Cara vou descrever pra vc uma de minhas experiências. A primeira foi com uma pessoa muito próxima a mim, de minha confiança. Eu assisti sua luta para que uma entidade não entrasse nela. Isso foi em um dia quando uma macumbeira apareceu por lá. Quando a macumbeira montou o altar de invocação, a entidade começou a querer se manifestar nesta pessoa de minha confiança, mas ela lutava e pedia ajuda. Ela dizia "por favor fulano... me ajude", mas o fulano não conseguia fazer muita coisa. Apenas a segurava, porque ela tendia a cair no chão. Daí ela lutou um bom tempo para que "aquilo" não entrasse nela. Mas não conseguiu. A coisa se manifestou e foi algo bem interessante. A personalidade da pessoa mudou completamente. Depois, quando a entidade partiu, eu perguntei pra essa pessoa o que ela sentiu. Ela não se lembrava de nada. Apenas disse que tudo ficou escuro e perdeu a consciência. Esse fenômeno aconteceu algumas outras vezes. Hoje não acontece mais. A história da "libertação" é complicada e não contarei.
Famado, respeito sua solidariedade ao contexto descrito. É uma história sua num cenário cujas manifestações são atribuídas a algo desconhecido, ok. Entendo.
Porém...
Você deve saber ou pelo menos ter noção que o cérebro humano ainda não foi totalmente mapeado, concorda? Incontáveis sinapses ainda são motivo de estudo. O "milagre" do reaprendizado cerebral para áreas danificadas (seja por acidente, vírus, bactérias, etc.) que assumem as tarefas de outras! Você alguma vez, viu, leu qualquer coisa sobre isto?
Famado, nossa memória armazena muita coisa e não é todo mundo que se lembra de tudo o que passou na vida minuto a minuto. Manifestações como as que você mencionou, na minha opinão, são manifestações motivadas por crenças, medos, etc. Mas são totalmente humanas! Você já ficou com muita raiva alguma vez? Se sim, lembra-se de absolutamente tudo o que disse ou fez "na raiva"?
Famado, já ouviu relatos de pessoas que momentos antes de sofrer um acidente de carro, por exemplo, perdeu totalmente a consciência? Pois é meu amigo, a grosso modo, isto é uma defesa comandada pelo cérebro.
Agora você entende sua capacidade caro colega? Não se subestime colocando a culpa no fantasioso. Toda manisfestação humana é real, entenda por favor.