Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177301 vezes)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
Re:Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #1000 Online: 31 de Julho de 2012, 19:44:56 »
Tanks a lot! É claro que eu poderia ter ido pesquisar isso... desculpas pela preguiça, e valeu o esclarecimento, caros colegas.   :-)

...

Eu sou do lado que defende que a massa de uma partícula fundamental é um invariante relativístico, pois se formos tratar o equivalente em massa da energia de uma partícula em pé de igualdade com a chamada massa de repouso, podemos chegar a certas inconsistências (infelizmente não lembro do argumento exato, apenas que era convincente :) ). (2) Como destaquei, isso só se aplica a partículas fundamentais. O próton, por exemplo, que não é fundamental, deve uma boa fração de sua massa à energia de interação entre os quarks que o compõem.

Invariante relativístico? Isso não implicaria em dizer que um elétron acelerado (ele ainda é uma partícula fundamental, não?), de alta energia, não é diferente que um elétron em seu estado normal, mesmo para um observador inercial em repouso?

O valor que se chega usando a gravitação Newtoniana corresponde a metade do valor dado pela RG e foi a base do seu primeiro teste experimental.

Interessante que, por um erro de cálculo, Einstein tinha chego no mesmo valor clássico para o ângulo de deflexão. Se os cientistas tivessem conseguido medir a deflexão por volta de até 1915 (Einstein propôs o valor errado em 1911, se não me engano), tanto Newton quanto Einstein estariam desmentidos! É claro que, mesmo assim, Einstein ou alguém teria descoberto o erro, e chegado no valor correto. Mas isto certamente soaria como um "ajuste", e seria mais difícil para Einstein conseguir a fama repentina, a partir de 1919.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2012, 19:59:57 por Feynman »
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #1001 Online: 02 de Agosto de 2012, 22:25:16 »
Alguém pode me dizer um exemplo de algum objeto/situação com velocidade negativa (-) e aceleração negativa (-)?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1002 Online: 03 de Agosto de 2012, 06:16:33 »
Alguém pode me dizer um exemplo de algum objeto/situação com velocidade negativa (-) e aceleração negativa (-)?

Queda-livre.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1003 Online: 03 de Agosto de 2012, 09:11:55 »
Claro, depende qual sentido você adota como positivo. É arbitrário.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #1004 Online: 03 de Agosto de 2012, 09:27:37 »
Tanks a lot! É claro que eu poderia ter ido pesquisar isso... desculpas pela preguiça, e valeu o esclarecimento, caros colegas.   :-)

...

Eu sou do lado que defende que a massa de uma partícula fundamental é um invariante relativístico, pois se formos tratar o equivalente em massa da energia de uma partícula em pé de igualdade com a chamada massa de repouso, podemos chegar a certas inconsistências (infelizmente não lembro do argumento exato, apenas que era convincente :) ). (2) Como destaquei, isso só se aplica a partículas fundamentais. O próton, por exemplo, que não é fundamental, deve uma boa fração de sua massa à energia de interação entre os quarks que o compõem.

Invariante relativístico? Isso não implicaria em dizer que um elétron acelerado (ele ainda é uma partícula fundamental, não?), de alta energia, não é diferente que um elétron em seu estado normal, mesmo para um observador inercial em repouso?

Não. Pois para o observador em repouso ele tem mais energia. :)
Essa energia está associada ao momento linear dele, pela fórmula:

E%5E2+%3D+p%5E2c%5E2+%2B+m%5E2c%5E4

Você pode fazer uma analogia com um imóvel: para construir uma casa você tem que gastar com cimento, argamassa, tijolos, etc. Então ela tem um valor de custo (vamos ignorar a inflação aqui), que você pode igualar a área construída, número de andares, enfim, características físicas da casa. Sobre esse valor, ela vai ter também um valor de mercado, o qual flutua ao sabor da demanda. Você não pode igualar esse valor de mercado a um aspecto físico da casa - se o seu valor de mercado aumentou em 50%, isso não quer necessariamente dizer que sua área construída aumentou. Por outro lado, você pode fazer uma equivalência: esta valorização corresponde a X sacas de cimento, ou Y milhares de tijolos, ou Z caixas de pirulitos.

Na prática, essa distinção não vai fazer diferença. Por outro lado,  e se não me falha a memória, no artigo que li sobre isso o autor mencionava um cálculo que mostrava que a "massa" de um fóton em um campo gravitacional viria a depender da direção do seu movimento!
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #1005 Online: 03 de Agosto de 2012, 14:00:23 »
Pois é, isso que eu quis dizer com minha pergunta sobre o invariante relativístico. Se entendi bem, então esta sugestão está de acordo com o que eu penso sobre grandezas relativísticas: elas alteram seu módulo de acordo com uma referência, mas as coisas em si, de modo Kantiano, continuam a ser como sempre foram (o relógio do múon acelerado continua a andar da mesma forma para ele, mas não para o observador "em repouso"). Por isso me incomodo sempre que vem um texto e afirma que uma partícula no acelerador tal fica mais massiva, não esclarecendo adequadamente, principalmente para o grande público, o que isto significa.

Não foi à toa (foi sim!) que Donald Crowhurst se matou depois que leu Einstein.  :-)
« Última modificação: 03 de Agosto de 2012, 14:07:19 por Feynman »
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #1006 Online: 26 de Agosto de 2012, 19:29:18 »
Precisei saber se um divisor de tensão atendia a um parâmetro especificado na Data Sheet de um componente eletrônico:

"- The maximum recommended impedance for analog sources is 10 kΩ."

Onde, o sinal analógico (com impedância limitada em até 10 kohms pela especificação) seria o output node ligado em um determinado pino do componente (imput device). Assim:

---------------  output node / input device
                               |     
                               |         
                       R2    |     R1
Vin ----WWWWW--------WWWWW-----
                                                           |
                                                          --- 0V Ground
                                                           -

Entendo que a razão de atenuação pode ser obtida assim:

"Attenuation ratio = (R2 + R1) / R1"

Mas, gostaria de saber como pode a impedância da fonte ser obtida assim:
"Source impedance as seen by device = R1 * R2 / (R1 + R2)"

É a mesma formula para calculo da impedância de dois resistores em paralelo, mas, no circuito os dois resistores estão em série. (?)
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #1007 Online: 27 de Agosto de 2012, 09:42:33 »
Vocês acreditam mesmo que o tal "raio da morte" que Tesla disse ter inventado e tentou vender a arma, mas acabou morrendo e seus arquivos e projetos confiscados, realmente era viável?

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1008 Online: 27 de Agosto de 2012, 10:19:40 »
Essa arma deve ter sido uma obsessão para muitos inventores anônimos. Se tivesse algum fundamento já estaria em uso, mas não descarto a possibilidade de estar em testes na Área 51. :hihi:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #1009 Online: 27 de Agosto de 2012, 11:03:45 »
A afirmação de que a informação pode viajar acima da velocidade da luz não é pura questão de interpretação do que o vetor de estado representa (informação ou realidade)?

Pode-se dizer também que a afirmação de que algo pode "ser duas coisas ao mesmo tempo" [como naquele experimento mental com o gato, com o veneno, com a caixa e com a radiação (não sei o verdadeiro nome :lol: )] é ilógica? Já que o observador não sabe o estado do objeto, como ele pode alegar que o mesmo está em dois estados, mesmo que sejam antagônicas? O que impede dizer que o objeto não é nada enquanto não o observamos? E por que não dizer que o objeto está num estado simplesmente indefinido?
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1010 Online: 27 de Agosto de 2012, 11:04:22 »
É a mesma formula para calculo da impedância de dois resistores em paralelo, mas, no circuito os dois resistores estão em série. (?)

Os resistores estão em série no circuito entre Vin e GND, mas em paralelo no circuito Vin - device - GND.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #1011 Online: 27 de Agosto de 2012, 12:05:44 »
Quando tem 6 resistores em paralelo eu faço o que pra achar o equivalente?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1012 Online: 27 de Agosto de 2012, 12:13:04 »
Quando tem 6 resistores em paralelo eu faço o que pra achar o equivalente?

Você pode ir achar o equivalente de dois a dois até sobrar só um.

Ou então:

%5Cfrac%7B1%7D%7BR%7D+%3D+%5Csum+%5Climits_%7Bi%7D+%5Cfrac%7B1%7D%7BR_i%7D

que nada mais é que dizer que a condutância equivalente é a soma das condutâncias em paralelo.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2012, 12:17:08 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #1013 Online: 27 de Agosto de 2012, 18:42:46 »

Os resistores estão em série no circuito entre Vin e GND, mas em paralelo no circuito Vin - device - GND.

Obrigado. Eu continuei pesquisando e encontrei o cálculo da resistência equivalente de Thévenin (Teorema de Thévenin). Nunca tinha visto e ao que parece vai me ajudar bastante (assim como outro chamado de Equivalente de Norton). Vou estudá-los e ver se consigo compreender em circuitos lineares mais complexos.

http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/electric/thevenin.html#c3
http://pt.forvo.com/word/th%C3%A9venin/#fr
« Última modificação: 27 de Agosto de 2012, 18:50:27 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1014 Online: 27 de Agosto de 2012, 19:37:09 »
A afirmação de que a informação pode viajar acima da velocidade da luz não é pura questão de interpretação do que o vetor de estado representa (informação ou realidade)?

Pode-se dizer também que a afirmação de que algo pode "ser duas coisas ao mesmo tempo" [como naquele experimento mental com o gato, com o veneno, com a caixa e com a radiação (não sei o verdadeiro nome :lol: )] é ilógica? Já que o observador não sabe o estado do objeto, como ele pode alegar que o mesmo está em dois estados, mesmo que sejam antagônicas? O que impede dizer que o objeto não é nada enquanto não o observamos? E por que não dizer que o objeto está num estado simplesmente indefinido?

Dizer que o objeto está num estado indefinido é exatamente o que a Mecânica Quântica* diz.

E a informação não pode viajar acima da velocidade da luz. Os fenômenos instantâneos da MQ ocorrem de tal forma que é impossível transmitir informação por eles.

* Na interpretação de Bohr!
« Última modificação: 27 de Agosto de 2012, 19:40:22 por Martuchelli »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1015 Online: 31 de Agosto de 2012, 14:21:20 »
É possível?

http://publicadosbrasil.blogspot.com.br/2012/08/a-promessa-da-fusao-tecnologia.html

Progressos brasileiros.

Confinar a matéria nas condições necessárias à fusão nuclear exige experiências com equipamentos grandes e caros, daqueles que só existem em países ricos. Mas várias instituições brasileiras de pesquisa realizam estudos sobre o confinamento do plasma, ou gás ionizado, essencial ao desenvolvimento da fusão. No Instituto de Física da USP, por exemplo, funciona desde 1980 o único aparelho tokamak da América Latina. Foi inteiramente planejado e construído no país e tem poucos componentes importados. É uma máquina de pequeno porte, com raio de temperatura de cerca de 2 milhões de graus.
Já no Laboratório de Plasma de Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) começou a funcionar este ano um toróide compacto que consegue temperaturas de 5 milhões de graus, embora por um tempo menor do que com os tokamaks convencionais. Também a Universidade Federal Fluminense, em Niterói, possui uma máquina linear importada da Alemanha; o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), enfim, construiu um aparelho de confinamento magnético do tipo toroidal, ainda em implantação, com 12 centímetros de raio e que chega a 1 milhão de graus.

Tipo, uma bateriazinha a 1 milhão de graus?? :P

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1016 Online: 31 de Agosto de 2012, 15:01:33 »
Num tokamak, sim.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1017 Online: 31 de Agosto de 2012, 15:06:15 »
Gasolina infinita?
Ao menos pra minha vida finita?
E se eu bater, destruo uma cidade inteira?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1018 Online: 31 de Agosto de 2012, 15:09:58 »
A questão é que ainda não conseguiram fazer fusão em Tokamak que gerasse energia sobressalente.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1019 Online: 31 de Agosto de 2012, 17:19:17 »
Não entendi. Aquele plasma lá dentro gera energia apenas pra se conter?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1020 Online: 31 de Agosto de 2012, 17:25:56 »
Não entendi. Aquele plasma lá dentro gera energia apenas pra se conter?

Às vezes nem isso.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1021 Online: 31 de Agosto de 2012, 20:18:25 »
<a href="http://www.youtube.com/v/287qd4uI7-E" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/287qd4uI7-E</a>

Vi em outro fórum e foi perguntado sobre os erros conceituais que o vídeo apresenta. Eu sei que sempre há alguma perda de energia, mas tenho dificuldade em explicar de um jeito faça sentido. :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1022 Online: 31 de Agosto de 2012, 21:06:54 »
Muito bom este comentário no vídeo:
Every single perpetual motion machine I've seen ignores some basic, fundamental law of nature. Not in a "I'm the only free-thinker in a world of sheep" sort of way, but in a "I'm too lazy to bother learning basic, elementary-level science" way.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1023 Online: 31 de Agosto de 2012, 23:34:03 »
Eu não concordo que termodinâmica seja algo básico. Pelo menos na educação no brasil, eu duvido que se você escolher aleatoriamente na rua cem estudantes de ensino médio, que cinco deles vão saber lhe dizer o que são as leis da termodinâmica e sua relação com a impossibilidade de um moto perpétuo.

Pra falar a verdade, eu sou capaz de apostar que nem 5 saberão o que significa moto perpétuo :stunned:

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1024 Online: 31 de Agosto de 2012, 23:49:27 »
O que é moto-perpétuo? :P
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!