Eu acho que é claro e evidente que deve existir ligação direta entre genes e inteligência. Alguém aqui discorda disso?
De forma alguma. Os problemas são:
- não é qualquer coisa que se veja num padrão mais ou menos genealógico que tem um componente genético fortemente determinante (por exemplo, idiomas);
- o cérebro é o órgão mais conservado na espécie humana;
- há diversos outros fatores não-genéticos que tem muita influência na inteligência, que geralmente não são levados em consideração nesses diagnósticos de inteligência genealógica. É um caractere bem complexo, não é algo como tamanho ou cor, comparativamente mais simples (mas não também necessariamente independentes de variáveis ambientais); por exemplo, se Einstein tivesse tido um irmão gêmeo que quando bebê tivesse sido largado no mato para ser criado por lobos ou macacos, e depois resgatado alguns anos mais tarde, não se veria mais tarde sair um "homem das cavernas" do meio do mato, anunciando a teoria da relatividade.
Daí, se podemos falar por falar, descompromissadamente, aqueles dados de "ameaça de estereótipo", por exemplo, poderiam indicar que mulheres e negros são na verdade, superiores aos homens brancos (por historinhas evolutivas que poderiam ter criado isso, claro; depois eu invento, ou você mesmo inventa uma, é fácil, só precisa ter imaginação), e que esses, tiveram uma vantagem seletiva numa tendência instintiva para discriminar mulheres e negros,
tornando-os inferiores. Dados múltiplos corroboram essa hipótese: toda a longa história de discriminação (mais testes diversos que mostram resultados iguais ou superiores das mulheres e negros), e a ativação da amígdala (área cerebral ligada ao medo) quando um branco vê um negro (bem, na verdade, ocorre em qualquer situação interracial na qual o indivíduo não tiver sido previamente apresentado como indivíduo, ocorrendo o mesmo ao se "abanar" de repente um branco na frente de um negro ou de um asiático; mas isso poderia ser convenientemente deixado de lado...)