Estou usando a mesma fonte, a Wikipédia:
A escravidão da era moderna está baseada num forte preconceito racial, segundo o qual o grupo étnico ao qual pertence o comerciante é considerado superior, embora já na Antiguidade as diferenças raciais fossem bastante exaltadas entre os povos escravizadores, principalmente quando haviam fortes disparidades fenótipas.
O racismo como é entendido hoje não é de forma biológica e sim de uma ideologia dominante e discriminatória em relação a minorias, como no caso dos negros e índios, só que estes em número bem menor proporcionalmente a população atual.
O problema é que eu poderia ir lá na wikipédia agora mesmo e editar isso, e dizer que a escravidão era causada por masoquismo voluntário dos povos escravizados.
A qualidade da Wikipédia já foi testada, e é bem razoável.
A wikipédia em inglês é bastante boa.
Mas tem muitas outras fontes que indicam o racismo na escravidão. Se os negros fossem considerados iguais não eram escravos e sim homens livres. Demorou muito para essa consciência vigorar.
É certo que houve racismo na escravidão. A escravidão não originou o racismo, mas o inverso também não é verdade, tanto que, como já mencionei, nos EUA, na "mesma" escravidão recente da qual falamos, foram escravizados brancos, de olhos azuis, cabelos lisos, etc.
Ou seja, brancos, loiros de olhos azuis, não eram homens livres, e sim escravos, escravizados por brancos. A desculpa eram que tinham tido uma bisavó mulata.
Sim, sim, não eram a regra, eu SEI. O ponto é que, durante praticamente toda história da espécie humana, houve escravismo. E na maior parte do tempo, por uma mera questão geográfica - o principal fator determinando a disponibilidade de escravos - escravos e os seus donos eram das mesmas raças. O escravismo possivelmente surgiu antes de sequer existirem raças; bastava que houvessem tribos inimigas, e a idéia de que eles podiam capturar os inimigos e forçá-los a trabalhar.
Nada do que eu disse tem como objetivo justificar ou legitimar escravidão, ou negar que houvesse ou que haja racismo, nem justificar o racismo - estou apenas dizendo, como disse no começo, que o racismo, mais do que uma determinação, é um componente, que já existia antes.
E se loiros de olhos azuis são tidos como "negros", está claro para mim que o racismo acaba sendo quase que uma desculpa esfarrapada, e que muitos escravizariam qualquer um cuja escravidão fosse legal.
Na mesma época da colinzação das Américas, a Inglaterra teve e vendeu muitos escravos irlandeses
http://www.raceandhistory.com/cgi-bin/forum/webbbs_config.pl/noframes/read/1638O autor argumenta que porque os irlandeses eram mais baratos, eram até mais maltratados, que os africanos, mais caros.
Só que simplesmente o maior continente fornecedor de escravos na época era a África. Não por causa do racismo, mas pela oferta, simplesmente.
Não, isso não justifica o racismo nem a escravidão.
Ao mesmo tempo, houveram outros sistemas de servidão, onde os brancos serviam, que pouquíssimo se distinguiam do escravismo quanto a tratamento dos servos, remuneração, condições de vida, etc
Longe de ser balela, a noção de superioriridade foi durante muito tempo objeto de estudos, inclusive, científicos - daquela antiga ciência.
Havia sim racismo, mas não foi nada como um comitê de cientistas que primeiramente concluiu a superioridade racial dos brancos, depois então decidiram que os negros é que deveriam ser escravizados. Os "estudos" racistas são geralmente do século XIX, enquanto já no século XV os portugueses e espanhois traficavam escravos negros.
Já na época dos "estudos" do século XIX, a inferioridade também das outras raças (índios e asiáticos) e das mulheres era dada como certa pelos europeus, e nem por isso mulheres ou asiáticos foram escravizados. Até aí o mercado de escravos já tinha se estabelecido com africanos, ameríndios eram mais suscetíveis às doenças dos europeus e os negros já tinham a cultura de capturar inimigos e escravizá-los, acabaram sendo os fornecedores lógicos. (o que não justifica a prática)
E ao mesmo tempo, brancos em condições escravizáveis eram bem mais raros. Ainda assim haviam os que trabalhavam em condições praticamente idênticas; mais tarde, pequenos graus de miscigenação com negros já eram suficientes para justificar a escravização de pessoas totalmente brancas, com olhos azuis e cabelos lisos, de todas idades. E os negros livres na américa também compravam escravos (não foi correto nem é "tu quoque", só estou mais uma vez mantendo o ponto que as pessoas de todas as raças são umas FDPs e escravizarão para ganhar dinheiro, não importando serem os escravos da mesma raça ou não, se puderem).
Por isso tudo, o racismo na escravidão é apenas secundário, paralelo, e a situação poderia ter sido como aquela que eu coloquei, homogeneidade racial entre escravos e donos, desde que tivessem havido países vendendo escravos brancos e negros mais ou menos proporcionalmente.