Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177285 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re: Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #600 Online: 29 de Maio de 2011, 02:57:51 »
Temo não amadurecer da mania de me inquietar antes de me esclarecer mas a minha duvida quanto a velocidade da luz segue incolume.
A luz pode ser acelerada de zero a cem?
Se a luz pode ter sua velocidade alterada(http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=campo-eletromagnetico-altera-velocidade-luz&id=010115110513), ainda vale o conceito de que essa luz com a velocidade alterada pra menos  digamos muito proxima da velocidade da luz classica  de 300.000km p/ segundo veria num contexto de ambas estarem indo na mesma direção a luz  na sua velocidade não alterada ou  a 300.000 km p/ segundo se afastar dela a 300.000 km p/ segundo?
Como eu, talvez, tenha alguma "culpa" nisso, você espera que eu diga algo a respeito?

Não mesmo, foi um arroubo de humildade meu e eu acredito sinceramente na sua humildade perante as coisas tambem e inclusive me identifico com sua postura perante a física.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #601 Online: 29 de Maio de 2011, 19:44:28 »
A proposito se vc quiser dizer algo não se acanhe....  :flor:
« Última modificação: 29 de Maio de 2011, 19:54:37 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #602 Online: 09 de Junho de 2011, 23:33:48 »
Vamos voltar a física...

Olha que pergunta mais doida :confuso:

Um reservatório com capacidade para armazenar 3000 l de água encontra-se a 6 m acima do solo. Um certo aparelho de GPS, ao funcionar, consome uma corrente de 200 mA quando alimentado com uma tensão de 9 V. Supondo que toda energia potencial da água pudesse ser transformada em energia elétrica para alimentar o aparelho de GPS, qual é o tempo máximo durante o qual ele poderia funcionar?
:erm:

hmmm...
:erm2:

:???:
Como fas?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #603 Online: 10 de Junho de 2011, 00:15:44 »
Vamos voltar a física...

Olha que pergunta mais doida :confuso:

Um reservatório com capacidade para armazenar 3000 l de água encontra-se a 6 m acima do solo. Um certo aparelho de GPS, ao funcionar, consome uma corrente de 200 mA quando alimentado com uma tensão de 9 V. Supondo que toda energia potencial da água pudesse ser transformada em energia elétrica para alimentar o aparelho de GPS, qual é o tempo máximo durante o qual ele poderia funcionar?
:erm:

hmmm...
:erm2:

:???:
Como fas?
A densidade da água é 1kg/dm³ ou 1kg/l, portanto a massa é de 3000kg.

Energia potencial é dada por Ep= m*g*h
Ep: energia potencial (em joules)
m: massa (em kg)
g: aceleração da gravidade (em m/s²)
h: altura (em metros)
Adotando g como 10m/s² temos: Ep= 3000*10*6 e portanto Ep= 180000J (joules)

A potência do aparelho é dada por P = V*i e portanto P = 9*0,2 = 1,8W (watts)
P: potência (em watts)
V: tensão (em volts)
i: corrente (em ampéres)
Como W = J/s (joules por segundo), e queremos o tempo, basta fazer 180000J / 1,8J/s = 100000s (cem mil segundos)
Opcional: convertendo para horas, temos 100000/3600 = 27,77...horas

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #604 Online: 10 de Junho de 2011, 00:19:20 »
Estou enferrujado em física, mas vamos lá: P=Ui => P=0,2x9=1.8J/s .'. (três pontos em triângulo do portanto) 1.8t=3000xd (densidade da água)x a (aceleração da gravidade)x 6m (distância) .'. t=(18000xdxa)/1.8 => t=10000xdxa ~=~ 100.000s ~=~a uma dízima do capeta em minutos.

*não coloquei as unidades para não pouluir demais.

Meh....esses tarados são mais rápidos que eu, mas fica a resposta só porque prefiro o resultado em minutos.  :) (po, demorou para fazer :(, não ia deixar de postar)
« Última modificação: 10 de Junho de 2011, 00:30:19 por parcus »
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #605 Online: 10 de Junho de 2011, 17:08:56 »
Obrigada Unknown e parcus.  :feliz:
E calma que exercícios de física não vão faltar. :D
Como W = J/s (joules por segundo), e queremos o tempo, basta fazer 180000J / 1,8J/s = 100000s (cem mil segundos)
Opcional: convertendo para horas, temos 100000/3600 = 27,77...horas
Eu não tinha me ligado nisso... :vergonha:

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #606 Online: 20 de Junho de 2011, 22:50:02 »
Ola Pessoal,

Ontem eu fui a uma festa de criança e, na hora do parabéns, botaram uma máquina de fazer bolha de sabão para funcionar. Eu tava lá, olhando as bolhas saindo as dezenas do aparelho (q programão  :D - claro, já com alguns copos de Gatorade Cevada na idéia), qdo uns pensamentos brotaram do inconsciente (ficaram famosos :), segundo Dennett) :

- Pq que todas as bolhas são esferas perfeitas (ou quase) ou 'soma de"? isto depende do formato do "arame" ou do tamanho da área que ele determina ?
- Existe alguma equação (ou conjunto) que descreva a transformação, ao longo do tempo, da superfície "plana" na esfera (ou seja x como f(t), y como f(t) e z como f(t)?
- Não lembro de topologia, mas podemos transformar um plano em uma esfera (ou um círculo em uma esfera)? Se não, algum material seria ejetado nesta transformação. Exsitiria uma equação que descreveria tb o local e a "forma"/velocidade desta ejeção?

obs: Claro, considerando-se algumas constantes :a direção e o fluxo de ar; a densidade do ar, a disposição e o formato do arame; a densidade - aproximadamente homogênea do fluido (água + sabão),etc.

Um primerio passo para explicar foi......tensão superficial, mas fiqeui por aqui!!!

No início a pergunta me pareceu bem imbecil, mas depois de pensar um pocuo mais, não me pareceu tão simples assim. Ou ela é simples assim, e eu sou o imbecil  :hihi:

Abs
Felipe
« Última modificação: 20 de Junho de 2011, 22:52:15 por Feliperj »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #607 Online: 20 de Junho de 2011, 23:05:42 »
Ouquei, não é uma pergunta, mas não achei nenhum tópico para colocar essa pérola :P

Há algumas horas atrás, estava eu em uma aula de Português, quando, por algum motivo que eu não lembro, o professor resolveu falar das lâmpadas fluorescentes da sala. Papo vai, papo vem, sobre as tais lâmpadas, meu professor, que é muito bom na matéria que ensina, resolve explicar o entrincado funcionamento de uma lâmpada fluorescente: Vejam bem, hoje em dia, ela já não possuí mais fluor. Antigamente, se usava fluor, por isso o nome fluorescente. Hoje em dia, quando ligamos essas lâmpadas, dois mecanismos, um em cada ponto dela, fazem os elétrons correrem de uma lado para o outro, na velocidade da luz, o que faz ela funcionar.

Eu não consegui pensar em mais nada, exceto em quanto o LHC foi superfaturado. :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #608 Online: 20 de Junho de 2011, 23:06:57 »
Á primeira vista não me parece nem um pouco boba. Mesmo sem ser físico ou entender muito disso, vou dar um pitaco porque achei o problema interessante. Me parece que isso tem a ver com a espessura do arame e a área do arame (determinando o volume da camada de sabão da bolha e portanto, o tamanho máximo da bolha). Numa transformação matemática perfeita para uma bolha só, teríamos essa relação direta entre o bolha e esse volume (dada uma força de sopro ideal). Mas como geralmente isso não ocorre, e inclusive sai várias bolhas "de uma vez", acho até que haveria variação na espessura de cada bolha, o que complicaria tudo.

Aguardo os físicos de verdade darem a sua versão dos fatos.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #609 Online: 20 de Junho de 2011, 23:12:22 »
A tensão superficial faz a bolha adquirir a menor superfície possível, mas o ar dentro dela a força a ter um volume mínimo. A menor superfície  que encerra aquele volume é uma esfera e a pressão que o ar dentro da bolha exerce sobre a superfície é esfericamente simétrica.

Você pode descrever a vibração da bolha usando funções de Bessel, ó
<a href="http://www.youtube.com/v/cXsvy2tBJlU" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/cXsvy2tBJlU</a>

Quanto à topologia, o que acontece é que a bolha se forma como uma protusão na película de sabão no anel e essa protusão vai aumentando. Aos poucos, a tensão superficial vai formando a esfera, formando uma cintura entre a bolha e o resto da superfície que está ligada ao anel. Enquanto isso, a película vai ficando mais fina, de modo que ela mantenha o volume constante. Uma hora, a cintura fecha, algumas gotículas saem voando e a bolha se forma, às vezes ainda mantendo a película no anel.

Relaxa: as questões mais simples de formular às vezes são as mais difíceis de responder a contento ;)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #610 Online: 20 de Junho de 2011, 23:27:23 »
Ouquei, não é uma pergunta, mas não achei nenhum tópico para colocar essa pérola :P

Há algumas horas atrás, estava eu em uma aula de Português, quando, por algum motivo que eu não lembro, o professor resolveu falar das lâmpadas fluorescentes da sala. Papo vai, papo vem, sobre as tais lâmpadas, meu professor, que é muito bom na matéria que ensina, resolve explicar o entrincado funcionamento de uma lâmpada fluorescente: Vejam bem, hoje em dia, ela já não possuí mais fluor. Antigamente, se usava fluor, por isso o nome fluorescente. Hoje em dia, quando ligamos essas lâmpadas, dois mecanismos, um em cada ponto dela, fazem os elétrons correrem de uma lado para o outro, na velocidade da luz, o que faz ela funcionar.

Eu não consegui pensar em mais nada, exceto em quanto o LHC foi superfaturado. :lol:

De fato, parece que não tem flúor nas lampadas fluorescentes. Elas têm esse nome por causa do fenômeno de Fluorescência, que tem origem histórica na Fluorita (fluoreto de Calcio). Apesar do fenômeno dentro da lâmpada ser da mesma natureza que na fluorita, ela não precisa conter flúor.

Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #611 Online: 20 de Junho de 2011, 23:46:18 »
Ola Snow,

A sua resposta foi  :ok:

Só achei confusa, a parte onde vc explica a questão do volume/pressão do ar e sua relação com a área . Afinal, o ar força a um volume mínimo ou máximo ? Pq?

Abs
Felipe

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #612 Online: 21 de Junho de 2011, 00:57:50 »
Escrevi com pressa, por isso ficou tosca :)

O que acontece é que a tensão superficial tenta reduzir ao máximo a área da superfície da bolha então, em princípio, a tendência é o raio da bolha diminuir até ela virar uma gota. O ar que está preso dentro dela, entretanto, faz pressão pra fora à medida que o volume diminui (+PV+%3DnRT). O raio da bolha vai diminuindo e a pressão dentro vai aumentando, até que a pressão do lado de fora (vezes a área da bolha)  iguale a força produzida pela tensão superficial. Aí a bolha estabiliza numa esfera.

Resumindo: o ar não se deixa comprimir para um volume menor que um certo valor. E esse valor está associado à tensão superficial da bolha e a área que ela recobre.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #613 Online: 21 de Junho de 2011, 08:29:19 »

De fato, parece que não tem flúor nas lampadas fluorescentes. Elas têm esse nome por causa do fenômeno de Fluorescência, que tem origem histórica na Fluorita (fluoreto de Calcio). Apesar do fenômeno dentro da lâmpada ser da mesma natureza que na fluorita, ela não precisa conter flúor.

E foi isso que lhe chamou a atenção, na explicação do professor? O fato de lâmpadas fluorescentes trabalharem como mini-colisores de partículas, passou batido? :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #614 Online: 21 de Junho de 2011, 09:32:13 »
E foi isso que lhe chamou a atenção, na explicação do professor? O fato de lâmpadas fluorescentes trabalharem como mini-colisores de partículas, passou batido? :P

Essa parte não merece meu comentário :biglol:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Kernel Code

• Nível 07
  • *
  • Kernel Panic
    • Programando na Madrugada
« Resposta #615 Online: 26 de Junho de 2011, 00:12:59 »
Pessoal, a um tempo essa dúvida me intriga:

Se eu construísse um oscilador de 480THz e emitisse o sinal por uma antena, eu conseguiria "ver" o sinal emitido na cor vermelha ?
"Quando se abre a mente para o impossível, as vezes se encontra a verdade" Dr. Walter Bishop (Fringe)
Programando na Madrugada

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #616 Online: 30 de Junho de 2011, 13:54:41 »
Como calcular a tensão de um circuito com dois geradores diferentes ligados em paralelo?

Offline Kernel Code

• Nível 07
  • *
  • Kernel Panic
« Resposta #617 Online: 30 de Junho de 2011, 14:10:09 »
Como calcular a tensão de um circuito com dois geradores diferentes ligados em paralelo?

Se dois geradores com tensões diferentes forem ligados em paralelo, vai ocorrer uma diferença de potencial entre o de menor tensão e o de maior tensão, não ?
"Quando se abre a mente para o impossível, as vezes se encontra a verdade" Dr. Walter Bishop (Fringe)
Programando na Madrugada

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #618 Online: 01 de Julho de 2011, 20:20:51 »
Pergunta Tostines : "O Universo existe, porque computa ou computa pq existe ?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #619 Online: 02 de Julho de 2011, 15:58:39 »

Se eu construísse um oscilador de 480THz e emitisse o sinal por uma antena, eu conseguiria "ver" o sinal emitido na cor vermelha ?

Sim. E esse oscilador tem nome: LASER. :)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Kernel Code

• Nível 07
  • *
  • Kernel Panic
« Resposta #620 Online: 02 de Julho de 2011, 17:27:26 »

Valeu pela resposta Snow!  :ok:

Eu imaginava que eu veria o sinal saindo da antena. Mas não sabia que seria LASER. Faz sentido.

Agora, quando uma corrente passa por um condutor, é criado um campo eletromagnético ao redor deste. Nesse caso, eu veria esse campo ao redor dos condutores do oscilador na cor vermelha também ?
Programando na Madrugada

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #621 Online: 02 de Julho de 2011, 19:58:08 »

Valeu pela resposta Snow!  :ok:

Eu imaginava que eu veria o sinal saindo da antena. Mas não sabia que seria LASER. Faz sentido.

Agora, quando uma corrente passa por um condutor, é criado um campo eletromagnético ao redor deste. Nesse caso, eu veria esse campo ao redor dos condutores do oscilador na cor vermelha também ?
De um ponto de vista amplo (ideal), a resposta, é claro que é sim. Mas acho que a pergunta mesmo não é essa; ela deve ser (e deve ser mesmo o que você deve ter querido perguntar, de alguma forma) "como construir um tal oscilador?; como ele seria?; como seria a antena?..."

O Snowraptor já deu uma resposta que, de certo ponto de vista, é isso mesmo. Mas vou tentar abordar por outro ângulo porque me parece que você deve estar perguntando sobre algum oscilador do tipo 'eletrônico', baseado em realimentação positiva; algo um tanto diferente da transição de níveis eletrônicos que ocorre no laser. O único dispositivo eletrônico capaz de oscilar em frequência de luz visível que eu conheça ou lembre no momento é a válvula klystron, e uma possível antena para irradiar tal sinal não será nada parecido com um monopolo ou dipolo irradiante. Você não verá luz sendo emitida dessa forma pela antena de um celular, por exemplo, se é isso que você imaginou. Claro, eu posso estar sendo limitado na minha visão do "futuro" e posso ser surprendido por algo assim em algum momento, não descarto totalmente, mas não vejo, agora, possibilidades físicas para tal coisa acontecer. É que há certas limitações 'comportamentais' para os elétrons que ficam nas bandas de condução dos condutores de modo que, quando se começa a trabalhar já na faixa das microondas não se pode mais utilizar condutores e antenas "convencionais"; essas limitações estão relacionadas às dimensões físicas dos elementos circuitais que têm que ser cada vez menores com a frequência para que as capacitâncias e indutâncias parasíticas do circuito não se tornem significativas e preponderantes como elementos de circuito (na prática, as dimensões do circuito e de seus elementos têm que ser bem menores que o comprimento de onda dos sinais tratados ou haverá tantos acoplamentos internos que o circuito projetado passará a não mais existir para os sinais); é preciso lançar mão de guias de ondas e refletores já em microondas. Tudo muda radicalmente. Talvez a "implementação física real" para a sua pergunta seja só o laser mesmo.
« Última modificação: 02 de Julho de 2011, 20:01:03 por Cientista »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #622 Online: 02 de Julho de 2011, 20:20:04 »
Antes de mais nada, algumas observações: num circuito com uma única malha e dois elementos circuitais, os mesmos estão tanto em paralelo quanto em série. Também não há sentido em se falar de "tensão em um circuito" sem especificar entre que nós ou terminais ela se encontra. Inicialmente, neste circuito simples de "uma única malha" que você propõe, aparentemente, à primeira vista, não há nó, logo só haverá uma única tensão mensurável, externamente, que se encontrará entre os terminais de qualquer um dos geradores.

Agora, à resposta, propriamente:

Segunda lei de Kirchhoff, normalmente. Você precisa montar a equação da malha e resolvê-la. O que deve ter complicado a coisa para você, penso eu, é a pouca simplicidade de uma fonte. Primeiro, geradores são compostos de um complexo de elementos circuitais que precisam ser especificados e definidos no circuito; há uma fonte de força eletromotriz e várias resistências (espúrias, de um ponto de vista ideal) associadas, considerando-se que os geradores, no caso específico aqui, são de corrente contínua; senão, mais elementos apresentarão seus efeitos e a coisa se tornará mais complicada, complexificando as equações. Segundo, fontes são fixamente polarizadas (estou considerando as contínuas não variáveis), sendo necessario analisar a composição das mesmas neste sentido. Se estiverem em cotrapolarização, suas forças eletromotrizes se subtraem e resta uma resultante diferença de força eletromotriz; do contrário, se somam e resta uma resultante soma.

Em resumo, geradores reais possuem resistências internas, tanto em paralelo quanto em série com a fonte eletromotriz interna e estas resistências têm que ser especificadas e incluídas no diagrama e na equação para se achar a solução. Se você idealizar o circuito, considerando que as fontes de tensão possuem resistência interna nula, terá um curtocircuito a menos que os dois geradores estejam em contrapolarização e sejam de igual força eletromotriz.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #623 Online: 05 de Agosto de 2011, 10:48:06 »
Eu to com vontade de matar meu livro. :palavrao:

Uma esfera oca feita de papel tem diâmetro igual a 0,5 m e gira com determinada frequência f0. Um projétil é disparado numa direção que passa pelo equador da esfera, com velocidade v=500m/s. Observa-se que, devido a frequencia de rotação da esfera, a bala sai pelo mesmo orifício feito pelo projetil quando penetra a esfera. A frequência f0 da esfera é....?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #624 Online: 05 de Agosto de 2011, 10:56:07 »
500 Hz?

(sem papel & caneta por perto pra checar)

EDIT: Assim, ó: v = 500 m/s, o diâmetro é 0,5 m. Isso quer dizer que - ignorando qualquer alteração na velocidade da bala, ela vai levar t+%3D+0%2C5%2F500+%3D+1+%5Ctimes+10%5E%7B-3%7D s para atravessar a bola. Se a bala saiu pelo mesmo buraco que entrou, então a bola deu meia volta completa nesse intervalo de tempo, o que quer dizer que uma volta completa leva 2+%5Ctimes10%5E%7B-3%7D s, que é o período de rotação. A frequência é o inverso do período, o que nos dá f%3D+500 Hz.

« Última modificação: 05 de Agosto de 2011, 11:07:51 por Dr. Manhattan »
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!