Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177289 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re:Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #700 Online: 24 de Outubro de 2011, 20:48:33 »
Vá direto ao ponto, queres saber se uma civilização extraterrestre poderia captar estes sinais, não?   :lol:

Pessoa sagaz, desvendou meus segredos...  :vergonha:
Mas, e então?  :hein:

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #701 Online: 24 de Outubro de 2011, 22:07:04 »
Bem, isso já aconteceu, por uma civilização em algum lugar do sistema Vegano (estrela Vega), a 25 anos-luz da Terra (como relatado por Sagan  :)).

Mas sério:

A intensidade de uma onda eletromagnética (associada ao transporte de energia, dado pelo "vetor de Poynting"), tem uma dimensão de Potência por Área de uma casca esférica (no caso de uma fonte pontual que irradia em todas as direções) de raio igual à distância considerada em relação à fonte. Ou seja, como disse o Dbohr, é inversamente proporcional ao quadrado da distância.

Por exemplo, usando a estrela Alfa Centauri (a mais próxima de nosso planeta)(tirando o Sol, claro), que fica a 4,3 anos-luz, uma antena de telecomunicações, na Terra, irradiando a 1 MW irá chegar em Alfa Centauri com uma intensidade de 4,8 vezes 10 na potência de -29 watts por metro quadrado (estou com este exemplo aqui, de notas de aula  :)). Isto é muito, muito fraco. Mas não sei qual é a sensibilidade tecnologicamente possível, hoje. Algum colega da área de telecomunicações realmente poderia dar uma luz.

Mas esta intensidade pode ser bastante aumentada se o transmissor não irradiar em todas as direções, mas mantiver o transporte de energia com uma certa direcionabilidade. É o caso do laser que, mesmo com um inevitável ângulo de divergência, consegue manter a intensidade por uma distância muito, muito maior. Um exemplo bastante ilustrativo: um laser de 3 mw, com um pequeno ângulo de divergência de 0,17 mrad, incide em um anteparo a 40 metros com uma intensidade de 82,6 watts por metro quadrado (problema típico de transporte de energia). Uma fonte que irradia em todas as direções (uma lâmpada, por exemplo), teria que ter uma potência de 1,7 MW (mega!!) para sua luz chegar com a mesma intensidade, à mesma distância!
« Última modificação: 24 de Outubro de 2011, 22:10:43 por Feynman »
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #702 Online: 24 de Outubro de 2011, 22:32:51 »
Vixe,
4 x 10ˆ(-29) watts!?
Isso à 4 anos-luz, em 4k anos-luz ela se dissolve?

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #703 Online: 25 de Outubro de 2011, 00:08:12 »
Bem, idealmente ela não se "dissolve" nunca, assim como a descarga de um capacitor  :-). Mas na prática isto já é nada.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #704 Online: 25 de Outubro de 2011, 07:44:00 »
Como foi bem lembrado, temos que comparar a potência do sinal com a potência do ruído naquela banda.Se a relação sinal/ruído for próxima de 1 (ou de 0dB), já era.

Ou seja, mesmo que o seu sinal seja de 1 microwatt por metro quadrado, mas o ruído também for de 1 µW/m², O sinal é indistiguível de ruṕido
« Última modificação: 25 de Outubro de 2011, 07:48:10 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #705 Online: 25 de Outubro de 2011, 10:34:55 »
Então essas antenas, tipo Arecipo, são inúteis? Exceto se o sinal estiver, como disse o Feyman, apontados pra uma direção específica?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #706 Online: 25 de Outubro de 2011, 10:39:51 »
Não, porque Arecibo não serve só para detectar telefonemas do ET. Não sei quais são as hipóteses de trabalho de um projeto como o SETI, mas se um radiotelescópio poderoso estiver apontado para uma estrela e se os aliens de lá estiverem transmitindo um sinal potente na nossa direção...

Opcionalmente, pode ter a ver com isso aqui também:

Cortesia do SMBC Comics!

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #707 Online: 25 de Outubro de 2011, 10:44:33 »
 :biglol:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #708 Online: 25 de Outubro de 2011, 11:08:17 »
Então essas antenas, tipo Arecipo, são inúteis? Exceto se o sinal estiver, como disse o Feyman, apontados pra uma direção específica?

Existem bandas do espectro em que há relativamente pouco ruído por causa de absorções no meio interestelar, então escaneia-se nessa região, particularmente porque uma espécie tecnologicamente avançada a ponto de usar sinais de rádio usaria essa banda pelo mesmo motivo.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #709 Online: 01 de Novembro de 2011, 10:40:28 »
Mas sinais de comunicação em geral entram nessa banda ou algum específico, direcionado pra esse propósito?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #710 Online: 01 de Novembro de 2011, 11:20:49 »
Agora não lembro.

Nossos sinais de comunicação costumam trabalhar na faixa das centenas de kHz, centenas de MHz, perto de 1 GHz, 1.8, 1.9, 2.4, 4.8 e 5.6 GHz. Em particular 2.4GHz e 4.8GHz são frequências de microondas que não exigem licença das agências de telecom para se utilizar, por isso são as frequências de wi-fi e telefones sem fio. Curiosamente, 2.4GHz também é a frequência do modo rotacional da molécula de água, por isso é a frequência dos fornos de microondas. Justamente por isso não são usadas para transmissão de sinais a longa distância.

Eu sinceramente não lembro qual a frequência que o SETI olha.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #711 Online: 02 de Novembro de 2011, 16:38:52 »
No site deles não encontrei nada e na wikipédia dizem "deliberate signals from extraterrestrial intelligence". Considerando que, provavelmente, a maioria dos sinais de comunicação fiquem fracos demais pra serem capturados e, ao que parece, o projeto busca fontes "com intenção de serem encontradas", sinais comuns de comunicação não prestam pra tanto.

Offline Kernel Code

• Nível 07
  • *
  • Kernel Panic
    • Programando na Madrugada
« Resposta #712 Online: 04 de Novembro de 2011, 00:48:51 »
Acabei de ler um artigo no meiobit, falando de uma nova tecnica para a busca de outras civilizações: Ao inves de procurar por sinais de radio, detectar oscilações de luz em planetas, provocadas por cidades, assim como acontece aqui na terra. Sera que e viavel ?
« Última modificação: 05 de Novembro de 2011, 12:51:37 por Kernel Code »
"Quando se abre a mente para o impossível, as vezes se encontra a verdade" Dr. Walter Bishop (Fringe)
Programando na Madrugada

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #713 Online: 04 de Novembro de 2011, 09:37:31 »
Viável? Sim.

Se vai dar em algo? A ver :)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #714 Online: 04 de Novembro de 2011, 10:50:13 »
Talvez, mas não sei se temos sensibilidade suficiente pra isso, uma vez que a luz proveniente do planeta estaria ofuscada pela estrela.

Vamos supor que a intensidade de luz emitida por uma cidade seja mil vezes menor que a intensidade que a "sombra" do planeta faz na estrela (e isso é MUITO brilhante).
Vamos também, pra facilitar, supor que o planeta não está travado por maré, então o período de rotação é bem menor que o da translação.

O que veríamos seria isto:

Acho diícil separar isso do ruído e da incerteza instrumental.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #715 Online: 05 de Novembro de 2011, 02:00:41 »
Acabei de ler um artigo no meiobit, falando de uma nova tecnica para a busca de outras civilizações: Ao inves de procurar por sinais de radio, detectar oscilações de luz em planetas, provocadas por cidades, assim como acontece ai na terra. Sera que e viavel ?

"ai na terra"? onde você esta?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #716 Online: 05 de Novembro de 2011, 09:25:15 »
Acabei de ler um artigo no meiobit, falando de uma nova tecnica para a busca de outras civilizações: Ao inves de procurar por sinais de radio, detectar oscilações de luz em planetas, provocadas por cidades, assim como acontece ai na terra. Sera que e viavel ?

:histeria:

Em Capela?  :stunned:

http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2004/08/exilados_de_capela.html
« Última modificação: 05 de Novembro de 2011, 09:29:09 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #717 Online: 05 de Novembro de 2011, 12:10:59 »
Não faça piadas com Capela :hmph:

Quando eu tinha uns 12 anos eu comecei a escrever um livro em que a humanidade migrava pra lá (por meio tecnológicos, nada sobrenatural) após se dar conta que as alterações climáticas causadas pelo afastamento da Lua tornariam a vida humana inviável.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Kernel Code

• Nível 07
  • *
  • Kernel Panic
    • Programando na Madrugada
« Resposta #718 Online: 05 de Novembro de 2011, 12:54:52 »
Talvez, mas não sei se temos sensibilidade suficiente pra isso, uma vez que a luz proveniente do planeta estaria ofuscada pela estrela.

Vamos supor que a intensidade de luz emitida por uma cidade seja mil vezes menor que a intensidade que a "sombra" do planeta faz na estrela (e isso é MUITO brilhante).
Vamos também, pra facilitar, supor que o planeta não está travado por maré, então o período de rotação é bem menor que o da translação.

O que veríamos seria isto:

Acho diícil separar isso do ruído e da incerteza instrumental.

Quem sabe no futuro, com o aumento da sensibilidade dos nossos equipamentos....  :ok:

:-)
Esse teclado vive me trollando.....

Corrigi o typo
"Quando se abre a mente para o impossível, as vezes se encontra a verdade" Dr. Walter Bishop (Fringe)
Programando na Madrugada

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #719 Online: 05 de Novembro de 2011, 13:34:01 »
Você faz ideia de quanta luz é 1 milésimo da sombra que o planeta faz na estrela?

A Lua cheia brilha 500 mil vezes menos que o Sol.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #720 Online: 15 de Novembro de 2011, 15:28:56 »
QUESTÃO 10
No Brasil, o hábito de tomar banho diariamente, até mesmo vários banhos por dia em regiões mais quentes, é considerado
herança cultural dos povos indígenas. Considere um chuveiro elétrico de tensão nominal 220V, que possui uma chave seletora
que lhe permite escolher entre duas potências. Com a chave na posição VERÃO, a potência do chuveiro é de 2200W, enquanto
na posição INVERNO a potência é de 4400W. A figura abaixo representa, de forma simplificada, o circuito elétrico de um
chuveiro. Ajustando-se a chave seletora INVERNO-VERÃO, pode-se posicionar o contato móvel em C ou D. Se o contato for
posicionado em C, a corrente elétrica fluirá pelo trajeto ACB, enquanto em D, a corrente seguirá o caminho ACDB.

Considerando as informações dadas, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.
1 ( ) Para uma mesma vazão de água, o chuveiro esquentará mais com o contato na posição D que na posição C, visto que
          a corrente elétrica passará por dois resistores, dissipando assim mais calor.

Alguem sabe me dizer por que esse item é falso?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #721 Online: 15 de Novembro de 2011, 15:34:34 »
Num chuveiro elétrico a tensão U entre os terminais A e B é constante (220V).

Lembrando que
P+%3D+U+%5Ctimes+i
e
+i+%3D+%5Cfrac%7BU%7D%7Br%7D
temos
P+%3D+%5Cfrac%7BU%5E2%7D%7Br%7D
e, portanto, a potência dissipada, para uma dada diferença de potencial constante, é inversamente proporcional à resistência.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #722 Online: 15 de Novembro de 2011, 15:43:53 »
Espera um pouco, estou confuso.
O efeito joule não é justamente a transformação de energia elétrica em térmica dentro de um resistor? Então deveria liberar mais calor quando há mais resistência.
E a formula da potencia dissipada não é P= R . i²? Por essa formula a potencia dissipada é diretamente proporcional à resistência. :s

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #723 Online: 15 de Novembro de 2011, 15:45:23 »
Um fio mais fino tem mais resistividade que um fio mais grosso?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #724 Online: 15 de Novembro de 2011, 15:52:12 »
Sim, R=p.l/a
p=resistividade do material
l= comprimento do fio.
a= área da secção transversal.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!