Eu não ignorei seus erros de ortografia. Simplismente achei que você tava tão desesperado com a contradição que não conseguia teclar direito.
Estamos evoluindo.
Você fez uma exegesse do contexto e tomou a postura correta ignorando as arestas, você compreendeu a mensagem. Isso é o que importa.
Você consegue entender isso?
Não foi Deus quem escreveu. Ele somene inspirou o escritor que usou suas próprias palavras.
Antigamente, era muito usado o nome Deus para tudo que acontecesse.
Ja falei isso.
Isso está me cheirando a desculpas.
"Desculpas" não! Não ajo assim. Não estou jogando futebol aqui. Estou estudando racionalmente. Espero recíproca. Isso é uma Explicação coerente. Pois até mesmo a Bíblia fala que foi escrita por Inspiração Divina. "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça" 2 Timóteo 3:16.
Sabe o que quer dizer "Inspiração" ? -- sugerir; insinuar ---. Por favor, compreenda.
Primeiro, não foi Deus quem criou tudo? Não é Deus onisciente? Ele deveria saber o que iria acontecer e impedir Balaão de cometer um erro.
Segundo, a Bíblia diz que Deus deu a ordem para ele ir e depois diz que ele se zangou. Aliás, diz não: narra as próprias palavras que ele teria dito!
Melhor sorte da próxima vez.
Você não está querendo Enxergar. Isso é muito ruim para você. Abra sua mente e se livre de cadeias.
Acredito que vc tem capacidade para isso. Por isso, farei a seguinte exegese do contexto:
"Veio, pois, Deus a Balaão, de noite, e disse-lhe: Se aqueles homens te vieram chamar, levanta-te, vai com eles; todavia, farás o que eu te disser."
1 - Quem escreveu isso? Acredita-se que foi Moisés ha anos e anos depois do ocorrido. De acordo com histórias passadas. Moisés adorava dizer que "Deus fez... Deus endureceu o coração... Deus... etc..."
2 - Moisés acreditava que todo o homem que serve a Deus, age integralmente por ação divina. Por isso, ele chegou à conclusão de que "Deus o mandou ir" porque "ele foi". Mas na verdade, ele foi por si próprio. Deus não queria que ele fosse e isso ficou bem claro ao longo da História.
Diante disso, você pode concordar ou discordar. Não o quero fazer mudar de opinião. Aliás, não estou preocupado com isso. Preocupo-me com possíveis leitores que estejam interessados em material para suas decisões e por eles, me empenho tanto.
A pergunta era: como você diferencia o que é erro do copista do que não é?
E você ainda não respondeu!
"Usando o discernimento"... aquele mesmo que você usou, para ignorar meus "erros de escrita" naquele texto, lembra?
- "Deus mandou Balaaão ir e depois ficou irado porque ele foi" ?
- Oras amigo... nem meu filho de 9 anos comete erros desta natureza...
Você acredita realmente que Moisés iria cometer um "erro desta magnitude"? Claramente foi um erro de escrita, pois caso contrário, ele estaria decidido a "acabar com a Moral de Deus" e isso, ao longo do Pentateuco, está bem claro que ele não quer.
Que isto sirva de documento acerca do seu caráter.
Na Página 01 - Não existe a mensagem: "Não existe contradição na Bíblia!!!"
Na Página 02 - Não existe a mensagem: "Não existe contradição na Bíblia!!! Voce que interpreta errado"
Ai, depois disso, você começa a retornar para a verdade...
Precisa se esforçar mais para fazer uma piada. Além do mais, eu usei da minha experiência pessoal com crentes como você para formular o seu comportamento nas próximas páginas. Vai chegar uma hora que não vai ter como você negar as contradições e você vai apelar para falácias do tipo "Apelo à Misericórdia".
Não fiz piadas... isso foi muito sério.
Nitidamente vc deturpou minha linha de conduta e inventou a que mais lhe apraz.
Erro grave amigo. Digno de vergonha.
Pare com isso Alenônimo. Você ganha alguma coisa em deturpar contextos de diálogo? Ou por "derrotar" um crente? Seja mais maduro.
Eu sou comediante e cartunista. Você queria o quê? Uma tese de mestrado?
Adoro sorrir!!! Acho que nos daríamos bem... aliás sou um bom cliente seu... Mas não gostei do fato de vc ter "criado" coisas que eu não disse... Isso é um erro grave até mesmo para um comediante.
Meu intuito foi zombar do comportamento geral dos religiosos. Quem participa deste tipo de site a mais de 5 anos sabe bem como eles se comportam. E houve uma pequena exageração pois, não sei se você entende de piada, mas é assim que elas são feitas.
Só pelo "Intuito de zombar" pelas minhas reações normais, e conceitos morais que possuo eu já me afastaria de você. Mas tem mais coisas envolvidas e por isso fiquei aqui mais um pouco.
Se você se comportar diferente, te dou meus parabéns. Mas a menos que aprenda realmente como funciona o ceticismo, minha experiência com você vai ser usada simplismente para formular mais piadas.
Começo a compreender melhor a sua postura diante da Bíblia.
Uma boa leitura também, seria a Legislação Brasileira.