Autor Tópico: Brancos são mais inteligentes do que negros, diz Watson  (Lida 22133 vezes)

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: Brancos são mais inteligentes do que negros, diz Watson
« Resposta #50 Online: 19 de Outubro de 2007, 12:48:09 »
Sejamos francos, quem iria levar a sério um senhor desses se visse na rua?

:D

Pois é. Agora ele também pode ser alvo de preconceito, por isso precisa medir muito as palavras!:D

Mas o fato de ter dito isso, não desmerece a importância científica dele, embora o comentário mostre um pouco da ignorância em relação a assuntos sociais. Mas, melhor não partir para o ad hominem, pois na história há muitas figuras que fizeram coisas feias, muito feias, mas tiveram sua importância.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Luz

• Visitante
« Resposta #51 Online: 19 de Outubro de 2007, 13:07:46 »

Pois é. Agora ele também pode ser alvo de preconceito, por isso precisa medir muito as palavras!:D

Mas o fato de ter dito isso, não desmerece a importância científica dele, embora o comentário mostre um pouco da ignorância em relação a assuntos sociais. Mas, melhor não partir para o ad hominem, pois na história há muitas figuras que fizeram coisas feias, muito feias, mas tiveram sua importância.

Acho que ninguém aqui desmereça a sua importância e a de seu trabalho, talvez até mesmo por isso, decepcione tanto - a gente espera muito das pessoas, mas não pode misturar as coisas.  ::)

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #52 Online: 19 de Outubro de 2007, 13:37:54 »
Eu acho que é claro e evidente que deve existir ligação direta entre genes e inteligência. Alguém aqui discorda disso?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #53 Online: 19 de Outubro de 2007, 13:46:19 »

Acho que ninguém aqui desmereça a sua importância e a de seu trabalho, talvez até mesmo por isso, decepcione tanto - a gente espera muito das pessoas, mas não pode misturar as coisas.  ::)

Escrevi isso justamente porque li mensagens desmerecendo o cara como cientista!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #54 Online: 19 de Outubro de 2007, 13:47:20 »
Acho que ele quer ficar popular, só isso.

Você não sabe de quem está falando, Raphael.  :P

Há uma história de que uma vez ele teria proposto um concurso sobre as capelas de Cambridge ou Oxford perguntando agora que ninguém mais as leva a sério, o que podemos fazer com elas? devido ao crescente ceticismo no meio acadêmico ao longo do tempo. Os religiosos do local responderam com outro concurso, agora sobre o professor Watson: agora que ninguém mais o leva a sério, o que podemos fazer com ele? :D

Ou algo assim, minhas memórias são um pouco obscuras - talvez a história nem tenha sido com ele.

Eu não entendo como ele possa ter ganhado um Nobel. Está bem que não teve nada a ver com o tema que ele propõe agora, mas valha-me.

Bem, posso até citar!:D

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 19 de Outubro de 2007, 15:32:18 »
Eu acho que é claro e evidente que deve existir ligação direta entre genes e inteligência. Alguém aqui discorda disso?

De forma alguma. Os problemas são:

- não é qualquer coisa que se veja num padrão mais ou menos genealógico que tem um componente genético fortemente determinante (por exemplo, idiomas);

- o cérebro é o órgão mais conservado na espécie humana;

- há diversos outros fatores não-genéticos que tem muita influência na inteligência, que geralmente não são levados em consideração nesses diagnósticos de inteligência genealógica. É um caractere bem complexo, não é algo como tamanho ou cor, comparativamente mais simples (mas não também necessariamente independentes de variáveis ambientais); por exemplo, se Einstein tivesse tido um irmão gêmeo que quando bebê tivesse sido largado no mato para ser criado por lobos ou macacos, e depois resgatado alguns anos mais tarde, não se veria mais tarde sair um "homem das cavernas" do meio do mato, anunciando a teoria da relatividade.

Daí, se podemos falar por falar, descompromissadamente, aqueles dados de "ameaça de estereótipo", por exemplo, poderiam indicar que mulheres e negros são na verdade, superiores aos homens brancos (por historinhas evolutivas que poderiam ter criado isso, claro; depois eu invento, ou você mesmo inventa uma, é fácil, só precisa ter imaginação), e que esses, tiveram uma vantagem seletiva numa tendência instintiva para discriminar mulheres e negros, tornando-os inferiores. Dados múltiplos corroboram essa hipótese: toda a longa história de discriminação (mais testes diversos que mostram resultados iguais ou superiores das mulheres e negros), e a ativação da amígdala (área cerebral ligada ao medo) quando um branco vê um negro (bem, na verdade, ocorre em qualquer situação interracial na qual o indivíduo não tiver sido previamente apresentado como indivíduo, ocorrendo o mesmo ao se "abanar" de repente um branco na frente de um negro ou de um asiático; mas isso poderia ser convenientemente deixado de lado...)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 19 de Outubro de 2007, 15:54:44 »

E o prêmio Nobel do Watson foi mais do que merecido, independente do que mais ele tenha feito depois.
Sei lá. Acho essas coisas meio como prêmios em corridas de cavalo, por uma diferença dum nariz um pouco mais esticado ao cruzar a linha de chegada. Há quem diga que devesse ter sido mais dividido, com a Rosalind Franklin, que forneceu as imagens de DNA nas quais Crick e Watson se basearam.

Luz

• Visitante
« Resposta #57 Online: 19 de Outubro de 2007, 17:48:35 »

Escrevi isso justamente porque li mensagens desmerecendo o cara como cientista!

Como cientista eu também o desmereci - não como Nobel nem importância de suas descobertas, isso é outra coisa - porque não posso merecer alguém que, na posição que ele ocupa, com os supostos conhecimentos que possui, faça afirmações do tipo, sem ao menos, apresentar provas do que está dizendo. Não condiz com a posição que um cientista ocupa nem com a responsabilidade que essa posição exige. :wink: 

Sobretudo, porque não acredito que esse homem não está ciente de que as pessoas comuns costumam tomar as opiniões pessoais de cientistas por argumento de autoridade - ciente de que isso, no mínimo, contribuiria enormemente para que os racistas de plantão acreditem e repitam que seus preconceitos têm fundamento científico.  :x

Essa não é, definitivamente, a conduta que se espera de um cientista. Queremos acreditar que a Ciência está suportada em credibilidade e esse tipo de coisa da margem a desconfianças que não podem existir.  :?
« Última modificação: 19 de Outubro de 2007, 18:04:00 por Luz »

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #58 Online: 19 de Outubro de 2007, 17:59:18 »

E o prêmio Nobel do Watson foi mais do que merecido, independente do que mais ele tenha feito depois.
Sei lá. Acho essas coisas meio como prêmios em corridas de cavalo, por uma diferença dum nariz um pouco mais esticado ao cruzar a linha de chegada. Há quem diga que devesse ter sido mais dividido, com a Rosalind Franklin, que forneceu as imagens de DNA nas quais Crick e Watson se basearam.

Até concordo que o prêmio poderia ter sido dividido com a Franklin, aliás, O Nobel já deixou mais gente que merecia o prêmio de mãos abanando, mas isso não quer dizer que Watson e Crick e outros que ganharam não tenham merecido também.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 19 de Outubro de 2007, 18:03:32 »

Na Folha de São Paulo, de hoje:

"Esta não é uma discussão sobre superioridade ou inferioridade, é sobre tentar entender diferenças", diz cientista em um artigo

(...) Watson escreveu um artigo para o jornal "The Independent" dizendo ter sido mal interpretado. "Àqueles que inferiram das minhas palavras que a África enquanto continente é de alguma forma geneticamente inferior, só posso me desculpar sem reservas."
No entanto, o cientista, de 79 anos, insistiu que questionar as bases genéticas da inteligência "não é ceder ao racismo".

(..)

O desejo esmagador da sociedade hoje é assumir que poderes iguais de raciocínio são uma herança universal da humanidade. Mas simplesmente desejar que seja esse o caso não basta. Isso não é ciência.

Questionar isso não é ceder ao racismo. Esta não é uma discussão sobre superioridade ou inferioridade, é sobre tentar entender diferenças, sobre por que alguns de nós são grandes músicos e outros, grandes engenheiros. É muito provável que 10 ou 15 anos se passem até que tenhamos um entendimento adequado da importância relativa da natureza e da criação na conquista de objetivos humanos importantes.

Até lá, nós, enquanto cientistas, devemos tomar cuidado ao dizer verdades inquestionáveis sem o apoio de evidências.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Luz

• Visitante
« Resposta #60 Online: 19 de Outubro de 2007, 18:09:09 »

"Esta não é uma discussão sobre superioridade ou inferioridade, é sobre tentar entender diferenças", diz cientista em um artigo

(...) Watson escreveu um artigo para o jornal "The Independent" dizendo ter sido mal interpretado. "Àqueles que inferiram das minhas palavras que a África enquanto continente é de alguma forma geneticamente inferior, só posso me desculpar sem reservas."
No entanto, o cientista, de 79 anos, insistiu que questionar as bases genéticas da inteligência "não é ceder ao racismo".

(..)

O desejo esmagador da sociedade hoje é assumir que poderes iguais de raciocínio são uma herança universal da humanidade. Mas simplesmente desejar que seja esse o caso não basta. Isso não é ciência.

Questionar isso não é ceder ao racismo. Esta não é uma discussão sobre superioridade ou inferioridade, é sobre tentar entender diferenças, sobre por que alguns de nós são grandes músicos e outros, grandes engenheiros. É muito provável que 10 ou 15 anos se passem até que tenhamos um entendimento adequado da importância relativa da natureza e da criação na conquista de objetivos humanos importantes.

Até lá, nós, enquanto cientistas, devemos tomar cuidado ao dizer verdades inquestionáveis sem o apoio de evidências.

Não é mesmo uma pena que ele tenha precisado se retratar? Esse discurso pós repercussão, sim: é o que esperamos - não por ser politicamente-correto, como possa parecer ou por ter relação com um problema delicado que é o racismo, mas simplesmente, por ser mais cuidadoso com as palavras.  :wink:

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #61 Online: 19 de Outubro de 2007, 18:12:49 »
18/10/2007 - 09h34
Africano é menos inteligente, diz Nobel

...

"Isso é Watson no nível mais escandaloso", disse Steven Rose, fundador da Sociedade para Responsabilidade Social em Ciência do Reino Unido. "Ele já havia dito coisa parecida sobre mulheres, mas eu nunca o ouvira entrar no terreno do racismo. Se ele conhecesse literatura sobre o assunto, saberia que está totalmente enganado cientificamente, além de socialmente e politicamente."

...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u337682.shtml

"Sociedade para Responsabilidade Social em Ciência"? :o
É cada uma que me aparece...
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Luz

• Visitante
« Resposta #62 Online: 19 de Outubro de 2007, 18:16:23 »
Antes que possa parecer outra coisa: não espero que cientistas sejam super-homens, mas espero que sejam homens de conhecimento, de lógica e céticos, com um raciocínio apurado pela prática. Homens, que pela posição que ocupam, tenham conciência das consequências de suas declarações.  :umm:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 19 de Outubro de 2007, 18:42:19 »

Qual é o problema? Eu não acho que a ciência deva ser feita numa espécie de torre de marfim. Por exemplo, o que acha de toda aquela promoção do Duesberg sobre o HIV não ser causa da AIDS? (mas talvez até conseqüência)

Ele tinha muitos argumentos bons, mas eu acho que, por responsabilidade social, com base apenas nos dados epidemiológicos, a hipótese do HIV deveria ser a levada em consideração em políticas no combate à AIDS, sendo as alternativas exploradas de forma mais tímida, sem procurar atenção na mídia e etc.

Também vejo possível importância em questões como essas de políticas sobre mudanças ambientais e de políticas sociais raciais (como as que poderiam resultar do "bell curve", como mencionou o Sagan no "mundo assombrado por demônios, essencialmente re-expressa agora pelo Watson, mas no ambito especificamente racial e sobre política de ajuda internacional). Não dá para esperar que todos cientistas sejam neutros, ainda que isso fosse o ideal.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 19 de Outubro de 2007, 18:53:38 »

(..)

Como é que foi "mal entendido"? É só enquadrar "menores capacidades inatas para riqueza/inteligência" como uma "diferença" e não "inferioridade", que é outra coisa completamente?

Tanto faz, pode-se sim, falar de superioridade e inferioridade (como, humanos são superiores, até geneticamente, aos chimpanzés, em muitos aspectos), o caso é que não é o caso entre as populações humanas, justamente é o que se tem de mais bem estabelecido em evidências.

E realmente, se fosse detectado de verdade que negros e/ou pobres de todas cores são geneticamente inferiores/diferentes em inteligência, isso não seria racismo, seria só "verdade", e não implicaria em políticas de extermínio ou qualquer coisa do tipo.

Luz

• Visitante
« Resposta #65 Online: 19 de Outubro de 2007, 18:54:44 »
Eu ia citar o "O Mundo Assombrado Pelos Demônios" também, que andei relendo, esses dias. Acho que é um livro que vale a pena reler algumas vezes na vida.

Sagan dá bons argumentos para que exista responsabilidade na Ciência, sempre, junto com exemplos de que é nossa melhor ferramenta, mas também a que possui maior poder destrutivo. Convém ter consciência disso.

A verdade, é que o tio Sagan, deixou a gente mal-acostumado - eu, pelo menos, espero que todos os cientistas sejam como ele, nem tanto nas qualidades pessoais, mas como cientista mesmo, nas responsabilidades.  :(

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #66 Online: 19 de Outubro de 2007, 18:58:21 »

Qual é o problema? Eu não acho que a ciência deva ser feita numa espécie de torre de marfim. Por exemplo, o que acha de toda aquela promoção do Duesberg sobre o HIV não ser causa da AIDS? (mas talvez até conseqüência)
Problema nenhum, só acho que é meio que um exagero...
E eu também não acho que a ciência deva ser feita numa torre de marfim.
É que esse tipo de coisa sempre me cheira a tentar definir os rumos da ciência, ou tentar fazer de certas linhas de pesquisa "tabus" como é com células tronco, clonagem e energia nuclear, tudo em nome dessa suposta responsabilidade social.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2007, 19:23:24 por Thufir Hawat »

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 19 de Outubro de 2007, 19:24:13 »
O Rose consegue ser pior que o Watson... "Socialmente e politicamente enganado"? Sociedade para Responsabilidade Social em Ciência? Por favor...

Perfeito!

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #68 Online: 19 de Outubro de 2007, 19:30:51 »
O Rose consegue ser pior que o Watson... "Socialmente e politicamente enganado"? Sociedade para Responsabilidade Social em Ciência? Por favor...
Pois é, é disso que estou falando... me preocupa que ao longo do tempo algo semelhante a essa "Sociedade para Responsabilidade Social em Ciência" comece a arbitrar que determinado assunto não pode ser pesquisado ou discutido por quê não é "socialmente responsável"...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #69 Online: 19 de Outubro de 2007, 19:56:06 »
Uh... Falar em "ciência socialmente responsável" me dá arrepios... :medo:

----------

Watson afirmou que brancos são mais inteligentes que africanos e foi duramente criticado, a meu ver com toda razão.

Mas e se tivesse afirmado que africanos são mais inteligentes?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 19 de Outubro de 2007, 20:01:18 »
Nas discussões sobre comportamento humano que partem da psicologia evolutiva isso é muito visível. O Rose e outros tantos defendem posições que afastam a nossa espécie de uma programação inata que pode ser diferente para cada indivíduo. Na minha opinião, eles fazem isso baseados muito mais em como eles gostariam que o mundo fosse do que em argumentos científicos.

Há quem diga que as tendências esquerdistas acabam impedindo essas pessoas de aceitar que o ser humano não é tão socialmente moldável quanto eles esperariam. Mas são opiniões, não vamos reduzir esse tópico a questões políticas.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #71 Online: 19 de Outubro de 2007, 20:04:51 »
eles fazem isso baseados muito mais em como eles gostariam que o mundo fosse do que em argumentos científicos.
Totalmente...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 19 de Outubro de 2007, 20:23:07 »
Nas discussões sobre comportamento humano que partem da psicologia evolutiva isso é muito visível. O Rose e outros tantos defendem posições que afastam a nossa espécie de uma programação inata que pode ser diferente para cada indivíduo. Na minha opinião, eles fazem isso baseados muito mais em como eles gostariam que o mundo fosse do que em argumentos científicos.

Há quem diga que as tendências esquerdistas acabam impedindo essas pessoas de aceitar que o ser humano não é tão socialmente moldável quanto eles esperariam. Mas são opiniões, não vamos reduzir esse tópico a questões políticas.

Poderia-se igualmente dizer:

Vários defendem posições que afastam a nossa espécie de uma indeterminação inata do comportamento que pode ser diferente para cada indivíduo. Na minha opinião, eles fazem isso baseados muito mais em como eles gostariam que o mundo fosse do que em argumentos científicos.

Há quem diga que as tendências direitistas acabam impedindo essas pessoas de aceitar que o ser humano é mais socialmente moldável do que eles gostariam. Mas são opiniões, não vamos reduzir esse tópico a questões políticas.

Eu mesmo acho o Rose um saco, de qualquer forma.

Luz

• Visitante
« Resposta #73 Online: 19 de Outubro de 2007, 20:36:35 »

Poderia-se igualmente dizer:

Vários defendem posições que afastam a nossa espécie de uma indeterminação inata do comportamento que pode ser diferente para cada indivíduo. Na minha opinião, eles fazem isso baseados muito mais em como eles gostariam que o mundo fosse do que em argumentos científicos.

Há quem diga que as tendências direitistas acabam impedindo essas pessoas de aceitar que o ser humano é mais socialmente moldável do que eles gostariam. Mas são opiniões, não vamos reduzir esse tópico a questões políticas.

Eu mesmo acho o Rose um saco, de qualquer forma.

Coincidência!  :) Ontem, usei essa mesma tática de inverter o sentido da frase, conversando com um amigo via e-mail, sobre o assunto.

Watson escreve: "Não há uma razão firme para imaginar que as capacidades intelectuais de pessoas separadas geograficamente em sua evolução devem ter evoluído de forma idêntica. Nosso desejo de dar capacidades racionais iguais como uma forma de herança universal da humanidade não é o suficiente para fazer com que seja verdade."

E eu escrevi: "Não há uma razão firme para imaginar que as capacidades intelectuais de pessoas separadas geograficamente em sua evolução devem ter evoluído de forma diferente. Nosso desejo de dar capacidades racionais diferentes como uma forma de herança particular das diferentes sociedades não é o sficiente para fazer com que seja verdade."

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 19 de Outubro de 2007, 20:39:41 »
Claro que poderia... Quem disse que não? :)

A questão é que eu penso que os argumentos para uma certa importância da natureza nas nossas características comportamentais são bons. Mas talvez eu seja um pouco parcial na escolha dos livros que leio.

De qualquer forma, acho que o ser humano ser socialmente moldável é mais importante para a ideologia dos socialistas do que ele não ser para a dos os capitalistas. Mesmo que, em um caso extremo, todo o nosso comportamento fosse moldado pelos ambientes em que vivemos, eu continuaria pensando que um sistema de trocas voluntárias numa economia onde o controle da demanda e da oferta é dado pelos preços definidos por cada um dos agentes econômicos é o melhor para nós. É menos vital para o capitalismo que um desses dois grupos estejam certos. Se você parar para pensar, o fato de as pessoas serem naturalmente diferentes pode ser até mesmo um argumento a favor da redes de proteção social para os que nasceram, involuntariamente, com menor inteligência, criatividade e seja-lá-o-que-importante-para-vencer-na-vida.

Mas esse é outro debate enorme e eu realmente não estou certo de que gostaria de levar esse tópico para esse caminho.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!