Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177303 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #1050 Online: 07 de Novembro de 2012, 23:58:03 »
O campo eletromagnético é um campo que permeia todo o espaço e as ondas eletromagnéticas são perturbações nele.

Ondas eletromagnéticas são fótons. Um fóton não pode se transformar em um elétron, ams se ele tiver energia suficientemente alta (raios gama), pode se transformar num par eletron-pósitron.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #1051 Online: 12 de Novembro de 2012, 00:35:30 »
Na questão 19 eles dão um gráfico e dizem que é impossível calcular o tempo que o cara leva pra percorrer 10 km: http://www.vestibulandoweb.com.br/gabaritos/prova-gabarito-ufpr-2013-conhecimentos-gerais.pdf

Mas o gráfico é de velocidade e distância e vai até os 10 km. Como não é possível calcular?  :/
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1052 Online: 12 de Novembro de 2012, 00:39:04 »
Maratona de 10km. :nao3:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #1053 Online: 12 de Novembro de 2012, 00:42:12 »
Na questão 19 eles dão um gráfico e dizem que é impossível calcular o tempo que o cara leva pra percorrer 10 km: http://www.vestibulandoweb.com.br/gabaritos/prova-gabarito-ufpr-2013-conhecimentos-gerais.pdf

Mas o gráfico é de velocidade e distância e vai até os 10 km. Como não é possível calcular?  :/

O gráfico fala qual é a velocidade instantânea a cada 1 km, mas não fala o que acontece no meio. Se o sujeito parou pra dormir no meio do caminho, pelo gráfico não dá pra saber.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #1054 Online: 12 de Novembro de 2012, 01:30:43 »
Obrigada :ok:

:tedio: A UFSC vai me ferrar com algumas dessas afirmações.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1055 Online: 25 de Novembro de 2012, 01:28:32 »
Acabei de assistir a um seriado onde um grupo de estudantes foi sequestrado e forçados a jogar uma espécie de jogo e se matarem. Para controlar os estudantes, os sequestradores usavam uma espécie de colar que dava choque, acionado à distância.

Pergunta: eu passei o seriado todo pensando que poderia haver uma maneira deles se aterrarem para não levar os choques. Na situação descrita, seria possível?

PS: outra coisa que me incomodou foi o fato que ao chegar ao objetivo do "jogo", os estudantes achavam uma pistola carregada, que deveria ser usada para matar o outro estudante que estava "jogando contra", e o tal colar tinha uma bateria enorme nele, de onde vinha a energia para os choques. Porra, custava pegar a arma e atirar nessa bateria? Mas isso é só um desabafo... :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1056 Online: 25 de Novembro de 2012, 02:27:56 »
Acabei de assistir a um seriado onde um grupo de estudantes foi sequestrado e forçados a jogar uma espécie de jogo e se matarem. Para controlar os estudantes, os sequestradores usavam uma espécie de colar que dava choque, acionado à distância.

Pergunta: eu passei o seriado todo pensando que poderia haver uma maneira deles se aterrarem para não levar os choques. Na situação descrita, seria possível?
Não.

PS: outra coisa que me incomodou foi o fato que ao chegar ao objetivo do "jogo", os estudantes achavam uma pistola carregada, que deveria ser usada para matar o outro estudante que estava "jogando contra", e o tal colar tinha uma bateria enorme nele, de onde vinha a energia para os choques. Porra, custava pegar a arma e atirar nessa bateria? Mas isso é só um desabafo... :lol:
Filmes e seriados...

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #1057 Online: 26 de Novembro de 2012, 13:36:12 »

Com o colar no pescoço...a corrente circularia de um ponto do colar para outro....assim, de nada iria adiantar se aterrar de qualquer maneira.
Contudo, não seria muito difícil se isolar desses "pontos" do colar por onde o choque era aplicado, bastaria colocar algo isolante entre o colar e a pele do pescoço. (A não ser que o colar tivesse agulhar ou algo assim que não desse para isolar do contato com o corpo).

No mais....que filminho esse hein!?!...kkkk
:)

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1058 Online: 27 de Novembro de 2012, 01:31:43 »
Isto é algo bastante elementar, mas...

A menos que o colar fosse muito mal e porcamente projetado, seria muito difícil uma isolação. Para definir essa possibilidade seriam necessárias informações técnicas mais detalhadas sobre o colar. E nem precisaria de agulhas inseridas na pele para a dificuldade ser imensa. Considere que, na situação descrita, os "participantes" do tal jogo mortal devem transpirar bastante, só como mais uma complicação para a desgraça. Reze para não ser posto num jogo assim.

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #1059 Online: 11 de Dezembro de 2012, 08:56:44 »
Uma pergunta boba, mas lá vai:

A velocidade de uma descarga elétrica é a velocidade da luz?

Quando eu aciono um interruptor de uma lâmpada, ela acende na mesma fração de tempo que a própria luz leva para percorrer o espaço?
Em outras palavras, se a lâmpada estiver posicionada longe do interruptor na mesma distância do Sol à Terra, o tempo que ela levaria para acender seria o mesmo tempo que a luz do Sol leva para chegar à Terra?

E as comunicações entre satélites em órbita, foguetes e estação espacial, se dão à velocidade da luz? São ondas de rádio?
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #1060 Online: 11 de Dezembro de 2012, 10:18:32 »
Uma pergunta boba, mas lá vai:

A velocidade de uma descarga elétrica é a velocidade da luz?

Não. http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1742582-EI238,00.html

Quando eu aciono um interruptor de uma lâmpada, ela acende na mesma fração de tempo que a própria luz leva para percorrer o espaço?
Em outras palavras, se a lâmpada estiver posicionada longe do interruptor na mesma distância do Sol à Terra, o tempo que ela levaria para acender seria o mesmo tempo que a luz do Sol leva para chegar à Terra?

Sim. o Campo elétrico se estabelece ao longo do fio à velocidade da luz, mas os elétrons se movimentam bem lentamente. http://www.feiradeciencias.com.br/sala12/12_T06.asp

E as comunicações entre satélites em órbita, foguetes e estação espacial, se dão à velocidade da luz? São ondas de rádio?

Sim e sim.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #1061 Online: 11 de Dezembro de 2012, 10:36:59 »
Obrigado, Luiz F., por uma resposta tão rápida.

Eu tinha uma pulga na orelha sobre essas questões e achava que o que ocorria, no caso do interruptor, era o semelhante a uma analogia com uma cadeia de bolas de sinuca, com a transmissão do movimento, e que a velocidade resultante não estaria diretamente ligada à velocidade da luz.

Vou tentar exemplificar com o diagrama rudimentar a seguir:

Instante 0
O            OOOOOOOOOOOOOO

Instante 1
       O     OOOOOOOOOOOOOO

Instante 2
             OOOOOOOOOOOOOO     O

Instante 3
             OOOOOOOOOOOOOO                 O

Quando o interruptor fosse ligado, os elétrons transmitiriam a corrente elétrica de um para outro, numa sucessão, como as bolas de sinuca transferindo a quantidade de movimento, e isso não tinha conexão com e.

E sobre a descarga elétrica, o link informa que a volocidade observada foi de 1.980 km/seg, bem inferior à velocidade da luz. É isso mesmo?

Abusando um pouquinho de sua paciência, ou de quem mais se candidate a responder, porque ondas de rádio se dão à velocidade da luz, já que são ondas de rádio e não luz?
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2012, 10:40:27 por Canopus »

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #1062 Online: 11 de Dezembro de 2012, 10:47:35 »
Aproveito para parabenizar a página Feira de Ciências!
Excelente iniciativa.

E se você é parente (filho?) do autor da página, Luiz Ferraz Netto, minha solidariedade à sua família, pelo falecimento dele, este ano.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1063 Online: 11 de Dezembro de 2012, 11:51:21 »
Excelente iniciativa.

E se você é parente (filho?) do autor da página, Luiz Ferraz Netto, minha solidariedade à sua família, pelo falecimento dele, este ano.

Não canso de elogiar o conteúdo desse site!

Realmente uma grande perda o Prof. Luiz Ferraz Netto.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #1064 Online: 11 de Dezembro de 2012, 12:38:52 »
Obrigado, Luiz F., por uma resposta tão rápida.

Disponha.

E sobre a descarga elétrica, o link informa que a volocidade observada foi de 1.980 km/seg, bem inferior à velocidade da luz. É isso mesmo?

Sim. A velocidade da luz no vácuo é de aproximadamente 300 000 km/seg, contra 1 980 km/seg do raio observado.

Abusando um pouquinho de sua paciência, ou de quem mais se candidate a responder, porque ondas de rádio se dão à velocidade da luz, já que são ondas de rádio e não luz?

Tanto ondas de rádio quanto a luz são ondas eletromagnéticas. A unica diferença é a frequência de ambas. O que nós chamamos de luz é apenas uma pequena parte do espectro eletromagnético que os nossos olhos estão "calibrados" para perceber.

http://refensdafisica.tumblr.com/post/19975814934/espectro-eletromagnetico
Albert Einstein

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #1065 Online: 11 de Dezembro de 2012, 12:46:23 »
Excelente iniciativa.

O site realmente é excelente. E eu não sou parente do professor Luiz Ferraz, nem o conheço(i) pessoalmente. Deveras uma grande perda. minhas condolências à família se alguém porventura ler isso.
Albert Einstein

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1066 Online: 11 de Dezembro de 2012, 15:33:21 »
Repetindo aqui minhas perguntas do tópico de perguntas gerais:

Se um trem viaja no sentido inverso ao de rotação da terra, quem envelhece mais rápido, uma pessoa dentro desse trem ou uma parada na estação? Veja que um observador no Sol vai considerar que a pessoa viajando no trem estará parada e a pessoa parada na estação estará se movendo com a rotação da terra. Afinal, os efeitos relativísticos funcionam como neste caso?

Outra:

Se uma partícula viaja exatamente na velocidade da luz, o tempo para ela está parado?

Se sim, então se um dos irmãos gêmeos viajasse à velocidade exata da Luz por cinco minutos para depois voltar e encontrar com o gêmeo que ficou, ele nunca voltaria?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #1067 Online: 11 de Dezembro de 2012, 18:57:06 »
Assista esse documentário sobre a velocidade da luz:

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #1068 Online: 11 de Dezembro de 2012, 22:06:30 »
Assista esse documentário sobre a velocidade da luz:

Fabi, obrigado por indicar esse documentário.
Realmente muito bom e esclarecedor.  :ok:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1069 Online: 03 de Janeiro de 2013, 04:14:26 »
Calendário universal interplanetário.

Digamos que os terrestres se espalhassem pelo espaço e tudo mais, havendo ou não outras civilizações inteligentes, tanto faz.

Haveria algum critério universal melhor do que o GMT 0 para a "federação" usar?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #1071 Online: 03 de Janeiro de 2013, 09:30:42 »

Digamos que os terrestres se espalhassem pelo espaço e tudo mais, havendo ou não outras civilizações inteligentes, tanto faz.

Certamente teríamos que utilizar calendários completamente diferentes em cada planeta...visto que a duração dos dias, anos, estações do ano, e tudo mais que característico do planeta terra seriam diferentes - e seriam relevantes para as atividades humanas no planeta.
Certamente, utilizaríamos algum calendário que acomodaria todos os demais para uma sincronização / conversão. Isso me fez lembrar do "bendito calendário maia de longa-duração".

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #1072 Online: 03 de Janeiro de 2013, 09:36:10 »

Certamente teríamos que utilizar calendários completamente diferentes em cada planeta...visto que a duração dos dias, anos, estações do ano, e tudo mais que característico do planeta terra seriam diferentes - e seriam relevantes para as atividades humanas no planeta.
Certamente, utilizaríamos algum calendário que acomodaria todos os demais para uma sincronização / conversão. Isso me fez lembrar do "bendito calendário maia de longa-duração".

E qual seria a referência deste calendário universal?
Acho que teria que ser algum evento astronômico relevante e que afetasse a todos os planetas habitados. Por exemplo: se tdos forem da Via Láctea, então a contagem do tempo deva seguir a partir de algum evento que afetasse a toda a galáxia.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #1073 Online: 03 de Janeiro de 2013, 09:44:37 »
Bem...acho que vincular o calendário a algo relacionado a via-lactea só empurraria o problema para a frente...até sairmos dessa galaxia.
Portanto...imagino que o mais adequado seria usar algum fenômeno mais universal...algo por exemplo relacionado a diminuição da frequência do ruído de fundo (do big-bang) por exemplo...pois estaria disponível em qualquer parte do universo...e seria aproximadamente igual por todo o universo.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #1074 Online: 03 de Janeiro de 2013, 09:52:07 »
Bem...acho que vincular o calendário a algo relacionado a via-lactea só empurraria o problema para a frente...até sairmos dessa galaxia.
Portanto...imagino que o mais adequado seria usar algum fenômeno mais universal...algo por exemplo relacionado a diminuição da frequência do ruído de fundo (do big-bang) por exemplo...pois estaria disponível em qualquer parte do universo...e seria aproximadamente igual por todo o universo.

Bem por aí...vai se ajustando a referência temporal a ser utilizada de acordo com a necessidade.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!