Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177288 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re:Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #675 Online: 13 de Outubro de 2011, 10:17:05 »
Defina melhor "talhamento"

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #676 Online: 13 de Outubro de 2011, 12:16:07 »
Defina melhor "talhamento"
Como leite que vira coalhada.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #677 Online: 13 de Outubro de 2011, 12:30:17 »
Uma teoria que descreva o Universo surgindo pelo "senilidade" de uma estrutura anterior, você diz? É isso?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #678 Online: 13 de Outubro de 2011, 12:50:06 »
Eu costume dizer que o universo é "empelotado"  e que as peloatas são galáxias =)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #679 Online: 13 de Outubro de 2011, 15:06:04 »
Uma teoria que descreva o Universo surgindo pelo "senilidade" de uma estrutura anterior, você diz? É isso?
Sim, a fomação das estruturas atualmente detectáveis pode ser resultante de transformações de estruturas anteriores, e isso implicaria das flutuações no vácuo quântico, inclusive, senão, que o vácuo quântico inclusive seja também resultado de transformações incógnitas ainda mais profundas.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #680 Online: 13 de Outubro de 2011, 15:28:28 »
Sim, existem alternativas ao Big Bang tal como essas. O modelo das Branas, por exemplo, ou o modelo do Universo cíclico.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #681 Online: 13 de Outubro de 2011, 16:05:41 »
Ou existem inconsistências gritantes no modelo das Branas ou no mínimo a linguagem para sua descrição aqui é muito sintética (ao menos para essa descrição da wikipédia)
Antes pensava-se que as partículas ocupavam um ponto individual no espaço. Porém, na Teoria das cordas as partículas são interpretadas como um modo de vibração de cordas unidimensionais. Todavia, essa teoria só pode ser consistente se o espaço-tempo possuir 11 dimensões (uma temporal e dez espaciais), e não quatro.

Não vemos essas 7 dimensões extras porque elas estariam estendidas e enroladas em um espaço menor que o Comprimento de Planck, sendo assim sua observação impossível.

As p-branas são objetos estendidos que surgem da Teoria das Cordas em p dimensões. Uma brana com p=1 é uma corda, uma brana com p=2 é uma membrana, uma brana com p=3 possui três dimensões estendidas, etc. Valores maiores que p só são possíveis em um espaço-tempo com 11 dimensões. Na maioria ou em todos os casos as dimensões p são curvadas para cima como uma rosca. Antes, se tinham 5 diferentes Teorias das Cordas, porém hoje se sabe que elas são diferentes interpretações de uma única teoria, a Teoria-M.http://pt.wikipedia.org/wiki/P-brana

Primeiro com relação ao primeiro destaque em negrito, como pode algo unidimencional "vibrar"se isso implicaria em uma dimensão extra para se adimitir vibração? Vibrar onde? E como interage a corda unidimensional com "outras" várias dimensões nescessárias para consistir a teoria?
« Última modificação: 14 de Outubro de 2011, 00:36:11 por sergiomgbr »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #683 Online: 13 de Outubro de 2011, 23:47:12 »
É possível abordar a questão da arquitetura do universo tomando como modelo não um big bang que o tivesse originado mas um "talhamento"de uma porção do mesmo?

Talvez, se não tivessemos  evidências de um big bang.

EDIT
-----------------------------------------------------------
Não notei que tinha uma página inteira ainda por ler, com as explicações do Dbohr. Favor desconsiderar meu comentário.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2011, 23:56:34 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #684 Online: 14 de Outubro de 2011, 09:23:03 »
Nós temos evidências que o Universo não é estático e o modelo mais aceito, menos controverso e mais "simples", por assim dizer, é o Big Bang. Mas existem outros :)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #685 Online: 14 de Outubro de 2011, 13:53:09 »
Nós temos evidências que o Universo não é estático e o modelo mais aceito, menos controverso e mais "simples", por assim dizer, é o Big Bang. Mas existem outros :)
Que por sinal é muito parecido com o Gênesis? :hihi:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #686 Online: 14 de Outubro de 2011, 14:15:40 »
Não, não é nada como o Gênesis... a menos que você queira igualar um único verso ("Faça-se a luz") a um complexo modelo matemático apoiado por dados observacionais que concordavam com previsões feitas décadas antes.

Para não dizer nada sobre o resto do relato da criação do Gênesis e o fato das coisas aparecerem completamente fora de ordem... já existia água antes do "Faça-se a luz", por exemplo?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #687 Online: 14 de Outubro de 2011, 14:45:35 »
Não, não é nada como o Gênesis... a menos que você queira igualar um único verso ("Faça-se a luz") a um complexo modelo matemático apoiado por dados observacionais que concordavam com previsões feitas décadas antes.

Para não dizer nada sobre o resto do relato da criação do Gênesis e o fato das coisas aparecerem completamente fora de ordem... já existia água antes do "Faça-se a luz", por exemplo?
Talvez seja uma questão, a despeito de o livro do Gênesis ( e admitindo que o mesmo seja uma compilação),ser um assunto bastante examinado ao longo de séculos, de transliteração de estórias contadas ao pé do ouvido desde tempos imemoriais para criar alguma funcionalidade no idioma a que foram primeiramente registrados via escrita. Vai saber a língua dos Anjos...Ou então a teoria do Big Bang é plenamente acertada e é algo "mais" que parecida e sim, absolutamente uma versão fidedigna em todos os aspectos do Gênesis, e o homem se lança a uma odisséia vã de querer enquadrar o universo e só palidamente cosegue ter alguma visão da "realidade" porque não há como olhar diretamente para o "Senhor" ::)
« Última modificação: 14 de Outubro de 2011, 14:48:33 por sergiomgbr »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #688 Online: 14 de Outubro de 2011, 22:02:10 »
Ou então a teoria do Big Bang é plenamente acertada e é algo "mais" que parecida e sim, absolutamente uma versão fidedigna em todos os aspectos do Gênesis, e o homem se lança a uma odisséia vã de querer enquadrar o universo e só palidamente cosegue ter alguma visão da "realidade" porque não há como olhar diretamente para o "Senhor".

Lusitano, vade retro. Esse corpo não lhe pertence.  :hmm:

:hihi:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #689 Online: 15 de Outubro de 2011, 00:02:03 »
Ou então a teoria do Big Bang é plenamente acertada e é algo "mais" que parecida e sim, absolutamente uma versão fidedigna em todos os aspectos do Gênesis, e o homem se lança a uma odisséia vã de querer enquadrar o universo e só palidamente cosegue ter alguma visão da "realidade" porque não há como olhar diretamente para o "Senhor".

Lusitano, vade retro. Esse corpo não lhe pertence.  :hmm:

:hihi:
Quero ressaltar aqui veementemente que não é uma questão de possessão. :hein:
Quer dizer... :umm: Putz! Agora fiquei em dúvida... :o

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #690 Online: 15 de Outubro de 2011, 00:55:11 »
Alguém aqui acompanha ou já viu Through the Wormhole? Assisti ontem o primeiro episódio e fui apresentado ao Dr. Alan Guth, Garret Lisi e um neurologista que não lembro o nome. Também fiquei conhecendo os fótons, gluons, bosons e o tal do graviton.

Alguma consideração sobre a Simples teoria de tudo do Lisi?

Parece interessante.

Eu vi do primeiro episódio da série. É divertida, mas me pareceu meio solipsista - as pessoas falam coisas, e o que elas falam não são levados a sério, explicados, e as coisas andam...

Não sei se é uma série que instrui mais do que desperta curiosidade. O que já é muito legal, né.

Dessas séries de ciência, eu gosto da Atom, do Jim Al-Khalili.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #691 Online: 22 de Outubro de 2011, 02:07:19 »
Pq as nuvens as vezes ficam meio alaranjadas, durante a noite ? Hj, estão!!!

Abs
Felipe

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #692 Online: 22 de Outubro de 2011, 02:23:11 »
Pq as nuvens as vezes ficam meio alaranjadas, durante a noite ? Hj, estão!!!

Abs
Felipe

Pelo tipo de luz artificial que nelas incidem ou pela presença de uma concentração maior de aerossóis nelas ou próximo delas.
Foto USGS

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #693 Online: 24 de Outubro de 2011, 09:44:39 »
Esses sinais que enviamos diariamente pro espaço de TV, rádio e outros. Eles seriam reproduzíveis a que distância? Tipo, a que distância eu conseguiria ainda assistir TV?
1000 anos-luz, 1M de anos luz?
O que se consegue perceber deles em distâncias gigantescas?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #694 Online: 24 de Outubro de 2011, 10:41:48 »
A intensidade do sinal decai com o inverso do quadrado da distância para a fonte. E como a energia total das transmissões que chegam ao espaço não é tão grande assim para começar, o coeficiente sinal/ ruído já está próximo de zero a menos de 1 ano-luz da Terra.

Eu tinha visto uma tabela sobre isso faz alguns meses, mas não consigo achar agora...

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #695 Online: 24 de Outubro de 2011, 11:15:11 »
E pra além duma distância não muito grande, impossível distingui-lo do ruído do universo?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #696 Online: 24 de Outubro de 2011, 12:05:24 »
Assim eu entendo. Tinha um forista por aqui que trabalha com telecomunicações, talvez ele pudesse te dizer melhor... se eu lembrasse quem é.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #697 Online: 24 de Outubro de 2011, 12:18:22 »
Esses sinais que enviamos diariamente pro espaço de TV, rádio e outros. Eles seriam reproduzíveis a que distância? Tipo, a que distância eu conseguiria ainda assistir TV?
1000 anos-luz, 1M de anos luz?
O que se consegue perceber deles em distâncias gigantescas?

Vá direto ao ponto, queres saber se uma civilização extraterrestre poderia captar estes sinais, não?   :lol:
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #698 Online: 24 de Outubro de 2011, 15:36:34 »
Assim eu entendo. Tinha um forista por aqui que trabalha com telecomunicações, talvez ele pudesse te dizer melhor... se eu lembrasse quem é.
Acho que é o Contini

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #699 Online: 24 de Outubro de 2011, 16:10:55 »
É, acho que é ele mesmo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!