Que estranho, ser solicitado "a falar mais sobre isso", parece coisa de entrevistado
Também não entendi bem sobre o que quer que eu fale... tenho essa visão também, um tanto melhor ser inteligente que rico, porque, sei lá, ao menos sendo inteligente acho que eventualmente pode-se no mínimo pensar num jeito de ganhar suficientemente bem, enquanto sendo só rico, está se dependendo essencialmente daqueles que administram o dinheiro e/ou da sorte/moda...
Essa associação de direitismo/determinismo e esquerdismo/plasticidade também existe muito, mas acho que é meio recente, e não ontologicamente necessário para qualquer lado. John Locke, não é exatamente esquerdista, é? E ainda ele e todo aquele pessoal iluminista tinha aquelas coisas todas de que "os homens nascem iguais", são citados pelos Rodrigos Constantinos da vida (com uma exceção que me lembro sendo o Russeau). Do outro lado, se tem ninguém menos que Karl Pearson escrevendo algo como "as bases morais do socialismo" (a favor do socialismo).
Sobre a associação popular de sucesso e inteligência..... bem, não sei... não me parece nenhuma associação exatamente absurda, desprovida totalmente de lógica, mas bastante lógica até, daí acho que vem a associação popular. Claro que há exceções, como esses casos... mas quantas e quantas pessoas que participam dos concursos para ser a nova bunda do "tchan", e não ganham? E quantas se inscrevem para o big-brother, e não ganham, nem participam... etc.
Daí poderia-se imaginar que a regra seria as pessoas mais inteligentes ganharem mais (o que, de qualquer forma, não significa que as pessoas que ganham mais ou que tem mais vindo de herança familiar, são mais inteligentes, o que acho que é razoavelmente aceito, popularmente). Tem até os que dizem que o QI é um bom previsor de tipo de área de atuação. Eu dei uma olhada nos artigos da wikipédia de QI, raça, e etc, mas não encontrei, são muitos. Sei que tem em algum lugar qualquer coisa falando que geralmente um QI de 50 seria faxineiro (estou inventando isso) e vai melhorando o potencial conforme sobe o QI.
Por outro lado, postaram por aqui um estudo recente sobre que as pessoas mais inteligentes acabam tendo menor patrimônio, apesar de maior renda.