Autor Tópico: Tensão na Coréia do Norte  (Lida 78739 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Tensão na Coréia do Norte
« Resposta #350 Online: 03 de Abril de 2013, 18:30:17 »
Exército da Coreia do Norte diz ter 'OK' para ataque nuclear aos EUA
Informação sobre autorização é da agência estatal norte-coreana KCNA.
Estado-Maior norte-coreano informou americanos da chance de ataque.

O Exército da Coreia do Norte advertiu nesta quinta-feira (3) que havia recebido a autorização final para lançar um ataque contra os Estados Unidos com um eventual uso de armas nucleares, segundo um comunicado divulgado pela agência estatal KCNA.

O Estado-Maior do Exército norte-coreano disse que já informou formalmente a Washington que as ameaças americanas serão "esmagadas" utilizando "meios nucleares modernos, leves e diversificados", segundo o comunicado.

"A operação sem compaixão das forças armadas revolucionárias neste aspecto foi finalmente examinada e ratificada", diz o texto.

O Exército advertiu na nota que "o momento de uma explosão (da situação) se aproxima rapidamente" e que uma guerra na península coreana pode eclodir "hoje ou amanhã".

O anúncio é mais um passo na escalada de retórica de guerra do fechado regime norte-coreano contra os EUA e a Coreia do Sul.

Em dezembro de 2012, houve um princípio de tensão com o lançamento de um foguete norte-coreano --considerado pelo Ocidente como um teste de míssil de longo alcance--, seguido em fevereiro deste anos do terceiro teste nuclear norte-coreano.

Pouco depois, o Conselho de Segurança da ONU impôs novas sanções contra o regime de Pyongyang, no momento em que Estados Unidos e Coreia do Sul realizavam manobras militares conjuntas durante as quais Washington mobilizou aviões B-52, com capacidade de transporte de armas nucleares.

Em resposta, a Coreia do Norte ameaçou efetuar ataques com mísseis e bombardeios nucleares contra a Coreia do Sul e contra interesses americanos no Pacífico.

No sábado, Pyongayng se declarou em "estado de guerra" com o Sul.

Na terça, anunciou sua intenção de reativar um reator nuclear que teve suas operações suspensas em 2007, desafiando as resoluções da ONU que proíbem qualquer programa atômico.

Os Estados Unidos prometeram nesse mesmo dia que defenderão seus aliados sul-coreanos, e o secretário de Estado, John Kerry, classificou como "perigoso" e "irresponsável" o comportamento do líder norte-coreano, o jovem e polêmico Kim Jong-un.

Os EUA estão mobilizando meios militares para a região.

A intenção, segundo Pentágono, é preservar o território, os interesses e a segurança dos aliados americanos.

Fonte
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #351 Online: 03 de Abril de 2013, 19:28:11 »
Acho que a coisa chegou ao ponto sem retorno, vamos ver quem dá o primeiro tiro.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #352 Online: 03 de Abril de 2013, 19:32:06 »
Acho que a coisa chegou ao ponto sem retorno, vamos ver quem dá o primeiro tiro.

Se a Coréia do Norte der um "tiro" nuclear em algum local em que tenha muitos estadunidenses (bases, por exemplo), o EUA provavelmente vai retaliar com força equivalente contra várias instalações militares daquele país.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #353 Online: 03 de Abril de 2013, 19:36:17 »
Com certeza, mas ao que parece o Ping-Pong já perdeu a noção da realidade e acredita na propaganda estatal do papai.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #355 Online: 03 de Abril de 2013, 21:28:28 »
Com certeza, mas ao que parece o Ping-Pong já perdeu a noção da realidade e acredita na propaganda estatal do papai.

...e também perdeu a noção do perigo! :olheira:

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #356 Online: 03 de Abril de 2013, 21:29:46 »

Se a Coréia do Norte der um "tiro" nuclear em algum local em que tenha muitos estadunidenses (bases, por exemplo), o EUA provavelmente vai retaliar com força equivalente contra várias instalações militares daquele país.

Força equivalente?  ::)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #357 Online: 04 de Abril de 2013, 07:38:11 »
Pergunta para os analistas políticos internacionais de plantão: :hihi:

No caso do Ping Pong atacar a Coréia do Sul ou Japão, e os EUA retaliarem, vocês acham que existe o risco de China ou Rússia se envolverem contra os EUA?
"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #358 Online: 04 de Abril de 2013, 07:45:18 »
duvido. Se houver ataque eles se alinharão antes. Já devem estar em negociação.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #359 Online: 04 de Abril de 2013, 07:46:05 »
O único aliado da Coréia do Norte é a China e ela também parece estar se irritando. Talvez entre e em uma coalizão que invada a coréia do norte, se for algo com a sansão da onu e se a coréia do norte atacar primeiro.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #360 Online: 04 de Abril de 2013, 07:59:18 »
A China tem mais negócios com os EUA ou com a CN? É óbvio que não interessa para a China uma guerra ridícula dessas.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #361 Online: 04 de Abril de 2013, 08:04:10 »
Btw, é sanção (a tal da ib teresa). Se o sansão estivesse lá, botava todos os coreanos para correr. :lol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #362 Online: 04 de Abril de 2013, 08:46:19 »

No caso do Ping Pong atacar a Coréia do Sul ou Japão, e os EUA retaliarem, vocês acham que existe o risco de China ou Rússia se envolverem contra os EUA?

Não.

A menos que a China se veja ameaçada em sua fronteira.
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #363 Online: 04 de Abril de 2013, 09:25:59 »

Não.

A menos que a China se veja ameaçada em sua fronteira.

E não existe motivo para se ver ameaçada...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #364 Online: 04 de Abril de 2013, 09:27:52 »

Tipo matar uma mosca com uma pá...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #365 Online: 04 de Abril de 2013, 10:10:40 »

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #366 Online: 04 de Abril de 2013, 10:38:19 »

Tipo matar uma mosca com uma pá...

Força equivalente do mesmo naipe de quando Israel manda os F16 revidarem os foguetinhos palestinos.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #367 Online: 04 de Abril de 2013, 12:38:30 »
O ping pong não vai atacar, na minha opinião, apenas vai ficar na ameaça e nos exercícios militares ou vai atirar mísseis sem carga explosiva pelo pacífico para provar que eles podem atingir regiões x ou y...

Mas acho que ele criou uma situação insustentável para o resto do mundo. Acho que em breve farão um ataque relâmpago surpresa a Coréia do Norte para depor o lunático...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #368 Online: 04 de Abril de 2013, 14:08:14 »
.
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, 14:30:39 por Price »
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #369 Online: 04 de Abril de 2013, 19:22:58 »

Duvido, até os chineses já estão se cansando do cara e é mais negócio manter o mercado americano que enfiar grana deles em um país falido.

Dos russos tb não espero muito.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #370 Online: 04 de Abril de 2013, 19:29:58 »
O ping pong não vai atacar, na minha opinião, apenas vai ficar na ameaça e nos exercícios militares ou vai atirar mísseis sem carga explosiva pelo pacífico para provar que eles podem atingir regiões x ou y...

Mas acho que ele criou uma situação insustentável para o resto do mundo. Acho que em breve farão um ataque relâmpago surpresa a Coréia do Norte para depor o lunático...

Pelo modo que a coisa vai, se o Ping Pong disparar algo com carga ou sem carga terá resposta antes da coisa chegar ao alvo.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #371 Online: 04 de Abril de 2013, 19:54:57 »
http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/russia-e-inaceitavel-que-coreia-do-norte-nao-respeite-resolucoes-da-onu,c899b7fbb44dd310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Rússia: é inaceitável que Coreia do Norte não respeite resoluções da ONU

A Rússia considerou nesta quinta-feira inaceitável o fato de a Coreia do Norte não respeitar as resoluções da ONU e assegurou que as iniciativas de Pyongyang no âmbito nuclear bloqueiam a retomada das negociações multilaterais.

"Para a Rússia, que Pyongyang não respeite as resoluções do Conselho de Segurança da ONU (sobre a não proliferação nuclear) é completamente inaceitável", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Alexander Lukashevich.

As iniciativas de Pyongyang "complicam e, inclusive, bloqueiam as perspectivas de retomar as negociações entre os seis", acrescentou.

Tradução: Pode invadir que não tô nem aí!

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #372 Online: 04 de Abril de 2013, 20:08:48 »
Deveriam aproveitar essa chance. O bestinha nasceu com todo o poder e sem contraponto com a realidade. Como disse antes, eu acho que o cara é realmente doido.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #373 Online: 05 de Abril de 2013, 00:22:31 »
Se fosse doido, já tinha atacado. De bobo não tem nada.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #374 Online: 05 de Abril de 2013, 00:46:28 »
Entrevista exclusiva: Coreia do Norte chama embaixador do Brasil para explicar tensão

"Eles dizem que não querem a guerra, mas estão preparados para ela", afirma blumenauense Roberto Colin

O blumenauense e embaixador do Brasil na Coreia do Norte, Roberto Colin, 60 anos, mantém um escritório na capital, Pyongyang. Antes de se tornar embaixador, Colin foi ministro-conselheiro da embaixada brasileira na Alemanha. Com mais de 30 anos de carreira diplomática, foi o segundo a responder pela representação brasileira aberta em 2009 no território norte-coreano.

País mais fechado do mundo, a Coreia do Norte é governada sob severa ditadura. Desde 1953 está em estado de guerra declarado com a Coreia do Sul, quando a península foi dividida. O novo líder, de 30 anos, é considerado uma incógnita para os vizinhos ameaçados — Coreia do Sul e Japão — e para o mundo ocidental e suas ameaças começam a ser levadas a sério.

ENTREVISTA

Diário Catarinense — A Coreia do Norte teria condições de fazer estes ataques prometidos?

Colin — Eu não acredito, mas só o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, tem autoridade para declarar uma guerra. Nem ele e nem os demais membros da liderança daqui, a maioria militares, nunca me pareceram irracionais, ilógicos e muitos menos suicidas.

DC — Mas o que eles querem com essas ameaças ao Ocidente?

Colin — O que eles desejam, o que está por trás de tudo isso, é a preservação e a sobrevivência do regime. Eles têm um receio muito grande de que possam ser atacados. Costumam dizer que aprenderam uma grande lição com a Iugoslávia, o Iraque e com a Líbia, que foram países que não puderam se defender dos ataques americanos. A Líbia tinha um programa nuclear e abriu mão. Os coreanos do norte costumam dizer que todos aqueles que foram atrás das palavras dos americanos, acabaram mal. Eles decidiram que a única maneira de sobreviver é desenvolvendo armas nucleares. Mas aí há uma grande discussão porque de fato eles lançaram um foguete com satélite em dezembro, fizeram o terceiro teste nuclear em fevereiro, mas o que eles realmente têm ninguém sabe.

DC — Então, ninguém sabe se eles realmente têm uma bomba atômica? Eles têm essas condições?

Colin — Muitos acham que eles estão blefando, mas que de fato eles têm alguma coisa. Uma crítica que muitos analistas fizeram aos americanos que estão neste impasse com a Coreia do Norte há alguns anos, é de que na administração Barack Obama, por exemplo, nenhuma medida foi adotada promovendo diálogo ou qualquer ação para tentar resolver o problema da península coreana, uma região bastante delicada politicamente. Os americanos adotaram uma política que eles mesmos chamam de "paciência estratégica".

DC —Como o senhor vê o governo do ditador Kim Jong-un?

Colin — Tanto o governo dele quanto do pai dele, falecido no final de 2011, mostram que eles não são irracionais e imprevisíveis. Dos contatos que eu tive até hoje, jamais eu percebi isso. Eles são muito lógicos e racionais dentro da visão do mundo que eles têm.

DC — Como é a sua relação com as autoridades do governo?

Colin — Qualquer encontro que eu solicite, em qualquer nível do governo, é sempre prontamente atendido. Sou sempre convidado para todos os grandes eventos do país.

DC — O senhor conversou com as autoridades brasileiras sobre uma possível guerra? Como o Brasil vai agir caso isso ocorra?

Colin — Como o governo aqui não nos fez qualquer comunicação, ou para estarmos prevenidos ou não chamou até agora o corpo diplomático para prestar algum esclarecimento, eu mesmo decidi fazer isso. Ontem (quinta-feira na Coreia do Norte) eu pedi um encontro com o Ministério do Exterior e fui prontamente atendido, imediatamente. Eu queria saber sobre a situação. Eles não entraram nos detalhes do fechamento de Kaensong, falaram do quadro geral dando a posição deles de que a causa de tudo isso são esses exercícios militares americanos, a hostilidade americana e, por isso, são obrigados a se defender.

Disseram o seguinte: "Nós não queremos uma guerra, mas nós estamos preparados para ela". Ontem, tarde da noite, me telefonaram convidando para um encontro hoje (sexta-feira lá) com o vice-ministro. Eu não sei se o meu gesto provocou neles a necessidade de prestar esclarecimentos, mas, de qualquer maneira, convidaram todo o corpo diplomático para um encontro onde eu imagino que farão o mesmo de ontem. Não me disseram nada que pudesse causar apreensão, confirmaram que é uma situação de grande tensão, de risco, mas não disseram para se preparar para a guerra.

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/mundo/noticia/2013/04/entrevista-exclusiva-coreia-do-norte-chama-embaixador-do-brasil-para-explicar-tensao-4096693.html

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!