Nao e' o numero de individuos da especie que define quem "domina" o mundo ou e' superior.
Eu nunca falei sobre o número de individuos, mas já que o menciona, é uma prova do 'sucesso' da espécie sim. Mas os mais importantes que se me ocorrem são: área e hábitats nos quais sobrevive (onde as bactérias ainda nos levam uma boa vantagem), tempo de persistência da espécie (bom, nem se fala, somos como criancinhas de colo), capacidade de alteração do ambiente (formigas e bactérias também modificaram seus hábitats quase tanto quanto nós). Outro exemplo que não citei para que não tenhamos discussões homéricas, mas é válido, é a grama. Sim, a grama.
Não existe espécie dominante. Imagino que existe liderança num nicho, mas em cada ambiente essa dinâmica muda. Você está julgando a partir da sociedade humana, mas se colocar no lugar de formigas, pulgões ou platelmintos, verá que 'dominar' é algo bem relativo.
Eu acho que está esquecendo de ver a fauna e flora como um todo e está sendo antropocêntrico demais.
Todos concordamos que somos superiores culturalmete, certo?
Não. Cultura, em termos da sobrevivência da espécie, é apenas uma das ferramentas para o domínio do ambiente que certas especies de filos superiores usam. Cuidado, quando digo 'superior' estamos pegando uma ordem de aparecimento no planeta, é uma convenção, como colocar o mapamúndi com a Inglaterra no centro e encima.
Bom, eu acho que o que define que somos superiores sao outras coisa, realmente, quanto as bacterias, nao temos esse controle como temos dos outros animais. E' uma comparacao interessante, visto que as bacterias, existindo a muito mais tempo, deveriam sem superiores evolutivamente, ja que passaram por muitas mutacoes e diferenciacoes ao longo dos milenios.
Não existe isso de ser 'superior evolutivamente'. Revise as 'condições de sucesso' que citei acima e verá que elas sim dominam o planeta.
Quando disse milênios, imagino que quis dizer milhões de anos.