Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177307 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re:Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #1150 Online: 25 de Julho de 2013, 22:05:59 »
O q é um objeto macroscópico no vácuo?

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #1151 Online: 25 de Julho de 2013, 22:08:40 »
Não, "q" é letra.  :ok:
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1152 Online: 25 de Julho de 2013, 22:13:37 »
 :lol:

Bom, agora é torcer pra ele entender a pergunta. :P

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1153 Online: 25 de Julho de 2013, 22:20:31 »
Algum pitaco dos físicos aqui?

Scientists ‘freeze’ light for an entire minute
http://io9.com/scientists-freeze-light-for-an-entire-minute-912634479

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #1154 Online: 25 de Julho de 2013, 22:20:53 »
é um objeto maior que 1mm., no vácuo.
« Última modificação: 25 de Julho de 2013, 22:24:31 por caerus »

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #1155 Online: 25 de Julho de 2013, 22:40:32 »
Um giroscópio?

ISSO.

http://www.youtube.com/watch?v=BqfwPQvb7KA

Girar em vários eixos só vai fazer a esfera girar num eixo resultante..
Excelente, já entendi perfeitamente.

Não sei se é ironia, mas o vídeo não tinha relação, só mostrava uma esfera de 4 dimensões girando.

Sobre os giros, vou deixar que alguém explique melhor que eu, ou me corrija.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #1156 Online: 26 de Julho de 2013, 09:05:35 »
Um giroscópio?

ISSO.

http://www.youtube.com/watch?v=BqfwPQvb7KA

Girar em vários eixos só vai fazer a esfera girar num eixo resultante..
Excelente, já entendi perfeitamente.

Não sei se é ironia, mas o vídeo não tinha relação, só mostrava uma esfera de 4 dimensões girando.

Sobre os giros, vou deixar que alguém explique melhor que eu, ou me corrija.

Não é ironia, eu entendi. Se rodarmos em muitos eixos haveria uma merda muito grande, não sei explicar, mas acho que seria como pontos de gravidade mais intensos em algumas áreas específicas da bola, sei lá.
"Com minha mente vou a mil lugares."
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1157 Online: 12 de Agosto de 2013, 22:32:26 »
Não porque "velocidade" não tá muito bem definido nesse caso. O elétron não é uma bolinha orbitando o núcleo como se fosse um planeta e está sujeito a leis bem diferentes.

Eu sei disso, mas é fato que ele "circula" o átomo. Vamos perguntar de outra forma, o elétron permanecerá eternamente circulando ao redor do átomo se não houver nenhuma interferência?

Aí que tá. Ele não "circula". Ele "ocupa um orbital". Ele tem momento angular, mas definitivamente ele não é uma bolinha girado em torno do núcleo.

Sim, ele permanecerá na órbita até o próton do núcleo decair.

Que não é uma bolinha girando em torno do núcleo, certamente que não ( ou estaríamos de volta a mecânica clássica). Assim já sabemos algo que ele não é.  Mas é o que então ?  Ou não é nada mais do que um conceito/uma idéia matemática? Uma onda vazia quando não está sendo observado ? Uma onda de probabilidade ? Que quando é observada num  experimento adequado se "transforma" numa partícula ?

Realmente eu acho que ainda não entendi muito bem a tal da realidade quântica. Se é que há alguma.

.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1159 Online: 13 de Agosto de 2013, 13:40:54 »
Leitura recomendada:

www.amazon.com.br/Pura-Picaretagem-ebook/dp/B00DH346QG/ref=sr_1_17?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1371729081&sr=1-17&keywords=carlos+orsi

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=3136520

Não entendi o porquê da 1° indicação ,  foi porque eu usei a expressão realidade quântica ?  Esta expressão eu tirei do título do livro:

A Realidade Quântica  - Nick Herbert  -  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-494778401-a-realidade-quntica-nick-herbert-raridade-_JM   ,

O autor é um físico e o livro é recomendado (na contracapa) pelo Issac Asimov , que pelo que eu sei além de bom escritor de ficção e de divulgação científica também era cientista e com bons conhecimentos de ciência.  Nem o autor e nem o Asimov são escritores esotéricos. O livro não tem nada de esotérico, é só física mesmo.

.

« Última modificação: 13 de Agosto de 2013, 13:45:16 por JJ »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1160 Online: 13 de Agosto de 2013, 13:49:14 »
Não, não. O primeiro jabá livro tem uma introdução bem clara sobre a natureza quântica de verdade das cosias, como uma preparação para o tema principal que é identificar as picaretagens, mas ele explora bem a ideia da contra-intuitividade e as v[árias interpretações para o significado da função de onda (que dá origem à novem de probabilidade)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1161 Online: 13 de Agosto de 2013, 16:06:05 »

Ainda não li, mas achei interessante:

CLEARING UP MYSTERIES --THE ORIGINAL GOAL

E. T. Jaynesz Wayman Crow Professor of Physics Washington University, St. Louis MO, U.S.A.

Abstract :

We show how the character of a scientic theory depends on one's attitude toward probability.
Many circumstances seem mysterious or paradoxical to one who thinks that probabilities are
real physical properties existing in Nature. But when we adopt the \Bayesian Inference" viewpoint
of Harold Jereys, paradoxes often become simple platitudes and we have a more powerful tool for
useful calculations. This is illustrated by three examples from widely dierent elds: diusion in
kinetic theory, the Einstein{Podolsky{Rosen (EPR) paradox in quantum theory, and the second
law of thermodynamics in biology.

http://bayes.wustl.edu/etj/articles/cmystery.pdf

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #1162 Online: 13 de Agosto de 2013, 22:11:09 »
Não, não. O primeiro jabá livro tem uma introdução bem clara sobre a natureza quântica de verdade das cosias, como uma preparação para o tema principal que é identificar as picaretagens, mas ele explora bem a ideia da contra-intuitividade e as v[árias interpretações para o significado da função de onda (que dá origem à novem de probabilidade)

Meio off-topic: vi esse livro na Cultura e me pareceu bom. Um dos autores é quem estou pensando que seja?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1163 Online: 13 de Agosto de 2013, 22:17:22 »
Não porque "velocidade" não tá muito bem definido nesse caso. O elétron não é uma bolinha orbitando o núcleo como se fosse um planeta e está sujeito a leis bem diferentes.

Eu sei disso, mas é fato que ele "circula" o átomo. Vamos perguntar de outra forma, o elétron permanecerá eternamente circulando ao redor do átomo se não houver nenhuma interferência?

Aí que tá. Ele não "circula". Ele "ocupa um orbital". Ele tem momento angular, mas definitivamente ele não é uma bolinha girado em torno do núcleo.

Que não é uma bolinha girando em torno do núcleo, certamente que não ( ou estaríamos de volta a mecânica clássica). Assim já sabemos algo que ele não é.  Mas é o que então ?  Ou não é nada mais do que um conceito/uma idéia matemática? Uma onda vazia quando não está sendo observado ? Uma onda de probabilidade ? Que quando é observada num  experimento adequado se "transforma" numa partícula ?

Realmente eu acho que ainda não entendi muito bem a tal da realidade quântica. Se é que há alguma.

.

O seu problema é de metafísica. :)

Não, sério: um erro comum das pessoas é, mesmo que inconscientemente, se prender à ideia de que existem "essências": aspectos dos objetos que estão além dos seus atributos. Ou seja, não importa se estamos falando de pedras, maçãs ou elétrons, muita gente insiste em acreditar que além do que sentimos com o tato, olfato ou paladar - ou através dos nossos instrumentos de medida, os objetos teriam uma natureza essencial. A questão é que, no caso de objetos microscópicos, estes se apresentam de formas diferentes, dependendo do tipo de experimento que se faça, o que contradiz essa expectativa.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1164 Online: 13 de Agosto de 2013, 22:20:43 »

Meio off-topic: vi esse livro na Cultura e me pareceu bom. Um dos autores é quem estou pensando que seja?

O próprio. :ok:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1165 Online: 13 de Agosto de 2013, 22:23:43 »

O próprio. :ok:

Bom. Vou comprar! :)

EDIT: Pensando bem, vou comprar dois volumes: um para mim, outro para presentear minha cunhada (ela é a encarnação da Storm).
« Última modificação: 13 de Agosto de 2013, 22:26:26 por Dr. Manhattan »

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1166 Online: 19 de Agosto de 2013, 22:47:17 »
Possivelmente a pergunta é besta o bastante que eventualmente eu conseguiria responder eu mesmo se pensar o bastante (ou não, mesmo assim, ainda sendo bem provável concluir que a pergunta simplesmente não faz sentido), mas vou deixá-a aqui caso me esqueça, como ocorre freqüentemente.

Se supostamente não há um "agora" em todo o universo, como é ainda possível atribuir uma idade ao universo como um todo?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1167 Online: 19 de Agosto de 2013, 23:49:13 »

.

O seu problema é de metafísica. :)

...

Acho que é um problema de metáfora. Não temos nenhum análogo mental ou linguístico para definir o que ocorre no átomo e apenas conseguimos descreve-lo matematicamente e não por meio de idéias.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1168 Online: 20 de Agosto de 2013, 07:57:22 »
Possivelmente a pergunta é besta o bastante que eventualmente eu conseguiria responder eu mesmo se pensar o bastante (ou não, mesmo assim, ainda sendo bem provável concluir que a pergunta simplesmente não faz sentido), mas vou deixá-a aqui caso me esqueça, como ocorre freqüentemente.

Se supostamente não há um "agora" em todo o universo, como é ainda possível atribuir uma idade ao universo como um todo?

A pergunta não é boba, não. É um questionamento muito legítimo ao que o senso comum entende como tempo.
Um novo tópico aberto aqui desafia o meu entendimento sobre o tempo. As hipóteses colocadas por Penrose e Gurzadyan sobre universos antes do universo me embaralha e confunde a minha compreensão de que o tempo, como o entendemos, começou com o BigBang. E agora? Tem um tempo externo ao nosso universo? Tem uma hierarquia de tempos? Os tempos são aninhados entre eles? Então, qual será o Tempo-Rei, se é que posso chamar assim o tempo mais externo dessa cebola?

Para o nosso "agora", o universo tem 13,8 bilhões de anos. E qual a idade para quem está nas bordas do alcance da nossa observação dos limites do universo, já que o "agora" dele não é o mesmo que o nosso?

A pergunta é boa!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1169 Online: 20 de Agosto de 2013, 17:37:33 »
Outro lado da mesma questão: se realmente podemos datar o universo "ao todo", a idade do universo em si não seria um referencial universal para um "agora" absoluto?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1170 Online: 20 de Agosto de 2013, 18:03:33 »

Não há um "agora" em todo o Universo, no sentido de que não faz sentido falar de uma simultaneidade absoluta de eventos - alguns eventos que parecem simultâneos num referencial podem não ser simultãneos em outro referencial. Porém, podemos falar da evolução do Universo em relação ao "aqui-agora": o fato do Universo estar se expandindo quer dizer que no passado regiões hoje distantes estavam próximas o suficiente para interagir e portanto influiram na evolução da nossa vizinhança do Universo. Então a questão não é falar do que acontece "agora" em todos os pontos do espaço para atribuir uma idade ao Universo, mas sim acerca da sequência de eventos que aconteceram no "aqui" ao longo do tempo.

Essa questão toca numa ideia fundamental da Cosmologia: o Princípio Cosmológico, segundo o qual o Universo (em Graaande escala) é isotrópico e uniforme. Isso quer dizer que podemos extrapolar o que é observado "aqui" para todos os pontos do universo. Existem bons motivos para acreditarmos que isso é verdade, mas é possível pensar nisso também como o Princípio Copernicano levado ao seu extremo.

Outro lado da mesma questão: se realmente podemos datar o universo "ao todo", a idade do universo em si não seria um referencial universal para um "agora" absoluto?

Não sei bem como responder isso. Mas antes de mais nada é preciso ter em mente que falar de um "agora" não é o mesmo que falar de medidas de tempo: essas medidas correspondem a registrar dois ou mais eventos numa escala de tempo - que é relativa ao referencial. Já no caso do "agora", provavelmente estaríamos falando do registro de um único evento. Esse registro é absoluto: isto é, os eventos acontecem em todo os referenciais. O que muda de um referencial para o outro é a medida de "distância no tempo" entre esse evento e outros. Então creio que a resposta à sua pergunta é não.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1171 Online: 20 de Agosto de 2013, 18:10:52 »
Acho que em algum lugar nesse tópico ainda foi postado algo sobre a "possibilidade teórica" de histórias divergentes dependendo do ponto de vista do observador, baseado em relatividadade, não "multiversos", ou MQ.

Pole in the Barn Paradox

A pole-vaulter runs, while holding a pole parallel to the ground, at very high speed—in order for this to work, we must assume that he can run at close to the speed of light! He approaches a barn that is of the same length as his pole. He knows this because he measured the pole against the side of the barn before he started off on his run-up. The barn’s front and rear doors are wide open and he carries on running through it without slowing down. With no knowledge of relativity theory, we would assume that there will be a moment in time when the rear of the pole has just entered the barn while, at the same time, the front of the pole is just exiting.

This would be fine if the pole-vaulter were running at normal human speed. But he is not; he is running at close to the speed of light, and this is where all sorts of strange and wonderful physical effects, predicted by Einstein’s theory of relativity, become manifest. One of these—the one crucial for this discussion—is that a fast-moving object will appear shorter in length than it does when standing still. Of course, you might be thinking, I can buy that; after all, it zooms past so fast that by the time I clock where the front of it is, the back has moved forward, giving the impression of something shorter. No, no, no. If only it were that simple.

....

To restate: relativity theory tells us that if you were standing in the barn watching the pole-vaulter run through, then you would see the pole to be shorter than the length of the barn. The rear of the pole would enter the barn at some moment and only later would the front exit the other side; there would be a short period of time when the whole pole was inside the barn.

...

From the point of view of the pole-vaulter, even though he is pumping his legs at a far from realistic rate, he can still regard himself, and his pole, as stationary, and the barn as approaching him at nearly the speed of light. The theory of relativity here is very clear: to the pole-vaulter, the barn is moving and he would see it as shortened in length—much shorter, in fact, than his pole. So, to him, by the time the back end of the pole has gone through the entrance of the barn, the front will have long since exited. In fact, there was a period of time when the pole would have been sticking out of both ends of the barn.

Here, then, is the paradox: to you, watching the shortened pole enter the barn, the pole is shorter than the barn, and you could conceivably close both front and rear doors of the barn (with a suitable trigger) for a fraction of a second, enclosing the whole of the pole within it. But to the pole-vaulter, the pole is longer than the barn—far too long ever to be contained. Surely you cannot both be right? And yet, the correct answer is that you are indeed both right.

fonte: Paradox: The Nine Greatest Enigmas in Physics By Jim Al-Khalili

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1172 Online: 20 de Agosto de 2013, 18:25:46 »
Esse é mais um exemplo da relatividade da simultaneidade: imagine que o sujeito corre a uma velocidade tal que (para o referencial em repouso) uma ponta da vara começa a sair do celeiro no mesmo instante que a outra ponta terminou de entrar - esses são os eventos que são simultaneos para um referencial. Só que para outro (como no caso o saltador) eles não são.

O que a gente costuma ensinar na sala de aula é uma variante desse exemplo: dessa vez a porta de trás do celeiro está fechada, e o sujeito do referencial em repouso rapidamente fecha a porta da frente assim que a vara termina de entrar no celeiro. Então aparentemente haveria um paradoxo: um referencial veria a vara "cabendo" exatamente dentro do celeiro, enquanto o outro referencial veria a vara mais comprida que o celeiro! Para resolver isso basta lembrar que não existem sólidos absolutamente rígidos na relatividade - nem em princípio! Isso porque a informação de que a porta traseira está fechada tem que levar um tempo finito para chegar na outra ponta da vara. Só que enquanto essa informação chega, o resto da vara continua se movendo, o que então faz com que ela acabe "encolhendo" até caber dentro do celeiro.

Claro que isso é só uma experiência mental. Na vida real, a essas velocidades a colisão da barra com o celeiro provavelmente causaria uma explosão de vários quilotons de TNT.  :|

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1173 Online: 28 de Outubro de 2013, 03:04:47 »
O que é mais realista/menos fabuloso: colonização de marte como em Total Recall (br: "vingador do futuro", pt: "total chamada de productos com defeicto de fábrica para troca") de 1990, ou o metrô pelo centro da Terra, do remake?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1174 Online: 28 de Outubro de 2013, 04:03:43 »
Colonização de marte.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x