Se defesa da escravidão não é racismo, o que seria racismo então?
você não entendeu minha objeção.
Claro que entendi, não me subestime, ou eu tenho também que dizer que você não me entendeu para que eu defenda meu ponto de vista?
Não, é isso mesmo que eu disse. Todos saem ganhando com a justiça social, tem que se pensar a longo prazo e na sociedade como um todo.
todos saem ganhando no seu mundo.
Estamos no mesmo mundo. Ou tenho que dizer que seu mundo é diferente para sustentar uma posição que não seja a mesma que a sua? Não sou só eu que falo isso, tem muitas pessoas que defendem as cotas, não queira posar de dono da razão.
primeiramente, o efeito das cotas é muito mais simbólico do que efetivo; o número de beneficiados é mínimo.
O efeito simbólico conta muito. E se o benefício é mínimo e prejuízo é menor ainda.
seria exigir muito da minha boa vontade pedir pra admitir que um número significativo da classe média brasileira é formada em universidades públicas.
Mas a elite é formada pelas universidades públicas. E se a universidade pública não tem tanta importância assim na maior parcela da sociedade, qual é o motivo de ser contra? Eu vejo como muito válido negros ascendendo a cargos importantes devido a uma boa formação, assim como aconteceu nos Estados Unidos.
em segundo lugar, a sua idéia de cotas não visa à 'justiça social' mas ao benefício de uma (auto-entitulada) raça.
é pérfida, portanto, e não sei como dela não tem vergonha. em terceiro, é injusto e cria, sim senhor, tensão racial.
Oras, se não existe raça como então vai haver tensão racial? É uma grande contradição. Quando de fala em raça, se fala em negros, em pessoas de pele escura, que sofrem discriminação por conta disso.
após muito tempo, eu só fui ouvir afirmações racistas na vida real durante manifestações da educafro, entidade-carro-chefe da questão cotista.
de cotas para sorteios de vagas, se pararmos pra pensar, não há tanta diferença, dado que tanto em um caso quanto em outro o mérito é posto em segundo lugar, só em diferentes intensidades.
Aqui paro pra pensar se estamos no mesmo mundo mesmo.

Esse é o racismo velado, é a tendência a dizer que não existe racismo no Brasil, é o preconceito de ter preconceito. O racismo é comprovado em números, empiricamente. Existem várias pesquisas a respeito, e não é apenas um fato que ocorre em nosso país mas no mundo todo.