Buracos de fechadura eu não sei. Nunca ouvi esse nome. Será que foi erro de tradução?
Mas esse tipo de área existe, sim. A ideia é que numa dada região, objetos que passarem ali sofrerão um conjunto de forças gravitacionais, da Terra e do Sol, principalmente, de forma que a órbita do objeto em torno do Sol se "casa" (em inglês "lock") com a da Terra e a colisão acaba sendo inevitável.
Não sei quanto isso depende da trajetória e da velocidade do corpo, além da sua massa. Comparado com o tamanho dum asteroide ou cometa, a Terra (junto com seu "poço" gravitacional) é um alvo tão grande que esses parâmetros não devem influenciar muito, se mantidos em escalas razoáveis (não vamos pensar num cometa do tamanho da lua, por exemplo).
Não é exatamente isso, mas o efeito da atração combinada da Terra e do Sol em um corpo dá origem aos
Pontos de Lagrange, que são pontos ao redor dos quais pode haver órbitas estáveis. A mais aceita hipótese de surgimento da Lua seria um "planeta-irmão" da Terra em um dos pontos de Lagrange à frente ou atrás da Terra que se desestabilizou e colidoiu com nosso planeta, arrancando um naco que hoje chamamos de Lua.