Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177296 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #875 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 18:22:07 »
Sinto muito. Até hoje não entendo direito o que é o momento, quanto mais um tensor momento energia. :lol:

Você tem que pensar em 4 dimensões! [1] O momento linear é simplesmente massa vezes a velocidade: %7B%5Cbf+p%7D+%3D+m%7B%5Cbf+v%7D. Imagine um monte de partículas paradas dentro de uma caixa em 2D (ou seja, dentro de um quadrado). Agora imagine um novo eixo: o tempo. Assim, elas se "movem" ao longo de retas paralelas ao eixo do tempo. Se você medir o número de partículas por unidade de área que atravessa um plano perpendicular ao eixo do tempo, você tem um fluxo. Mas esse fluxo é simplesmente a densidade de partículas, ou de forma equivalente, a densidade de massa-energia! Agora imagine que as partículas se movem dentro da caixa, como um enxame de abelhas. Conte o momento linear carregado pelas partículas que atravessam as outras paredes da caixa por unidade de tempo: isso vai lhe dar uma medida da pressão! Isso quer dizer que se você pensar em termos do espaço-tempo, pressão e densidade de massa-energia são intimamente relacionadas.

[1] Finalmente tive a oportunidade de dizer isso! :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #876 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 18:42:12 »
Por que o momento linear é transferido?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #877 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 18:54:29 »
Vixe, escrevi uma resposta comprida à sua pergunta, mas acabei apagando sem querer. De qualquer forma, não entendi direito sua pergunta. Ela tem a ver com o discutido acima?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #878 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 18:59:33 »
Não. É uma pergunta nova. Nunca entendi direito por que o momento é transferido. Ele se mantém constante no universo?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #879 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 19:32:14 »
Não. É uma pergunta nova. Nunca entendi direito por que o momento é transferido. Ele se mantém constante no universo?

Sim. :)

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #880 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 20:28:55 »
Pois é. Por quê? Quando uma sonda utiliza a gravidade de Júpiter para aumentar sua velocidade, ele "rouba" momento de Júpiter, que fica ligeiramente mais lento. Por quê?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #881 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 21:18:56 »
Pois é. Por quê? Quando uma sonda utiliza a gravidade de Júpiter para aumentar sua velocidade, ele "rouba" momento de Júpiter, que fica ligeiramente mais lento. Por quê?

Provavelmente o que vou escrever é besteira, mas vá lá...

Isoladamente, Júpiter tem um momento, que é o produto de sua massa pela velocidade. Mas quando um objeto interage com ele (no caso, uma sonda), que tem massa e velocidade, o "novo" momento deste sistema deve se manter inalterado. Se a sonda ganha velocidade com a mesma massa, Júpiter tem que perder velocidade, supondo que ele mantenha a mesma massa.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2012, 21:29:37 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #882 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 21:28:16 »
Assim como energia, o momento não é algo que é transferido no sentido de haver algo concreto, material, que passa de uma partícula à outra. É um conceito derivado, cuja importância é o fato de se conservar. Se não se conservasse, ninguém se interessaria em multiplicar m por v. Não existe significado a mais no momento além disto, até onde sei.

E porquê se conserva? Em mecânica clássica, é possível mostrar que a conservação do momento e o fato das leis físicas tratadas não mudarem se houver uma translação estão conectados: se eu fizer um experimento no canto na sala ou no centro, por exemplo, não faz diferença.  :hihi:

Não sei se é possível mostrar isso na quântica...

Edit: português...
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2012, 01:56:51 por Martuchelli »

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #883 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 22:59:03 »
Ola

Mas ai volta a pduvida. O q ou quem esta curvando o espaco, a massa ou o graviton?

Abs
Felipe

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #884 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 08:55:04 »

Vide resposta do Martuchelli -- é uma consequência do Teorema de Noether, uma das coisas mais elegantes que já vi na física :-)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #885 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 23:36:13 »
Tirando todo o rigor/formalismo matemático da questão, poderia se dizer que é algo análogo a "bolas de sinuca", "ação e reação"? Se uma bola bate na outra, a empurrando, ela perde força, não pode continuar com a mesma força e velocidade. Com planetas e sondas seria "mais ou menos a mesma coisa" só que em vez de contato direto haveria gravidade fazendo o "elo" e as proporções do efeito seriam meio "astronomicamente" menores. :|

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #886 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 23:47:10 »
Ola

Mas ai volta a pduvida. O q ou quem esta curvando o espaco, a massa ou o graviton?

Abs
Felipe

Você diz, se existirem gravitons? Acho que mesmo dentro dessa hipótese há tanto a alternativa de nem existir isso de espaço se entortando para lá e para cá, e outra hipótese/linha teórica em que isso aconteceria também.

E, em qualquer dos casos, não sei de nada.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #887 Online: 17 de Fevereiro de 2012, 16:32:48 »
Tirando todo o rigor/formalismo matemático da questão, poderia se dizer que é algo análogo a "bolas de sinuca", "ação e reação"? Se uma bola bate na outra, a empurrando, ela perde força, não pode continuar com a mesma força e velocidade. Com planetas e sondas seria "mais ou menos a mesma coisa" só que em vez de contato direto haveria gravidade fazendo o "elo" e as proporções do efeito seriam meio "astronomicamente" menores. :|

A conservação do momento está ligada à ação e reação sim. Se não houvesse uma reação, uma bola bateria na outra, continuaria com a mesma velocidade, e ainda aumentaria a velocidade da outra, violando a conservação. O mesmo vale para a força gravitacional.

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
« Resposta #888 Online: 02 de Março de 2012, 00:31:23 »
A minha pergunta está à altura do título do tópico. Lá vai: Os fótons viajam, no vácuo, à velocidade da luz (c). A minha pergunta: Quando eles começam a viajar, já estão na velocidade c instantaneamente? Ou aceleram de 0 à c, passando por 1km/s, 2km/s... até chegar à 300.000km/s?

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #889 Online: 02 de Março de 2012, 00:43:43 »
A minha pergunta está à altura do título do tópico. Lá vai: Os fótons viajam, no vácuo, à velocidade da luz (c). A minha pergunta: Quando eles começam a viajar, já estão na velocidade c instantaneamente? Ou aceleram de 0 à c, passando por 1km/s, 2km/s... até chegar à 300.000km/s?

Os fótons já possuem 'instantaneamente' essa velocidade, é inerente a sua natureza.

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
« Resposta #890 Online: 02 de Março de 2012, 15:53:27 »
Valeu diegovelloso. Agora outra dúvida. Eu entendo que a distorção do espaço possa gerar a gravidade para objetos em movimento. Mas eu não entendo por que esta distorção atraia os objetos parados. Por exemplo, por que um objeto largado nesse espaço distorcido é atraído para o centro desse espaço distorcido?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #891 Online: 02 de Março de 2012, 16:29:18 »
Lembre-se que nada está parado em 4 dimensões. Sempre tem uma componente de velocidade na direção do tempo.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
« Resposta #892 Online: 03 de Março de 2012, 01:15:55 »
Lembre-se que nada está parado em 4 dimensões. Sempre tem uma componente de velocidade na direção do tempo.
Eu não tinha pensado nesse lance das 4 dimensões. Realmente, pensando na velocidade na direção do tempo a distorção do espaço-tempo faz todo o sentido em atrair os objetos. Valeu.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #893 Online: 08 de Março de 2012, 14:21:43 »
Descontraindo um pouco o tópico:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #894 Online: 08 de Março de 2012, 15:26:39 »
Raios-x são basicamente fótons?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #895 Online: 08 de Março de 2012, 15:37:02 »
Raios-x são basicamente fótons?

Raios X (sem hífen) são fótons, asism como raios gama ou de microondas, ou de rádio ou de luz visível. A única diferença é a energia dele: E%3Dh%5Cnu
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #896 Online: 09 de Março de 2012, 23:13:19 »
Descontraindo um pouco o tópico:
...

Engraçado que apesar de saber que não funciona, por questão de bom-senso, não é tão simples para um leigo explicar o porquê de não funcionar.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #897 Online: 09 de Março de 2012, 23:46:28 »
Na verdade, eu acho que é, só usar uma analogia com um cabo de força : um ímã puxa prum lado e o outro pro lado oposto, com a mesma intensidade, portanto o carro não vai sair do lugar, da mesma forma que se cada uma das pessoas na ponta do cabo o puxasse com a mesma intensidade, nada iria acontecer.

Offline Kernel Code

• Nível 07
  • *
  • Kernel Panic
    • Programando na Madrugada
« Resposta #898 Online: 09 de Março de 2012, 23:51:25 »
Na verdade, eu acho que é, só usar uma analogia com um cabo de força : um ímã puxa prum lado e o outro pro lado oposto, com a mesma intensidade, portanto o carro não vai sair do lugar, da mesma forma que se cada uma das pessoas na ponta do cabo o puxasse com a mesma intensidade, nada iria acontecer.

E se fosse so um imã ?
"Quando se abre a mente para o impossível, as vezes se encontra a verdade" Dr. Walter Bishop (Fringe)
Programando na Madrugada

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #899 Online: 10 de Março de 2012, 00:16:48 »
Um ímã e um metal ferromagnético, você quer dizer? Daria na mesma.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!