Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177293 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #800 Online: 23 de Janeiro de 2012, 19:27:13 »
Disjuntores não servem para proteger os equipamentos, mas sim a instalação elétrica: fiação, tomadas etc. e o usuário.

Eles abrem o circuito quando uma corrente muito grande passa pelos fios, o que normalmente acontece em caso de curto-circuito, acidente com usuário, ou excesso de carga (potência) ligada à rede. Isso impede superaquecimento da fiação, o que pode levar a incêndios.

Os disjuntores caírem por causa de um raio são um efeito colateral, não a função deles.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #801 Online: 28 de Janeiro de 2012, 09:39:25 »
Dúvida rápida de história da física: quem foi o primeiro a perceber que ondas carregam momento linear?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #802 Online: 28 de Janeiro de 2012, 09:50:36 »
Dúvida rápida de história da física: quem foi o primeiro a perceber que ondas carregam momento linear?

Ué, isso não está implícito na segunda lei de Newton? Então foi o próprio.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #803 Online: 28 de Janeiro de 2012, 12:38:05 »

Ondas eletromagnéticas? Boa pergunta.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #804 Online: 28 de Janeiro de 2012, 13:08:20 »
Se eu estivesse em sala de aula, chutaria que foi o Einstein (pela descrição do efeito fotoelétrico), mas a verdade é que não faço a menor ideia.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #805 Online: 28 de Janeiro de 2012, 13:15:56 »
Na wikipédia diz que a pressão causada por uma onda eletromagnética foi deduzido teoricamente por Maxwell em 1871 e Bartoli em 1876, e demonstrado por experimentos por Peter Lebedev em 1900. Como esta pressão é uma conseqüência de carregar momento, diria que foi Maxwell que descobriu. Certo?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #806 Online: 28 de Janeiro de 2012, 13:48:30 »
Aí é que está, eu queria saber quem de fato "ligou os pontinhos" e fez a conexão entre uma coisa e outra.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #807 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 22:55:21 »
Questões como essa me dão vontade de ler o Tratado do Maxwell - como ele raciocina através do éter deve ser interessante. E chuto que ele deve ter deduzido isto lá.

Mas há uma diferença entre a pessoa que tem vontade de ler Maxwell e que de fato lê Maxwell... :P Ainda não li nem os Diálogos do Galileu.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #808 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 23:34:38 »
Como é que se chama aquilo que o Bohr fez para chegar no seu modelo de átomo, de ir pegando uma equação de uma coisa e substituindo pela variável em outra até chegar a uma que ainda "não existia"? :oops:

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #809 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 00:48:22 »
Como é que se chama aquilo que o Bohr fez para chegar no seu modelo de átomo, de ir pegando uma equação de uma coisa e substituindo pela variável em outra até chegar a uma que ainda "não existia"? :oops:

Substituição.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #810 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 01:00:10 »
Substituição algébrica, se quiser chamar de algo mais bonitinho.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #811 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 01:43:46 »
Não tem nenhum outro nome? Acho que algo fazendo referência ao que é substituído, usando outro termo em vez de "variável"... :|

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #812 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 01:47:09 »
Simplificação de sistema de equações?
Latebra optima insania est.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #813 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 01:54:40 »
Talvez, mas não "soou o sino" da memória.

Frustrante lembrar vagamente de um breve diálogo, mas com uma "lacuna" em um termo específico, como se nesse trecho "sumisse o som" da memória.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #814 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 21:59:10 »
Alguém sabe como "funciona" o imã?  Nao daria para bolar um moto-perpetuo com eles?  Acabo de ver um ima de 1 tesla que aderiu a uma chapa de aço e só largou com uma força de 900 kg
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #815 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 22:20:03 »
Moto perpétuo com ímãs é um clássico:

E funciona em modelos computadorizados:

<a href="http://www.youtube.com/v/JPQN6V-j2u8" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/JPQN6V-j2u8</a>

:biglol:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #816 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 11:57:12 »
Alguém sabe como "funciona" o imã?  Nao daria para bolar um moto-perpetuo com eles?  Acabo de ver um ima de 1 tesla que aderiu a uma chapa de aço e só largou com uma força de 900 kg

Todos os materiais possuem propriedades magnéticas. Elétrons e prótons têm um momento magnético intrínseco, que na maioria dos materiais é ordenado aleatoriamente, de forma que não há propriedade magnética aparente. Mas alguns materiais apresentam um ordenamento mais arrumadinho -- os momentos magnéticos constituintes ficam perfilados como soldados em formação, e geram um campo magnético intenso que podemos perceber.

Quando um ímã transfere energia esse arranjo dos momentos magnéticos é perdido e só se recupera se fornecermos mais energia ao magneto para reimantá-lo. Ou seja, não tem escapatória :)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #817 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 12:04:50 »
Assisti no Universo do History que ainda não existe uma explicação satisfatória para o eletromagnetismo.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #818 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 12:08:03 »
Nem pra gravidade também, por exemplo. Acho que são propriedades realmente básicas da matéria, e como não há ainda uma explicação para o que é a matéria na sua forma mais básica, tais fenômenos continuarão sem uma explicação satisfatória.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #819 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 12:16:41 »
Assisti no Universo do History que ainda não existe uma explicação satisfatória para o eletromagnetismo.

No sentido de não sabermos o que é spin, ou por que as partículas têm as cargas que têm? Não, não sabemos, mesmo. Mas a descrição dos fenômenos eletromagnéticos está satisfatoriamente desenvolvida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #820 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 12:19:55 »
A propósito:

<a href="http://www.youtube.com/v/wMFPe-DwULM" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/wMFPe-DwULM</a>

:ok:

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #821 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 00:05:47 »
Veio a calhar essa discussão acima de vocês, de forma que minhas perguntas nem serão um desvio muito grande no assunto. Minhas dúvidas são: Nós, humanos, exercemos força gravitacional em relação à objetos menos massivos? Imagino que pela ação da força gravitacional do planeta, então não verificamos nossa própria força por esta ser "anulada" pela força maior. Mas se estivéssemos fora do planeta, sem influências, conseguiríamos ver uma formiga sendo atraída por nós, e nos orbitando? Ou quem sabe, um piolho, ou grão de areia?

A gravidade não teria relação com o movimento de rotação dos corpos? Caso, um corpo não apresentasse movimento, ele teria força gravitacional? Já foi observado algo assim?
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2012, 00:09:30 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #822 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 00:36:38 »
A gravidade exercida por uma pessoa a um objeto bem menor não é maior do que a gravidade exercida por uma pessoa a outra, que será "bem maior", seja lá quão pequena a força resultante.

Eu tinha tentado começar a fazer contas comparando duas massas de 50kg a 1m e a mesma massa a 1m da Terra ou do centro de massa da Terra, o que nem sei se faz sentido, mas é embaraçoso demais continuar tentando.

A calculadora do google tem G como constante gravitacional de qualquer forma, bacana.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #823 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 00:42:42 »
Uma dúvida que me ocorreu, pensando em como os ventiladores fazem com que o ar que está relativamente quente num ambiente consiga nos refrescar mesmo assim.

O ar em si está esfriando ao ser soprado, ou o fluxo de ar em contato com um objeto permite a ele perder mais temperatura para o ar, com mais ar em um intervalo de tempo menor?

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #824 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 00:52:18 »
Veio a calhar essa discussão acima de vocês, de forma que minhas perguntas nem serão um desvio muito grande no assunto. Minhas dúvidas são: Nós, humanos, exercemos força gravitacional em relação à objetos menos massivos? Imagino que pela ação da força gravitacional do planeta, então não verificamos nossa própria força por esta ser "anulada" pela força maior. Mas se estivéssemos fora do planeta, sem influências, conseguiríamos ver uma formiga sendo atraída por nós, e nos orbitando? Ou quem sabe, um piolho, ou grão de areia?

A gravidade não teria relação com o movimento de rotação dos corpos? Caso, um corpo não apresentasse movimento, ele teria força gravitacional? Já foi observado algo assim?
A gente exerce força, sim. Mas é tão pequena, perto ou longe da Terra, que não dá nem pra perceber.

Usando dois corpos de 100kg a 1m de distância pra simplificar as contas:
F = m*n*G/r²
F = 100kg*100kg*(6,7*10⁻¹¹m³kg⁻¹s⁻²)/1m*1m
F = 10⁴kg²*(6,7*10⁻¹¹m³kg⁻¹s⁻²)/1m²
F = 6,7*10⁻⁷kg*m/s⁻² = aprox. 7*10⁻⁷N

Pra comparar, a força que uma formiga faz quando tá carregando alguma coisa é de ~10⁻³N, ou seja, mil vezes maior.
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!