro enquanto o outro acha que os ambos tem genes iguais para materializar dinheiro em iguais quantidades.
A escravidão não acabou ontem, e a desigualdade racial ainda é grotesca. E o que não devemos fazer é justamente atribuir a desigualdade racial a nenhuma diferença biológica, pois não existe, é apenas uma questão de pigmentação da pele. Relegar as desigualdade racial apenas a questões econômicas já é um discurso ultrapassado na sociedade atual. O racismo tem influência independente disso.
Bem, quanto ao racismo pós-abolição, me parece ser, e dados de órgãos como o IBGE parecem indicar, é praticamente desprezível, estatisticamente, ainda que tivesse que ser resolvido - com fiscalização e punição dos culpados, brancos, negros, índios ou asiáticos.
É claro que alguém vai sempre dizer que conhece um negro bem sucedido, mas isso é uma evidência anedótica, e não reflete a sociedade como um todo.
Isso não é evidência de que não exista racismo. Ninguém nega que haja racismo, para começar. Isso é evidência de que os negros não precisam de esmolas, não são inferiores.
Esse é o pensamento descrito como racismo velado: existem negros bem sucedidos logo temos a democracia racial.
Mas como que isso pode ser racismo velado????????
O mito da democracia racial é desmentido com as estatísticas, evidências anedóticas não mudam isso. A compreensão da sociedade como um todo através dos resultados das pesquisas empíricas é primordial. Evidência anedótica não comprova nenhum fato social. Não é possível num fórum de ceticismo esse tipo de argumento ser utilizado com tanta freqüência. Existe o empirismo nas ciências humanas e deve ser utilizado. É a prova sempre tão requisitada pelo ideal cético.
Olha, o que as pesquisas mostram, é desigualdade sócio econômica e correlações raciais. Mas isso NÃO evidencia racismo se passarmos a contar a partir do fim da abolição, entende? Se, como eu disse antes, escravistas e escravos fossem racialmente homogêneos, havaria a mesma proporção de ricos e pobres, apenas em homogeneidade racial. O que causou isso foi a escravidão,
muito mais que o racismo, compreende?
Mas tal como muitos brancos, não são todos que vão conseguir prosperar financeiramente, porque existe a economia, que não é produto dos genes. A economia tem grande autonomia, a biologia é irrelevante, o que conta na maior parte é a concentração de riquezas em si; pessoas mais ricas terão mais para deixar para os filhos, enquanto pobres tem pouco.
Quem tem mais, acaba tendo recursos para ganhar ainda mais; quem tem pouco, corre o risco de perder ainda o pouco que tem. Há diversos graus intermediários, claro, mas a mobilidade sócio-econômica não é produto dos genes.
Nem dos genes, nem dos brancos e nem dos ricos. Está falando da desigualdade econômica, que também está crescendo junto com o crescimento econômico. Também é um problema sério, mas de maneira alguma isso exclui o problema do racismo. É uma falácia dizer que não existe racismo devido ao problema da desigualdade econômica.
Mas eu nunca disse que não há racismo.....

O racismo tende a acabar com, primeiramente, combate a ele, e não promoção a um racismo inverso que dá espaço para comparar os beneficiados a deficientes (o que vem em seguida? Ações afirmativas no estilo teleton, "índio esperança", "negro esperança"?)
VocÊ acha mesmo que se os negros e outras raças obtiverem igualdade racial por meio de critérios mais brandos de admissão em escolas e cargos, isso fará com que o racismo acabe?
O que eu penso é que não há um entendimento acerca das ações afirmativas e dos novos ideais democráticos. A sua pergunta é reducionista, pois está vendo as cotas fora de contexto. Tem toda uma mudança de mentalidade sobre o que é a democracia, a justiça social, as novas formas de conquistar a igualdade de oportunidades.
Bem, você (des)classificou como "reducionista" a pergunta, e disse haver uma "mudança de mentalidade sobre o que é a democracia", etc, mas não disse por parte de quem é essa mudança de mentalidade, que mudança é essa, e como que esse contexto todo, essa mudança do sentido de democracia, "novas formas de conquistar igualdade (?) de oportunidade", etc, vão fazer com que acabe o racismo...

O critério é devido ao racismo, a sua resposta foi a de ignorar o racismo, e dizer que o motivo foi a escravidão como se não tivesse racismo incutido nela. As ações afirmativas são baseadas da desigualdade racial provocada pelo racismo. Sem admitir o racismo e o preconceito na nossa sociedade não é possível entender as ações afirmativas.
Eu entendo "ações afirmativas" como um mal entendido, bem intencionado, mas prejudicial para todo mundo, que não resolverá o que pretende resolver, podendo até agravar. Acho que teria no máximo um efeito estético; não acho que as pessoas que pensam que os negros são inferiores vão se convencer do contrário se lhes forem dadas vantagens desiguais de competição para admissão nas faculdades e cargos; muito pelo contrário, falarâo que "só assim mesmo", e coisas do tipo.
Essas medidas não são apenas para convencer as pessoas sobre a igualdade entre as pessoas independente de raça
E como poderiam, se elas implicitamente colocam uma raça como inferior, competindo em condições desiguais para conseguir um lugar?
já temos uma legislação negativa nesse sentido que é a penal. As ações afirmativas são para a democratização racial da sociedade, com a atuação positiva. Não basta impedir que mais erros aconteçam, é necessário buscar a igualdade social.
Essa "democratização" racial (não seria igualdade? Acho que é mais um dos casos em que usa "democratização" sem ter sentido... vai ver é ese novo conceito do qual falou, que desconheço) seria apenas uma coisa estética. Tanto faz se são negros ou brancos na pobreza, são gente do mesmo modo, e colocar uns negros a mais nas salas para ficar mais igualzinho e tirar uns brancos porque já tem demais é isso, estética.
O que entendo é que tem ganhado muita força esse pensamento, principalmente no meio acadêmico internacional e nos organismos políticos. É semelhante com o que ocorreu ao pensamento neoliberal, que pela força das suas idéias preponderou no avanço econômico das últimas décadas. Mas agora esse avanço político vem suprir a desigualdade social que ficou faltando ao crescimento econômico.
Para mim, é simplesmente ad populum, não quer dizer nada... é como dizer que se a maioria dos países fosse racista, então o racismo seria bom...