Que entrem logo chtando a porta e arregaçando tudo.
Olha, eu tenho um certo receio de pensamentos assim.
Poderíamos fazer uma analogia com o Brasil. Por exemplo (hipotético): O FMI conclui que a mortalidade infantil no Brasil é alarmante, fruto do coronelismo no Norte-Nordeste, do desvio de verbas no Sul, do descaso com a saúde no Sudeste e por aí vai...
Solução 1: O Brasil precisa traçar metas de redução da mortalidade apresentando relatórios trimestrais à órgãos internacionais sob pena de embargo econômico-financeiro.
Solução 2: Que entrem logo chutando a porta e arregaçando tudo.
Mas daí você pode questionar: "Eu estou falando de uma ditadura!"
E então eu respondo: Até que ponto podemos interferir em assuntos de um país?
É essa medida que eu considero peculiar demais. O que é horrível para nós, pode ser uma beleza para eles. E ainda tem as questões economicas também. Vai saber alguém está lucrando com isto?
É complicado.
Cara, eu entendo o seu receio e concordo que é um assunto delicado. Mas uma questão que eu levantei e que até agora ninguém contra-argumentou foi que: o país tem, comprovadamente, poder militar para provocar danos a outras nações
E o líder soberano e absoluto já demonstrou que nao hesitaria em usar tal poder de fogo.
Fazendo uma comparação, imagine que vc foi amaçado de morte e descobriu que o meliante comprou um trezoitao. O que vc faria? Ia ficar fingindo que tá tudo blz, que a vida é bela, até uma bala atravessar sua cabeça ou procuraria a polícia e denunciaria o cara? E a polícia nao fizesse nada, o que vc faria?
A situação é exatamente essa.
A Coreia do Norte nunca respeitou o tratado que delimitava a NLL (
Northern Limit Line) e deixou isso bem claro pra todo mundo. E todoo mundo vinha acompanhando os investimentos militares e nunca fizeram nada. Ficaram fazendo corpo mole com esse mesmo papo que vcs estão levantando agora. Mimimi, a Coreia é soberana, temos q respeitar, mimimi, eles tao fazendo bombas, mas temos q respeitar, mimimi, nós somos os bonzinhos e nao vamos fazer o jogo deles.
Agora eles tem mísseis e usinas nucleares e é tarde pra tomar ações mais enérgicas sem grandes danos. Agora temos que negociar pra nao tomar fumo tbm.
----------------------------------------------------------
Outro ponto: nao é a 1a vez que esse tipo de incidente acontece: desde 1999, já houve 4 confrontos pelo mesmo motivo naquela região >
http://en.wikipedia.org/wiki/Crab_WarsPode parecer bobagem, mas acho que esse novo incidente vai a mesma coisa dos outros anteriores. Uma troca de tiros localizdas. A imprenssa está fazendo muito alarde por nada, sei lá, é só uma suposição, talvez o todo-poderoso ditador de lá nao seja tao louco.
Talvez os outros países fiquem apenas de papinho "isso é repugnante, façam um acordo" e ninguem vá meter o nariz nessa "besteira".
E mais uma vez eu pergunto: o que aquela região tem de tão especial? Será que é apenas um sapo que o ditaodr nao quer engolir?