Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177292 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #775 Online: 06 de Dezembro de 2011, 12:55:02 »
Porque dizer que "só há uma partícula carregada no Universo" implica numa série de outras coisas muito mais profundas, as quais precisaríamos saber para responder à pergunta. Existem campos? Spin?
P/ você sim, mas o aluno no caso ainda não chegou a estudar isso.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #776 Online: 06 de Dezembro de 2011, 12:57:51 »
E a pergunta faz ele pensar que isso não existe.

É isso que me incomoda: "se você não aprendeu, tal coisa, vamos fingir ela não existe". Aí você constrói quacks que acham que têm uma teoria mais "intuitiva" que vai desbancar Einstein, porque não levam em conta coisas que "não existem" porque não aprenderam na escola e, pior, aprenderam como se não existisse.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #777 Online: 06 de Dezembro de 2011, 13:00:32 »
Aí entra no caso que o Snow mencionou. Até que ponto convém fazer hiper-simplificações toscas como essa? Meio que arrebenta com a suspensão de descrença -- é como propor um problema sobre paraquedistas e pedir para desprezar a resistência do ar :-)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #778 Online: 06 de Dezembro de 2011, 13:48:27 »
De alguma forma isso me soa como propor o ensino de relatividade restrita no ensino médio no lugar da mecânica newtoniana.

It's an award I've won"

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #779 Online: 06 de Dezembro de 2011, 13:55:15 »
Primeiro: é possível ensinar rudimentos de RR no EM sem sequer usar cálculo ;-)

Segundo: não, não é isso que estamos dizendo. Simplificações têm o seu lugar -- problemas de queda livre sempre pedem para desprezar a resistência do ar, por exemplo; e isso é bom. Só que todo mundo sabe, nem que seja intuitivamente, que a resistência do ar importa num problema de queda livre e que se pedimos para ignorá-la é porque se está tentando simplificar as contas. Além do mais, o problema da queda livre no vácuo é perfeitamente bem descrito pelos exercícios do EM.

Campo e carga elétrica são conceitos bem mais abstratos. Assim, se distorcemos a imagem desses conceitos em estudantes do nível básico, corremos o risco de ter muito trabalho para consertar isso na faculdade.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #780 Online: 06 de Dezembro de 2011, 13:59:51 »
Existe uma diferença entre não elvar em conta relatividade restrita em exercícios de mecânica do colegial e fazer uma questão do tipo: "Uma partícula carregada com carga q encontra-se em repouso na origem quando se liga um campo elétrico uniforme. Escreva a função horária do movimento da partícula" e esperar que +x%28t%29+%3D+%5Cfrac%7BqE%7D%7B2m%7Dt%5E2 seja a resposta certa.

EDIT: Aliás, taí uma questão do exame de ingresso da pós no IF que eu gostei muito! =)
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2011, 14:36:24 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #781 Online: 06 de Dezembro de 2011, 14:07:56 »
Primeiro: é possível ensinar rudimentos de RR no EM sem sequer usar cálculo ;-)
Sim, eu sei. Por isso que me ocorreu essa ideia.

Segundo: não, não é isso que estamos dizendo. Simplificações têm o seu lugar -- problemas de queda livre sempre pedem para desprezar a resistência do ar, por exemplo; e isso é bom. Só que todo mundo sabe, nem que seja intuitivamente, que a resistência do ar importa num problema de queda livre e que se pedimos para ignorá-la é porque se está tentando simplificar as contas. Além do mais, o problema da queda livre no vácuo é perfeitamente bem descrito pelos exercícios do EM.

Campo e carga elétrica são conceitos bem mais abstratos. Assim, se distorcemos a imagem desses conceitos em estudantes do nível básico, corremos o risco de ter muito trabalho para consertar isso na faculdade.
:ok:

It's an award I've won"

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #782 Online: 06 de Dezembro de 2011, 14:28:57 »
Existe uma diferença entre não elvar em conta relatividade restrita em exercícios de mecânica do colegial e fazer uma questão do tipo: "Uma partícula carregada com carga q encontra-se em repouso na origem quando se liga um campo elétrico uniforme. Escreva a função horária do movimento da partícula" e esperar que +x%28t%29+%3D+%5Cfrac%7BqE%7D%7B2m%7Dt%5E2 seja a resposta certa.

EDIT: Aliás, taí uma questão do exame de ingresso da pós no IF que eu gostei muito! =)

Tem alguma pegadinha que não estou vendo agora, ou está faltando um m ali em cima?
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2011, 14:36:35 por SnowRaptor »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #783 Online: 06 de Dezembro de 2011, 14:32:00 »
Tem alguma pegadinha que não estou vendo agora, ou está faltando um m ali em cima?

Você que não enxerga direito! ::)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #784 Online: 06 de Dezembro de 2011, 14:35:20 »
Caramba, então estou precisando mesmo de óculos - podia jurar que a massa tá aparecendo no numerador!

:lol:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #785 Online: 06 de Dezembro de 2011, 14:36:52 »
Tá precisando mesmo!

:histeria:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #786 Online: 07 de Dezembro de 2011, 01:04:19 »
É exatamente o tipo de cosia que coloca ideias erradas na cabeça dos alunos porque é mais simples e se precisar desmente depois, no curso superior.
Ok, mas me pergunto se há como se evitar isso em didática.
Delimitando a questão, por exemplo: Considerando uma partícula com carga, isolada no universo, faz sentido falarmos em uma força coulombiana relacionada à partícula?

A pergunta tal qual está colocada é similiar a: "Se no universo inteiro existisse somente uma partícula com massa, o conceito de massa não serviria para nada".

Eu lembro que teve uma aula de Física III em que meu professor fez uma série de perguntas para instigar a discussão na aula: "Então, baseado no que estamos estudando, imaginemos uma partícula eletricamente carregada.... imagine que ela está sozinha no universo... o que podemos dizer sobre essa partícula? Ela sofre interação coublombiana? Ela tem campo? Temos potencial elétrico?"

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #787 Online: 07 de Dezembro de 2011, 09:35:41 »
Pois é, aí eu acho muito melhor.

Offline Kernel Code

• Nível 07
  • *
  • Kernel Panic
    • Programando na Madrugada
« Resposta #788 Online: 16 de Janeiro de 2012, 23:01:16 »
O que são os buracos de fechadura ? Vi no discovery que e uma especie de area ao redor da orbita da terra. Se um objeto passa por ali, mais tarde ele volta em rota de colisão com a terra...
"Quando se abre a mente para o impossível, as vezes se encontra a verdade" Dr. Walter Bishop (Fringe)
Programando na Madrugada

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #789 Online: 16 de Janeiro de 2012, 23:19:20 »
Buracos de fechadura eu não sei. Nunca ouvi esse nome. Será que foi erro de tradução?

Mas esse tipo de área existe, sim. A ideia é que numa dada região, objetos que passarem ali  sofrerão um conjunto de forças gravitacionais, da Terra e do Sol, principalmente, de forma que a órbita do objeto em torno do Sol se "casa"  (em inglês "lock") com a da Terra e a colisão acaba sendo inevitável.

Não sei quanto isso depende da trajetória e da velocidade do corpo, além da sua massa. Comparado com o tamanho dum asteroide ou cometa, a Terra (junto com seu "poço" gravitacional) é um alvo tão grande que esses parâmetros não devem influenciar muito, se mantidos em escalas razoáveis (não vamos pensar num cometa do tamanho da lua, por exemplo).

Não é exatamente isso, mas o efeito da atração combinada da Terra e do Sol em um corpo dá origem aos Pontos de Lagrange, que são pontos ao redor dos quais pode haver órbitas estáveis. A mais aceita hipótese de surgimento da Lua seria um "planeta-irmão" da Terra em um dos pontos de Lagrange à frente ou atrás da Terra que se desestabilizou e colidoiu com nosso planeta, arrancando um naco que hoje chamamos de Lua.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #790 Online: 16 de Janeiro de 2012, 23:31:23 »
A gravitational keyhole, or resonance keyhole, is a small region of space that could alter the course of a passing asteroid due to a planet's gravity in a way that could cause such an asteroid to collide with that planet on its next orbital pass. The word "keyhole" contrasts the vastness of space with the relatively tiny region through which a body might pass, and is not a reference to its shape.
Contents  [show]
[edit]Explanation

When an asteroid passes by a planet, the gravitational attraction of the planet pulls on the asteroid and deflects it from its original trajectory, thus changing its orbit. The amount of change depends on the distance of closest approach of the asteroid to the planet: the closer the asteroid comes to the planet, the larger the deflection will be.
If an asteroid were to pass a planet at a distance that changed its orbit just the right amount, the asteroid would collide with the planet on its next fly-by. The distance which causes this to happen is the location of the keyhole.[1]

[...]

http://en.wikipedia.org/wiki/Gravitational_keyhole

Se eu entendo o mínimo do mínimo possível esses "keyholes" são altamente dependentes da trajetória, velocidade e massa do objeto em questão, bem como a da Terra ou do planeta com o qual se considere a colisão. Não algo meio "fixo" em um ponto a alguma distância da Terra.

Um pouco como dizer que, num disparo de canhão, o ápice da trajetória parabólica é um "keyhole" para o alvo, dadas localização do alvo, força do canhão, e peso da bala constantes.

Offline Kernel Code

• Nível 07
  • *
  • Kernel Panic
    • Programando na Madrugada
« Resposta #791 Online: 17 de Janeiro de 2012, 01:47:00 »
Obrigado pelas respostas pessoal!

A materia que citava isso era justamente sobre o asteroide Apophis, que corre o risco de entrar nesse keyhole....
"Quando se abre a mente para o impossível, as vezes se encontra a verdade" Dr. Walter Bishop (Fringe)
Programando na Madrugada

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #792 Online: 17 de Janeiro de 2012, 01:56:03 »
O que são os buracos de fechadura ? Vi no discovery que e uma especie de area ao redor da orbita da terra. Se um objeto passa por ali, mais tarde ele volta em rota de colisão com a terra...

O objeto tem sua trajetória modificada e pode entrar em uma órbita de grande excentricidade cujo período pode ser contado em até milhões de anos, tendo como ponto focal principal o Sol.

Neste tipo de órbita a Terra pode ficar eventualmente no caminho e aí...
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #793 Online: 17 de Janeiro de 2012, 02:00:13 »

O objeto tem sua trajetória modificada e pode entrar em uma órbita de grande excentricidade cujo período pode ser contado em até milhões de anos, tendo como ponto focal principal o Sol.

...Babau!
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #794 Online: 17 de Janeiro de 2012, 10:25:57 »

Mandamos uma nave até o asteroide, com perfuradores e uma bomba atômica, para que eles perfurem até certa profundidade, enterrem a bomba, e salvem o planeta?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #795 Online: 17 de Janeiro de 2012, 11:17:14 »
Dependendo do tamanho do asteróide*, explodir uma bomba atômica nele pode ser equivalente a lançar um traque sobre um elefante. Se for uma bomba bastante potente e o alvo for razoavelmente pequeno, ele pode se fragmentar em centenas de pedaços. Não resolveria realmente o problema.

*meteoróide, para ser preciso.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #796 Online: 17 de Janeiro de 2012, 12:02:32 »
Ou acoplar motores de foguetes para desviar a trajetória?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #797 Online: 17 de Janeiro de 2012, 12:08:25 »
Ou acoplar motores de foguetes para desviar a trajetória?

Essa é a melhor opção. Mas só funciona se houver tempo hábil. Senão, é só deixar nos tentáculos do Monstro de Espaguete Voador.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #798 Online: 17 de Janeiro de 2012, 12:28:25 »
Dependendo do tamanho do asteróide*, explodir uma bomba atômica nele pode ser equivalente a lançar um traque sobre um elefante. Se for uma bomba bastante potente e o alvo for razoavelmente pequeno, ele pode se fragmentar em centenas de pedaços. Não resolveria realmente o problema.

*meteoróide, para ser preciso.

Eu tenho provas do contrário. :P

<a href="http://www.youtube.com/v/zMSO5mHqFLM" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/zMSO5mHqFLM</a>
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #799 Online: 23 de Janeiro de 2012, 19:10:45 »
Disjuntores realmente protegem os aparelhos ligados à rede elétrica de raios?

Porque, ainda que eles desliguem, isso é uma ação mecânica muito mais lenta do que a velocidade da eletricidade, e, em segundo lugar, mesmo que de alguma forma isso ocorresse antes (como desligando-os antecipadamente), e não devido à passagem de eletricidade,  tudo que o disjuntor faz é cortar o contato separando dois fios (ou não? Entraria algum isolante no espaço entre eles?), e um pulinho de alguns milímetros não me parece algo muito desafiador para o que já foi um raio.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!