Autor Tópico: Existem provas sobre a existência de Jesus Cristo?  (Lida 90255 vezes)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
Re: Existem provas sobre a existência de Jesus Cristo?
« Resposta #575 Online: 14 de Setembro de 2007, 14:39:10 »
Por que "com certeza"? Baseado em que?
Baseado em nossa própria inteligência ao pesquisar.
Está escrito: Examinais as escrituras.
Grande parte dos ditos e milagres de Jesus vêm de outros personagens do Antigo Testamento.
E há várias coisas que os evangelistas dizem que estava profetizado no A.T., quando, na verdade, se referiam a outras circunstâncias. Os evangelistas tentaram dar credibilidade a seus escritos citando um livro respeitado. O mesmo foi feito com o Livro de Mórmon e com o Alcorão.
As outra duas principais religiões monoteístas tiveram suas origens com versículos do velho testamento.( cristianismo e islamismo).
O judaísmo tem um versículo chave que deu origem a futuro messias.
Gênesis 3:15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Sabes interpretar este versículo de uma forma mitológica?
Não apenas diferente, mas contraditório. Uma coisa não pode "ser" e "não ser" ao mesmo tempo.
Quem foi o pai de José, Jacó ou Heli? Cada evangelista diz uma coisa.
Mateus dá a sua genealogia sendo José filho de Jacó, pois mostraria uma linhagem em relação a promessa.(Jesus filho de Davi).
A outra genealogia diz respeito a linhagem carnal(Adão filho de Deus)
José na verdade era filho de Jacó segundo a promessa e filho de Eli segundo a carne.

Tudo nas escrituras existe uma lógica de explicação e ninguém consegue concretizar que haja contradição.
O que falta mesmo é interpretação.
Abração. Erivelton

Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #576 Online: 14 de Setembro de 2007, 14:44:28 »

Acho mais produtivo ler uma enciclopédia ou um bom romance.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #577 Online: 14 de Setembro de 2007, 14:52:54 »
Já pensou se mundo tivesse uma só direção?

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #578 Online: 14 de Setembro de 2007, 14:56:44 »
Já pensou se mundo tivesse uma só direção?

ARGH!!!! MEU DEUS (apropriação indébita), o que vc quer dizer com isso???? Está falando de sobre trânsito ou algo assim?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #579 Online: 14 de Setembro de 2007, 15:04:55 »
O homem que se tornou Deus de Geraldi massidié e o mito de Jesus histórico de Farnando Silva.
Bons livros que não trazem nenhuma prova, apenas evidências.
Existem outros bons livros que trazem boas referências que Jesus existiu. Já estudaram?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #580 Online: 14 de Setembro de 2007, 15:16:32 »
2) O bom ladrão: Lucas (23:42-43) fala que um dos ladrões se arrependeu. Marcos
   (15:32) diz que os dois o insultavam.
Estas 36 perguntas são fáceis de serem respondidas, mas para não dizerem que não as li vou responder esta acima:
Lucas recebeu informãção que um dos dos ladrões se arrependeu e pedia misericórdia, já Marcos recebeu informação que os ladrões os insultavam.
Talvez este não tivesse escutado o bom ladrão pedir misericórdia por estar mais afastado da cruz.
Vejam que para tudo existe uma resposta e nada prova ser a bíblia contraditória.
Os relatos mostram o que um viu e ouviu e o outro viu e não ouviu.
Não poderia ter acontecido isto?
Espero argumentos.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2007, 15:23:06 por Erivelton »

APODman

• Visitante
« Resposta #581 Online: 14 de Setembro de 2007, 15:47:12 »
Estes malabarismos exegéticos do Erivelton mais me aprecem os Ad Hocs dos espírtas tentando justificar os rombos da Doutrina Espírita.

Mas vamos lá brincar um pouco.

Salvação, diga-me como !

O grande foco da teologia Cristã é a Doutrina da Salvação, ou seja, se fizermos isto ou aquilo que agrada a Deus seremos “salvos” ( do que ? ).

Porém a Bíblia é farta de contradições sobre o que leva a salvação mas os dois pontos que lutam entre sí são: a salvação vem pelas obras ou pela fé apenas ?

Vejamos:

Os apóstolos nos dizem que a salvação vem pelas obras:

Tiago 2:14 “Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?”...

Tiago 2:17 “Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma”

Apocalipse São João 22:12 “E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras”

Porém Paulo afirma taxatativa e repetidamente que a fé vem pela fé, pela simples aceitação de Jesus como salvador, as obras pouco importam ou possuem um papel secundário na salvação:

Efésios 2:8, 9: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie."

Romanos 10:9: "Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo."

Romanos 10:13: "Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo."

II Timóteo 1:8 Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus,

II Timóteo 1:9 que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,",

Mas as contradições não param, os apóstolos em seus evangelhos mostram Jesus um "tantim" confuso sobre a questão agindo contra as suas palavras:

Em Lucas 7:50 Jesus garante a salvação a uma prostituta apenas por sua fé:

“Jesus, porém, disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.”

( ou será que a obra caridosa da prostituta em atender as necessidades de jovens desesperados com seus hormônios em fúria foi relevante para sua salvação ?  )

Em João 1:7 é dito que o sangue de Jesus foi o suficiente para que todos fossem limpos de seus pecados assim a Salvação é universal desde então:

“mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado”

Tais contradições são a fonte de grande divergência entre as diversas linhas cristãs, Católicos somente através das obras as almas são salvas, para os evangélicos apenas a fé basta ( “aceite Jisuix em seu coração” ), para os Calvinistas os slavos já foram determinados ( Predestinação ) cabendo ao indívudo seguir segundo os preceitos de Cristo para que tenha certeza para si mesmo que é um “salvo”.

Afinal, são as obras ou a fé que a garante a salvação ? Biblia, sempre inerrante :D

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #582 Online: 14 de Setembro de 2007, 15:49:27 »
Mais uma:

Quem ouviu Jesus orar no Getsêmane ?

Marcos 14:32-40

32 Então chegaram a um lugar chamado Getsêmane, e disse Jesus a seus discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu oro.
33 E levou consigo a Pedro, a Tiago e a João, e começou a ter pavor e a angustiar-se;
34 e disse-lhes: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai.
35 E adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora.
36 E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; afasta de mim este cálice; todavia não seja o que eu quero, mas o que tu queres.
37 Voltando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não pudeste vigiar uma hora?
38 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
39 Retirou-se de novo e orou, dizendo as mesmas palavras.
40 E voltando outra vez, achou-os dormindo, porque seus olhos estavam carregados; e não sabiam o que lhe responder.

Mistério a ser esclarecido:
Se Jesus ordenou que os 3 apóstolos ficassem vigiando...
Se Jesus afastou-se deles para orar em privacidade...
Se Jesus voltou e os flagrou dormindo...

então...

Quem afinal testemunhou o que Jesus pronunciou em oração???

[ ]´s

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #583 Online: 14 de Setembro de 2007, 16:15:20 »
Hehe, o pessoal fica comparando versículos, acho engraçado isso. Eu li alguns evangelhos apócrifos onde Jesus assassinava garotos, bem divertido. Vcs sabiam que o conteúdo da bíblia já mudou bastante desde que a Igreja criou a versão "definitiva"? No começo nem tinha o Apocalipse, depois andaram tirando uns textos e assim vai, mudam conforme a ideologia da época. O interessante é que homens ficam alterando a "palavra de deus" e, para os crentes, está tudo bem, no problem.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #584 Online: 14 de Setembro de 2007, 16:21:29 »
Se 4 pessoas relatarem um filme que assistiram juntos eles seriam exatamente iguais?
Não, mas não estava a falar de exactamente iguais, mas de contraditório.

Se por algum motivo um destes deixasse de observar uma cena, seria aquele relato contraditório?
Estás a distorcer o problema... não é questão de faltar cenas, mas de na mesma cena várias pessoas dizerem coisas que não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo. Por exemplo, um não falasse no nascimento, e outro falasse, não havia contradição. Mas se dois falam, e dizem coisas tão diferentes, que não podem ser ambas verdadeiras, então há contradição.

Note bem: Das pessoas que escreveram o filme com certeza 90% dos seus escritos seriam coerentes e apenas 10% iriam divergir nos relatos.
Divergir não significa omitir:
v. int.,
    afastar-se progressivamente;
    desviar-se;
    separar-se;
fig.,
    discordar;
    discrepar;
    dissentir;
    não concordar.

Já no caso das escrituras uns tiveram informações assim e outros assado, mas o importante é que 90% dos seus relatos estão de acordo.
Basta 1% para ser contradição. Especialmente tendo em conta que supostamente inerrável.

Fazendo uma análise em cima disto o que podes concluir?
Esse argumento só seria válido se tratasse de omissões nos evangelhos, mas não é isso que se trata.

Tenta imaginar que queres fazer um único filme, respeitando fielmente tudo o que é dito nos evangelhos, sem omissões. Se não consegues encaixar os evangelhos todos é por haver uma contradição. Acabas com um Jesus a morrer em dias diferentes, e quando falava antes de morrer, pareceria uma cena do Exorcista, para de muitas cenas diferentes sobre o mesmo evento.

O messias das escrituras tem uma longa história.
Isto que voce falou não faz nenhum sentido.
Vê-se logo que só leste a Bíblia, e nunca livros como o Livro de Mórmon.
Em primeiro lugar: algumas personagens na Bíblia são chamadas de messias (traduzem como o ungido do querubim, mas é isso mesmo que é significa messias).
Em segundo lugar: se foi prometido um messias durante muito tempo, não achas que é muito provável que alguém ia inventar pelo menos um? Muitos mitos surgem por questões políticas.

Ser inspirado a escrever algo não quer dizer que seja exatamente igual,
Apenas um tem mais conteúdo do que o outro.
Mais uma vez: não é isso que se trata.

mas falar a verdade dentro daquilo que cada viu e comentou.
E isso não é inspiração divina.

Tu vais encontrar dentro das escrituras inúmeras passagens com relatos diferentes, mas isto não que dizer que seja mentira ou contraditória. As palavras se somam e se encaixam dentro de um parâmetro verdadeiro.
Isso seria válido se esses relatos fossem sobre eventos diferentes. Mas não são. Estás a incutir a ideia de que são meras omissões, mas não é isso que se trata, e o caso do dia em que o túmulo é encontrado vazio (ou com dois anjos... ou um jovem... ou dois homens) é um exemplo claro. As últimas palavras de Jesus antes de morrer são ainda mais óbvias.

Leia 2Crónicas 8:46 : "não há homem que não peque" (tal como em 1Reis 8:46)
Agora leia 1João 3 e 1João 5 :
"Qualquer que permanece nele [Jesus] não peca" ...; ""
"Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus." (os nascidos e filhos de Deus são os cristãos; v.  1João 3:2, 4:7, 5:1)
1) Ax, peca(x)
2) Ex, cristão(x) -> ~peca(x)
3) Ex, cristão(x)
Ou seja:
1) todos pecam
2) cristãos não pecam
3) existe pelo menos um cristão;
Conclusão: todos pecam e há quem não peque. Isso é uma contradição.

Leia Actos 9 e Actos 22:
"ouvindo a voz, mas não vendo ninguém";
"mas não ouviram a voz daquele que falava comigo";
Isso é sobre o mesmo acontecimento: a revelação de Jesus a Paulo, e o que os homens ouviram e viram.
1) o(x), ~v(x)
2) ~o(x), v(x)

Já estás a perceber o que são contradições?

Se tuas idéias de fazem pensar de forma diferente só fazes convencer a ti mesmo, pois uma história verdadeira escrita de diversas formas não faz nenhuma delas serem contraditórias.
Gostava de saber o que é necessário para admitir que existe uma contradição.

Tu és bastante inteligente para compreender isto
E para compreender que contradizem. Queres que faça para todas um esquema em lógica de primeira ordem (formal)?

Muitos poderiam estar ali na cruz e observaram esta cena. Foi um detalhe que talvez os outros não viram ou que não quiseram narrar.
"Podiam" : a palavra chave. Não disse que é uma contradição. Poderia ser uma mera omissão. Simplesmente quis mostrar como muitas vezes são feitas as invenções.
(nota: cometi um lapso de grafia, e escrevi "Tácido" ao invés de "Tácito")

Aliás, se não sabes o evangelho de João foi escritos aos judeus. Observe que lá não existe uma única palavra chamada .
O evangelho de João é claramente anti-semítico, e são dadas explicações sobre termos e costumes de judeus. Até os cristãos dizem que não é destinado aos judeus, e qualquer pessoa que saiba interpretar um texto consegue entender isso.

Assim como voce tem suas observações outros teólogos e pessoas inteligêntes tem as suas e nada prova ou contradiz a bíblia por causa das tuas pesquisas

Primeiro que não estou para apresentar provas e sim defender a bíblia daquilo que afirmam ser contraditórios sem provas concretas.
Então o que vai acontecer o costume no fórum.

Precisaria cair na evidência real de que você está rigorosamente enganado pelas tuas próprias convicções para aceitar outras idéias,
O sujo a falar do mal lavado...
Se não sabes argumentar, e todos no fórum acham o mesmo, que razões tenho de aceitar "outras ideias" (as suas).

sendo assim sem provas do que está falando levam todas as suas afirmações sem nenhum sentido. As evidências são fortes a qualquer ângulo e agora cabe a cada um acreditar ou não.
A força das evidências é proporcional à dificuldade de falsificação e de engano.
Perante evidências difíceis de serem falsificações e evidências que já foram mostradas serem muito facilmente falsificações, opta-se pelas primeiras.

Tens que provar primeiro se existem contradições na bíblia para que depois eu possa te dar razão
Já provei nesta mensagem formalmente (lógica formal). Se isso não for suficiente, nada é suficiente.

Eli... (meu Deus) Elias...
Na realidade argumentou nada sobre Elias e não explicou porque o povo pensava que Jesus estivesse chamando por Elias?
"Eli" e "Elias" são palavras parecidas. Está claro o que era pretendido no texto, para além de saberem que Elias foi levado para o céu (e também que nenhum homem ascendeu ao céu - contradição) e as profecias que alguns associaram a João Baptista.

Passou por cima também do cântico de Maria e Zacaria???
Mais uma vez o sujo  a falar do mal lavado. Cometi um lapso e não reparei na frase, para além de Fernando já ter respondido. O que leva a teres tanta certeza?

Isso que dizes ser de forma diferente chama-se contradição.
Não, não é.
Falta agora com sua personalidade inteligênte entrar em ação.
O que é afinal uma contradição?

E além disso é dito que todos os mortos ressuscitaram: é altamente improvável que não hajam registos de algo tão fantástico.
Só existem duas passagens nas escrituras que relatam a ressurreição: A de Lázaro e a filha de Jairo.
Como vês tenho cuidado em separar as contradições e o altamente improvável.

Quanto aos mortos que ressurgiram, talvez não despertaram manifestações públicas devido os judeus estarem em ponto de bala para maltratarem os cristãos. Naquele momento a situação estava tensa e o silêncio era a melhor coisa a fazer.
Pois, pois. A teoria da conspiração.
E todos os que não eram judeus? Não sentiram o terramoto?
E mesmo entre os judeus, os fariseus (e alguns seguiam Jesus) também entraram nessa conspiração?

Confesso a você que vamos passar meses pesquisando as escrituras e não vais me provar que a bíblia é contraditória.
Obrigado por esse gesto de humildade e realismo.
Estudei lógica em Filosofia, Matemática (mesmo na universidade) e em cadeiras de programação informática. Sei bem o que é uma contradição, e desta vez optei pela lógica formal para provar as contradições (ou seja, estão formalmente - matematicamente - provadas). Agora resta saber se achas que a lógica não é aceitável.
Afinal, o que é mais realista e convincente?
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #585 Online: 14 de Setembro de 2007, 16:23:02 »
Hehe, o pessoal fica comparando versículos, acho engraçado isso. Eu li alguns evangelhos apócrifos onde Jesus assassinava garotos, bem divertido. Vcs sabiam que o conteúdo da bíblia já mudou bastante desde que a Igreja criou a versão "definitiva"? No começo nem tinha o Apocalipse, depois andaram tirando uns textos e assim vai, mudam conforme a ideologia da época. O interessante é que homens ficam alterando a "palavra de deus" e, para os crentes, está tudo bem, no problem.
O Fernando deve saber também, porque leu "Jesus, Esse Desconhecido". E isso também é falado no Canal História e no Canal Discovery (por exemplo, em "Por detrás das Escrituras").
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #586 Online: 15 de Setembro de 2007, 07:40:35 »
Confesso a você que vamos passar meses pesquisando as escrituras e não vais me provar que a bíblia é contraditória.
"You can't prove that"
"We'll see about that"
CSI ...

f(p, x, t, a) ^ f(p, y, t, b) -> (x = y V c(x, y-x) = y) ^ a = b
f(p, m, t, l) significa: a pessoa 'p' disse (com a sua voz) 'x' no lugar 'l', que antecede imediatamente o momento 't'.
c(x, y) significa: concatenar (juntar) a frase/texto 'x' com 'y'
x-y significa: se a frase/texto 'y' terminar com 'x', então remover 'x' de 'y'
(exemplo: x="olá mundo" e y="mundo"; x-y="olá") 
^ é uma conjunção; V é uma disjunção; ~ é uma negação;
-> é uma implicação
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjun%C3%A7%C3%A3o_L%C3%B3gica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Disjun%C3%A7%C3%A3o_L%C3%B3gica
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lgebra_booleana
http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_l%C3%B3gica

É de bom-senso assumir que, num determinado momento, qualquer pessoa só pode estar a dizer apenas uma coisa e só pode estar num lugar. Isso é equivalente à fórmula lógica acima (que é mais precisa que a linguagem informal ou natural), que é também equivalente a dizer que não é possível alguém estar a dizer várias frases diferentes no mesmo momento. Explico a fórmula:
se 'p' diz 'x' e 'y', em (espaço ou lugar) 'a' e 'b', então
'a' e 'b' são iguais (o mesmo espaço ou lugar) e
'x' e 'y' são iguais ou
'y' tem 'x' no final (é dito 'y', depois 'x', e 't' é o momento em que termina de dizer 'x')

Acho que todos concordam com isso.

J é Jesus;
m(J) significa: no momento em que Jesus morreu (se é possível morrer mais do que uma vez, talvez fosse melhor colocar outro parâmetro a indicar o número da morte  :hihi:);
G é Gólgota;
Ex, significa: existe x
Marcos: Ex, e(f(J,x)), m(J), G)
também posso colocar: Ex, e(f(J,c(E, x))), m(J), G)
(E significa: "Eli, Eli lama sabactani!")
Isso é tão flexível, que não contradiz qualquer dos outros evangelhos.

Mateus: e(f(J,E), m(J), G)
Lucas: e(f(J,P), m(J), G)
João: e(f(J,C), m(J), G)

Mas esses evangelhos contradizem-se. Juntando tudo:

1) f(p, x, t, a) ^ f(p, y, t, b) -> (x = y V c(x, y-x) = y) ^ a = b
2) Ex, e(f(J,x)), m(J), G)
3) e(f(J,E), m(J), G)
4) e(f(J,P), m(J), G)
5) e(f(J,C), m(J), G)
(considerando 1, e 3, 4 e 5)
6) E = P = C
(que é um absurdo!)

É uma contradição na Bíblia. Vamos lá ver que desculpas agora vão ser dadas...
Pedro Amaral Couto

Online FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #587 Online: 15 de Setembro de 2007, 07:53:16 »
Vc me fez lembrar de uma estória que eu li: o matemático e físico Euler (que era cristão) desafiou um descrente usando uns cálculos super forçados e terminando 'portanto Deus existe', e o 'descrente' não respondeu e 'aceitou' que tinha perdido (uma aposta ou qualquer coisa assim).

Se vc estivesse lá talvez não ia ser enganado tão facilmente, heheh.

(Já eu ia sussurrar 'non sequitur' e me postrar a beijar sua mão, he)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #588 Online: 15 de Setembro de 2007, 08:02:33 »
Pedro, isso é fácil de refutar... já estou vendo a resposta: "a matemática bíblica também deve ser interpretada", e por aí vai...
"Deus prefere os ateus"

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #589 Online: 15 de Setembro de 2007, 08:44:41 »
"Jesus na cruz: o filme"

Para além de Jesus, dois salteadores estão crucificados (Marcos 15:27). Os dois salteadores vituperam (Mateus 27:44), mas um deles não (Lucas 28:40).

Antes de morrer, Jesus grita as suas últimas palavras:
"Eli, Eli lama sabactani"... e "Pai, às tuas mão confio o teu espírito"... e "Está consumado".

Maria Madalena está a uma certa distância (Marcos, Mateus, Lucas), mas também junto à cruz (João).

No primeiro dia da semana, de manhã cedo, Maria Madalena e Maria,mãe de Josés, (Lucas) dirigem-se ao túmulo com aromas e bálsamo... também Salomé foi (Marcos)... e pelos vistos também Joana, e mais mulheres (Lucas)... e Madalena foi sozinha quando estava escuro (João)...

Encontraram um anjo sentado na pedra que rolou... ou entraram e encontraram um jovem sentado à direita... ou entraram, ficaram perplexas por verem o sepulcro vazio e depois repararam em dois homens ao lado... ou Madalena encontrou o túmulo vazio e foi chamar Pedro e João. Eles também encontram o túmulo vazio e vão para casa. Madalena chora, e vê dois anjos sentados no lugar onde estava o corpo de Jesus. Jesus aparece...

Voltando às mulheres...
elas não disseram nada (nota: os versículos 9-20 foram acrescentados no séc. XVI e contradizem 8, para além de haver uma também uma "versão curta")... ou correram logo para anunciar aos discípulos (Lucas, Mateus - nesse caso com temor).

Jesus disse aos discípulos que ficassem em Jerusalém até Pentecostes (Lucas 24:49), mas também disse às mulheres que dissessem aos discípulos para irem imediatamente a Galileia (Mateus 28:10).

Jesus revelou-se aos 11 no mesmo dia (Lucas 24:33-36), mas pelos vistos Tomé não é um dos 11, já que viu Jesus uma semana depois (20:24, 26).

Erivelton, lembro-me de usares a viagem de Jerusalém a Emaú como evidência. Tenho um mapa em "O Homem que Se Tornou Deus", com uma escala. Usei uma régua para medir a distância de Jerusalém a Emaú: 30 quilómetros. Se chegaram numa hora (Lucas 24:33), então iam a uma velocidade média de 500 metros por minuto! Grande evidência!
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #590 Online: 15 de Setembro de 2007, 08:51:30 »
(De casa até à estação dos comboios, são cerca de 1,5 km. Dispendo mais de 20 minutos para lá chegar... não chego em 3 minutos)
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #591 Online: 15 de Setembro de 2007, 10:41:51 »
Vc me fez lembrar de uma estória que eu li: o matemático e físico Euler (que era cristão) desafiou um descrente usando uns cálculos super forçados e terminando 'portanto Deus existe', e o 'descrente' não respondeu e 'aceitou' que tinha perdido (uma aposta ou qualquer coisa assim).
O descrente (e ateu) era Diderot, e a prova foi: "a mais b dividido por n é igual a x: portanto Deus existe."
Diderot ficou calado durante muito tempo, e quem estava no palácio da imperatriz Catarina começou a gargalhar. Era uma partida.
Pedro Amaral Couto

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #592 Online: 15 de Setembro de 2007, 11:10:18 »
Por que "com certeza"? Baseado em que?
Baseado em nossa própria inteligência ao pesquisar.
Quais? Por que tem que ser a Bíblia?
José na verdade era filho de Jacó segundo a promessa e filho de Eli segundo a carne.
Outros já me disseram que eram as descendências através de José e através de Maria.
Ou que uma só pegava os personagens importantes.
Nada disto, entretanto, está dito na Bíblia. É apenas invenção dos crentes para tentar explicar algo que não faz sentido.

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #593 Online: 15 de Setembro de 2007, 11:13:33 »
2) O bom ladrão: Lucas (23:42-43) fala que um dos ladrões se arrependeu. Marcos
   (15:32) diz que os dois o insultavam.
Estas 36 perguntas são fáceis de serem respondidas, mas para não dizerem que não as li vou responder esta acima:
Lucas recebeu informãção que um dos dos ladrões se arrependeu e pedia misericórdia, já Marcos recebeu informação que os ladrões os insultavam.
Talvez este não tivesse escutado o bom ladrão pedir misericórdia por estar mais afastado da cruz.
Vejam que para tudo existe uma resposta e nada prova ser a bíblia contraditória.
Os relatos mostram o que um viu e ouviu e o outro viu e não ouviu.
Não poderia ter acontecido isto?
Espero argumentos.
E eu espero provas.
O que você está fazendo é inventar algo que poderia ter acontecido e então dizer que a contradição está satisfatóriamente explicada.
É, poderia, mas não há provas de que tenha sido assim.
Entretanto, na sua cabeça, é menos absurdo inventar uma explicação qualquer que admitir que a Bíblia contém erros.

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #594 Online: 15 de Setembro de 2007, 11:21:44 »
O Fernando deve saber também, porque leu "Jesus, Esse Desconhecido". E isso também é falado no Canal História e no Canal Discovery (por exemplo, em "Por detrás das Escrituras").
O evangelho original de Marcos terminava no túmulo vazio. Outros autores acrescentaram as aparições de Jesus mais tarde, durante o século II.
E os proto-evangelhos começavam com "E surgiu um homem em Cafarnaum", falando de Jesus. Seu nascimento milagroso foi acrescentado depois.

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #595 Online: 15 de Setembro de 2007, 11:26:18 »
Pedro, isso é fácil de refutar... já estou vendo a resposta: "a matemática bíblica também deve ser interpretada", e por aí vai...
2 + 2 realmente parece ser 4 segundo a lógica dos homens, mas, segundo a lógica superior de Deus, 2 + 2 = 5.
Não me venha com fatos que eu já tenho opinião formada.

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #596 Online: 15 de Setembro de 2007, 11:36:57 »
O descrente (e ateu) era Diderot, e a prova foi: "a mais b dividido por n é igual a x: portanto Deus existe."
Diderot ficou calado durante muito tempo, e quem estava no palácio da imperatriz Catarina começou a gargalhar. Era uma partida.
Conhece este texto?
http://ateusdobrasil.com.br/humor/satiras/argumentos_bobos

Alguns exemplos:

6 - Argumento Teleológico

* Veja aquela árvore. Não é bonita?
    * Então, Deus existe.

7 - Argumento dos Milagres

* Minha tia Helena estava quase morrendo de câncer.
    * Ela não morreu.
    * Então, Deus existe.

8 - Argumento Moral 1

* Fulano de Tal, um famoso ateu, era moralmente inferior a nós.
    * Então, Deus existe.

9 - Argumento Moral 2

* Quando eu era jovem, eu falava palavrão, bebia, fumava, jogava, molestava crianças, roubava, matava e fazia xixi na cama.
    * Isto tudo mudou quando eu me tornei religioso.
    * Então, Deus existe.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #597 Online: 15 de Setembro de 2007, 11:59:55 »
Outros já me disseram que eram as descendências através de José e através de Maria.
Ou que uma só pegava os personagens importantes.
Nada disto, entretanto, está dito na Bíblia. É apenas invenção dos crentes para tentar explicar algo que não faz sentido.
Luc 3:23 - «E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli»
Mat 1:16 - «E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.»
Também já ouvi essa desculpa, mas: segundo Lucas, Heli é pai de José, e segundo Mateus, Jacó é pai de José.
Esta página Web discute mais acerca dessas descendências: http://www.usbible.com/Gospel/jesus_genealogy.htm . São incompatíveis, para além de alguns outros erros.
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #598 Online: 15 de Setembro de 2007, 12:12:03 »
Pedro Amaral Couto

Online FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #599 Online: 15 de Setembro de 2007, 13:11:28 »
Não lembrava que era Diderot, nem que era um certame. Mais uma vez parabéns à memória do Pedro, nosso querido português !

Aliás, tem um livrinho de Diderot que vou casualmente comprar hoje (na semana passada estava meio duro e como gosto de me fazer sofrer falei 'não, Julián, melhor comprar na outra semana', e estou aqui, sofrendo).

Não conhecia os argumentos bobos para a Existência de Deus, e estou me deliciando.

Hoje li bastante sobre 'O Segredo' então sei que aquilo que pensar se realizará, e que devo agradecer muitas vezes, então vou agradecer pela boa memória do PedroAC, que aliás 'me levou até o livro de Diderot', que agora com certeza vou comprar, agradeço muito também o Fernando Silva, administrador do fabuloso 'Religião é Veneno', muito obrigado a todos !

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!