Autor Tópico: nazismo. no brasil. hoje.  (Lida 21236 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: nazismo. no brasil. hoje.
« Resposta #50 Online: 04 de Setembro de 2007, 18:07:57 »
Cuidado Narkus: é sempre possível chegar a um argumento falacioso a partir de dados corretos. Quando se comparam habilidades de grupos diferentes, nao
somente o valor médio é importante. O desvio-padrao também. Em uma linguagem mais simples: as distribuicoes de habilidades podem ser tao largas,
que as diferencas médias se tornam pouco importantes na prática (pense em duas curvas tipo sino, com picos em pontos diferentes, mas tao largas que
o overlap delas é muito grande). Outra coisa: se, digamos, na avaliacao da aptidao para alguma tarefa, os indivíduos do grupo A fiquem sempre 10 pontos
a frente dos do grupo B, isso se torna pouco relevante se o total de pontos for 10000, por exemplo.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Luz

• Visitante
« Resposta #51 Online: 04 de Setembro de 2007, 18:39:22 »
Bom...

Eu acho que todas as mulheres precisam aceitar com imparcialidade as diferenças comprovadas quanto ao comportamento e habilidades de cada sexo, mesmo que estas vão contra os seus desejos.

Estudos comprovam que os homens são mais "lógicos" do que as mulheres. Há uma relação direta entre níveis de testosterona com o raciocínio lógico.

Há mulheres que possuem raciocínio lógico tão bom quanto a maior parte dos homens, mas a realidade (de acordo com estatísticas dos trabalhos científicos) mostra que estas mulheres são minoria!

O que acontece é que uma boa parte destas "minorias" querem impor um tratamento igualitário sem antes admitir de que elas são realmente minorias. As poucas mulheres "lógicas" querem impor que "as mulheres em geral são tão lógicas quanto os homens em geral" e isso é um absurdo.

Acho muitíssimo coerente uma mulher "lógica" que sabe admitir as tendências do seu sexo. Uma mulher "lógica" que admite que cerca de 90% de suas conhecidas são "ilógicas" ganha respeito por sua coerência e acaba tendo sua "logicidade" reconhecida também.

Não é questão apenas de machismo e preconceito... É biologia...

As qualidades femininas são diferentes das masculinas, em geral, é claro... Tem homens sensíveis e bastante comunicativo da mesma forma que há mulheres "lógicas".

Bom, já que as mulheres "precisam" aceitar com imparcialidade esse negócio que tá escrito aí, eu aceito então - que é para parecer mais lógica, não é?  :lol:

Um pressentimento - coisa mais sem lógica, meus deus - me diz que há certos momentos em que se leva uma grande vantagem por ter baixos níveis de testosterona - agora, por exemplo. Nem ligo!  ::)  É biológico!  :)

Não - estou brincando - só para descontrair um pouco esse tópico sisudo!  :ok:

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #52 Online: 04 de Setembro de 2007, 18:43:10 »
E eu não vou fingir que a cor da pele dele e toda a história que está por trás dessa desigualdade não tem nada a ver com isso. Tem sim – não há culpados hoje, mas há uma conta a ser paga.
Sim, é óbvio que se a maioria dos negros hoje é pobre, é por que o passado de pessoas da etnia negra foi a escravidão.

O que de nenhum modo significa que há uma dívida hoje a ser paga. (Paga por quem e para quem, exatamente? Por que?)

É o fato de uma pessoa ser pobre que torna a sua vida mais difícil. Isso aliado ao fato de que a maioria dos negros é pobre gera a ilusão de que é o fato de ser negro que torna tudo mais difícil, o que está muito longe da verdade. E, em conseqüência, estaria "justificada" essa barbaridade de orgulho racial. (Veja "Não somos racistas", do Ali Kamel)

Antes deste absurdo de cotas não havia (até onde eu sei) nenhuma linha na constituição que diferenciava (de um modo relevante para a nossa discussão) as pessoas pela cor. Todos eram incolores perante a lei. Esse é o ideal, a igualdade perante a lei. É só a partir desta igualdade legal que podemos dizer: todos possuem as mesmas oportunidades.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #53 Online: 04 de Setembro de 2007, 19:00:36 »
As ações afirmativas são baseadas em justiça social. A busca da justiça social supões uma desigualdade social, a existência do racismo. Quem não quer enxergar isso, vive dizendo que não existe racismo. Por isso me agrada aquela abordagem do racismo velado, quem nega ações afirmativas vive num mundo cor-de-rosa, onde a igualdade já existe e qualquer coisa que se faça vai interferir nesse mundo perfeito.  ::)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 04 de Setembro de 2007, 19:09:03 »
As ações afirmativas são baseadas em justiça social. A busca da justiça social supões uma desigualdade social, a existência do racismo. Quem não quer enxergar isso, vive dizendo que não existe racismo. Por isso me agrada aquela abordagem do racismo velado, quem nega ações afirmativas vive num mundo cor-de-rosa, onde a igualdade já existe e qualquer coisa que se faça vai interferir nesse mundo perfeito.  ::)
Bzzzt: Falácia do acidente invertido.
Tá cochilando, Adriano?  :wink:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #55 Online: 04 de Setembro de 2007, 19:22:32 »
Bzzzt: Falácia do acidente invertido.
Tá cochilando, Adriano?  :wink:

Mas é a mesma coisa que acontece com quem é contra as cotas vive acusando quem é a favor de racismo, vide o tópico, que chega ao cúmulo de falar em nazismo.

É óbvio que nenhum dos lados é a favor do racismo, todos querem uma sociedade mais justa e mais igualitária. Mas para valer o ponto de vista não vale tudo, o que não se pode fazer é cair nos mesmos erros e fazer as acusações mútuas, com uma perca da qualidade da discussão. 
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 04 de Setembro de 2007, 19:32:58 »
Ok, mas se você der uma olhada no primeiro post, o autor nao menciona as cotas. Ele apenas cita o refrao cantado pelos manifestantes, que para ele
transmite uma mensagem de supremacia racial. Daí a hipérbole e a conexao com o nazismo.

Alan Watts

Narkus

• Visitante
« Resposta #57 Online: 04 de Setembro de 2007, 20:06:13 »
Bom...

Eu acho que todas as mulheres precisam aceitar com imparcialidade as diferenças comprovadas quanto ao comportamento e habilidades de cada sexo, mesmo que estas vão contra os seus desejos.

Estudos comprovam que os homens são mais "lógicos" do que as mulheres. Há uma relação direta entre níveis de testosterona com o raciocínio lógico.

Há mulheres que possuem raciocínio lógico tão bom quanto a maior parte dos homens, mas a realidade (de acordo com estatísticas dos trabalhos científicos) mostra que estas mulheres são minoria!

O que acontece é que uma boa parte destas "minorias" querem impor um tratamento igualitário sem antes admitir de que elas são realmente minorias. As poucas mulheres "lógicas" querem impor que "as mulheres em geral são tão lógicas quanto os homens em geral" e isso é um absurdo.

Acho muitíssimo coerente uma mulher "lógica" que sabe admitir as tendências do seu sexo. Uma mulher "lógica" que admite que cerca de 90% de suas conhecidas são "ilógicas" ganha respeito por sua coerência e acaba tendo sua "logicidade" reconhecida também.

Não é questão apenas de machismo e preconceito... É biologia...

As qualidades femininas são diferentes das masculinas, em geral, é claro... Tem homens sensíveis e bastante comunicativo da mesma forma que há mulheres "lógicas".

Bom, já que as mulheres "precisam" aceitar com imparcialidade esse negócio que tá escrito aí, eu aceito então - que é para parecer mais lógica, não é?  :lol:

Um pressentimento - coisa mais sem lógica, meus deus - me diz que há certos momentos em que se leva uma grande vantagem por ter baixos níveis de testosterona - agora, por exemplo. Nem ligo!  ::)  É biológico!  :)

Não - estou brincando - só para descontrair um pouco esse tópico sisudo!  :ok:
O excesso de testosterona normalmente contribui para impaciência e agressividade.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #58 Online: 04 de Setembro de 2007, 20:22:44 »
Ok, mas se você der uma olhada no primeiro post, o autor nao menciona as cotas. Ele apenas cita o refrao cantado pelos manifestantes, que para ele
transmite uma mensagem de supremacia racial. Daí a hipérbole e a conexao com o nazismo.

O tópico depois entrou na questão das mulheres e foi abordado as cotas também. A manifestação de orgulho racial para mim não transmite a idéia de supremacia racial, e sim a busca de uma igualdade que não existe ainda, e por isso se faz necessário, assim como o orgulho gay ou como orgulho bi, do qual já vi a respeito.

O Nazismo além do racismo está associado a xenofobia, o ódio aos judeus. O orgulho de ser negro é uma demonstração de que a pessoa não é menos que outra por ser da cor negra. Os negros seriam como os judeus, pessoas manifestando orgulho de serem o que são, e pedindo tolerância.

Luz

• Visitante
« Resposta #59 Online: 04 de Setembro de 2007, 20:23:29 »
E eu não vou fingir que a cor da pele dele e toda a história que está por trás dessa desigualdade não tem nada a ver com isso. Tem sim – não há culpados hoje, mas há uma conta a ser paga.
Sim, é óbvio que se a maioria dos negros hoje é pobre, é por que o passado de pessoas da etnia negra foi a escravidão.

O que de nenhum modo significa que há uma dívida hoje a ser paga. (Paga por quem e para quem, exatamente? Por que?)

É o fato de uma pessoa ser pobre que torna a sua vida mais difícil. Isso aliado ao fato de que a maioria dos negros é pobre gera a ilusão de que é o fato de ser negro que torna tudo mais difícil, o que está muito longe da verdade. E, em conseqüência, estaria "justificada" essa barbaridade de orgulho racial. (Veja "Não somos racistas", do Ali Kamel)

Antes deste absurdo de cotas não havia (até onde eu sei) nenhuma linha na constituição que diferenciava (de um modo relevante para a nossa discussão) as pessoas pela cor. Todos eram incolores perante a lei. Esse é o ideal, a igualdade perante a lei. É só a partir desta igualdade legal que podemos dizer: todos possuem as mesmas oportunidades.

Bom, não sei - eu, pessoalmente, acho que antes das cotas, na teoria, não havia argumentos que justificassem o preconceito que, na prática, sempre existiu.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #60 Online: 04 de Setembro de 2007, 20:30:44 »
Bom, não sei - eu, pessoalmente, acho que antes das cotas, na teoria, não havia argumentos que justificassem o preconceito que, na prática, sempre existiu.
Pois quem se sentiu vítima de racismo pode recorrer à justiça. Tentar remover o racismo com cotas é tentar reparar um erro com outro.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #61 Online: 04 de Setembro de 2007, 21:05:30 »
Mas tem racismo na teoria também. John Locke um importante propositor das liberdades individuais e do liberalismo, que muito contribuiu para a liberdade, apesar de tudo defendia a escravidão.

Pois quem se sentiu vítima de racismo pode recorrer à justiça. Tentar remover o racismo com cotas é tentar reparar um erro com outro.
Mas a questão das ações afirmativas é uma busca da justiça para além da lei atual. E existe também a proposta de lei nesse sentido. O que acontece não são medidas para uma justiça individual de uma pessoa apenas, mas uma justiça social, de igualdade na sociedade e a longo prazo, onde todos saem ganhando.  :)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:18:34 »
Mas tem racismo na teoria também. John Locke um importante propositor das liberdades individuais e do liberalismo, que muito contribuiu para a liberdade, apesar de tudo defendia a escravidão.
isso não é 'racismo na teoria'. a noção de racismo nem sequer existia.

Mas a questão das ações afirmativas é uma busca da justiça para além da lei atual. E existe também a proposta de lei nesse sentido. O que acontece não são medidas para uma justiça individual de uma pessoa apenas, mas uma justiça social, de igualdade na sociedade e a longo prazo, onde todos saem ganhando.
corrija; onde uns saem ganhando e uns saem perdendo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #63 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:49:48 »
isso não é 'racismo na teoria'. a noção de racismo nem sequer existia.
Se defesa da escravidão não é racismo, o que seria racismo então?  :o

John Locke  investiu em empresas de tráfico de escravos defendeu a escravidão e investiu em empresas de tráfico de escravos.

Mas se quer algo mais explícito sobre racismo na teoria, então Jevons, o formulador da teoria da utilidade marginal, pode lhe satisfazer.

É evidente que problemas desse tipo dependem muito da índole ou da raça. Pessoas de temperamento enérgico acham o trabalho menos penoso que seus camaradas e, se elas são dotadas de sensibilidade variada e profunda, nunca cessa seu desejo por novas aquisições. Um homem de raça inferior, um negro, por exemplo, aprecia menos as posses e detesta mais o trabalho; seus esforços portanto, param logo.

JEVONS, S. A teoria da economia política

Mas a questão das ações afirmativas é uma busca da justiça para além da lei atual. E existe também a proposta de lei nesse sentido. O que acontece não são medidas para uma justiça individual de uma pessoa apenas, mas uma justiça social, de igualdade na sociedade e a longo prazo, onde todos saem ganhando.
Não, é isso mesmo que eu disse. Todos saem ganhando com a justiça social, tem que se pensar a longo prazo e na sociedade como um todo.

Luz

• Visitante
« Resposta #64 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:59:22 »

Bom, nos moldes propostos, parece que, inevitavelmente, uns sairão perdendo para que outros saiam ganhando - ao menos, a curto prazo - talvez seja uma questão de fazer as contas - será que não cabe aqui um certo utilitarismo?

A parcela que sai ganhando, a longo prazo - especulando - seria uma parcela maior ou menor? Há como fazer projeções nesse sentido - considerando as perdas e ganhos possíveis, como um todo?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 05 de Setembro de 2007, 01:38:11 »
Se defesa da escravidão não é racismo, o que seria racismo então?
você não entendeu minha objeção.

Não, é isso mesmo que eu disse. Todos saem ganhando com a justiça social, tem que se pensar a longo prazo e na sociedade como um todo.
todos saem ganhando no seu mundo. primeiramente, o efeito das cotas é muito mais simbólico do que efetivo; o número de beneficiados é mínimo. seria exigir muito da minha boa vontade pedir pra admitir que um número significativo da classe média brasileira é formada em universidades públicas. em segundo lugar, a sua idéia de cotas não visa à 'justiça social' mas ao benefício de uma (auto-entitulada) raça. é pérfida, portanto, e não sei como dela não tem vergonha. em terceiro, é injusto e cria, sim senhor, tensão racial. após muito tempo, eu só fui ouvir afirmações racistas na vida real durante manifestações da educafro, entidade-carro-chefe da questão cotista.
de cotas para sorteios de vagas, se pararmos pra pensar, não há tanta diferença, dado que tanto em um caso quanto em outro o mérito é posto em segundo lugar, só em diferentes intensidades.

Bom, nos moldes propostos, parece que, inevitavelmente, uns sairão perdendo para que outros saiam ganhando - ao menos, a curto prazo - talvez seja uma questão de fazer as contas - será que não cabe aqui um certo utilitarismo?

A parcela que sai ganhando, a longo prazo - especulando - seria uma parcela maior ou menor? Há como fazer projeções nesse sentido - considerando as perdas e ganhos possíveis, como um todo?
não entendi sua pergunta.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #66 Online: 05 de Setembro de 2007, 01:59:57 »
Se defesa da escravidão não é racismo, o que seria racismo então?
você não entendeu minha objeção.
Claro que entendi, não me subestime, ou eu tenho também que dizer que você não me entendeu para que eu defenda meu ponto de vista?

todos saem ganhando no seu mundo.
Estamos no mesmo mundo. Ou tenho que dizer que seu mundo é diferente para sustentar uma posição que não seja a mesma que a sua? Não sou só eu que falo isso, tem muitas pessoas que defendem as cotas, não queira posar de dono da razão.

primeiramente, o efeito das cotas é muito mais simbólico do que efetivo; o número de beneficiados é mínimo.
O efeito simbólico conta muito. E se o benefício é mínimo e prejuízo é menor ainda.

seria exigir muito da minha boa vontade pedir pra admitir que um número significativo da classe média brasileira é formada em universidades públicas.
Mas a elite é formada pelas universidades públicas. E se a universidade pública não tem tanta importância assim na maior parcela da sociedade, qual é o motivo de ser contra? Eu vejo como muito válido negros ascendendo a cargos importantes devido a uma boa formação, assim como aconteceu nos Estados Unidos.

em segundo lugar, a sua idéia de cotas não visa à 'justiça social' mas ao benefício de uma (auto-entitulada) raça.
é pérfida, portanto, e não sei como dela não tem vergonha. em terceiro, é injusto e cria, sim senhor, tensão racial.
Oras, se não existe raça como então vai haver tensão racial? É uma grande contradição. Quando de fala em raça, se fala em negros, em pessoas de pele escura, que sofrem discriminação por conta disso.

após muito tempo, eu só fui ouvir afirmações racistas na vida real durante manifestações da educafro, entidade-carro-chefe da questão cotista.
de cotas para sorteios de vagas, se pararmos pra pensar, não há tanta diferença, dado que tanto em um caso quanto em outro o mérito é posto em segundo lugar, só em diferentes intensidades.
Aqui paro pra pensar se estamos no mesmo mundo mesmo.  :? Esse é o racismo velado, é a tendência a dizer que não existe racismo no Brasil, é o preconceito de ter preconceito. O racismo é comprovado em números, empiricamente. Existem várias pesquisas a respeito, e não é apenas um fato que ocorre em nosso país mas no mundo todo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 05 de Setembro de 2007, 02:19:27 »
Mas a elite é formada pelas universidades públicas. E se a universidade pública não tem tanta importância assim na maior parcela da sociedade, qual é o motivo de ser contra? Eu vejo como muito válido negros ascendendo a cargos importantes devido a uma boa formação, assim como aconteceu nos Estados Unidos.
universidade pública é lugar de classe média no brasil. a elite está na faap, dado que não precisa de conhecimento pra perpetuar a própria fortuna.
não é preciso boa formação para ascender a cargos importantes, especialmente no brasil.
não é importante que negros ascendam a cargos importantes, nem brancos, nem amarelos, nem pigmeus. em uma sociedade que não se queira racista, esse tipo de coisa não deveria nem ser notada.

Oras, se não existe raça como então vai haver tensão racial? É uma grande contradição. Quando de fala em raça, se fala em negros, em pessoas de pele escura, que sofrem discriminação por conta disso.
não é necessário que haja raça para que tensão racial ocorra, basta que as pessoas acreditem que existe... e os movimentos negros só contribuem para que isso aconteça.
Esse é o racismo velado, é a tendência a dizer que não existe racismo no Brasil, é o preconceito de ter preconceito. O racismo é comprovado em números, empiricamente. Existem várias pesquisas a respeito, e não é apenas um fato que ocorre em nosso país mas no mundo todo.
não nego que haja racismo no brasil. em todo lugar do mudno vai existir ao menos um indivíduo que aja de modo racista. quem diz isso, no entanto, freqüentemente tem na cabeça a cena racista norte-americana, com a qual, defato, quando se compara a brasileira, nos leva a pensar que aqui não há mesmo racismo. pelo menos pelos parâmetros norte-americanos. mas alegre-se, adriano. logo você e seus camaradas vão conseguir levar as coisas aos níveis de lá e aí você vai poder sair por aí falando que o racismo no brasil é um problema terrível, que precisamso de cotas e sei lá mais o quê.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #68 Online: 05 de Setembro de 2007, 02:37:57 »
universidade pública é lugar de classe média no brasil. a elite está na faap, dado que não precisa de conhecimento pra perpetuar a própria fortuna.
não é preciso boa formação para ascender a cargos importantes, especialmente no brasil.
não é importante que negros ascendam a cargos importantes, nem brancos, nem amarelos, nem pigmeus. em uma sociedade que não se queira racista, esse tipo de coisa não deveria nem ser notada.
E não é notada por muitos, que pensam que a sociedade é perfeita e não discrimina. Mas a realidade é diferente, e por isso mesmo não critico a luta dos negros pelos seus direitos.

não é necessário que haja raça para que tensão racial ocorra, basta que as pessoas acreditem que existe... e os movimentos negros só contribuem para que isso aconteça.
Isso não existe, é um espantalho criado para as cotas. O fato de existirem pessoas que discordam dos resultados das cotas é algo positivo e faz parte da democracia. Pode acontecer de as cotas não terem sucesso no Brasil, pois é um projeto com data prevista e que vai ser avaliado com o tempo.

Já alguém querer justificar o seu racismo ou o de outras pessoas em função de medidas de ações afirmativas é bem arbitrário e que não tem base nenhuma, muito diferente do racismo, que está já está até medido. Já seu argumento é infalseável. 

Esse é o racismo velado, é a tendência a dizer que não existe racismo no Brasil, é o preconceito de ter preconceito. O racismo é comprovado em números, empiricamente. Existem várias pesquisas a respeito, e não é apenas um fato que ocorre em nosso país mas no mundo todo.
não nego que haja racismo no brasil. em todo lugar do mudno vai existir ao menos um indivíduo que aja de modo racista. quem diz isso, no entanto, freqüentemente tem na cabeça a cena racista norte-americana, com a qual, defato, quando se compara a brasileira, nos leva a pensar que aqui não há mesmo racismo. pelo menos pelos parâmetros norte-americanos. mas alegre-se, adriano. logo você e seus camaradas vão conseguir levar as coisas aos níveis de lá e aí você vai poder sair por aí falando que o racismo no brasil é um problema terrível, que precisamso de cotas e sei lá mais o quê.

Claro que sim, o nazismo está tomando conta do Brasil.  ::)

:ghost:

Cuidado com os negros! Eles vão estudar nas universidades públicas! Eles são maus por isso! E as pessoas vão ficar com ódio de negros por isso!   :susto:

:nao3:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 05 de Setembro de 2007, 02:43:33 »
E não é notada por muitos, que pensam que a sociedade é perfeita e não discrimina. Mas a realidade é diferente, e por isso mesmo não critico a luta dos negros pelos seus direitos.
corrija; é por isso mesmo que não critica a luta dos negros por mais direitos do que os outros.
Cuidado com os negros! Eles vão estudar nas universidades públicas! Eles são maus por isso! E as pessoas vão ficar com ódio de negros por isso!
tomo o seu reducionismo por ingenuidade na esperança de que não se trate de má-fé.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #70 Online: 05 de Setembro de 2007, 03:37:45 »
corrija; é por isso mesmo que não critica a luta dos negros por mais direitos do que os outros.
É uma questão de justiça social. Você analisa apenas numa ótica individual e circunstancial. Se existe uma desigualdade social, nada mais justo que compensa-la. O que acontece na realidade é que existem pessoas com mais direitos que outras, mesmo que seja por questões históricas, é uma desigualdade que ocorreu e é uma questão de justiça corrigir e não de culpa. A justiça é bom para todos.

Cuidado com os negros! Eles vão estudar nas universidades públicas! Eles são maus por isso! E as pessoas vão ficar com ódio de negros por isso!
tomo o seu reducionismo por ingenuidade na esperança de que não se trate de má-fé.
Não tem nada de ingenuidade e nem de má-fé. Seria ingenuidade se eu não soubesse do que estou falando. E seria má-fé se eu estivesse te acusando de algo. O quis demonstrar é como me parece os seus argumentos com relação a questão racial, que ficou bem demonstrada no tópico. Claro que está preocupado com a questão da ordem, e se assusta com exageros do movimento negro. Mas não vejo fundamento para isso. É mais alarmismo, embora tenha seus motivos. Mas não compartilho desse terror.  :wink:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #71 Online: 05 de Setembro de 2007, 08:13:51 »

É uma empresa privada... o dono contrata quem ele quiser e com quais critérios quiser. Ele deve ter as razões dele.

Até onde entendo, não é bem assim. Se for comprovado que foi por uma questão de sexo, raça ou orientação política, pode dar uma ação das boas...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 05 de Setembro de 2007, 15:59:05 »
É uma questão de justiça social. Você analisa apenas numa ótica individual e circunstancial. Se existe uma desigualdade social, nada mais justo que compensa-la. O que acontece na realidade é que existem pessoas com mais direitos que outras, mesmo que seja por questões históricas, é uma desigualdade que ocorreu e é uma questão de justiça corrigir e não de culpa. A justiça é bom para todos.
é uma questão de "justiça" racial, adriano. se sua cabeça é confusa, não tente confundir a minha. mantenha-se coerente. ou você está falando de cotas para negros ou cotas para estudantes carentes, não dá pra tratar ora de um e ora de outro. nos dois casos eu vejo más idéias, sendo o segundo mera má idéia e o primeiro uma idéia escandalizante.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #73 Online: 05 de Setembro de 2007, 18:39:56 »
é uma questão de "justiça" racial, adriano. se sua cabeça é confusa, não tente confundir a minha. mantenha-se coerente.
Não use de ad hominem. Se estou usando o argumento é por que sou favorável a ele. Fica ridículo você dizer que não sou coerente devido ao meu argumento.

Veja só o motivo de eu considerar justiça social. Para uma sociedade justa e democrática é necessário minimizar os efeitos do racismo, que é algo pernicioso para a sociedade. Ou seja ações afirmativas, atuam, ou pelo menos se propões a atuar, na diminuição do racismo e assim promove uma sociedade mais justa, onde o que é avaliado não é a cor do indivíduo e sim seus méritos.

ou você está falando de cotas para negros ou cotas para estudantes carentes, não dá pra tratar ora de um e ora de outro. nos dois casos eu vejo más idéias, sendo o segundo mera má idéia e o primeiro uma idéia escandalizante.

Mas um está intimamente relacionado com o outro. O racismo é constatado devido a exclusão de negros em diversos setores. Tem estudos mostrando a incidência maior de negros na criminalidade. Os estudos apontam o racismo como causa. E isso não é uma idéia, são estudos que apontam isso. Agora se prefere descartar esses estudos e ficar com sua idéia, então tudo bem, não vai ser o primeiro que desconsidera pesquisas científicas. 

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #74 Online: 12 de Setembro de 2007, 09:54:30 »

É uma empresa privada... o dono contrata quem ele quiser e com quais critérios quiser. Ele deve ter as razões dele.

Até onde entendo, não é bem assim. Se for comprovado que foi por uma questão de sexo, raça ou orientação política, pode dar uma ação das boas...

É só demitir sem justa causa ué. Não precisa dizer a razão da demissão. Na contratação, mesma coisa, você seleciona as fichas as quais gostou, podendo inventar quais critérios, até mesmo racistas, e contrata quem lhe convém. Claro que se o sujeito disser na cara do candidato "não vou te contratar por que você é branco", configuramos uma prática de crime. Se ele pensar isso, e ficar quieto, e logo em seguida quando o candidato sair jogar a ficha no lixo por ele ser branco, não há problemas.

As pessoas tem direito de serem racistas, ter preconceitos etc, o problema está na forma de exteriorizar isso. Dentro de seu ambiente eminentemente privado, fala-se e pensa-se como quiser.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2007, 10:01:35 por Amon »
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!