Não é difícil, é impossível de se entender que um Deus onipotente não consiga ou não deseje que sua mensagem seja clara.
Seja franco!
Você tem um lugar especial preparado para um determinado tipo de pessoa.
Somente as que desenvolvessem a capacidade de "Amar o Próximo" e condições de "desenvolver a Fé" (Heb. 11:1) poderiam viver neste lugar. Como faria a Seleção Naturalmente destas pessoas?
Por que você me pergunta isto? Eu sou apenas um ser humano limitado. Deus é onipotente e não precisa testar ninguém. Ele já poderia ter criado todo mundo perfeito, sem nos jogar nesta arena para enfrentar as feras, com regras confusas e sem que nem ao menos saibamos se Deus existe.
Hebreus 11:1 fala apenas na capacidade que algumas pessoas têm de se iludir. Eu não tenho.
a) ficaria de plantão nas portas das maternidades esperando para "contar tudo sobre a verdade da vida" a cada homem que chegasse a este mundo?
Eu teria que fazer isto, mas Deus não precisa.
b) Estalaria os dedos e todo ser humano saberia que existe um Deus?
Deus seria capaz disto. Por que não o faz?
c) Deixaria um "manual" de referências para quem quiser, baseado nele, tomar suas decisões.
Seria interessante, mas só se este manual fosse claro, com explicações não sujeitas a interpretação.
E se houvesse apenas um manual.
Seja sincero: Um "Abraço comprado" não vale nada.
Deus não nos perguntou se queríamos existir. Não deveria nos impor testes cujos resultados ele já sabe quais serão antes mesmo de nos criar.
Meus pais me deram amor incondicional. Deus não é capaz disto?
Ele não tem que nos impor suas idéias, mas, para ter o direito de nos cobrar depois, tem, no mínimo, de ser claro a respeito do que espera de nós.
Mais claro do que o é? Só mesmo se aparecer na sua frente!!! ...e olha que Ele fez isso...
Não fez. Tudo o que eu tenho são historinhas confusas e contraditórias que me foram contadas por gente que também não viu nada.
Além do que, livre arbítrio deveria incluir o direito de recusar a Deus e não ser castigado por isto, caso contrário é apenas uma imposição à base de ameaças.
Amigo... Inferno não existe. Existe sim, um lugar onde as pessoas materialistas e presas ao "palpável" ficarão pela eternidade... ou você não acredita na eternidade? Até Lavoisier acredita... mas isso é um outro assunto.
Sim, mas é um assunto relevante. E o fato de você não acreditar no inferno é apenas sua interpretação, já que Jesus, pessoalmente, nos ameaçou com o "lago de fogo", o "verme que roi e nunca morre" e o "choro e ranger de dentes". Não me parece a descrição de um lugar para onde as pessoas vão porque é onde elas se sentem mais à vontade.
Não tenho motivos para acreditar na eternidade e não sei o que Lavoisier tem a ver com isto.
"Até Lavoisier acredita" não significa nada.
Se Deus existir e for justo, ele respeitará a sinceridade de quem não vê motivos para acreditar nele e talvez despreze quem acreditou nele só por medo do castigo ou para merecer um prêmio.
Se ele for injusto, ele fará o que quiser, portanto dane-se o que eu penso ou deixo de pensar. Não posso me forçar a pensar diferente. Não posso mentir para mim mesmo e não posso esconder meus pensamentos dele.