Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177284 vezes)

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
Re: Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #575 Online: 18 de Maio de 2011, 00:41:02 »
Sobre a teoria das cordas, poderia uma melodia fundamental para a coesão das forças do universo ser traduzida para uma melodia musical? Essas tais cordas teriam cada uma um valor unico ou seriam valores ciclicos tipo 1,2,3...1,2,3...?   :wink:

Estou trabalhando com a Teoria das Cordas no momento, esqueça as piadas do Snow Raptor ele não sabe do que fala.
As melodias semi-transcendentais de teorias de cordas bosônicas, podem ser escritas em forma de partituras musicais, de tal modo que poderíamos alterar a estrutura do universo em seu âmago.Mas segundo a teoria de Deschkalinikoff-Heinzer, que ajusta os níveis quânticos das sub-partículas componentes das cordas em modelos matemáticos pós-hamiltonianos, as dificuldades práticas e algébricas de tal trabalho seriam avassaladoras, de modo que apenas com computadores de capacidades Leibnizianas poderíamos solver essa questão.Mas a forma com que as cordas interagem entre si para configurar constantes universais em multiversos dinâmicos é análoga a forma com que notas musicais criam as melodias.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #576 Online: 18 de Maio de 2011, 09:42:10 »
Se você tem dois blocos* (um do lado do outro, tipo quase grudadinhos), e uma força de 20 N empurra um dos blocos pra direita. Por que a força de compressão é 16 N e não 20 N? Onde foram parar os 4 N daquela força que empurra?

*pra quem gosta de números/e se servir. A massa de um é 2 kg, e a massa do outro é 8 kg.
Fabi,
pq "parte da força de 20N" é "usada" para acelerar o primeiro bloco, os 4N. Fica "sobrando" 16N para acelerar o segundo bloco.
Veja que 4N é 1/5 da força total de 20N, na mesma proporção da razão das massas que é de 2Kg para a massa total de 10Kg.
Assim como dizia Newton, o onanista.

E a força de tração também, por que não é igual a força que puxa (ou empurra)?  :confuso:
A tração de cordas só puxa, se fosse tração de um bastão poderia puxar ou empurrar. Claro que é considerado uma corda ou bastão ideais, assim como o emprego ideal, o carro ideal, a mulher ideal, etc.

Por isso que a teoria das cordas não funciona, pq ela só puxa, se fosse teoria dos bastões ela puxava e empurrava,  :oba:
« Última modificação: 18 de Maio de 2011, 10:06:30 por gilberto »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #577 Online: 18 de Maio de 2011, 12:00:07 »
Apóstolo, você poderia por favor me indicar um material introdutório para quem quer estudar teoria das Cordas? Em nível de Doutorado, mesmo. Já reuni alguma coisa sobre QFT e queria saber para onde ir depois disso.

« Última modificação: 18 de Maio de 2011, 14:46:12 por Dbohr »

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #578 Online: 18 de Maio de 2011, 15:08:06 »
Fabi,
pq "parte da força de 20N" é "usada" para acelerar o primeiro bloco, os 4N. Fica "sobrando" 16N para acelerar o segundo bloco.
Veja que 4N é 1/5 da força total de 20N, na mesma proporção da razão das massas que é de 2Kg para a massa total de 10Kg.
Assim como dizia Newton, o onanista.
:feliz: Agora sim entendi.
A tração de cordas só puxa, se fosse tração de um bastão poderia puxar ou empurrar. Claro que é considerado uma corda ou bastão ideais, assim como o emprego ideal, o carro ideal, a mulher ideal, etc.
Mas assim, se você tem uma máquina de atwood, e ela tem dois blocos (um com 3 kg e outro com 7 kg) e a força resultante no sistema é 40. Por que a força de tração é 42N e não 40N? É por causa da roldana?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #579 Online: 18 de Maio de 2011, 15:14:57 »
[off topico]
Minha atividade principal, no momento, é a participação num grupo de pesquisa e desenvolvimento financiado por uma iniciativa privada do setor de energia que desenvolve tecnologias para aproveitamento das chamadas fontes alternativas de energia e integração dessas fontes entre si e as convencionais.
Por que não desenvolvem/pensam em usar o lixo como energia? Pense, produzimos muito lixo, temos problema com lixo e um lixão explode(hah! tem energia!). Não seria matar dois coelhos com uma cajadada só?
[/off topic]

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #580 Online: 18 de Maio de 2011, 15:16:59 »
Existem muitas usinas termoelétricas que usam lixo como combustível.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #581 Online: 18 de Maio de 2011, 15:33:10 »
Existem muitas usinas termoelétricas que usam lixo como combustível.
Em são paulo, e são poucas. O mundo tem problemas com energia(vide petróleo) e com o lixo. Por que ficar pensando em petróleo e novos combustíveis (retirados de alimentos com a desculpa mais esfarrapada do mundo), se tem o lixo que é um problema, tem em excesso e gera energia?

É só converter os carros e coisas similares em movidos a energia elétrica (eu sei das tempestades solares, e o campo magnético). Mas aí os combustíveis fósseis seriam como se fossem um gerador alternativo, no caso de dar uma pane e precisar.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #582 Online: 18 de Maio de 2011, 15:46:55 »
Na verdade, acho que em SP não tem. Tem nos EUA e na Europa.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #583 Online: 18 de Maio de 2011, 16:16:42 »
No Japão quase 65% do lixo vira energia.O problema é que isso é feito em termoelétricas, o que libera bastante poluição na atmosfera.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #584 Online: 18 de Maio de 2011, 17:23:38 »
Mas assim, se você tem uma máquina de atwood, e ela tem dois blocos (um com 3 kg e outro com 7 kg) e a força resultante no sistema é 40. Por que a força de tração é 42N e não 40N? É por causa da roldana?
Não, a roldana é ideal tb, pq o cálculo podia ficar mais complicado. Ocorre um cálculo semelhante só que agora tem forças em sentidos opostos.
Temos 70N - 30N = 40N de força resultante no sistema dos dois blocos de massa total de 10Kg, logo a aceleração a=4(m/s2).
Isso é fácil de entender intuitivamente.

Agora no bloco menor temos: T - 30N = 3Kg*4(m/s2)  =>  T = 30N + 12N = 42N
Uma forma de entender pq a tração pode ser maior que a força resultante é que se tivéssemos 1000N de um lado e 1040N do outro, novamente a resultante seria de 40N e teríamos a mesma acelaração e movimento resultante, porém a tração para aguentar isso tudo teria que ser grande tb.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #585 Online: 18 de Maio de 2011, 22:08:31 »
Sobre a teoria das cordas, poderia uma melodia fundamental para a coesão das forças do universo ser traduzida para uma melodia musical? Essas tais cordas teriam cada uma um valor unico ou seriam valores ciclicos tipo 1,2,3...1,2,3...?   :wink:

Estou trabalhando com a Teoria das Cordas no momento, esqueça as piadas do Snow Raptor ele não sabe do que fala.
As melodias semi-transcendentais de teorias de cordas bosônicas, podem ser escritas em forma de partituras musicais, de tal modo que poderíamos alterar a estrutura do universo em seu âmago.Mas segundo a teoria de Deschkalinikoff-Heinzer, que ajusta os níveis quânticos das sub-partículas componentes das cordas em modelos matemáticos pós-hamiltonianos, as dificuldades práticas e algébricas de tal trabalho seriam avassaladoras, de modo que apenas com computadores de capacidades Leibnizianas poderíamos solver essa questão.Mas a forma com que as cordas interagem entre si para configurar constantes universais em multiversos dinâmicos é análoga a forma com que notas musicais criam as melodias.
Obrigado, Esse momento fecundo de se especular as teorias sem os ferrolhos da  rigidez cientifica faz diferença.
« Última modificação: 19 de Maio de 2011, 04:11:43 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #586 Online: 18 de Maio de 2011, 22:15:08 »
Apóstolo, você poderia por favor me indicar um material introdutório para quem quer estudar teoria das Cordas? Em nível de Doutorado, mesmo. Já reuni alguma coisa sobre QFT e queria saber para onde ir depois disso.

Eu recomendo esse livro: http://www.amazon.com/First-Course-String-Theory/dp/0521880327/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1305767480&sr=8-1
QFT já é bem mais do que o exigido pelo autor.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #587 Online: 19 de Maio de 2011, 10:24:42 »
Obrigado, Pellicer, anotado!

E aí, Apóstolo, alguma outra recomendação?

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #588 Online: 19 de Maio de 2011, 10:54:36 »

Isto teria alguma relação?
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=codigo-secreto-platao&id=010850100630

grato

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #589 Online: 19 de Maio de 2011, 21:17:22 »

Isto teria alguma relação?
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=codigo-secreto-platao&id=010850100630

grato
Eu formulei a pergunta de forma intuitiva, não por ter lido esse artigo. Mas porem, o "OM", mantra budista ou o som de fundo do universo, medido por cientistas e até mesmo as ilações de Platão não nos remeteriam à  teoria das cordas?
« Última modificação: 20 de Maio de 2011, 00:55:30 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #590 Online: 20 de Maio de 2011, 02:36:50 »
Que é isso, onde está o ceticismo de voces? :o
Esse texto sobre a Teoria de Cordas era evidentemente irônico, não tem um só pingo de verdade em qualquer coisa que eu escrevi aí.
Usei de ironia pois o próprio SnowRaptor zombou da pergunta do Sergio, foi apenas uma brincadeira, não possuo um conhecimento muito aprofundado nessa área da física, mas admitam a pegadinha foi boa. :P
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #591 Online: 20 de Maio de 2011, 07:16:37 »
[...]
Esse texto sobre a Teoria de Cordas era evidentemente irônico, não tem um só pingo de verdade em qualquer coisa que eu escrevi aí.
[...]

Usou um "gerador de lero-lero" da Física? :lol:
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #592 Online: 20 de Maio de 2011, 10:52:05 »

Bem ali em cima, pagando pra ver seu blefe ;-)

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #593 Online: 20 de Maio de 2011, 13:05:43 »
Usei de ironia pois o próprio SnowRaptor zombou da pergunta do Sergio, foi apenas uma brincadeira, não possuo um conhecimento muito aprofundado nessa área da física, mas admitam a pegadinha foi boa. :P

Offline brnrd

• Nível 00
  • *
Física para leigos!
« Resposta #594 Online: 27 de Maio de 2011, 22:52:02 »
Sou novo no fórum e até agora o que eu mais gostei foi da atenção que toda a galera procura dar aos tópicos de bom gosto.
Antes de criar este, de fato eu procurei por tópicos de física para leigos, e o que encontrei foi um relacionado a "Mecânica Quântica" para leigos.
Então, que tal voltarmos ao "princípio" e começarmos a dividir conhecimentos somente relacionados à FÍSICA? Mecânica, Óptica, Eletromagnetismo, Termologia, etc. Desde livros, textos, a vídeos, imagens, curiosidades e até suas próprias teorias!

So, let's share?  :D   

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Física para leigos!
« Resposta #595 Online: 28 de Maio de 2011, 19:46:05 »
Já existe um tópico assim: ../forum/topic=13837.0.html

Vou unir ambos.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #596 Online: 28 de Maio de 2011, 20:25:49 »
Ohhh, cientista, na boa.. Primeiro porque nao estava tentando encontrar falha em nada, estou apenas perguntando,
Que bom saber disso...

pois desconheço o assunto, mesmo, como todos já devem ter percebido.
Verdade?!

Segundo na definição de N eu o fiz como área.. N é meu eu o defini assim, leia "pontos" de contato acima.
Não entendi. N seria área ou nº de pontos? Claro, se o lusitano tem direito a esse tipo de filosófica manobra linguística, concordo ser lícito que você também o tenha. N é seu e você faz com ele o que quiser, não é mesmo?

Outra coisa, se algo varia com L^2, varia com L. Eu sabia que L era unidimensional.
E foi com declarações "tão obviamente lógicas" assim que muito de confusão se estabeleceu em ciência, que perdurou e perdura até hoje.

Terceiro nao sei como você consegue filosofar em tudo... Uma duvida sobre física com "devemos procurar fazermos o melhor..zzzzzzzzzzzz".. Chato
Deve ser porque eu seria um filósofo fanático que não pode se controlar...

Pensei que ia apontar minha contradição em relação ao que eu já disse antes. Quanta falta de perspicácia! Fiz de propósito, só para construir uma frase em que eu pudesse usar uma mesma provocativa palavra duas vezes (como sou vil e desprezível...). Não sou idealista, ideologista, 'sonhista'... Não acho que possamos melhorar nada, nem piorar nada com nossas "livres ações 'divimanas'". Esqueceu?

Just ignore me..
Essa é uma ótima sugestão. A melhor coisa que já vi de você até hoje. Vou me esforçar para segui-la; e fazê-la de volta para você mesmo, também.

Eu continuo perguntando ao Snow
E qual seria o problema com isso?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #597 Online: 28 de Maio de 2011, 20:33:59 »
Temo não amadurecer da mania de me inquietar antes de me esclarecer mas a minha duvida quanto a velocidade da luz segue incolume.
A luz pode ser acelerada de zero a cem?
Se a luz pode ter sua velocidade alterada(http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=campo-eletromagnetico-altera-velocidade-luz&id=010115110513), ainda vale o conceito de que essa luz com a velocidade alterada pra menos  digamos muito proxima da velocidade da luz classica  de 300.000km p/ segundo veria num contexto de ambas estarem indo na mesma direção a luz  na sua velocidade não alterada ou  a 300.000 km p/ segundo se afastar dela a 300.000 km p/ segundo?
Como eu, talvez, tenha alguma "culpa" nisso, você espera que eu diga algo a respeito?

Pô, cientista, podia pelo menos colocar seu curriculum Lattes aqui pra gente ver, né?
Mas... eu não tenho registro no Lattes.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #598 Online: 28 de Maio de 2011, 21:05:33 »

Há um forista daqui, o Feynman, que é exímio em construções textuais como essa. Você é bom também. Felizmente, quando se trata de assuntos como o específico aqui, o resultado de má divulgação científica é inofensivo.

[off topico]
Minha atividade principal, no momento, é a participação num grupo de pesquisa e desenvolvimento financiado por uma iniciativa privada do setor de energia que desenvolve tecnologias para aproveitamento das chamadas fontes alternativas de energia e integração dessas fontes entre si e as convencionais.
Por que não desenvolvem/pensam em usar o lixo como energia? Pense, produzimos muito lixo, temos problema com lixo e um lixão explode(hah! tem energia!). Não seria matar dois coelhos com uma cajadada só?
[/off topic]
Usar lixo como fonte energética envolve complicações técnicas muito maiores do que você parece supor. Da perspectiva e do interesse que se tem nas fontes alternativas renováveis, lixo não se mostra uma boa escolha.

Não se iluda, Fabi. O problema da energia no mundo é muito mais dramático e difícil do que a maioria imagina. Só para você ter uma ideia, todo o potencial energético dos ventos e das marés juntos são aproximadamente o que a humanidade já gasta atualmente. A ideia que se divulga por aí, que faz muita gente concluir que toda a matriz atual poderia ser substituida por aerogeradores, é uma fantasia. É só uma alternativa, útil como apoio. Energia solar direta tem um potencial gigantesco mas a (in)viabilidade econômica é um sério e real problema. É como a sensação de morrer de sede em frente ao mar. Até quase como depender do mar como fonte de água potável, o que é feito em grande medida com dessalinizadores. E isso é mais economicamente viável que o aproveitamento direto da energia solar.

Sinto dizer, mas a mais visível possibilidade para a humanidade está na FTC -- aquela coisa assustadoooooooooora que tanto te apavora, que ocorre nos núcleos estelares...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #599 Online: 29 de Maio de 2011, 00:18:13 »
Ohhh, cientista, na boa.. Primeiro porque nao estava tentando encontrar falha em nada, estou apenas perguntando,
Que bom saber disso...

pois desconheço o assunto, mesmo, como todos já devem ter percebido.
Verdade?!

Sim, aprenda a ler

Segundo na definição de N eu o fiz como área.. N é meu eu o defini assim, leia "pontos" de contato acima.
Não entendi. N seria área ou nº de pontos? Claro, se o lusitano tem direito a esse tipo de filosófica manobra linguística, concordo ser lícito que você também o tenha. N é seu e você faz com ele o que quiser, não é mesmo?

Pontos de contato.. e minha pergunta tinha a ver com N pontos de contatos correlacionados com os pontos de contatos possíveis em L^2, o que é evidente para quem sabe ler.

Outra coisa, se algo varia com L^2, varia com L. Eu sabia que L era unidimensional.
E foi com declarações "tão obviamente lógicas" assim que muito de confusão se estabeleceu em ciência, que perdurou e perdura até hoje.

Se você não acha isso lógico..

Terceiro nao sei como você consegue filosofar em tudo... Uma duvida sobre física com "devemos procurar fazermos o melhor..zzzzzzzzzzzz".. Chato
Deve ser porque eu seria um filósofo fanático que não pode se controlar...

Pensei que ia apontar minha contradição em relação ao que eu já disse antes. Quanta falta de perspicácia! Fiz de propósito, só para construir uma frase em que eu pudesse usar uma mesma provocativa palavra duas vezes (como sou vil e desprezível...). Não sou idealista, ideologista, 'sonhista'... Não acho que possamos melhorar nada, nem piorar nada com nossas "livres ações 'divimanas'". Esqueceu?

Sei, como eu já disse, você é o cara que odeia filosofia e diz isso com 30 parágrafos de filosofia prolixa

Just ignore me..
Essa é uma ótima sugestão. A melhor coisa que já vi de você até hoje. Vou me esforçar para segui-la; e fazê-la de volta para você mesmo, também.

Viu só? Você ainda não soltou nada de bom até hoje.

Eu continuo perguntando ao Snow
E qual seria o problema com isso?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!