Autor Tópico: Existem provas sobre a existência de Jesus Cristo?  (Lida 90256 vezes)

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
Re: Existem provas sobre a existência de Jesus Cristo?
« Resposta #600 Online: 15 de Setembro de 2007, 13:38:37 »
Não lembrava que era Diderot, nem que era um certame. Mais uma vez parabéns à memória do Pedro, nosso querido português !
Lembrei-me que essa história é contada no livro "História da Matemática - O Romance dos Números", de Giancarlo Masini. Costumo sublinhar e anotar os livros, para facilitar as pesquisas.
Tenho mais memória sobre onde tenho de procurar. Também não me lembrava que o ateu era Diderot.  :hihi:

Obrigado.  :ok:
« Última modificação: 15 de Setembro de 2007, 13:40:38 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #601 Online: 15 de Setembro de 2007, 13:54:23 »
Deixo uma pérola, que é mencionada em vários livros de matemática:
(Tito 1:13-14)
«Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.»

Cretense diz: "Os cretenses são sempre mentirosos"...
Paulo diz: "Este testemunho é verdadeiro"...
 :histeria:
É essa a Bíblia sem contradições.
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Megazord

• Nível 05
  • *
« Resposta #602 Online: 15 de Setembro de 2007, 17:26:16 »
Formas de pensar complexas como a lógica não eram muito difundidas na epoca.
---
mega

“Se a bíblia está errada ao nos dizer de onde viemos, como podemos confiar nela ao dizer pra onde iremos?”
Justin Brown

Online FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #603 Online: 16 de Setembro de 2007, 08:44:02 »
Lembrei-me que essa história é contada no livro "História da Matemática - O Romance dos Números", de Giancarlo Masini. Costumo sublinhar e anotar os livros, para facilitar as pesquisas.
Tenho mais memória sobre onde tenho de procurar. Também não me lembrava que o ateu era Diderot.  :hihi:

Obrigado.  :ok:

Eu sabia que a estória é contada por Simon Singh em 'O último teorema de Fermat' mas não lembrava bem do conteúdo :)
Ontem comprei "O Passeio do Cético" de Diderot, li algumas passagens 15 dias atrás na livraria Martins Fontes e acabei comprando-o (junto com um livro de Quino, mas não fala isso para o Uilai que ele não acha graça na Mafalda, coitado).
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #604 Online: 17 de Setembro de 2007, 12:27:22 »
Estás a distorcer o problema... não é questão de faltar cenas, mas de na mesma cena várias pessoas dizerem coisas que não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo. Por exemplo, um não falasse no nascimento, e outro falasse, não havia contradição. Mas se dois falam, e dizem coisas tão diferentes, que não podem ser ambas verdadeiras, então há contradição.
Este é um pensamento seu que não prova contradição.
Apenas um dá mais detalhe que o outro.
Seria contradição se um falase que Jesus nasceu por obra do Espírito Santo e o outro afirmasse que não.
Basta 1% para ser contradição. Especialmente tendo em conta que supostamente inerrável.
O que é afinal uma contradição?
Biblicamente falando, é quando se apresentam provas concretas de que algo realmente não aconteceu.
A maneira como os discípulos escreviam não tinham uma uniformidade e eram escritas de forma linear.
É preciso colocar todas as possibilidades de interpretações que possam ter ocorrido de acôrdo com a cultura da escrita da época.
Quem faz isto prova que não existe contradição e tenho certeza absoluta que voce não fêz, mas apenas formalizou o que está escrito. Faça isto no seu computador e vais chegar uma conclusão lógica.
Até aqui não prova nada do que falou.
Em segundo lugar: se foi prometido um messias durante muito tempo, não achas que é muito provável que alguém ia inventar pelo menos um? Muitos mitos surgem por questões políticas.
Existiram muitos messias, mas o verdadeiro para os cristãos tem uma explicação convincente.
E isso não é inspiração divina.
Mesmo que tudo fosse escrito da maneira como voce pensa, muitos assim não acreditariam.
Conclusão: todos pecam e há quem não peque. Isso é uma contradição.
Esta querendo pregar uma doutrina diferente?
Leia Actos 9 e Actos 22:
"ouvindo a voz, mas não vendo ninguém";
"mas não ouviram a voz daquele que falava comigo";
Isso é sobre o mesmo acontecimento: a revelação de Jesus a Paulo, e o que os homens ouviram e viram.
1) o(x), ~v(x)
2) ~o(x), v(x)
Já estás a perceber o que são contradições?
Meu amigo, Paulo e seus compamheiros de viagem ouviram a voz, mas eles não viram ninguém.
Onde está escrito: Não ouviram a voz.
Leia bem atentamente antes de falar alguma coisa.
Gostava de saber o que é necessário para admitir que existe uma contradição.
Já expliquei.
Queres que faça para todas um esquema em lógica de primeira ordem (formal)?
Eu já estudei todas as possibilidades que poderia ter ocorrido.
"Podiam" : a palavra chave. Não disse que é uma contradição. Poderia ser uma mera omissão. Simplesmente quis mostrar como muitas vezes são feitas as invenções.
A forma dos discípulos escreverem prova que eles são contraditórios?
O evangelho de João é claramente anti-semítico, e são dadas explicações sobre termos e costumes de judeus. Até os cristãos dizem que não é destinado aos judeus, e qualquer pessoa que saiba interpretar um texto consegue entender isso.
Existem outras interpretações que vão de acôrdo com as verdades do cristianismo.
Isto que falas podem ser apenas interpretações.
Então o que vai acontecer o costume no fórum.
Como qualquer um de voces, estarei aguardando as provas.
Se não sabes argumentar, e todos no fórum acham o mesmo, que razões tenho de aceitar "outras ideias" (as suas).
Não estou aqui para fazer ninguém aceitar outras idéias e sim para convencer de uma realidade.
Tudo existe uma explicação dentro de um contexto. A bíblia é uma delas como em tantos outros livros.
A força das evidências é proporcional à dificuldade de falsificação e de engano.
Perante evidências difíceis de serem falsificações e evidências que já foram mostradas serem muito facilmente falsificações, opta-se pelas primeiras.
As forças das evidências é proporcional a facilidade do entendimento. Perante eles cada um tem as suas convicções. :ok:
Já provei nesta mensagem formalmente (lógica formal). Se isso não for suficiente, nada é suficiente.
Invertar uma milhar e terá todos os números.
A bíblia fala nestes têrmos: Examinais as escrituras.
"Eli" e "Elias" são palavras parecidas. Está claro o que era pretendido no texto, para além de saberem que Elias foi levado para o céu (e também que nenhum homem ascendeu ao céu - contradição) e as profecias que alguns associaram a João Baptista.
Voce está bem longe de interpretar corretamente o texto. :no:
Terias que investigar muito.
O povo entendeu que ele chamava por Elias.
Isto prova uma evidência que nada foi manipulado falsamente. Pesquise. :ok:
Mais uma vez o sujo  a falar do mal lavado. Cometi um lapso e não reparei na frase, para além de Fernando já ter respondido. O que leva a teres tanta certeza?
Uma lógica que para voce não faz sentido.
Como vês tenho cuidado em separar as contradições e o altamente improvável.
Enquanto voce investiga para desacreditar, eu faço para acreditar.
E as provas?
Pois, pois. A teoria da conspiração.
E todos os que não eram judeus? Não sentiram o terramoto?
E mesmo entre os judeus, os fariseus (e alguns seguiam Jesus) também entraram nessa conspiração?
Nada afirma que o terremoto foi em grande escala.
Houve um terremoto local, assim como é explicado ao dilúvio.
Obrigado por esse gesto de humildade e realismo.
Estudei lógica em Filosofia, Matemática (mesmo na universidade) e em cadeiras de programação informática. Sei bem o que é uma contradição, e desta vez optei pela lógica formal para provar as contradições (ou seja, estão formalmente - matematicamente - provadas). Agora resta saber se achas que a lógica não é aceitável.
Afinal, o que é mais realista e convincente?
Menos orgulho e mais lógica compreensiva. Esta é a realidade.
Não querer acreditar ou acreditar é uma opinião pessoal que não justifica nenhuma prova. Isto serve tanto para mim quanto para todos.

Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #605 Online: 17 de Setembro de 2007, 12:41:02 »
Mas vamos lá brincar um pouco.
Perdeu a fé, perdeu tudo.
Afinal, são as obras ou a fé que a garante a salvação ? Biblia, sempre inerrante :D
Existe lógica ser salvo apenas pela fé?
Meu amigo, interprete corretamente e vais chegar a uma conclusão lógica.
As contradições voce mesmo a estás fazendo.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #606 Online: 17 de Setembro de 2007, 12:52:39 »
Mistério a ser esclarecido:
Se Jesus ordenou que os 3 apóstolos ficassem vigiando...
Se Jesus afastou-se deles para orar em privacidade...
Se Jesus voltou e os flagrou dormindo...
então...
Quem afinal testemunhou o que Jesus pronunciou em oração???
As vezes a sorrir.
Está bem claro na passagem que os discípulos foram os únicos que escutaram a oração. Jesus com certeza orou em voz alta e não estava muito distante.
Não se sabe exatamente por quanto tempo Jesus permaneceu em oração, mas o silêncio após algumas orações pode ter entrado em faze de meditação e os discípulos adormeceram. Jesus voltou e pediu que vigiassem e voltando repetiu as mesma palavras.
Estavam com os olhos pesados mas devem ter dormido após escutarem as orações.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #607 Online: 17 de Setembro de 2007, 12:55:19 »
Hehe, o pessoal fica comparando versículos, acho engraçado isso. Eu li alguns evangelhos apócrifos onde Jesus assassinava garotos, bem divertido. Vcs sabiam que o conteúdo da bíblia já mudou bastante desde que a Igreja criou a versão "definitiva"? No começo nem tinha o Apocalipse, depois andaram tirando uns textos e assim vai, mudam conforme a ideologia da época. O interessante é que homens ficam alterando a "palavra de deus" e, para os crentes, está tudo bem, no problem.
Pegar o bonde andando é que isto que aconteçe.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #608 Online: 17 de Setembro de 2007, 13:05:32 »
É uma contradição na Bíblia. Vamos lá ver que desculpas agora vão ser dadas...
Já conversamos sôbre isto. Inverta uma milhar e terás todas as possibilidades dentro de uma cultura escrita.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #609 Online: 17 de Setembro de 2007, 13:08:12 »
Pedro, isso é fácil de refutar... já estou vendo a resposta: "a matemática bíblica também deve ser interpretada", e por aí vai...
Captou hem! :umm:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #610 Online: 17 de Setembro de 2007, 13:15:35 »
Erivelton, lembro-me de usares a viagem de Jerusalém a Emaú como evidência. Tenho um mapa em "O Homem que Se Tornou Deus", com uma escala. Usei uma régua para medir a distância de Jerusalém a Emaú: 30 quilómetros. Se chegaram numa hora (Lucas 24:33), então iam a uma velocidade média de 500 metros por minuto! Grande evidência!
Suas interpretações só geram ceticismo, mas o que seria impossível para Jesus?
Quanto a ressurreição já expliquei que os evangelhos foram escritos de uma forma linear.

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #611 Online: 17 de Setembro de 2007, 13:17:30 »
Hehe, o pessoal fica comparando versículos, acho engraçado isso. Eu li alguns evangelhos apócrifos onde Jesus assassinava garotos, bem divertido. Vcs sabiam que o conteúdo da bíblia já mudou bastante desde que a Igreja criou a versão "definitiva"? No começo nem tinha o Apocalipse, depois andaram tirando uns textos e assim vai, mudam conforme a ideologia da época. O interessante é que homens ficam alterando a "palavra de deus" e, para os crentes, está tudo bem, no problem.
Pegar o bonde andando é que isto que aconteçe.

"Pegar o bonde andando é que isto que aconteçe."

Putz, essa foi profunda. Já experimentou largar a bíblia por uma hora e dar uma olhada num livro de língua portuguesa?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #612 Online: 17 de Setembro de 2007, 13:20:32 »
Outros já me disseram que eram as descendências através de José e através de Maria.
Ou que uma só pegava os personagens importantes.
Nada disto, entretanto, está dito na Bíblia. É apenas invenção dos crentes para tentar explicar algo que não faz sentido.
Meu amigo, isto não é invenção não é apenas interpretação dentro daquilo que os teólogos estudam e nos passam.
Existem muitos cristãos que não tem conhecimento dogmático e falam coisas sem muita certeza. No seu caso deverias conversar com um teólogo inteligênte para esclarecer suas perguntas.
Eu ainda estudo para aprender e não possuo todas as respostas.
O básico todo cristão sabe independente da parte teórica.(Dogmática).

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #613 Online: 17 de Setembro de 2007, 13:23:40 »
Putz, essa foi profunda. Já experimentou largar a bíblia por uma hora e dar uma olhada num livro de língua portuguesa?
Não sei o que quis dizer, mas parei de estudar a quase trinta anos e sei que muita coisa mudou na língua portuguesa. O importante é o sentido da palavra. :hihi:
Abração. Erivelton

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #614 Online: 17 de Setembro de 2007, 13:26:50 »
MOUSSE DE CHOCOLATE

INGREDIENTES:

* 3 ovos
    * 200g de chocolate meio amargo
    * 2 colheres (sopa) de açúcar
    * 1 lata de creme de leite

Veja a tabela de conversão de medidas.
(gramas para xícaras, colheres, etc.)    
20min    10 porções
Mousses MODO DE PREPARO:

1. Bata as gemas até dobrarem de volume.

2. Junte o açúcar e continue batendo.

3. Derreta o chocolate e acrescente à gemada.

4. Junte o creme de leite batendo sempre.

5. Por fim, as claras em neve (bem batidas mesmo) misturando rapidamente na batedeira.

6. Adicione, se quiser, licor de cacau para dar um gostinho suave (pode ser 3 ou 4 colheres de sopa).

7. Leve à geladeira e sirva-se deliciando o melhor mousse e mais simples de fazer.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #615 Online: 17 de Setembro de 2007, 13:27:39 »
E eu espero provas.
O que você está fazendo é inventar algo que poderia ter acontecido e então dizer que a contradição está satisfatóriamente explicada.
É, poderia, mas não há provas de que tenha sido assim.
Entretanto, na sua cabeça, é menos absurdo inventar uma explicação qualquer que admitir que a Bíblia contém erros.
As provas nunca teremos, mas as explicações podem ser dadas.
Não é porque não existem provas que algo é contraditório.
Isto não é invenção, por falta de provas as explicações podem ser aceitas dentro de um parâmentro normal e lógico.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #616 Online: 17 de Setembro de 2007, 13:30:19 »
Tópico divertido esse :P

Assim que eu voltar à minha rotina vou conseguir me atualizar nas novidades aqui ::)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #617 Online: 17 de Setembro de 2007, 13:31:58 »
Formas de pensar complexas como a lógica não eram muito difundidas na epoca.
Falou tudo e mais alguma coisa

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #618 Online: 17 de Setembro de 2007, 13:35:02 »
Tópico divertido esse
Assim que eu voltar à minha rotina vou conseguir me atualizar nas novidades aqui
Estou te convidando a participar do café com bolo :ok:
MOUSSE DE CHOCOLATE
Depois dessa eu vou almoçar. Até outro dia.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #619 Online: 17 de Setembro de 2007, 13:36:35 »
Contradição é contradição, não significa falta de provas, mas sim o fato da própria bíblia contradizer o que ela diz ::)

Existem dezenas de contradições entre os ensinamentos de Paulo e João Evangelista...

Então se vc for usar a lógica e "provas" erivelteana,  vai ter que descartar uma série de coisas que Paulo disse, já que João foi o apóstolo dileto de cristo e também "testemunha" ocular de vários episódios :wink:

Aliás, as grandes diferenças entre a apologética católica e prostestante se baseia justamente nessa disputa "paulo X joão"...

[]s

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #620 Online: 17 de Setembro de 2007, 14:28:43 »
Mas se dois falam, e dizem coisas tão diferentes, que não podem ser ambas verdadeiras, então há contradição.
Este é um pensamento seu que não prova contradição.
Pelo contrário; é contradição por definição.
http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx
s. f.,
    acto de contradizer;
    objecção;
    afirmação contrária;
    contestação;
    incoerência entre os actos e as palavras;
Filos.,
    oposição entre duas preposições, uma das quais exclui a outra;
    espírito de -: espírito da pessoa que habitualmente faz objecções a tudo;
Lóg.,
    princípio de -: uma proposição não pode ter, simultaneamente, o valor de verdade e o valor de falsidade.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Contradi%C3%A7%C3%A3o
Diz-se que há contradição quando se afirma e se nega simultaneamente algo sobre a mesma coisa. O princípio da contradição informa que duas proposições contraditórias não podem ser ambas falsas ou ambas verdadeiras ao mesmo tempo.Existe relação de simetria, não podem ter o mesmo valor de verdade.
Leia bem os exemplos na Wikipedia.
Não tenho culpa se não sabes português nem procuras saber...

Biblicamente falando, é quando se apresentam provas concretas de que algo realmente não aconteceu.
Biblicamente falando... quando começam com "biblicamente" ou "teologicamente" quer dizer que quem decide é o teólogo. Por exemplo, quem decide quais são as "provas concretas de que algo realmente não aconteceu", ainda por cima tendo em conta o cinismo.
É muito simples: se duas proposições não podem ser ambas ser verdadeiras, há contradição.

É preciso colocar todas as possibilidades de interpretações que possam ter ocorrido de acôrdo com a cultura da escrita da época.
Pelos vistos és um entendido na matéria... deve ser como as línguas semíticas.
Deve-se encontrar todas as possibilidades para salvar a Bíblia...

Quem faz isto prova que não existe contradição e tenho certeza absoluta que voce não fêz, mas apenas formalizou o que está escrito. Faça isto no seu computador e vais chegar uma conclusão lógica.
Tenha humildade...  :hihi:
Se formalizei o que está escrito, então interpretei, tornando o significado tão preciso e claro como a matemática. Estudei isso no curso de informática, e tive de criar modelos e codificar (formalizar) até páginas de notícias. Se não está satisfeito, então mostre como é que se deve fazer.

Mesmo que tudo fosse escrito da maneira como voce pensa, muitos assim não acreditariam.
Tu podes pensar nessa possibilidade, mas já mostraste que mesmo que quando são escancaradas contradições óbvias nunca acreditarias.

Meu amigo, Paulo e seus compamheiros de viagem ouviram a voz, mas eles não viram ninguém.
Onde está escrito: Não ouviram a voz.
Leia bem atentamente antes de falar alguma coisa.

Actos 22:
6       Ora, aconteceu que, indo eu já de caminho, e chegando perto de Damasco, quase ao meio-dia, de repente me rodeou uma grande luz do céu.
7    E caí por terra, e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
8    E eu respondi: Quem és, Senhor? E disse-me: Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues.
9    E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo.
10    Então disse eu: Senhor, que farei? E o Senhor disse-me: Levanta-te, e vai a Damasco, e ali se te dirá tudo o que te é ordenado fazer.
11    E, como eu não via, por causa do esplendor daquela luz, fui levado pela mão dos que estavam comigo, e cheguei a Damasco.
Devias seguir os teus próprios conselhos. Não é primeira vez que fazes isso...
Li primeiro antes de escrever, e devias fazer o mesmo para evitar figuras tristes.

Eu já estudei todas as possibilidades que poderia ter ocorrido.
:?:

A forma dos discípulos escreverem prova que eles são contraditórios?
Pelos vistos, sim. Cada um a sua versão incompatível com outras.

Existem outras interpretações que vão de acôrdo com as verdades do cristianismo.
Eu também consigo inventar se não indicar as fontes. E existem intepretações idiotas. Se alguém tiver a falar com judeus, não vai explicar o que significa Messias nem vai explicar rituais judaicos. E para convencer um judeu a converter-se ao cristianismo, dizer que os judeus perseguiram e mataram Jesus não é uma boa opção...

Como qualquer um de voces, estarei aguardando as provas.
Já provaste que não queres provas...

Não estou aqui para fazer ninguém aceitar outras idéias e sim para convencer de uma realidade.
:umm:

Tudo existe uma explicação dentro de um contexto. A bíblia é uma delas como em tantos outros livros.
E qual é esse contexto? Já que és um génio em português, talvez possas explicar.

As forças das evidências é proporcional a facilidade do entendimento. Perante eles cada um tem as suas convicções. :ok:
Então já está visto que és um caso perdido...

A bíblia fala nestes têrmos: Examinais as escrituras.
"Examinai"!
Um conselho que já mostraste não seguir.

Voce está bem longe de interpretar corretamente o texto. :no:
Terias que investigar muito.
Então talvez possas explicar, já que és tão iluminado.
Uns diziam que João Baptista era Elias, e ele respondia que não (João 1:21), mas Jesus disse que era (Mateus 17:12-13). Elias ascendeu até aos céus, e há uma profecia da sua chegada em Malaquias.

Isto prova uma evidência que nada foi manipulado falsamente. Pesquise. :ok:
:umm:

Enquanto voce investiga para desacreditar, eu faço para acreditar.
Esse é o teu problema. Quando se investiga não é para acreditar nem para desacreditar.

E as provas?
Foram dadas. Se não são provas, então para ti nunca haverão provas.

Nada afirma que o terremoto foi em grande escala.
Houve um terremoto local, assim como é explicado ao dilúvio.
Gen 6:17 - «Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará
Gen 7:21 - «E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem.»

Mateus 27 : «E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos
Pois, foi uma acontecimento muito discreto...

Não querer acreditar ou acreditar é uma opinião pessoal que não justifica nenhuma prova. Isto serve tanto para mim quanto para todos.
Estás num fórum de discussão. Podes acreditar naquilo que quiseres, mas os debates têm regras. Se for dada uma prova, reconheces, refutas ou abandonas a discussão.
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #621 Online: 17 de Setembro de 2007, 14:52:25 »
Erivelton, lembro-me de usares a viagem de Jerusalém a Emaú como evidência. Tenho um mapa em "O Homem que Se Tornou Deus", com uma escala. Usei uma régua para medir a distância de Jerusalém a Emaú: 30 quilómetros. Se chegaram numa hora (Lucas 24:33), então iam a uma velocidade média de 500 metros por minuto! Grande evidência!
Suas interpretações só geram ceticismo, mas o que seria impossível para Jesus?
Quanto a ressurreição já expliquei que os evangelhos foram escritos de uma forma linear.
http://www.pichotel.com/pic/3254e6Ia4/150127.jpg
Esse é o mapa que me serviu para chegar à conclusão. Acrescentei o que está a vermelho.
Lucas 24:
«E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús
«E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?»
«E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe.»
«Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes.»
«E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles,» ...

De Jerusalém foram a Emaús, e de Emaús levaram menos de uma hora a chegarem a Jerusalém. Emaús dista de Jerusalém cerca de 30km. 30/60 = 0,5. Ou seja, andaram em média 0,5km por minuto (0,5km = 5hm = 50dam = 500m). E não foi Jesus que se armou em Speedy Gonzales.

"Suas interpretações só geram ceticismo". Tem razão, tenho essa limitação que me impede de teimar sempre com a mesma crença. Talvez devesse começar pelo Papai Noel.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2007, 14:54:47 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #622 Online: 17 de Setembro de 2007, 14:59:59 »
Aliás, as grandes diferenças entre a apologética católica e prostestante se baseia justamente nessa disputa "paulo X joão"...
Paulo de Tarso VS. Tiago - A luta do Século
Pedro Amaral Couto

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #623 Online: 18 de Setembro de 2007, 09:41:46 »
Contradição é contradição, não significa falta de provas, mas sim o fato da própria bíblia contradizer o que ela diz ::)
Existem dezenas de contradições entre os ensinamentos de Paulo e João Evangelista...
Então se vc for usar a lógica e "provas" erivelteana,  vai ter que descartar uma série de coisas que Paulo disse, já que João foi o apóstolo dileto de cristo e também "testemunha" ocular de vários episódios :wink:
Suy, bom dia.
Não existe contradições.
As interpretações é que são consideradas como contraditórias.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #624 Online: 18 de Setembro de 2007, 09:44:08 »
As interpretações é que são consideradas como contraditórias.
Então terás o prazer de mostrar que interpretações são dadas, em vez de limitares a dizer que são apenas interpretações.
Pedro Amaral Couto

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!