Autor Tópico: Negros não são discriminados, e sim privilegiados  (Lida 28293 vezes)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Negros não são discriminados, e sim privilegiados
« Resposta #200 Online: 01 de Dezembro de 2007, 00:29:08 »
Acho que ele quis dizer que não se combate o fato de haver desigualdade racial nas universidades beneficiando um grupo em detrenimento de outro. Mas sim discriminar por mérito.

Ah sim.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #201 Online: 01 de Dezembro de 2007, 08:49:05 »
Bem, Danniel, este tópico finalmente serviu para três coisas:

2 - consolidou a noção que, apesar de bem-intecionada no início, a política de cotas é movida por ideologia, e não quer se apoiar em dados estatísticos -- repare que isso não é uma aceitação cega das impressões de Sowell, apenas que os pró-cotas preferem não confrontar suas teorias com a realidade;

Que pressa para encerrar um assunto tão polêmico. A ideologia é de ambos os lados, ou se for para selecionar algum, então é do lado anti-costas. O que não faltam são dados estatísticos a favor das cotas. Está sendo muito precipitado e injusto devido a motivações ideológicas próprias, já que ninguém é isento disso.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #202 Online: 01 de Dezembro de 2007, 08:51:49 »

2 - consolidou a noção que, apesar de bem-intecionada no início, a política de cotas é movida por ideologia, e não quer se apoiar em dados estatísticos -- repare que isso não é uma aceitação cega das impressões de Sowell, apenas que os pró-cotas preferem não confrontar suas teorias com a realidade;

Que pressa para encerrar um assunto tão polêmico. A ideologia é de ambos os lados, ou se for para selecionar algum, então é do lado anti-costas.

Não há lado anti-costas; costas são unanimidade. :)

O que não faltam são dados estatísticos a favor das cotas. Está sendo muito precipitado e injusto devido a motivações ideológicas próprias, já que ninguém é isento disso.

Onde estariam esses tais dados estatísticos?  Todos os que vimos até agora mostram que cotas são uma idéia contraproducente.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #203 Online: 01 de Dezembro de 2007, 08:58:38 »
Entre a população negra,qual é a porcentagem de classe baixa , média e alta?
E entre essa classe e media e alta dr negros, quanto eles representm na população total do Brasil?

Sem saber esses numeros não da pra saber se as cotas vão realmente resolver os problemas sociais ou não.
Esses dados existem fartamente. Todos mostram a grande desigualdade de renda e até mesmo o índice de desenvolvimento humano, entre brancos e negros. São mais negros entre os pobres, sendo que essa situação vai se invertendo conforme aumenta a renda. Entre os mais ricos os negros são minorias.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #204 Online: 01 de Dezembro de 2007, 09:02:48 »
Que pressa para encerrar um assunto tão polêmico. A ideologia é de ambos os lados, ou se for para selecionar algum, então é do lado anti-costas.

Estão longe de ser unanimidade, mesmo nos Estados Unidos onde foram bem sucedidas. Exemplo disso são os esperialistas, uns se posicionando a favou e outros contra.

O que não faltam são dados estatísticos a favor das cotas. Está sendo muito precipitado e injusto devido a motivações ideológicas próprias, já que ninguém é isento disso.
Onde estariam esses tais dados estatísticos?  Todos os que vimos até agora mostram que cotas são uma idéia contraproducente.
Os dados são favoráveis, o que há é um julgamento moral acerca dos fatos variando conforme a perspectiva do autor. Aqui mesmo no CC temos um exemplo disso, apesar da situação invertida da realidade social, onde surgem as discriminações para os partidários das cotas, como é o meu caso.

É mais fácil fazer o seu tipo de afirmação, um belo espantalho e negar a discussão e por um fim nessa a partir de uma conclusão parcial.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #205 Online: 01 de Dezembro de 2007, 09:04:09 »

Que pressa para encerrar um assunto tão polêmico. A ideologia é de ambos os lados, ou se for para selecionar algum, então é do lado anti-costas. O que não faltam são dados estatísticos a favor das cotas. Está sendo muito precipitado e injusto devido a motivações ideológicas próprias, já que ninguém é isento disso.
Não vi nenhum desses dados que supostamente a favor das cotas apresentados aqui no tópico.

Adriano, falta demonstrar que a taxa de aprovação em universidade pública é menor para os negros da rede particular que para os não-negros da particular. Mas infelizmente, procurei muito e não achei nenhum estudo que compare essas txas entre negros e brancos que estudam nas mesmas redes de ensino.
A não ser que fique claro que mesmo expostos à mesma educação de qualidade mínima os negros têm mais dificuldade para entrarem na escola pública, não há motivo para aplicar políticas de cotas já que a simples melhoria do ensino público seria mais do que o suficiente.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #206 Online: 01 de Dezembro de 2007, 09:05:03 »
Onde eu estava com a cabeça?  Vou confiar cegamente na sua autoridade doravante, Adriano, danem-se os fatos...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #207 Online: 01 de Dezembro de 2007, 09:10:16 »

Não vi nenhum desses dados que supostamente a favor das cotas apresentados aqui no tópico.

Adriano, falta demonstrar que a taxa de aprovação em universidade pública é menor para os negros da rede particular que para os não-negros da particular. Mas infelizmente, procurei muito e não achei nenhum estudo que compare essas txas entre negros e brancos que estudam nas mesmas redes de ensino.
A não ser que fique claro que mesmo expostos à mesma educação de qualidade mínima os negros têm mais dificuldade para entrarem na escola pública, não há motivo para aplicar políticas de cotas já que a simples melhoria do ensino público seria mais do que o suficiente.
Os negros estão em maior parte nas universidades públicas. E existe uma boa pesquisa realizada pela Usp com seus candidados, sendo divididos por critérios étinicos. Existem dados, conheço muitos e já postei muitos por aqui. Mas me parece que a idéia é encerrar mesmo o assunto através de uma conclusão de que as cotas são ineficientes.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #208 Online: 01 de Dezembro de 2007, 09:14:36 »
Onde eu estava com a cabeça?  Vou confiar cegamente na sua autoridade doravante, Adriano, danem-se os fatos...

Não Dantas, os fatos mostram as necessidades e a importância das cotas para a sociedade. Se é para usar um argumento de autoridade como o feito com o Sowell, então também temos o economista Thomas Weisskopf, da Universidade de Michigan - instituição que, há três anos, esteve no centro de uma decisão crucial da Suprema Corte americana sobre ações afirmativas - Thomas Weisskopf estudou as experiências de EUA e Índia na concessão de cotas a grupos marginalizados. Seu último livro, sobre esse tema, avaliou custos e benefícios das ações afirmativas. A principal vantagem, diz Weisskopf, é dar diversidade à elite, criando uma democracia vibrante e uma economia mais eficiente.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #209 Online: 01 de Dezembro de 2007, 09:14:45 »
Sim, Adriano, HÁ uma conspiração mundial para te desacreditar.  Temos seis bilhões de associados até o momento, e mais algumas dúzias se juntaram a nós enquanto você lia esta frase.

Digo, deixa de paranóia, rapaz.  Você tenta decretar que as coisas são como você quer, não apresenta argumentos convincentes, se faz de vítima e ainda acha estranho que não te levem a sério?

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #210 Online: 01 de Dezembro de 2007, 09:16:19 »

Os negros estão em maior parte nas universidades públicas. E existe uma boa pesquisa realizada pela Usp com seus candidados, sendo divididos por critérios étinicos. Existem dados, conheço muitos e já postei muitos por aqui. Mas me parece que a idéia é encerrar mesmo o assunto através de uma conclusão de que as cotas são ineficientes.
Todos os dados que você postou aqui foram devidamente refutados, ou pelo menos suas interpretações de que eram favoráveis às cotas, não se faça de vítima, Adriano.
E os dados de critéros étnicos aos quais você alude padecem da situação que descrevi: não provam (aliás nem passam perto disso) que mesmo expostos a ensino de qualidade os negros têm menores taxas de aprovação que não-negros, que é o único motivo razoável para se aplicar cotas em vez de uma política séria melhoria de ensino público de base.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #211 Online: 01 de Dezembro de 2007, 09:17:23 »
Não Dantas, os fatos mostram as necessidades e a importância das cotas para a sociedade. Se é para usar um argumento de autoridade como o feito com o Sowell,

Você se deu ao trabalho de ler o texto do Sowell?  Ele levanta pontos bastante relevantes e objetivos.  Falar em argumento de autoridade é, simplesmente, desonestidade sua.

então também temos o economista Thomas Weisskopf, da Universidade de Michigan - instituição que, há três anos, esteve no centro de uma decisão crucial da Suprema Corte americana sobre ações afirmativas - Thomas Weisskopf estudou as experiências de EUA e Índia na concessão de cotas a grupos marginalizados. Seu último livro, sobre esse tema, avaliou custos e benefícios das ações afirmativas. A principal vantagem, diz Weisskopf, é dar diversidade à elite, criando uma democracia vibrante e uma economia mais eficiente.

Já que VOCÊ PRÓPRIO ALEGA que está usando de argumento de autoridade aqui, que tal apresentar alguma referência aos textos dele para que possamos tentar provar que você está errado, e que Weisskopf tem alguma coisa aproveitável a dizer a favor das cotas?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #212 Online: 01 de Dezembro de 2007, 09:18:32 »

Pressa nenhuma. Acompanho o assunto há muitos anos, desde antes da experiência na UERJ começar. De fato, a política da UERJ (disponível no site da universidade, www.uerj.br) é muito menos discriminatória do que na UNB ou em outros lugares. Por isso fui simpático a esse modelo mais voltado ao lado sócio-econômico.

Mas faltavam-me justamente dados empíricos que demonstrassem o que estava de fato acontecendo. Sowell traz uma análise bastante instigante. Claro, você pode dizer que aqueles números americanos talvez não reflitam a experiência brasileira - e eu posso até concordar. Só quero ver esses números, portanto.

Estão longe de ser unanimidade, (...)

Adriano, verifique seu detector de piadas... :-D

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #213 Online: 01 de Dezembro de 2007, 09:20:40 »

Não Dantas, os fatos mostram as necessidades e a importância das cotas para a sociedade. Se é para usar um argumento de autoridade como o feito com o Sowell, então também temos o economista Thomas Weisskopf, da Universidade de Michigan - instituição que, há três anos, esteve no centro de uma decisão crucial da Suprema Corte americana sobre ações afirmativas - Thomas Weisskopf estudou as experiências de EUA e Índia na concessão de cotas a grupos marginalizados. Seu último livro, sobre esse tema, avaliou custos e benefícios das ações afirmativas. A principal vantagem, diz Weisskopf, é dar diversidade à elite, criando uma democracia vibrante e uma economia mais eficiente.
E ele, ao contrário do Sowell (pelo menos na entrevista que você postou no outro tópico) não apresenta nenhum dado estatístico, apenas faz um histórico breve das medidas tomadas até agora nos EUA e Índia. e ainda chega a afirmar que a apilcação das cotas deve durar pelo menos 50 anos, tempo em que dá pra reformar (e fazer a avaliação da reforma) pelo menos duas vezes o ensino público com benefícios que se estenderiam à todas as etnias e não apenas à negra.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #214 Online: 01 de Dezembro de 2007, 09:27:45 »

Pressa nenhuma. Acompanho o assunto há muitos anos, desde antes da experiência na UERJ começar. De fato, a política da UERJ (disponível no site da universidade, www.uerj.br) é muito menos discriminatória do que na UNB ou em outros lugares. Por isso fui simpático a esse modelo mais voltado ao lado sócio-econômico.

Mas faltavam-me justamente dados empíricos que demonstrassem o que estava de fato acontecendo. Sowell traz uma análise bastante instigante. Claro, você pode dizer que aqueles números americanos talvez não reflitam a experiência brasileira - e eu posso até concordar. Só quero ver esses números, portanto.
Dados sobre o aproveitamento dos alunos são mais relacionados ao sistema de seleção do que as cotas. O que sabemos do Brasil é que não é facilitado a prova do vestibular, e em caso de reprovação nesta não é obtido a vaga mesmo nas cotas. E as vagas das cotas apresentam uma boa relação de candidatos por vagas, muito superior as muitas universidades particulares, essas sim mercantilizadas.

Estão longe de ser unanimidade, (...)

Adriano, verifique seu detector de piadas... :-D
Não entendi. Pelo menos aqui a situação se interte.  :hihi:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #215 Online: 01 de Dezembro de 2007, 09:54:40 »
Que fique claro, eu sou e sempre fui a favor das costas.  Acho mesmo que todo mundo devia ter, e me oponho automaticamente a qualquer iniciativa de tirar as costas de quem quer que seja.

Agora, as com as COTAS já é outra história.

Em outro assunto - Adriano, eu não acho muito acurado dizer que a universidade pública não é mercantilizada.  Ela pode não cobrar mensalidades, mas a UnB pelo menos parte do princípio de que você não precisa trabalhar para viver, nem tem problemas em disponibilizar horários tanto de manhã quanto à tarde em um mesmo semestre, nem em pagar por um bocado de fotocópias toda semana.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #216 Online: 01 de Dezembro de 2007, 10:07:00 »
Que fique claro, eu sou e sempre fui a favor das costas.  Acho mesmo que todo mundo devia ter, e me oponho automaticamente a qualquer iniciativa de tirar as costas de quem quer que seja.

Agora, as com as COTAS já é outra história.
:histeria:

Em outro assunto - Adriano, eu não acho muito acurado dizer que a universidade pública não é mercantilizada.  Ela pode não cobrar mensalidades, mas a UnB pelo menos parte do princípio de que você não precisa trabalhar para viver, nem tem problemas em disponibilizar horários tanto de manhã quanto à tarde em um mesmo semestre, nem em pagar por um bocado de fotocópias toda semana.
Vejo uma diferença grande. O ensino privado é mercantilizado e com menor qualidade para poder atender os seus "clientes", já que estes necessitam trabalhar para pagar seus esudos.

Por outro lado existem as universidades públicas que criam um ambiente favorável para as classes mais abastadas, não só pela necessidade de uma formação melhor, mais voltada ao processo vestibular, mas também a esses requisitos para a conclusão do curso, como moradia, disponibilidade de horário, custos de livros e materiais escolares. É uma favorecimento estatal, político e econômico nas universidades públicas, via impostos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #217 Online: 01 de Dezembro de 2007, 10:17:19 »
Vejo uma diferença grande. O ensino privado é mercantilizado e com menor qualidade para poder atender os seus "clientes", já que estes necessitam trabalhar para pagar seus esudos.

Isso pode ser verdade em casos específicos.  Não o é de forma geral.

Por outro lado existem as universidades públicas que criam um ambiente favorável para as classes mais abastadas, não só pela necessidade de uma formação melhor, mais voltada ao processo vestibular,

As universidades públicas que conheci não me parecem ter toda essa preocupação com o "processo vestibular" (isso é a mesma coisa que simplesmente vestibular?).  A UnB, pelo menos, é elitista mais por acomodação do que por intenção.  De fato, é consideravelmente delusional a respeito da própria (falta de) função social.

mas também a esses requisitos para a conclusão do curso, como moradia, disponibilidade de horário, custos de livros e materiais escolares. É uma favorecimento estatal, político e econômico nas universidades públicas, via impostos.

Favorecimento a quem?  Aos aprovados?  A eficiência dessas medidas é um tanto discutível, e me parece que inclusive (como tantas outras coisas) varia muito de uma universidade pública para outra.  O que não acho que consiga é compensar devidamente as deficiências do ensino fundamental e médio, até porque por definição só está acessível para quem conseguiu não ser particularmente prejudicado por essas deficiências.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #218 Online: 01 de Dezembro de 2007, 10:32:58 »

Sem dúvida, mas ainda estão longe da qualidade das universidades públicas.

Por outro lado existem as universidades públicas que criam um ambiente favorável para as classes mais abastadas, não só pela necessidade de uma formação melhor, mais voltada ao processo vestibular,

As universidades públicas que conheci não me parecem ter toda essa preocupação com o "processo vestibular" (isso é a mesma coisa que simplesmente vestibular?).  A UnB, pelo menos, é elitista mais por acomodação do que por intenção.  De fato, é consideravelmente delusional a respeito da própria (falta de) função social.
O que é voltado ao vestibular é a educação das classes mais abastadas. O ensino particular é voltado em grande parte como preparação para o vestibular. Essa é a situação social que as universidades não se atem. Para quem tem poder aquisitivo paga o ensino privado no fundamental e médio e leva de brinde o ensino superior público. Generalizando é claro.

Os pobres e negros não tem opção e são submetidos a um ensino sem qualidade e por sortem ainda podem contar com as universidades particulares, devido a uma grande demanda de pessoas interessadas em estudar. 

mas também a esses requisitos para a conclusão do curso, como moradia, disponibilidade de horário, custos de livros e materiais escolares. É uma favorecimento estatal, político e econômico nas universidades públicas, via impostos.

Favorecimento a quem?  Aos aprovados?  A eficiência dessas medidas é um tanto discutível, e me parece que inclusive (como tantas outras coisas) varia muito de uma universidade pública para outra.  O que não acho que consiga é compensar devidamente as deficiências do ensino fundamental e médio, até porque por definição só está acessível para quem conseguiu não ser particularmente prejudicado por essas deficiências.
A minha intenção era de fazer uma crítica, pois são custos adicionais que nem todos podem bancar, principalmente os que mais precisam. Na verdade os que mais precisam ficam de fora, no geral quem estuda é quem pode pagar uma boa faculdade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #219 Online: 01 de Dezembro de 2007, 10:43:28 »

Novamente: isso pode ser verdade em casos específicos.  Mas não o é de forma geral.

O que é voltado ao vestibular é a educação das classes mais abastadas. O ensino particular é voltado em grande parte como preparação para o vestibular. Essa é a situação social que as universidades não se atem. Para quem tem poder aquisitivo paga o ensino privado no fundamental e médio e leva de brinde o ensino superior público. Generalizando é claro.

Ah, isso.  De fato é uma situação escabrosa.  Mas não é um problema do ensino superior e sim do ensino fundamental e médio.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #220 Online: 01 de Dezembro de 2007, 11:08:50 »

Novamente: isso pode ser verdade em casos específicos.  Mas não o é de forma geral.
Mas é na maioria dos casos. Os dados de avaliação do ensino superior mostram isso. A situação das particulares é vergonhosa.

Ah, isso.  De fato é uma situação escabrosa.  Mas não é um problema do ensino superior e sim do ensino fundamental e médio.
Um problema do ensino fundamental e médio mas que reflete no ensino superior. Devido a essa distorção do ensino público e privado ocorre uma inversão maléfica no ensino superior. É uma grande problema em nosso país as classes com maior condições econômicas estudarem o ensino superior a custa do estado e a educação de base ser ruim. O social fica abandonado, sendo os impostos utilizados de forma inversa na educação, para quem menos precisa.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #221 Online: 01 de Dezembro de 2007, 11:44:10 »
Só por esse último parágrafo você já esvaziou bastante seu próprio discurso.  Por que usar uma medida cheia de desvantagens e de eficácia duvidosa como as cotas para no fim estar simplesmente atacando (e muito mal e porcamente) os efeitos em vez das causas?

Ainda mais quando a dívida social que a deficiência do ensino fundamental e médio tem muitas outras consequências danosas, a ponto dos efeitos na formação superior serem uma das menos importantes?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #222 Online: 01 de Dezembro de 2007, 11:55:45 »
Só por esse último parágrafo você já esvaziou bastante seu próprio discurso.  Por que usar uma medida cheia de desvantagens e de eficácia duvidosa como as cotas para no fim estar simplesmente atacando (e muito mal e porcamente) os efeitos em vez das causas?

Ainda mais quando a dívida social que a deficiência do ensino fundamental e médio tem muitas outras consequências danosas, a ponto dos efeitos na formação superior serem uma das menos importantes?
O ponto é o julgamento acerca das cotas. E o meu discurso não é vazio é contrário ao seu em relação as cotas. As cotas em nada interferem nas aplicações das medidas necessária para a educação. E além disso já vão atenuando a situação, de forma a garantir que pessoas com capacidade auferida pelo vestibular.  Caso não se formem, o problema é com o vestibular, esse é o filtro de aptos e inaptos para o ingresso a universidade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #223 Online: 01 de Dezembro de 2007, 12:02:21 »

O ponto é o julgamento acerca das cotas. E o meu discurso não é vazio é contrário ao seu em relação as cotas.

Isso também, não que faça muita diferença.

As cotas em nada interferem nas aplicações das medidas necessária para a educação.

Claro que interferem; só para começar, enfatizam o ensino superior e com isso desviam a atenção de onde ela deveria estar - no ensino fundamental e médio.

E além disso já vão atenuando a situação, de forma a garantir que pessoas com capacidade auferida pelo vestibular.

Duplamente errado; primeiro porque não há evidência de que atenuem situação alguma, ou mesmo que sejam de uma forma geral mais benéficas do que danosas.  Segundo porque não ajudam a melhorar a capacidade dos candidatos selecionados pelo vestibular.  Pelo contrário até.

Caso não se formem, o problema é com o vestibular, esse é o filtro de aptos e inaptos para o ingresso a universidade.

Você já esteve em um curso superior?  Vestibular é apenas o primeiro passo.  Em muitos sentidos, o passo mais fácil e menos significativo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #224 Online: 01 de Dezembro de 2007, 12:32:38 »

O ponto é o julgamento acerca das cotas. E o meu discurso não é vazio é contrário ao seu em relação as cotas.

Isso também, não que faça muita diferença.
Gostaria que não mesmo.

As cotas em nada interferem nas aplicações das medidas necessária para a educação.

Claro que interferem; só para começar, enfatizam o ensino superior e com isso desviam a atenção de onde ela deveria estar - no ensino fundamental e médio.
O ensino superior é mostra um retrado da desigualdade do ensino básico. Uma discussão leva a outra, como ocorre por aqui. Além disso não existe a necessidade de investimentos financeiros para essa aplicação, e beneficiam a minoria étnica que já foi marginalizada pelo sistema educacional atual.

E além disso já vão atenuando a situação, de forma a garantir que pessoas com capacidade auferida pelo vestibular.

Duplamente errado; primeiro porque não há evidência de que atenuem situação alguma, ou mesmo que sejam de uma forma geral mais benéficas do que danosas.  Segundo porque não ajudam a melhorar a capacidade dos candidatos selecionados pelo vestibular.  Pelo contrário até.
Há evidências nos Estados Unidos e em vários outros países que adotam as medidas de políticas afirmativas. O vestibular não melhora a capacidade dos candidados, apenas seleciona os aptos para concluirem o curso.

O critério de escolha dos melhores é devido a uma alta demanda de vagas, sendo que existem muitos aptos, e entre esses que são oferecidas as vagas étnicas.

Caso não se formem, o problema é com o vestibular, esse é o filtro de aptos e inaptos para o ingresso a universidade.

Você já esteve em um curso superior?  Vestibular é apenas o primeiro passo.  Em muitos sentidos, o passo mais fácil e menos significativo.
Já estive em curso superior, em universidade particular. Nessas sim o que menos importa é o vestubar. Mas para cursar numa pública é necessário o vestibular, e isso é mais valorizado entre as classes mais altas. O investimento das famílias em boa educação para acesso ao ensino público de qualidade é alto. As escolas particulares prosperam, porém o investimento retorna também através do ensino público.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!