Essa questão da gravidade é interessante, e sempre me deixa com dúvidas.
Se você enveredar pelos campos da Quântica e Física de Partículas, você lê que teorizam que existe uma partícula mensageira da força gravitacional, que chama de gráviton, que é responsável por 'comunicar' a força gravitacional entre dois corpos, da mesma maneira que o fóton 'comunica' a força eletromagnética entre duas partículas carregadas, por exemplo. Nesse caso, a atração gravitacional não seria uma propriedade intrínseca da matéria, e sim dependente de uma partícula comunicadora (pelo menos é isso que eu entendo).
Quando você volta pra Relatividade, você vê que a explicação relativística para a gravidade se dá pelo fato da matéria distorcer o espaço-tempo a sua volta, e isso faz com que os objetos 'escorreguem' nessa distorção, o que dá a impressão macroscópica de que estamos sendo atraídos por esses corpos.
São explicações interessantes, porém ao meu ver são opostas, ou uma ou outra estão corretas, porém aparentemente ambas parecem estar corretas, já que há realmente distorção no tecido do espaço-tempo por causa da matéria e apesar de não terem detectado ainda o gráviton, tudo leva a crer que ele exista. Portanto, como pode a gravidade ser causada por uma coisa E pela outra ao mesmo tempo?