por que eu insisto nisso, por que?
Essa idéia de brancos pagar por algo, ou de serem punidos é falaciosa por não aceitar as mudanças das regras que são baseadas em fatos sociais.
Então quem perde a vaga injustamente para um cotista faz o que?
Baseadas na esquerdopatia que quer colar "brancos" contra "negros", ricos contra pobres.
Cotas servem como desculpa para não investirem em educação de base, e o pior, tem gente que as defende.
Ninguém perda a vaga para ninguém, não existe propriedade antecipada de vagas. Existe uma mudança dos critérios com as cotas, e somente são injustas para os que não observam a realidade social e histórica.
Por favor, pare com esse "faz de conta".
Faz de conta é o discurso contra as cotas que diz fantasiosamente que essas vão instigar o racismo. É pura imaginação ou então sentimento pessoal. Não sem base empírica para isso.
Se tem base empírica ou mesmo algum argumento lógico para dizer que, facilitando a entrada dos negros, os brancos que acreditam na superioridade racial deles e que não gostam dos negros, vão achar que os negros são igualmente capazes e passar a aceitá-los?
É só
sonho isso.
O vestibular supostamente determinaria quem tem as vagas. Ninguém está dizendo que as vagas tem donos pré-determinados, exceto aqueles que defendem as cotas.
Porque as cotas são uma pré-determinação dos donos étnicos das vagas. Não a ausência delas.
Simples e indiscutivelmente lógico. O contrário é uma verdadeira perversão da lógica, simplesmente.
Perversão da lógica excludente, que considera normal a segregação étnica nas universidades.
QUEM É QUE DEFENDE SEGREGAÇÃO ÉTNICA NAS UNIVERSIDADES?
Quem é que está propondo "vestibular para negros", e "vestibular para brancos"?
E isso somente por não existir plaquinhas avisando que a maioria esmagadora dos universitários é branca, mesmo num país com metada da população negra.
???
Do que está falando? O que importa que a maioria dos universitários é branca? Isso significa que há segregação? Que as pessoas que corrigem os vestibulares tem uma equipe para saber se as provas que corrigem são de negros ou brancos, para dar as vagas apenas aos brancos? (e asiáticos e talvez índios...)
E apenas 5-6% dos brasileiros são negros. ~50% são brancos, e 40% são mestiços.
Já está se adotando os critérios americanos, também... tem uma gota de sangue negro, então "sujou", não é mais um branco puro, é negro.
Uma determinação de posse da vaga idiota, que não tem nada a ver com o preparo para um curso. Não importa que haja uma presença desproporcional de todos os tipos étnicos, sexos, ou, orientações sexuais ou torcedores de qualquer time nas faculdades. Para entrar na faculdade, o que importa é a capacitação, que não é avaliada pela cor de pele, gônodas, time, religião, etc.
As questões sociais não importam mesmo, para os defensores do estatus quo, uma aversão a novas idéias. A capacitação é um privilégio de brancos, e é muito fácil negar essa situação social e dizer que a lei trata a todos iguais. Tratar indivíduos com formação diferentes da mesma maneira é covardia e assim é a situação atual dessa lógica perversa.
Isso é simplesmente ridículo. Tem sempre que apelar para o ad-hominem, que os que se opõem querem defender status quo e essas tipo de lixo argumentativo.
Se o vestibular tem critérios diferentes, deixa de fazer sentido. Não se supõe que seja apenas um sorteio.
Negros SÃO biologicamente capazes de passar num "vestibular para brancos", não precisam de um tipo de esmola intelectual para deficientes mentais.
Não são todos os negros capacitados, da mesma forma que não são todos os brancos. Os pobres, de modo geral, acabam não conseguindo passar, ou tem que ter outras profissões e etc. Apenas uma minoria dos brancos é formada na faculdade e etc. E não tem essa choradeira igual para que todas as pessoas possam ter PhD, independentemente de serem alfabetizados ou não.
Não tem nada sendo corrigido aí, essa correção" é meramente estética, é como mudar a cor da pele dos vestibulandos, obrigando que para se cursar facultade alguns virem negros.
E não devem haver donos pré-determinados para as vagas.
Tanto para acabar com a pobreza, quanto racismo, quanto para algum eventual reparo pela escravidão, as cotas são ineficazes e não vão direto aos pontos.
Quanto a pobreza / disparidade racial nos estratos sócio-econômicos: as cotas não acabam com a pobreza, apenas teoricamente mudam um pouco as suas cores. Tanto faz se um país ou região pode ser dividido grossamente entre os muito ricos e muito pobres, e que esses grupos não sejam racialmente homogêneos. Simplesmente manter a situação de disparidade econômica apenas e trazendo maior homogeneidade racial não serve para nada. É como se dessem pílulas para transformar vários brancos ricassos em negros, e outras para negros favelados virarem brancos, e daí achar que se fez "justiça racial'.
Essa é uma proposição ideológica, mas não tem suporte empírico, é apenas uma especulação pessoal.
Quer dizer que, tanto faz a pobreza e a miséria, contanto que os grupos sejam racialmente homogêneos, terem brancos e negros na mesma proporção em cada estrato social. Na miséria e na riqueza. Que bonito. Muito melhor do que o mesmo número de miseráveis vivendo em condições sub-humanas, só que sem a homogeneidade racial.
As cotas porporcionam o acesso dos negros a universidade, possibilitando uma diversidade multiétinica.
Negros não são retardados. Eles são capazes de entrar na universidade pelos mesmos critérios dos brancos. Não são inferiores.
É a amplicação da democracia,
Tasca sempre um "democracia" para embelezar a idéia.
e não a busca de teorias ad hoc de oposição, que só servem para sustentar os anseios de uma determinada classe que se sente prejudicada por perder as vagas entre os conhecidos. Descartam totalmente a realidade social, focando somente no grupo privilegiado.
Ad hominem.
O único problema seria se uma situação de desigualdade racial se desse por pesos e medidas diferentes privilegiando um grupo em detrimento de outro, o que teoricamente não ocorre, ou ao menos, não se pôde ainda aferir o quanto isso é significativo. Sempre se diz que é "invisível", uma conspiração illuminati branca-reptiliana para manter os negros na pobreza. É muito mais compreensível que seja simplesmente inércia econômica da escravidão, já que os negros não teriam poderes sobrenaturais de fazer fortuna e alcançar os brancos, de forma similar que mesmo um Schumacher da vida não conseguiria chegar no pódio se só pudesse dar a largada depois que todos os outros pilotos tivessem dado duas voltas de vantagem. Mesmo que ele seja melhor ou simplesmente igual aos outros pilotos, não se espera que vá tão imediatamente alcançar os que saíram duas voltas na frente. E o Schumacher não está sendo mantido atrás porque os pilotos que estão na frente estão fazendo algo de errado, ativamente impedindo ele de chegar nos três primeiros lugares.
Exatamente, o que se faz com as cotas é oferecer umas voltas a mais na corrida para IGUALAR todos, sendo que não se atraza os demais, apenas mantém uma certa igualdade proporcional a realidade social. A capacidade é a mesmo, o problema é sair atrazado. Se adiantamos quem está ATRAZ, não se prejudica quem está na frente, pelo contrário, mantem uma competição justa.
Não tem, por definição, num sistema de cotas, como adiantar quem está atrás sem prejudicar quem está na frente. Não tem como o cotista entrar apesar da avaliação inferior, ocupando uma vaga que poderia ser de quem teve um resultado melhor.
Fora isso, a economia, a vida, não é uma corrida onde todos tem que parar ou regredir para alguns poderem alcançar, ainda mais por critérios de igualdade estética. Dos ~50% da população que formada por brancos e dos ~40% de mestiços que não sejam considerados como negros puros pelos comitês avaliadores de pureza racial, há muitos que precisam das vagas, tem os resultados que garantiriam conseguí-las, mas vão perder só porque não são da raça certa.
O problema é ficar imaginando que todos saem com iguais condições e por isso os negros são favorecidos. É mentira, e os dados empíricos demonstram isso. Negros tem piores condições e estão sendo recompensados para poder ficar em pé de igualdade.
Não são apenas os negros que estão em más condições. Nem os negros são a maioria dos em más condições (simplesmente por serem uma minoria, e pela maioria da população ser pobre, não podem ser a maioria). E eles não estão em más condições por serem negros, nem por algo intrínseco a ser negro, nem por uma sociedade racista que mantém propositalmente os negros na pobreza. Daí simplesmente não importam os critérios raciais para essa questão que é a causa de tudo.
Quanto ao racismo: é patético, não tem por que imaginar que facilitando as coisas para um grupo que os racistas consideram ter capacidades inferiores vai provar que eles não sejam inferiores. Vai ver em algum fórum de supremacistas brancos o que eles acham das cotas americanas, se estão reavaliando suas idéias de inferioridade racial dos outros.
Quem prova a igualdade racial dos seres humanos é a ciência. É com base nessa igualdade entre os indivíduos humanos que se conclui que existe uma desigualdade sócio-racial vergonhosa e humilhante para todos. Não é só os negros que tem que se preocupar com isso e sim todos nós. Negar a igualdade entre as etnias é dizer que o resultado de tamanha desigualdade é natural. E creio ser esse o pensamento por traz desse averção a igualdade multiétinica.
Eu não sei. As vezes você parece um tipo de robô programado para ficar repetindo sempre as mesmas coisas, mesmo que se afirme diversas vezes o contrário.
Não estou defendendo, nem ninguém daqui provavelmente, que as desigualdades sejam reflexos intrínsecos, naturais das desigualdades de capacidades das raças.
Eu não tenho, e acho que ninguém daqui deve ter aversão à igualdade étnica. Muito pelo contrário. E por isso, não acho que os negros devessem ser privilegiados. Quero muito que a economia nacional e mundial melhorem, que as pessoas todas, de todas cores, sexos e etcs vivam decentemente. Mas simplesmente trocar as cores (favorecer uma raça em detrimento de outra) de algumas pessoas numa sociedade que continua essencialmente igual, ou melhora, no ritmo que for, é ridículo não adianta para nada, e é nocivo, apesar de bem intencionado.
Se por exemplo, daqui a cinco anos no Brasil continuar a mesma disparidade sócio econômica, a mesma quantidade de PESSOAS na miséria e em melhores situações, mas os negros especificamente estiverem em situação comparativamente melhor, não há nada de melhor nisso.
Tanto faz. É ainda o mesmo número de pessoas nas mesmas condições de vida, só mudaram as cores.
Se mudassem por flutuações mais ou menos ao acaso, isso ainda seria algo natural, acho que ninguém teria nada contra. Eu não teria. Só racistas mesmo teriam. Mas é ridículo e enojante que fosse algo que privilegiasse uma raça em prol de uma pseudo-igualdade racial.
E o mais enojante é que tem quem use desse tipo de discurso para se eleger e etc. Ainda que muitos talvez, até mesmo os candidatos não estejam cientes dessa falácia que são as cotas.
Quanto a reparo da escravidão: eu considero um verdadeiro insulto aos descendentes de escravos. Seria ainda mais para os próprios se vivessem. E pessoas que nunca tiveram escravos nem descendem de donos de escravos também tem que "contribuir" com essa reparação, cedendo a sua vaga para alguém que nunca foi escravo.
Não é reparo da escravidão, mas reconhecer que ela teve impactos no falso mérito dos brancos em ocuparem a grande parte das vagas na universidades, sendo privilegiados etnicamente. O que se faz é uma justiça social, para com o que eu considero um vergonha para qualquer brasileiro, que é o apartheid social (sem plaquinhas), uma exclusão dos negros nos principais setores da vida social de nosso país, a começar com a universidade. Vergonha é defender essa situação excludente e que mantem o privilégio de uma determinada etnia. Não é nada natural o fato dos brancos terem melhores colocações nem é resultado de uma igualdade de condições onde o que vence é o melhor. A defesa da situação atual é para a manutenção de um discurso do vitorioso, de que o grupo étnico que está nas situações que propiciam o poder e status social são os melhores e tem a melhor capacitação. É um argumento falso e discriminatório.
Se de repente, todos os negros e brancos virassem mestiços iguais, a situação seria exatamente a mesma. Haveria uma parcela das pessoas em status melhor e etc e tal. Eu, vejo a coisa assim. Como se não existissem raças. Não acho que a coisa ficaria nem um pouco se simplesmente trocassem artificialmente as cores das pessoas. Seria só estética.
Esse tipo de coisa deveria ser voluntário. Quem quiser doar a sua vaga para reparar a escravidão poderia. Podiam chamar de campanha "adote um escravo". "Doe sua vaga a um descendente de escravo, e ajude a apagar o mal que os brancos fizeram no passado. Cada vaga cedida, é como se um escravo nunca tivesse existido nem sofrido tudo que sofreu pelas mãos dos seus donos".
Como disse, não existem ninguém dono de vaga, para dizer que alguém a pode doar
Mas #@%$#$%#@%.
Deixa eu explicar. Antes de haver isso de "cotas", o "dono" da vaga era quem a conseguia de acordo com a pontuação do vestibular. É isso que me refiro por "dono" das vagas. Não que brancos sejam donos de antemão.
Sem medidas artificiais prevenindo qualquer coisa, mais brancos conquistariam a maioria das vagas por seus resultados que negros; primeiro por serem a maioria, e também por estarem geralmente mais qualificados (ainda que mais brancos do que negros não se qualifiquem, em absoluto). Aí esses poderiam doar as vagas que conquistaram. Capisce?
Isso é elitismo, é a não aceitação das mudanças das regras com base num argumento mesquinho de posse. A escravidão também deveria ter sito voluntária, mas os negros foram forçados a isso, e por isso que você diz hoje que os brancos estão em peso nas universidades por serem melhores capacitados. Isso é pouco caso com os nossos antepassados que ajudaram a contruir o nosso país. É uma chacota de muito mal gosto ao meu ver, pois a desigualdade social e a falta de iguais condições de igualdade e de capacitação são resultados desse passado negros que temos. Pouco importa quem o fez, somos uma sociedade e temos que ter responsabilidade social. Esse discurso supostamente libertário só mantem muitas pessoas presas e condenadas devido a um passado que elas não tem culta. Ninguém tem culpa de ser descendente de escravos e ter sofrido a situação de inércia social. É dever do governo estabelecer condições de justiça social, considerando a realidade social e histórica.
Como eu disse anteriormente. Imaginando que não houvessem raças. Como é que se poderia tentar corrigir essa situação da escravidão e etc? Não daria para apontar a cor. Então se teria algo bizarro como "cotas para quem quase não consegue passar no vestibular", que seria simplesmente desvavorecer uma faixa intermediária entre os melhores e os considerados apenas minimamente aptos ao curso. Absurdo, simplesmente.
Eu não acho menos absurdo apenas porque as pessoas tem diferentes cores de pele.
Sem falar nos subprodutos toscos e deprimentes, como negros comparando a si mesmos a deficientes, idosos e grávidas e suas necessidades especiais. Isso definifitamente NÃO contribui para uma melhora de uma "auto-estima negra".
Os portadores de deficiencia são beneficiados por ações afirmativas, já que obtem vagas devido ao entendimento que tem as mesmas capacidades que os demais e por isso tem legalmente uma reserva de vagas. O motivo é o mesmo, o fato de serem discriminados pela sociedade e por isso estarem a margem, mesmo com um grande potencial produtivo.
Sobre grávidas e idosos, imagino ter sido exagero da sua parte.
Não, o rapaz da unipalmares se referia aos assentos reservados nos ônibus, e falou mesmo de grávidas e idosos.