Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177305 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Re:Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #1100 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:07:44 »
Ola Pessoal,

Pergunta sobe MQ : as particulas de materia e anti materia que são geradas no vácuo quantico tem uma função de onda correspondente? Se sim, o que garante que todas elas sejam geradas "em par", de modo que se aniquilem "instantaneamente"? Não seria de se esperar qeu algumas delas fossem geradas de forma "descasada" ?

Obs : a radiação dos buracos negros, pelo qeu sei, ocorre pois um das particula e gerada dentro do HE e a outra fora. Neste caso, pergunto de uma maneira mais geral.

Abs
Felipe

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1101 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:53:36 »
A questão é que, se for gerada de forma "descasada", pode haver violações de algumas leis de conservação da física - energia, momento, por ex. No caso do buraco negro, é de forma "descasada", mas a radiação do buraco negro garante as leis de conservação.

Mas eu não estudei isto ainda, estou só contando o que ouvi nos corredores. :P Comecei a estudar teoria quântica de campos nesse mês, e estou progredindo lentamente. Ô teoria difícil!

A título de curiosidade, farei minha tese em estados emaranhados em TQC, em especial o efeito Unruh com partículas emaranhadas. Legal, né? :)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #1102 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:58:45 »
A questão é que, se for gerada de forma "descasada", pode haver violações de algumas leis de conservação da física - energia, momento, por ex. No caso do buraco negro, é de forma "descasada", mas a radiação do buraco negro garante as leis de conservação.

Mas eu não estudei isto ainda, estou só contando o que ouvi nos corredores. :P Comecei a estudar teoria quântica de campos nesse mês, e estou progredindo lentamente. Ô teoria difícil!

A título de curiosidade, farei minha tese em estados emaranhados em TQC, em especial o efeito Unruh com partículas emaranhadas. Legal, né? :)

Com ceteza teriamos um universo com crescente massa/energia.

Mas como esta lei afetaria a FO. Será que tem algo a ver com emaranhamento (isto é um tremendo bicudão!!!)? (alias, tem um artigo na Sciam, que fala do quao dificil é a medida de energia, e da possivel nao validade da conservação de energia no universo como um todo - acho que era mais ou menos isso).

Não conheço esse efeito, mas com certeza a área é snasacional!!

Abs
Felipe

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1103 Online: 31 de Janeiro de 2013, 14:40:19 »
É possível um universo com crescente energia, mas até hoje não foi detectado nenhum fenômeno que causasse isso.

A conservação de energia é conseqüência da "simetria temporal" - o fato de que, se eu começar um experimento de manhã, à tarde ou daqui a 10 mil anos não fará diferença alguma nos resultados obtidos. A conservação de momento está conectada a simetria de translação - se eu pegar todas as partículas do meu experimento e deslocá-las todas da mesma distância, não fará diferença.* E por aí vai. Este resultado é conhecido como Teorema de Noether - o fato de leis de conservação estarem conectados a simetrias. Se houver algo na natureza que quebre uma simetria dessas - e nenhuma necessidade lógica impede isso - pode haver sim a quebra das leis de conservação.

* Uma influência externa quebra a simetria. Mas como o universo por definição não tem nada externo...

Não conheço esse efeito, mas com certeza a área é snasacional!!

Acho que você vai gostar:

http://leo-motta.blogspot.com.br/2008/08/o-efeito-unruh.html
http://www.revistapesquisa2.fapesp.br/?art=3095&bd=1&pg=3&lg=
http://en.wikipedia.org/wiki/Unruh_effect

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1104 Online: 31 de Janeiro de 2013, 14:47:02 »
Energia para mim não existe, aliás. :P

Sobre a função de onda, eu ainda não sei lhe explicar, porque é mais fácil falar de TQC sem falar de função de onda (se usa outras visões da MQ, não a das funções de onda de Schrödinger, mas dos operadores de Heisenberg ou, o que é mais popular, as integrais de caminho de Feynman*). Mas tem um capítulo sobre isso num livro didático que devo ler mais tarde. Quando souber mais sobre o assunto, se nenhum outro forista explicar, posto aqui.

* Todas são equivalentes matematicamente.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1105 Online: 31 de Janeiro de 2013, 18:58:47 »
[...]
* Uma influência externa quebra a simetria. Mas como o universo por definição não tem nada externo...
[...]

A não ser que a realidade faça parte de um Multiverso. Neste caso...

Foto USGS

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #1106 Online: 31 de Janeiro de 2013, 19:32:28 »

Parece legal! Como vai ser? Você vai pegar um par de partículas emaranhadas e acelerar uma delas?

P.S. Também sofro com TQC, especialmente porque só a estudo nas horas vagas. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1107 Online: 31 de Janeiro de 2013, 22:45:04 »

Parece legal! Como vai ser? Você vai pegar um par de partículas emaranhadas e acelerar uma delas?

P.S. Também sofro com TQC, especialmente porque só a estudo nas horas vagas. :)

Isso mesmo! Mais detalhes nem eu sei - meu orientador me disse para ficar o primeiro ano do mestrado fazendo as disciplinas e aprendendo algumas coisas por fora que ele me passa. Espero que dê tempo.

Em TQC, o livro que me dei melhor e consegui fazer progresso é o Field Quantization do Greiner. Gosto muito da coleção de livros do Greiner.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1108 Online: 31 de Janeiro de 2013, 23:01:12 »
A princípio sim, mas no que isso ajuda a responder a questão acima?

Isso mostra a princípio você ainda não entendeu.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1109 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 15:29:31 »
Descobri neste fim de semana, na série “O Universo” do History Channel que o universo não é feito de galáxias. Eu achava que a unidade fundamental do universo fosse uma galáxia, mas não é. Na verdade a unidade fundamental é o super-aglomerado, que é feito de aglomerados e estes sim são feitos de galáxias. O seriado mostrou ainda que o universo é organizado como uma teia de aranha tridimensional em cujos “nós” estão os super-aglomerados de galáxias. Esta suposta teia ou rede não é visível e é feita de matéria escura. A matéria escura é detectável somente por uma “lente” que consiga vê-la através de seus efeitos gravitacionais. Pô, a maior viagem, como uma coisa que não tem massa pode ter efeitos gravitacionais?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1110 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 16:48:19 »
Descobri neste fim de semana, na série “O Universo” do History Channel que o universo não é feito de galáxias. Eu achava que a unidade fundamental do universo fosse uma galáxia, mas não é. Na verdade a unidade fundamental é o super-aglomerado, que é feito de aglomerados e estes sim são feitos de galáxias. O seriado mostrou ainda que o universo é organizado como uma teia de aranha tridimensional em cujos “nós” estão os super-aglomerados de galáxias. Esta suposta teia ou rede não é visível e é feita de matéria escura. A matéria escura é detectável somente por uma “lente” que consiga vê-la através de seus efeitos gravitacionais. Pô, a maior viagem, como uma coisa que não tem massa pode ter efeitos gravitacionais?

Acho que você entendeu mal: a matéria escura tem massa. Ela só não interage com a matéria normal através das outras forças. Só mesmo a gravitacional. E a propósito: de acordo com a Relatividade Geral, não é só a massa que produz gravidade. É a energia, além da pressão. A lente a que você se refere é uma lente gravitacional: um objeto curva os raios de luz o que pode causar um efeito de lente. Isso acontece tanto para a matéria "normal", bariônica, como também para matéria escura. Olha só:

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1111 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 14:21:07 »
A matéria escura é algo que se pode passar através dela sem se sentir?

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #1112 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 14:31:59 »

Pelo que sei, sim. Estamos literalmente "nadando" no meio dela, da mesma forma que estamos sendo constastnemente bombardeados por neutrinos.

Abs

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #1113 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 16:53:32 »
E diferente de Deus, os físicos conseguem perceber a presença da matéria escura agindo no universo.

Na minha opinião a matéria escura seria a interação com outros universos, e não uma matéria. Mas, como um físico (desses famosos) disse, esse é um bom lugar pra por a matéria escura (outro universo), onde seria literalmente indetectável, então é melhor partir da premissa que é realmente uma matéria e continuar procurando.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1114 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 19:11:16 »

Sim. E o mais interessante é que isso acontece não só com a matéria escura: neste momento, bilhões de neutrinos[1] estão atravessando o seu corpo, e milhares de outras partículas conhecidas também, como os múons[2]. Até coloquei um vídeo que mostra como "materializar esses fantasmas" usando um equipamento caseiro (35 segundos no vídeo):

<a href="http://www.youtube.com/v/400xfGmSlqQ" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/400xfGmSlqQ</a>

[1] O neutrino interage com outras partículas através da força fraca e da gravidade.
[2] O múon é essencialmente um elétron "gordo"; 200 vezes mais pesado, pra ser exato.

Alan Watts

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1115 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 14:08:49 »
Por que exatamente a matéria e a energia escura precisam existir? Não tem um papo de que é só pra justificar um balanço de massa?

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1116 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 16:37:39 »
Por que exatamente a matéria e a energia escura precisam existir? Não tem um papo de que é só pra justificar um balanço de massa?

Famado, veja esse comentário e acompanhe o tópico. Parece que esclarece muito do que você está querendo saber.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #1117 Online: 21 de Março de 2013, 15:58:50 »
Tenho uma pergunta.

Se o elétron "orbita" o átomo em velocidade constante, isso não é, de certa forma um motor perpétuo, que nunca perde energia? 
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1118 Online: 21 de Março de 2013, 16:18:12 »
Tenho uma pergunta.

Se o elétron "orbita" o átomo em velocidade constante, isso não é, de certa forma um motor perpétuo, que nunca perde energia? 

Não vou querer entrar na questão do movimento do elétron, que daria um longo post sobre o contraste entre o comportamento clássico x quântico. Basta apenas ressaltar o seguinte: a chave desse problema está no fato de que o elétron (vamos supor, no estado 1s do átomo de Hidrogênio) está no seu estado de menor energia. Ou seja, o elétron não pode permanecer preso ao átomo com uma energia menor do que a desse estado, que mais precisamente é -13,6 eV em relação a um elétron livre*, que por isso é chamado de estado fundamental. Então o elétron não pode perder energia porque não existem estado menos energéticos para ele ir. Agora, se o elétron estiver em estados ligados mais energéticos, também chamados de estados excitados, então ele pode perder energia e voltar ao estado fundamental.

Isso não tem nada a ver com a ideia de moto-perpétuo que você está pensando, embora o próprio nome possa fazer parecer que sim. Existem dois tipos de moto-perpétuo: um deles viola a segunda lei da termodinâmica; o outro viola a primeira lei da termodinâmica. No primeiro caso seria, por exemplo, uma máquina que converteria calor totalmente em trabalho. No outro, seria uma máquina que poderia realizar mais trabalho do que o calor que recebeu. Nenhum desses corresponde ao exemplo do elétron no átomo.

*Não existe problema em se usar valores negativos. Eles apenas indicam que para o elétron deixar de ser livre e ficar ligado ao átomo de Hidrogênio, ele precisa perder 13,6 eV de energia.

Alan Watts

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1119 Online: 21 de Março de 2013, 20:32:19 »
Certo, mas é válido dizer que se não existirem outras intervenções, o elétron irá orbitar eternanamente o átomo em velocidade constante?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1120 Online: 22 de Março de 2013, 03:18:16 »
Não porque "velocidade" não tá muito bem definido nesse caso. O elétron não é uma bolinha orbitando o núcleo como se fosse um planeta e está sujeito a leis bem diferentes.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1121 Online: 22 de Março de 2013, 09:31:51 »
Não porque "velocidade" não tá muito bem definido nesse caso. O elétron não é uma bolinha orbitando o núcleo como se fosse um planeta e está sujeito a leis bem diferentes.

Ok. Mas e o spin? Isso não implica na comparação com uma bolinha que gira em torno de um eixo? E se gira, por que não pode orbitar, mantendo toda a incerteza do princípio de Heisenberg? Os níveis de energia não são os limites das órbitas prováveis?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1122 Online: 22 de Março de 2013, 10:03:45 »
Certo, mas é válido dizer que se não existirem outras intervenções, o elétron irá orbitar eternanamente o átomo em velocidade constante?

É como o Snow disse: não dá para usar essa visão clássica para tratar desse problema. Uma maneira de entender isso é usando o princípio da incerteza: vamos supor que o estado de menor energia correspondesse ao elétron parado sobre o núcleo. Nesse caso, teriamos uma grande precisão na sua posição (o núcleo) E uma grande precisão na sua velocidade (zero). Só que isso é proibido pelo princípio da incerteza. Daí que o estado fundamental é uma espécie de compromisso: o elétron tem uma maior probabilidade de estar numa região próxima do núcleo, e ainda existe uma certa incerteza acerca de sua velocidade. Mas isso é o mais próximo que ele consegue de estar parado.

Ok. Mas e o spin? Isso não implica na comparação com uma bolinha que gira em torno de um eixo? E se gira, por que não pode orbitar, mantendo toda a incerteza do princípio de Heisenberg? Os níveis de energia não são os limites das órbitas prováveis?

Aí é que está: o spin é um número quântico do elétron, mas isso não implica de forma alguma que este seja uma bolinha girando. Pense no spin como uma propriedade intrínseca do elétron, que não tem equivalente clássico.

Anedota: a primeira pessoa a propor o spin foi Ralph Kronig, em Janeiro de 1925. Ele era um estudante americano que estava visitando a Universidade de Tübingen. Wolfgang Pauli também estava lá e, ao ouvir essa ideia, logo mostrou que se o elétron fosse uma bolinha girando, sua "superfície" teria que girar mais rápido que a luz (se me lembro bem) e descartou a ideia. Kronig disse:[mode=rageface] OK...[rageface off] Meses depois, outros dois estudantes, desta vez da Universidade de Leiden, na Holanda, Uhlenbeck e Goudsmit, tiveram exatamente a mesma ideia que apresentaram a seu orientador, Ehrenfest. Este gostou da ideia e escreveram um artigo. Porém, pouco depois foi discutir essa ideia com seu colgea mais velho, Hendrik Lorentz e este veio com exatamente a mesma objeção de Pauli (haviam outros problemas também, de caráter mais técnico). O problema dessa vez, é que o artigo já tinha sido submetido! Mais tarde descobriu-se que as tais objeções não procediam... e Goudsmit e Uhlenbeck acabaram ganhando o Nobel por isso. :) 

Alan Watts

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1123 Online: 22 de Março de 2013, 13:49:01 »

Eu sei disso, mas é fato que ele "circula" o átomo. Vamos perguntar de outra forma, o elétron permanecerá eternamente circulando ao redor do átomo se não houver nenhuma interferência?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1124 Online: 22 de Março de 2013, 15:25:58 »

Eu sei disso, mas é fato que ele "circula" o átomo. Vamos perguntar de outra forma, o elétron permanecerá eternamente circulando ao redor do átomo se não houver nenhuma interferência?

Aí que tá. Ele não "circula". Ele "ocupa um orbital". Ele tem momento angular, mas definitivamente ele não é uma bolinha girado em torno do núcleo.

Sim, ele permanecerá na órbita até o próton do núcleo decair.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!