Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177302 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #1025 Online: 01 de Setembro de 2012, 11:44:24 »
O que é moto-perpétuo? :P

Uma máquina que gere sua própria energia e, portanto, não precisa de energia externa, além de um impulso inicial, para mover-se perpetuamente.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1026 Online: 01 de Setembro de 2012, 11:45:27 »
Eu tava no banho, viajando, e ocorreu-me a seguinte dúvida, que estou com preguiça de testar ou procurar:

Rotações em torno dos ângulos de Euler são comutativas?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #1027 Online: 01 de Setembro de 2012, 12:17:38 »
Eu tava no banho, viajando, e ocorreu-me a seguinte dúvida, que estou com preguiça de testar ou procurar:

Rotações em torno dos ângulos de Euler são comutativas?

Creio que não. Você pode descrever qualquer rotação como uma combinação de rotações de ângulos de Euler, e acontece que rotações por ângulos finitos não são operações comutativas (ao contrário de ângulos infinitesimais). Se eu tivesse o Sakurai por aqui poderia checar pra ter certeza.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1028 Online: 01 de Setembro de 2012, 13:32:45 »
Aí que tá. Rotações em torno de eixos definidos no espaço não são comutatuivas, mas os ângulos de Euler giram junto com o objeto. E eu me referia às rotações em que se varia apenas um dos ângulos de Euler por vez.

Eu acho que o fato de os eixos girarem junto com o objeto acaba permitindo a comutatividade.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1029 Online: 01 de Setembro de 2012, 13:36:42 »
Uma máquina que gere sua própria energia e, portanto, não precisa de energia externa, além de um impulso inicial, para mover-se perpetuamente.

|(

Ninguém mais reconhece uma ironia.
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1030 Online: 01 de Setembro de 2012, 13:37:12 »
Nope. :nao3:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1031 Online: 01 de Setembro de 2012, 13:46:58 »

|(

Não fique assim, Geo, eu notei que era uma ironia. Esses físicos e suas manias de grandeza, sempre pensando pouco do resto da humanidade. :nao3:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1032 Online: 01 de Setembro de 2012, 18:04:36 »

|(

Não fique assim, Geo, eu notei que era uma ironia. Esses físicos e suas manias de grandeza, sempre pensando pouco do resto da humanidade. :nao3:

Obrigado pelo apoio.  :lol:
Foto USGS

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #1033 Online: 30 de Setembro de 2012, 20:31:43 »
Quando um sistema é conservativo e o outro é não conservativo?

Uma hora eu tenho um sistema daqueles de quantidade de movimento, com dois patinadores e um empurra o outro, aí o sistema não é conservativo. Mas na outra hora um sistema meio parecido, de dois sapos que pulam e trocam de lugar é conservativo. :olheira:

Dois sistemas isolados, onde os dois partem do repouso, os dois vão parar... mas um não é conservativo... :confuso: Como pode isso?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #1034 Online: 07 de Outubro de 2012, 14:07:54 »
Rapaz!!!

Achei esse tópico sobre física, que está abarrotado de questionamentos e colocações que eu adoro acompanhar! Mil e um links e documentos interessantíssimos!

Como é que eu vou me desdobrar para conseguir ler tudo? Quantas páginas? 42?
 :teehee:
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #1035 Online: 09 de Outubro de 2012, 13:57:07 »
Quando um sistema é conservativo e o outro é não conservativo?

Uma hora eu tenho um sistema daqueles de quantidade de movimento, com dois patinadores e um empurra o outro, aí o sistema não é conservativo. Mas na outra hora um sistema meio parecido, de dois sapos que pulam e trocam de lugar é conservativo. :olheira:

Dois sistemas isolados, onde os dois partem do repouso, os dois vão parar... mas um não é conservativo... :confuso: Como pode isso?

Em um sistema não conservativo há perda de energia do sistema mecânico, como em problemas com atrito. Se o atrito for muito pequeno, podemos desprezá-lo e considerar o sistema conservativo. Já quanto a esses problemas específicos, preciso de mais informações, mas arrisco a dizer que o problema dos sapos quer saber apenas uma configuração do sistema depois de um pulo dos sapos, então pode-se desprezar a resistência do ar e o sistema é conservativo, e o problema dos patinadores deve pedir a configuração do sistema depois de um número grande de piruetas, e pra um número grande já não dá pra desprezar o atrito. Se fosse dois patinadores se encontrando, fazendo uma pirueta e se separando, talvez neste caso o sistema seria conservativo, mas sem saber o problema específico não dá pra saber.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #1036 Online: 09 de Outubro de 2012, 23:35:34 »
No caso dos sapos eu entendi, mas o dos patinadores...

A questão é essa:

Dois patinadores, um homem e um menino, de massas respectivamente iguais a 60 kg e 30 kg,
estão em pé, de frente um para o outro, em repouso, sobre uma superfície de gelo, lisa, plana e
horizontal. Quando um empurra o outro, o homem adquire uma velocidade de 0,3 m/s em relação
ao gelo.

Considerando desprezível o atrito entre os patins dos patinadores e o gelo, assinale a(s)
proposição(ões) CORRETA(S)

02. A energia mecânica do sistema homem-menino se conserva.
04. As forças que o homem e o menino fazem um sobre o outro são conservativas.

(Só copiei as alternativas falsas que eu achei mais estranhas)

Caí numa pegadinha? Mas não tem atrito.. :?

Eles deram essa justificativa pra preposição 02:

"A proposição 02, que teve o maior percentual de frequência (45,3%) está incorreta. A energia mecânica do sistema homem-menino não se conserva, pois inicialmente é nula e, quando
o homem e o menino se movimentam em sentidos opostos, o sistema tem uma energia mecânica
igual à soma da energia cinética do homem mais a do menino. É importante ressaltar que, mesmo sendo opostos os sentidos de movimento do homem e do menino, as suas energias cinéticas são ambas positivas. "

A prova tá aqui (é a questão 23): http://www.vestibular2010.ufsc.br/relatorio/FSC.pdf

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #1037 Online: 10 de Outubro de 2012, 00:02:35 »
Tá. Eu considerei o caso mais comum que faz um sistema não ser conservativo, que é quando ele tem perda de energia, mas um sistema que ganha energia também não é conservativo, porque sistemas conservativos são tais que a energia mecânica se conserva, ou seja, nem ganha e nem perde.

No caso, os patinadores começaram parados (energia cinética zero). Mas quando eles se empurraram, eles passaram a ter energia cinética e não teve diferença de energia potencial, então a energia mecânica do sistema aumentou. Por isso, o sistema não é conservativo. Como a força que eles fazem um sobre o outro muda a energia mecânica do sistema, a força não é conservativa.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #1038 Online: 10 de Outubro de 2012, 01:11:31 »
Entendi. Mas se no lugar de energia mecânica estivesse escrito quantidade de movimento então a preposição estaria certa né?

Tenho que ficar assim toda hora, principalmente quando não aparece nada pra calcular.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1039 Online: 24 de Outubro de 2012, 13:03:31 »
Cargas em queda livre irradiam? Pelo eletromagnetismo, sim, mas e o princípio da equivalência? Ele tem que ser modificado para incorporar o eletromagnetismo?

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #1040 Online: 24 de Outubro de 2012, 13:20:54 »
Cargas em queda livre irradiam? Pelo eletromagnetismo, sim, mas e o princípio da equivalência? Ele tem que ser modificado para incorporar o eletromagnetismo?

Dá uma olhada nesse artigo: http://arxiv.org/abs/physics/0506049
Eu não li, não sei se responde ou só aumenta a dúvida, mas pode te interessar.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1041 Online: 24 de Outubro de 2012, 14:07:06 »
Muito obrigado pelo link, Pellicer. Com certeza interessa. Vou deixar para ler quando meu eletromagnetismo estiver melhor - estou fazendo um curso de E.M. e estamos entrando agora em formulação covariante.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1042 Online: 24 de Outubro de 2012, 14:11:00 »
Alguém andou seguindo a Escola JCAB de diagramação e tipografia (ou não conhece o \begin{equation*} e sacrificou as duas colunas pra equação caber).
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #1043 Online: 03 de Novembro de 2012, 20:31:08 »
Olha que gráfico mais estranho:
http://estaticog1.globo.com/2012/vestibular/enem/oficina/Q52.pdf (tem que ser o link mesmo, a imagem não funciona aqui)

Como pode o atrito subir e descer como se fosse uma faca serrada?  :desconfiado:

E como surge essa força V pra cima mostrada na resolução? :confuso:

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1044 Online: 03 de Novembro de 2012, 22:37:43 »
Como pode o atrito subir e descer como se fosse uma faca serrada?

Na primeira parte se trata do atrito estático - a força do atrito que impede o objeto de movimentar-seo - e depois é a força de atrito dinâmica (a força de atrito quando o objeto já está em movimento). No início a força de atrito aumenta pois você está aumentando a força que está tentando pôr o objeto em movimento - e  na segunda etapa a força é menor do que a primeira porque é mais fácil movimentar algo quando está movimento quando está parado - i.e., há menos atrito.

E como surge essa força V pra cima mostrada na resolução?

A dobradiça impede a porta de cair. Daí ela também exercer força na vertical.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #1045 Online: 04 de Novembro de 2012, 12:34:34 »

O problema é que o princípio da equivalência (estás falando da RG, suponho) é um princípio heurístico, mas não é formalmente correto. Não é verdade que movimentos acelerados produzem uma força, para todos os efeitos, indistinguível da gravidade, como o próprio Einstein chegou a afirmar:

“se a aceleração pode cancelar a gravidade e produzir a ausência de peso, então a aceleração em si, na ausência de gravidade, pode simular a gravidade [...] indistinguível da gravidade [do planeta]” (Einstein, citado em Ohanian, 2009, p. 234).

É só lembrar que a gravidade varia com o quadrado da distância, e que um movimento acelerado não produz nenhum efeito com esta mesma dependência. O interessante é que mesmo grandes defensores de Einstein sabiam que o princípio da equivalência não estava correto. Arthur Eddington, por exemplo, disse que o “Princípio da Equivalência desempenhou um papel muito importante como um guia no desenvolvimento original da teoria da relatividade generalizada; mas, agora que chegamos à nova visão da natureza do mundo, ele se tornou menos necessário” (Citado em Ohanian, 2009, p. 288).

Ou seja, gravidade e aceleração, embora possam ser bastante e mesmo quantitativamente semelhantes, são fenômenos distintos, e não supostamente equivalentes como coisas realmente equivalentes :-). Talvez, só talvez, isto esteja associado com usualmente não nos preocuparmos com uma carga em repouso em um campo gravitacional, além da baixíssima interação gravitacional com esta mesma, se estivermos falando de cargas fundamentais ou íons. Mas eu também queria saber mais a respeito.

OHANIAN, HANS C. Os erros de Einstein. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1046 Online: 04 de Novembro de 2012, 14:12:33 »

O problema é que o princípio da equivalência (estás falando da RG, suponho) é um princípio heurístico, mas não é formalmente correto. Não é verdade que movimentos acelerados produzem uma força, para todos os efeitos, indistinguível da gravidade, como o próprio Einstein chegou a afirmar:

“se a aceleração pode cancelar a gravidade e produzir a ausência de peso, então a aceleração em si, na ausência de gravidade, pode simular a gravidade [...] indistinguível da gravidade [do planeta]” (Einstein, citado em Ohanian, 2009, p. 234).

É só lembrar que a gravidade varia com o quadrado da distância, e que um movimento acelerado não produz nenhum efeito com esta mesma dependência. O interessante é que mesmo grandes defensores de Einstein sabiam que o princípio da equivalência não estava correto. Arthur Eddington, por exemplo, disse que o “Princípio da Equivalência desempenhou um papel muito importante como um guia no desenvolvimento original da teoria da relatividade generalizada; mas, agora que chegamos à nova visão da natureza do mundo, ele se tornou menos necessário” (Citado em Ohanian, 2009, p. 288).

Ou seja, gravidade e aceleração, embora possam ser bastante e mesmo quantitativamente semelhantes, são fenômenos distintos, e não supostamente equivalentes como coisas realmente equivalentes :-). Talvez, só talvez, isto esteja associado com usualmente não nos preocuparmos com uma carga em repouso em um campo gravitacional, além da baixíssima interação gravitacional com esta mesma, se estivermos falando de cargas fundamentais ou íons. Mas eu também queria saber mais a respeito.

OHANIAN, HANS C. Os erros de Einstein. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.

Estranha essa citação com o "erro" de Einstein, porque, pelo que eu sei, o princípio da equivalência na RG sempre foi enunciado como tendo validade apenas local. Ou seja, o "laboratório" onde o fenômeno é observado deve ser pequeno o suficiente para que outros efeitos gravitacionais possam ser desprezados.

Então, não é o princípio que não é formalmente correto, mas a tentativa de usá-lo onde ele diz explicitamente que não pode ser usado é que não é formalmente correta.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #1047 Online: 04 de Novembro de 2012, 14:54:54 »
Sim, é isso.

Para uma nave flutuando no espaço, longe de qualquer campo gravitacional, dois pequenos objetos em seu interior, mas distantes entre si longitudinalmente em relação a uma aceleração que passa a ser impressa à nave, deslocar-se-ão para o fundo desta, “sentindo”, portanto, uma “gravidade”. Mas não é verdade que esta “gravidade” é indistinguível da gravidade efetiva, pois esta última decai com a distância, produzindo, nos diferentes objetos, diferentes acelerações instantâneas, o que não ocorrerá na situação anterior, meramente cinemática.

O princípio da equivalência é válido puntualmente, portanto. A questão é que Einstein, ao menos segundo o autor que citei, não se restringiu a isso. De um modo ou de outro, a RG se desenvolveu matematicamente para além do que supunha Einstein (lembrando que ele se queixou de que "depois que os matemáticos se apropriaram da RG, nem mesmo eu a entendo mais"). No atual estado da arte, acredito que seja isso mesmo que falastes, Angelo Melo.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #1048 Online: 04 de Novembro de 2012, 18:46:53 »
Como pode o atrito subir e descer como se fosse uma faca serrada?

Na primeira parte se trata do atrito estático - a força do atrito que impede o objeto de movimentar-seo - e depois é a força de atrito dinâmica (a força de atrito quando o objeto já está em movimento). No início a força de atrito aumenta pois você está aumentando a força que está tentando pôr o objeto em movimento - e  na segunda etapa a força é menor do que a primeira porque é mais fácil movimentar algo quando está movimento quando está parado - i.e., há menos atrito.

E como surge essa força V pra cima mostrada na resolução?

A dobradiça impede a porta de cair. Daí ela também exercer força na vertical.
:ok: Obrigada.

Como eu ia lembrar que tinha uma força pra cima depois de 79 questões?  :sorry:

Offline Kernel Code

• Nível 07
  • *
  • Kernel Panic
    • Programando na Madrugada
« Resposta #1049 Online: 07 de Novembro de 2012, 23:08:17 »
Uma onda eletromagnetica e uma entidade fisica que viaja pelo espaço ou existe um campo que permeia todo o espaco, e os campos magneticos e eletricos apenas pertubam esse campo ?

Uma onda eletromagnetica pode ser transformada em eletrons ?
"Quando se abre a mente para o impossível, as vezes se encontra a verdade" Dr. Walter Bishop (Fringe)
Programando na Madrugada

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!