Mas como o efeito de blindagem causado pelas camadas anteriores é o mesmo e, portanto, a carga nuclear efetiva deve ser praticamente a mesma também, por que o valor para a energia de ionização muda tanto?
Se me lembro bem,
uma forma simplificada de ver é no caso onde a primeira de segunda energias de ionização envolvem eletrons com o mesmo número quanticos n e l, pois tratam-se de elétrons de aproximadamente a mesma distância do núcleo.
Nesse caso, a primeira ionização tem que vencer a atração de aproximadamente +e, e a segunda ionização de +2e, logo é esperado que as energias de ionização diferem de um fator 2.
Isso é exatamente a ordem de grandeza do que ocorre para os átomos de He(1s2), Be(2s2), C(2p2), ... , Ne(2p6), Mg (3s2), Si(3p2), ... , Ar(2p6)
http://en.wikipedia.org/wiki/Molar_ionization_energies_of_the_elementsPara o Li(2s1), B(3p1), Na(3s1) e Al (3p1) a diferença entre as 1a e 2a energias de ionização é bem maior, pois o primeiro e o segundo elétrons tem n ou l diferentes, onde não vale a aproximação de mesma distância do núcleo.
E acho que vc está enganado na sua premissa:
Já que a interferência (repulsão) entre os elétrons da camada de valência de um átomo é quase desprezível
não é precisa. Só não me lembro como corrigi-la.