Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177298 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re:Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #926 Online: 13 de Junho de 2012, 22:00:39 »
Você vê que ela roda numa direção eprpendicular ao eixo maior dela, ou seja, os astronautas estariam em uma cápsula cilíndrica com chão circular e paredes curvadas.
Sim e eu tenho a impressão de que eles ficariam colados na parede, e não no chão, inverso ao sentido em que a espaçonave gira. Certo?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #927 Online: 13 de Junho de 2012, 22:08:03 »
Não. Funciona exatamente como esta centrífuga:

<a href="http://www.youtube.com/v/sG6PPWxjgu0" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/sG6PPWxjgu0</a>
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #928 Online: 14 de Junho de 2012, 00:07:04 »

Ou exatamente como a estação do "2001", mas tendo só uma pequena cabina, em vez de todo o "anel" que rotaciona ser ocupável...

Mas como fica a coisa dentro de hipotéticos "raios" tubulares que passassem pelo eixo de rotação? :hein:

...

Não relacionado:
<a href="http://www.youtube.com/v/M9sbdrPVfOQ&amp;list=PLED25F943F8D6081C&amp;index=8&amp;feature=plcp" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/M9sbdrPVfOQ&amp;list=PLED25F943F8D6081C&amp;index=8&amp;feature=plcp</a>

Mais uma coisa sobre a qual eu algumas vezes já me perguntei e talvez já tenha feito algumas colocações menos do que bem embasadas. Sempre pensei se a dimensão do tempo não seria de uma "outra natureza" das dimensões espaciais, um pouco contra o que pode dar a entender o termo "dimensão", um sentido de "tamanho".

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #929 Online: 14 de Junho de 2012, 09:29:39 »
Citação de: Buckaroo Banzai
Mais uma coisa sobre a qual eu algumas vezes já me perguntei e talvez já tenha feito algumas colocações menos do que bem embasadas. Sempre pensei se a dimensão do tempo não seria de uma "outra natureza" das dimensões espaciais, um pouco contra o que pode dar a entender o termo "dimensão", um sentido de "tamanho".

Você está certo. Embora o tempo seja tratado como uma dimensão a mais do espaço-tempo, ele entra nas equações de forma diferente. Isso pode ser entendido se lembrarmos do Teorema de Pitágoras: no fundo, ele nos diz qual é a regra para se calcular distâncias no plano. Essa regra, que pode ser estendida para espaços de mais dimensões, é o que os matemáticos chamam de "métrica". Por exemplo, a existência de curvatura no espaço pode ser identificada por modificações na métrica (assim, a menor distância entre dois pontos numa superfície curva, como uma esfera, por exemplo, não é uma linha reta). Pois bem, ao calcularmos distâncias no espaço-tempo, o deslocamento no tempo entra com um sinal diferente dos deslocamentos espaciais, mesmo no caso do espaço-tempo plano. Assim, no caso plano temos:

+ds%5E2+%3D+c%5E2+dt%5E2-dx%5E2-dy%5E2-dz%5E2%2C

onde c é a velocidade da luz.

(Se todos os sinais fossem positivos, teríamos uma chamada métrica euclideana - uma generalização do espaço tridimensional para 4 dimensões. Neste caso, o que temos é uma chamada métrica pseudo-euclideana).
« Última modificação: 14 de Junho de 2012, 13:16:31 por Dr. Manhattan »
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #930 Online: 14 de Junho de 2012, 10:49:14 »
Mas não tem quem afirme que seja algo mais "da mesma natureza", como naquela analogia do Carl Sagan e dos seres bidimensionais da chatolândia? E que adicionando uma dimensão nós seriamos os chatolandeses incapazes de ver/imaginar a quarta dimensão, na qual no entanto se "curvaria" todo o universo?

...

Acho que ler "você está certo" foi uma das coisas mais chocantes que vi nesse tópico, sério. Me perguntei, "mas como 'certo' se eu simplesmente nem afirmo uma coisa ou outra???!!!111"

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #931 Online: 14 de Junho de 2012, 13:07:39 »

Hummm... Perfeito!
:ok:

E sobre a sensação de peso, ela variaria no eixo de rotação? Tipo, quanto mais longe mais peso a pessoa sente?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #932 Online: 14 de Junho de 2012, 13:13:52 »
Mas não tem quem afirme que seja algo mais "da mesma natureza", como naquela analogia do Carl Sagan e dos seres bidimensionais da chatolândia? E que adicionando uma dimensão nós seriamos os chatolandeses incapazes de ver/imaginar a quarta dimensão, na qual no entanto se "curvaria" todo o universo?

A analogia com flatland (o nome "chatolândia" para mim parece mais o título de congresso de filósofos pós-modernistas) é correta. SE estivermos falando de 4 dimensões espaciais, com uma métrica euclideana. A analogia já não fica muito boa se estivermos falando do espaço-tempo. É mais uma forma de fazer a pessoa pensar em mais de 3 dimensões do que dar uma descrição precisa.

EDIT: Para não ficar confuso: a visualização fica correta. O que fica errado é o cálculo de distâncias nesse espaço de 4 dimensões, pelo motivo que expliquei acima.

...

Acho que ler "você está certo" foi uma das coisas mais chocantes que vi nesse tópico, sério. Me perguntei, "mas como 'certo' se eu simplesmente nem afirmo uma coisa ou outra???!!!111"

Uai. Alí você afirmou!
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #933 Online: 14 de Junho de 2012, 13:22:46 »
E sobre a sensação de peso, ela variaria no eixo de rotação? Tipo, quanto mais longe mais peso a pessoa sente?

Sim. A força centrífuga, em módulo, é expressa por +F+%3D+m+%5Comega%5E2+r, onde m é a massa da pessoa, %5Comega é a velocidade angular do que está girando e r é a distância ao eixo de rotação. Então pra simular a gravidade da terra, basta que você faça %5Comega%5E2+r+%3D+g onde g é a aceleração da gravidade da Terra.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #934 Online: 14 de Junho de 2012, 13:29:46 »

Sim. A força centrífuga, em módulo, é expressa por +F+%3D+m+%5Comega%5E2+r, onde m é a massa da pessoa, %5Comega é a velocidade angular do que está girando e r é a distância ao eixo de rotação. Então pra simular a gravidade da terra, basta que você faça %5Comega%5E2+r+%3D+g onde g é a aceleração da gravidade da Terra.

Um conselho: quando você estiver na sua estação espacial giratória, evite movimentar sua cabeça rapidamente. Caso contrário:  :enjoo:

Alan Watts

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #935 Online: 14 de Junho de 2012, 13:33:02 »
Um conselho: quando você estiver na sua estação espacial giratória, evite movimentar sua cabeça rapidamente. Caso contrário:  :enjoo:

Você escreve conselho, mas eu entendo como desafio.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #936 Online: 15 de Junho de 2012, 18:32:35 »
Eu não consigo entender porque aquelas molas esticadas ficam estacionadas no ar até se comprimirem, para então cair.

Isso ocorre também com uma corda suficientemente mole?

Num dos vídeos sobre isso especulavam até sobre um movimento de rotação que eu acho que era só uma espécie de "imperfeição" na forma como ela foi solta ou algo assim, talvez a parte empírica da coisa fosse melhor observada com uma "sanfona".

A impressão que eu tenho é que o esperado é que toda ela fosse cair ao mesmo tempo, ainda que a parte de cima "caísse" mais rápido, por ser puxada para baixo. Estaria a mola parada embaixo por ser puxada para cima na velocidade exata em que cairia ou algo assim?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #937 Online: 15 de Junho de 2012, 18:41:11 »
Há três tipos de onda que podem se propagar pela mola: longitudinais, em que a mola se comprime e estica na direção do seu comprimento; transversais, em que a mola oscila lateralmente, saindo do eixo, e de torção, que é o giro que você mencionou.

Cada uma delas se propaga com uma velocidade diferente na mola e, como mostrado no vídeo, o modo torsional é o mais rápido, então chega à parte de baixo da mola antes.

A informação de que a mola está caindo demora para chegar até a parte de baixo dela, tanto quanto demoraria um pulso longitudinal. Por isso a parte de baixo só começa a cair depois que a mola comprime. Entretanto, o centro de massa da mola começa a cair imediatamente, com a aceleração normal da gravidade. Por isso, a parte de cima da mola deve acelerar mais, pois está sob ação do peso e da força restauradora da mola.

Pra quem estiver perdido, um dos vídeos a que ele se refere é este:
<a href="http://www.youtube.com/v/uiyMuHuCFo4" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/uiyMuHuCFo4</a>
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #938 Online: 15 de Junho de 2012, 19:03:16 »
A informação de que a mola está caindo demora para chegar até a parte de baixo dela, tanto quanto demoraria um pulso longitudinal. Por isso a parte de baixo só começa a cair depois que a mola comprime. Entretanto, o centro de massa da mola começa a cair imediatamente, com a aceleração normal da gravidade. Por isso, a parte de cima da mola deve acelerar mais, pois está sob ação do peso e da força restauradora da mola.

Era até um dos pontos que ia perguntar, como que a "informação de que ela cai" "não chega" na parte de baixo ao mesmo tempo, se a gravidade não teria nenhuma "preferência" por "sinalizar" uma ponta, muito menos a ponta de cima, se fosse para ter alguma variação (não que nessa altura devesse ser algo minimamente significativo). Isso soa a "ouvidos leigos" algo meio "antropocêntrico" (e algo animista) até, meio nas linhas de interpretação de efeito da consciência do observador. Como se o desprender da mão humana é que desse essa "informação" sobre a queda, e não a gravidade, e como fôssemos esperar uma coisa diferente (queda imediata da parte de baixo) se houvessem duas mãos, uma tocando a mola embaixo e a sustentando apenas minimamente, e ambas soltassem ao mesmo tempo. Não estou tentando "refutar" esse aspecto de informação com isso, só dizendo o estranho significado que parece ter, que provavelmente/com sorte, não é o real.

Não dá para se entender/explicar a coisa só pelo ponto de vista de centro de gravidade e descartar esse aspecto de "informação"? 

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #939 Online: 15 de Junho de 2012, 19:09:24 »
Dá, é só considerar que para a moal ficar para pendurada e esticada, a força restauradora da mola tem que equilibrar a gravidade.

A mesma coisa vale na parte de cima na mola. Quando ela é solta, o pedacinho de cima da mola está sob a ação da gravidade e da força restauradora da mola, ambos puxando pra baixo. Assim, ela começa acelerando a 2g. Com o topo da mola acelerando a 2g pra baixo, para que o centro de massa da mola (suposta uniforme nesse instante inicial) acelere a g, a parte de baixo deve ficar parada. Depois que a mola começa a comprimir, o problema fica mais complicado, mas o resultado é esse aí...
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #940 Online: 15 de Junho de 2012, 19:14:13 »
"para que o centro de massa da mola (suposta uniforme nesse instante inicial) acelere a g, a parte de baixo deve ficar parada"

Vou refletir sobre isso por um tempo. :maluco:

Outro vídeo:

<a href="http://www.youtube.com/v/oKb2tCtpvNU#!" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/oKb2tCtpvNU#!</a>

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #941 Online: 15 de Junho de 2012, 19:23:27 »
Se a parte de baixo estivesse encaixada em algum peso que se desprende ao mesmo tempo em que ela é solta em cima, a parte de baixo iria subir um pouco para então bater com a parte de cima que desce, não?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #942 Online: 15 de Junho de 2012, 19:26:08 »
Sim.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #943 Online: 15 de Junho de 2012, 19:35:58 »
Ah, então é só uma versão diferente disso mas só com o próprio peso da mola. Por algum motivo isso deixa mais fácil de entender, não fica mais parecendo um "bug" no universo. :biglol:

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #944 Online: 20 de Junho de 2012, 18:38:49 »
Ola Pessoal,

Uma dúvida :

Nos delocamos no espaço, sem "interagir" com o mesmo. Assim, o que faz com que as galçáxias sejam arrastadas durante a expansão do espaço ? Pq o espaço simplismente não se expande deixando inalteradas as distâncias entre as galáxias ?

Abs
Felipe

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #945 Online: 20 de Junho de 2012, 22:11:54 »
Por exemplo, a existência de curvatura no espaço pode ser identificada por modificações na métrica (assim, a menor distância entre dois pontos numa superfície curva, como uma esfera, por exemplo, não é uma linha reta).
:confuso: Como isso? E qual é a menor distância?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #946 Online: 20 de Junho de 2012, 22:15:07 »
Por exemplo, a existência de curvatura no espaço pode ser identificada por modificações na métrica (assim, a menor distância entre dois pontos numa superfície curva, como uma esfera, por exemplo, não é uma linha reta).
Um grande círculo
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #947 Online: 20 de Junho de 2012, 22:20:31 »
 :ok: Entendi.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #948 Online: 20 de Junho de 2012, 22:22:38 »
Um segmento de arco de raio equivalente ao da esfera.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #949 Online: 20 de Junho de 2012, 22:27:27 »
Um segmento de arco de raio equivalente ao da esfera.

e viva Lobachevsky!!!!
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!